fundamentos antropologicos

fundamentos antropologicos

(Parte 1 de 7)

Série Bibliográfica Unit

Fundamentos Antropológicos e Sociológicos

Raylane Andreza Dias Navarro Barreto

2ª Edição

Jouberto Uchôa de Mendonça Reitor

Amélia Maria Cerqueira Uchôa Vice-Reitora

Jouberto Uchôa de Mendonça Junior Pró-Reitoria Administrativa - PROAD

Ihanmark Damasceno dos Santos Pró-Reitoria Acadêmica - PROAC

Domingos Sávio Alcântara Machado Pró-Reitoria Adjunta de Graduação - PAGR

Temisson José dos Santos

Pró-Reitoria Adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa - PAPGP

Gilton Kennedy Sousa Fraga

Pró-Reitoria Adjunta de Assuntos Comunitários e Extensão - PAACE

Jane Luci Ornelas Freire Gerente do Núcleo de Educação a Distância - Nead

Andrea Karla Ferreira Nunes Coordenadora Pedagógica de Projetos - Nead

Lucas Cerqueira do Vale Coordenador de Tecnologias Educacionais - Nead

Equipe de Elaboração e Produção de Conteúdos Midiáticos:

Alexandre Meneses Chagas - Supervisor Adelson Tavares de Santana - Ilustrador Ancéjo Santana Resende - Corretor Ancelmo Santana dos Santos - Diagramador Claudivan da Silva Santana - Diagramador Edivan Santos Guimarães - Diagramador Geová da Silva Borges Junior - Ilustrador Márcia Maria da Silva Santos - Corretora Monique Lara Farias Alves - Webdesign Pedro Antonio Dantas P. Nou - Webdesign Rebecca Wanderley N. Agra Silva - Design Rodrigo Sangiovanni Lima - Assessor Walmir Oliveira Santos Júnior - Ilustrador

Redação:

Núcleo de Educação a Distância - Nead Av. Murilo Dantas, 300 - Farolândia Prédio da Reitoria - Sala 40 CEP: 49.032-490 - Aracaju / SE Tel.: (79) 3218-2186 E-mail: infonead@unit.br Site: w.ead.unit.br

Impressão: Gráfica Gutemberg Telefone: (79) 3218-2154 E-mail: grafica@unit.br Site: w.unit.br

Copyright © Universidade Tiradentes

B273f Barreto, Raylane Andreza Dias Navarro
Fundamentos antropológicos e
Barreto. – Aracaju : Gráf. UNIT,

sociológicos / Raylane Dias Navarro 2010. 160 p.: il.

Inclui bibliografia ISBN: 978-85-7833-010-1

3. Antropologia 2. Sociologia I.

Adjunta de Ensino a Distância. I. Titulo

Universidade Tiradentes (UNIT) Pró – Reitoria

Prezado(a) estudante,

A modernidade anda cada vez mais atrelada ao tempo, e a educação não pode ficar para trás. Prova disso são as nossas disciplinas on-line, que possibilitam a você estudar com o maior conforto e comodidade possível, sem perder a qualidade do conteúdo.

Por meio do nosso programa de disciplinas on-line você pode ter acesso ao conhecimento de forma rápida, prática e eficiente, como deve ser a sua forma de comunicação e interação com o mundo na modernidade. Fóruns on-line, chats, podcasts, livespace, vídeos, MSN, tudo é válido para o seu aprendizado.

Mesmo com tantas opções, a Universidade Tiradentes optou por criar a coleção de livros Série Bibliográfica Unit como mais uma opção de acesso ao conhecimento. Escrita por nossos professores, a obra contém todo o conteúdo da disciplina que você está cursando na modalidade EAD e representa, sobretudo, a nossa preocupação em garantir o seu acesso ao conhecimento, onde quer que você esteja.

Desejo a você bom aprendizado e muito sucesso!

Professor Jouberto Uchôa de Mendonça Reitor da Universidade Tiradentes

Apresentação iblioonhentém ando

Prefácio

A partir do século XIX o homem deixa de ser objeto exclusivo da Filosofia e passa a ser enfoque da Ciência. É quando se dá o desenvolvimento de outras áreas do saber, a exemplo da Antropologia, da Sociologia, da Ciência Política e da Psicologia. Tal abertura de novos campos de conhecimento é feita a partir da evolução das forças produtivas da Revolução Industrial. O desenvolvimento e a expansão do capitalismo propiciaram o florescimento de novos olhares.

Em se tratando das áreas de Antropologia e Sociologia, objetos de estudo da Professora Raylane Andreza Dias Navarro Barreto, em sua obra Fundamentos Antropológicos e Sociológicos, sua essência, que é o estudo do outro por ser a ciência da alteridade, é bem trabalhada pela autora através dos itens A Institucionalização da Antropologia e da Sociologia, O Conhecimento Antropológico e Sociológico como base para a compreensão da sociedade, A Antropologia e a Sociologia no conhecimento das realidades sociais, A Antropologia e a Sociologia em algumas de suas especificidades. Quatro capítulos nos quais se destaca uma abordagem sobre o homem em seus aspectos cultural, biológico e social.

A Professora não perde de vista em seu estudo que o homem é um ser essencialmente social e é papel da Sociologia a interpretação do universo humano e a forma como acontecem as relações no seu mundo. Ao longo da História, o desenvolvimento da Sociologia foi resultado de problemas próprios do capitalismo industrial, a exemplo de greves, urbanização não planejada, êxodo rural, violência e pobreza. Fatores que a Filosofia social e a Religião não comportavam por não disporem de suporte necessário para analisá-los.

É a partir da necessidade de compreender a problemática social que se buscam pilares eficientes nas Ciências Antropologia e Sociologia para se entender essa modernidade em sua complexibilidade e as novas formas de relações sociais que esta trouxe. Tais aspectos estão muito bem fundamentados pela autora Raylane Andreza Dias, o que permite àqueles que tiverem contato com o seu texto uma abordagem clara e objetiva dos patamares que sedimentam a Antropologia e a Sociologia.

Prof. Ms Gilton Kennedy Souza Fraga Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Comunitários e Extensão

Parte I: A Antropologia e a Sociologia como ciências13

Sumário

e da Sociologia15
Sociologia: a ruptura com o senso comum15
cipais teóricos17
1.3 O homem como ser cultural e social31
1.4 A relação indivíduo e sociedade39

Tema 1: A institucionalização da Antropologia 1.1 Princípios que norteiam o ensino da Antropologia e da 1.2 A trajetória da Antropologia e da Sociologia e seus prin-

base para a compreensão da sociedade47
2.1 Estrutura societal e grupos sociais47
2.2 Disparidades sociais57
2.3 O homem e suas instituições sociais70
alguns de seus principais debates85

Parte I: A Construção do olhar Antropo-Sociológico em

conhecimento das realidades sociais87

Tema 3: A Antropologia e a Sociologia no

comportamento coletivo93
3.3 Globalização e diversidade cultural98
3.4 A mudança cultural e a mudança social107

3.1 A composição populacional como problema social ..87 3.2 Movimentos sociais como fruto do

algumas de suas especificidades117
4.1 Educação117
4.2 Direito124
4.3 Saúde132
4.4 Tecnologias143
Referências151

Tema 4: A Antropologia e a Sociologia em Sites .......................................................................................154

Concepção da Disciplina

Ementa

O surgimento da Antropologia e da Sociologia como ciências. Seus idealizadores e principais teóricos. Análise antropológica e sociológica do processo identitário do homem cultural e social. O homem e a organização da sociedade. A perspectiva da Antropologia e da Sociologia na contemporaneidade mundial e brasileira. Saberes e fazeres antropológicos e sociológicos nas distintas áreas de atuação.

Objetivos • Compreender a trajetória da Antropologia e da Sociologia

• Identificar o nascimento da Antropologia e da Sociologia como ciências e seus principais teóricos.

(Parte 1 de 7)

Comentários