Eletromagnetismo

Eletromagnetismo

(Parte 5 de 10)

Algumas companhias distribuidoras de eletricidade adotam valores diferentes para certas faixas de kWh consumidos, conforme está indicado na figura a seguir.

2. MULTA POR ATRASO
3. TOTAL A PAGAR
4. CONSUMO E UNIDADE

1. DATA DE VENCIMENTO _

O consumo representa a quantidade de energia consumida ou utilizada por sua residência. Ela é medida em kWh, que significa quilowatt-hora. O quilo é o mesmo do quilograma, do quilômetro, e significa 1000 vezes. Já watt-hora representa a medida da energia elétrica. Embora possa lhe parecer “estranho” que watt-hora seja uma unidade de energia (você se lembra de uma outra?), recorde que watt é uma unidade de potência, e hora uma unidade de tempo. O produto potência x tempo resulta na energia. Assim, watt-hora representa o produto da potência pelo tempo, e 1 kWh é 1.0 watt-hora. Essa unidade é a medida da energia elétrica utilizada pelas casas porque a potência dos aparelhos elétricos é medida em watt, e o tempo de funcionamento dos aparelhos em horas.

Se você dividir o valor total a pagar ou já pago pelo consumo, ou seja, a quantidade de kWh utilizada pela sua casa, obterá o valor médio de quanto lhe custou cada kWh de energia. Faça o cálculo e anote aqui o valor encontrado :

1kWh = _

A quantidade de energia que você utiliza em casa depende de dois fatores básicos: da potência dos aparelhos e do tempo de funcionamento. Os dois fatores, ao contrário do que se imagina, são igualmente importantes, quando se pensa no custo a pagar pela energia elétrica utilizada.

Um aparelho de baixa potência, mas que funcione durante muito tempo diariamente, pode gastar tanta ou mais energia que um outro aparelho de maior potência que funcione durante pouco tempo.

O valor indicado na conta como consumo da energia elétrica representa o somatório do produto da potência de cada aparelho elétrico pelo tempo de funcionamento entre uma medida e outra.

Esse valor é obtido a partir de duas leituras realizadas, em geral, no período de trinta dias.

No "relógio de luz", essa leitura é feita pela indicação de quatro ponteiros, da esquerda para a direita, conforme indica o exemplo a seguir.

leitura realizada no início do mês de abril

E = P X t

leitura realizada no início do mês de maio consumo = 5 107 - 4 731 = 376 kWh

exercitando

A conta de luz de uma residência indica o valor a pagar igual a $ 76,0. O consumo da energia elétrica medido em kWh é 443. Qual é, em média, o valor pago por 1 kWh? Compare o valor encontrado com o calculado na página anterior. Admitindo-se que o mês de utilização seja o mesmo, explique a difença no valor encontrado.

1. Custo e imposto

Um aluno do colegial leu o anúncio reproduzido abaixo e ficou com a seguinte dúvida: comprar o secador de cabelos mais potente e mais caro ou comprar o mais barato e menos potente? Ajude o aluno a resolver este problema, pois ele ainda não estudou eletricidade, e discuta as vantagens e desvantagens de cada um.

2. Dilemas da juventude faça você mesmo

A soma de todos os produtos da potência pelo tempo de funcionamento medido em horas indica a energia utilizada em uma semana medida em watt-hora. Para saber o consumo mensal, basta multiplicar por 4, que é o número de semanas por mês. Dividindo-se por 1000, o resultado será o valor do consumo medido em kWh. Faça as contas e compare com o valor impresso em sua conta. Verifique se eles são próximos ou muito diferentes. Tente explicar as razões das possíveis diferenças.

Você pode ter idéia se o consumo indicado na sua "conta de luz" não está fora da realidade por erro de leitura fazendo a atividade proposta a seguir. Para tanto, utilize a tabela abaixo e anote os valores referentes a cada uma das colunas. O tempo de funcionamento de cada aparelho deve ser o mais preciso possível. Lembre-se de que a geladeira e o freezer funcionam, em média, 8 horas por dia, pois eles ligam e desligam. Se você tiver radiorrelógio, leve em conta apenas o tempo de funcionamento do rádio, pois o relógio tem consumo muito pequeno.

aparelhopotência em watt tempo de funcionamento na semana em horas potência x tempo em watt-hora

VALORIZAM SEU VISUAL!

Por apenas $ 45,0, você adquire um secador de cabelos de 1000 watts, ou, se preferir, por $ 31,50, você leva um de 800 watts.

6 Atividade e exercícios

Você vai rever o que foi discutido nas aulas anteriores fazendo as questões propostas.

EXEXEXEXEXEXERCÍCIOS (Eletricidade: presença e entendimento)

6 Atividade

Você vai escolher 3 aparelhos resistivos, 3 aparelhos motores e 3 aparelhos de comunicação e tomar os dados necessários para preecher a tabela a seguir.

A partir dos dados, responda as seguintes questões: 1. Que categoria de aparelho costuma apresentar maior potência? 2. Qual categoria de aparelho apresenta menor potência? 3. Todos os aparelhos apresentam tensão 110 V ou 220 V? Por quê? 4. Que tipo de aparelho não costuma ser bivolt, isto é, funcionar tanto em 110 V quanto em 220 V? 5. Se todos esse aparelhos funcionassem 2 horas por dia, qual a energia elétrica utilizada em 1 mês? 6. Qual desses aparelhos elétricos utiliza mais energia nesse mesmo tempo de funcionamento?

Atividade e Exercícios exercitando...

1. Analise as figuras abaixo e responda2. Que informações estão sendo fornecidas em cada um dos itens abaixo:

a) 110/127 Vc) 123 W CA

b) 3 V CCd) 50/60 Hz

3. Como se dá a transmissão e a recepção em aparelhos que transmitem sem fio?

4. A figura é a reprodução de uma parte da conta de luz.

a) É possível calcular o consumo de energia de uma residência sem usar a informação da conta? Como? Que dados são necessários?

b) Se na residência da conta acima fosse acrescentada uma secadora de 1200 W, usada 50 horas por mês, para quanto iria o consumo? E o custo?

5. Numa conta de luz encontramos o seguinte valor: 234 kWh. Ele se refere a:

a. potência consumida b. tensão consumida c. energia consumida d. corrente do circuito aparelhos resistivos motores elétricos fontes de energia elétrica a) Explique a classificação dos aparelhos dada acima.

b) Há aparelhos que podem ser classificados em mais de um tipo. Dê exemplos e justifique a resposta.

c) Que tipos de transformação de energia ocorrem nos aparelhos resitivos? E nos motores? d) As fontes de energia produzem energia elétrica ou simplesmente transformam? Explique.

12. Em um secador de cabelo as informações fornecidas pelo fabricante são: 110 V; 50-60 Hz; 100 W.

Esse aparelho, quando ligado durante 10 minutos, "gasta" mais energia que:

I - Uma lâmpada 110 V-60 W I - Uma lâmpada de 220 V-100 W I - Uma lâmpada de 110 V-150 W ligadas também durante 10 minutos cada uma.

6. Observe a figura e responda:

a. Qual a energia gasta por essalâmpada em uma hora? b. De onde vem essa energia? c. Toda essa energia é transformada em luz? Explique.

d. Essa lâmpada é usada normalmente em corrente contínua ou alternada? e. Explique a diferença entre esses dois tipos de corrente.

7. Uma residência pagou $ 65,0 (valor em merrecas) pelo consumo de 384 kWh.

Qual o valor médio pago por cada kWh?

8. Uma lâmpada de filamento apresenta o valor escrito sobre o vidro.

O que é esse valor e qual seu significado?

teste seu vestibular...

9. Uma lâmpada com inscrição 110 V-100 W brilha mais ou menos que uma de 220 V-60 W? A que se refere os números e letras impressos nessas lâmpadas?

10. Um chuveiro de 2800 W/220 V é usado 30 horas por mês, enquanto um aquecedor de 1200 W/110 V é usado 50 horas no mesmo período. Qual dos dois consome mais energia?

1. Para secar o cabelo, um jovem dispõe de dois secadores elétricos: um de 1200 W-110 V e outro de 700 W-110 V. Discuta as vantagem de utilizar um e outro.

(Parte 5 de 10)

Comentários