Óptica - exercícios resolvidos

Óptica - exercícios resolvidos

(Parte 3 de 17)

Resposta: d

15 (UFF-RJ) Dois espelhos planos paralelos, E e E , estão frente a frente separados pela distância de 20 cm. Entre eles há uma fonte luminosa F, de pequenas dimensões, na posição indicada na figura:

20 cm F a) Calcule a distância entre a primeira imagem fornecida pelo espelho b) A distância calculada no item a depende da posição de F em rela- ção a E e E ?

Resolução:

20 cm x ba F F a) x = 2a + 2b = 2 · (a + b) x = 2 · 20 cm ⇒ x = 40 cm b) x independe da posição de F em relação a E e E .

Respostas: a) 40 cm; b) não depende.

16E.R. No esquema da figura, P é um ponto luminoso, E é um espelho plano e O é o olho de um observador:

Trace o caminho óptico da luz, que, partindo de P, sofre reflexão em E e atinge O.

Resolução: Traçado do raio refletido: Determina-se, por simetria, a imagem P’, que o espelho conjuga a P. A partir de P’, traça-se a reta P’O. O cruzamento dessa reta com o espelho define o ponto de incidência I, e o raio refletido corresponde ao segmento IO. O raio incidente correspondente ao segmento PI.

17 (Fuvest-SP) A figura representa um objeto A, colocado a uma distância de 2,0 m de um espelho plano S, e uma lâmpada L, colocada à distância de 6,0 m do espelho:

2,0 m A

L 6,0 m

6,0 m a) Copie a figura e desenhe o raio emitido por L e refletido por S que atinge A. Explique a construção. b) Calcule a distância percorrida por esse raio.

242PARTE I – ÓPTICA GEOMÉTRICA

Resolução: a)

A2,0 m

6,0 mLL’S 6,0 m

6,0 m b) Δs

8,0 m 6,0 m

Pitágoras: Δs = (6,0) + (8,0) Δs = 10 m

Respostas: a) 2,0 m

6,0 m L L‘ α α 6,0 m

6,0 m b) 10 m

18 (Vunesp-SP) Um estudante veste uma camiseta em cujo peito se lê a inscrição seguinte:

a) De que forma a imagem dessa inscrição aparece para o estudante quando ele se encontra frente a um espelho plano? b) Suponha que a inscrição esteja a 70 cm do espelho e que cada letra da camiseta tenha 10 cm de altura. Qual a distância entre a inscrição e sua imagem? Qual a altura de cada letra da imagem?

Resolução:

a) Estudante Espelho

Simetria b)

10 cm10 cm 70 cm70 cm

Objeto Imagem d = 70 + 70 (cm) d = 140 cm

Respostas: a) ; b) 140 cm; 10 cm

19 O esquema representa um espelho plano diante do qual se encontram cinco objetos luminosos: A, B, C, D e E. O ponto O corresponde à posição do globo ocular de um observador.

Que ponto (ou pontos) o observador não poderá ver pela reflexão da luz no espelho?

Resolução: O observador não poderá vislumbrar os pontos D e E nem seu próprio olho, pois eles estão fora do campo visual do espelho para a posição do observador.

Resposta: Ele não poderá ver os pontos D e E, da mesma maneira que não verá a imagem do seu olho.

Campo x ‘ O ‘

243Tópico 2 – Refl exão da luz

20 (UFPR) Um espelho plano fornece, de um dado objeto em relação ao espelho, uma imagem real, projetável sobre um anteparo. Pode-se, então, afirmar, sobre o objeto e sobre o feixe incidente que o define, respectivamente, que: a) é real e divergente. b) é virtual e convergente. c) é virtual e divergente. d) é real e convergente. e) é real e paralelo.

Resposta: b

21 (UFPI) Dois espelhos planos, paralelos, um defronte ao outro, estão separados por uma distância D = 2,0 m. O objeto O está situado entre eles, a uma distância d = 0,50 m de B (veja a figura a seguir). A distância que separa as duas primeiras imagens formadas em A e a distância que separa as duas primeiras imagens formadas em B são, respectivamente:

a) 0,50 m e 1,5 m. b) 1,5 m e 3,5 m. c) 2,0 m e 4,0 m. d) 1,0 m e 3,0 m. e) 2,0 m e 2,0 m.

Resolução:

O D = 2,0 m

1,5 m x 1,5 m y 0,50 m

I é a imagem que A conjuga a I . Logo:

x = 2 · 0,5 ⇒x = 1,0 m

I é a imagem que B conjuga a I . Logo:

y = 2 · 1,5 ⇒y = 3,0 m

Resposta: d

2 (UEL-PR) A figura representa um espelho plano E vertical e dois segmentos de reta AB e CD perpendiculares ao espelho:

(Parte 3 de 17)

Comentários