Aula nanda nic noc

Aula nanda nic noc

1950 – Mc Manus;

  • 1950 – Mc Manus;

  • 1960 - Levine;

  • 1967 – King

  • 1973 – I Conferência de Saint Louis;

  • 1977 – Encontro das teoristas de Enfermagem;

  • 1982 – Conferências abertas (Padrão do Homem-9);

  • 1986 - Taxonomia I

  • 1990 – IX Conferência - 1 Apresentação: Taxonomia II;

  • 1994 – XI Conferência da NANDA - Necessidade de uma nova estrutura taxonômica;

  • 2000 – XIV Conferência da NANDA – Aprovação da taxonomia II;

  • 2002 – Conferência NNN (NANDA/NIC/NOC);

  • 2004 – Proposta de Domínios e Classes, para taxonomia II;

  • 2006 – Revisão de diagnósticos e discussão NNN.

OBJETIVOS:

  • OBJETIVOS:

  • Organizar os dados de avaliação do paciente coletados durante o exame de admissão do paciente;

  • Avaliação deliberada e sistemática;

  • Processar um plano para coletar e organizar informações articuladas;

  • Permitir que as informações sejam coletadas e organizadas de tal forma que facilitem a elaboração dos Diagnósticos de Enfermagem;

  • Orientar para uma integração das informações referentes aos problemas e ao manejo do estado de saúde de clientes, família ou comunidade.

  • (Gordon, 1994)

Percepção e Controle de Saúde: descreve a percepção que o cliente tem sobre seu estado de saúde/bem-estar e como é gerenciado/controlado;

  • Percepção e Controle de Saúde: descreve a percepção que o cliente tem sobre seu estado de saúde/bem-estar e como é gerenciado/controlado;

  • Domínio 1: Promoção da Saúde.

  • Consciência da Saúde

  • Controle da Saúde

Padrão Nutricional - Metabólico: descreve o padrão de alimentação e o consumo de fluidos para as necessidades metabólicas;

  • Padrão Nutricional - Metabólico: descreve o padrão de alimentação e o consumo de fluidos para as necessidades metabólicas;

  • Domínio 2 : Nutrição

  • Ingestão

  • Digestão

  • Absorção

  • Metabolismo

  • Hidratação

Eliminação: descreve os padrões das funções excretoras (intestino, bexiga,respiração e pele).

  • Eliminação: descreve os padrões das funções excretoras (intestino, bexiga,respiração e pele).

  • Domínio 3: Eliminação e Troca

  • Sistema Urinário

  • Sistema Gastrintestinal

  • Sistema Tegumentar

  • Sistema Respiratório

Atividade - Exercício: descreve padrões de exercício, atividades, lazer e recreação.

  • Atividade - Exercício: descreve padrões de exercício, atividades, lazer e recreação.

  • Sono- repouso: descreve os padrões de sono ,descanso e relaxamento.

  • Domínio 4: Atividade/Repouso

  • Sono/Repouso

  • Atividade/Exercício

  • Equilíbrio de Energia

  • Respostas Cardiovasculares/Pulmonares

Cognitivo – Perceptivo: descreve os padrões sensoriais e cognitivos.

  • Cognitivo – Perceptivo: descreve os padrões sensoriais e cognitivos.

  • Domínio 5: Percepção/ Cognição

  • Atenção

  • Orientação

  • Sensação/ Percepção

  • Cognição

  • Comunicação

Autopercepção e Autoconceito: descreve os padrões de autoconceito e autopercepção do cliente, como por exemplo: senso geral sobre o mundo, imagem corporal e os padrões de emoção.

  • Autopercepção e Autoconceito: descreve os padrões de autoconceito e autopercepção do cliente, como por exemplo: senso geral sobre o mundo, imagem corporal e os padrões de emoção.

  • Domínio 6: Auto-Percepção

  • Autoconceito

  • Auto-estima

  • Imagem Corporal

Desempenho de Papel e Relacionamento: descreve os padrões de relacionamento e situação conjugal. Inclui também relações familiares, sociais e no trabalho.

  • Desempenho de Papel e Relacionamento: descreve os padrões de relacionamento e situação conjugal. Inclui também relações familiares, sociais e no trabalho.

  • Domínio 7: Relacionamento de papel

  • -Papeis de cuidador

  • -Relações familiares

  • -Desempenho de papel

Sexual-Reprodutivo: descreve a satisfação ou insatisfação com a sexualidade.

  • Sexual-Reprodutivo: descreve a satisfação ou insatisfação com a sexualidade.

  • Domínio 8: Sexualidade

  • -Identidade sexual

  • -Função sexual

  • -Reprodução

Tolerância e resposta Estresse: descreve a capacidade para lidar com as situações de estresse e como reage a elas.

  • Tolerância e resposta Estresse: descreve a capacidade para lidar com as situações de estresse e como reage a elas.

  • Domínio 9: Enfrentamento/Tolerância ao estresse

  • Resposta pós-trauma

  • Resposta de enfrentamento

  • Estresse neurocomportamental

Crença e valor: descreve os valores, objetivos de vida e crenças (inclui a parte espiritual).

  • Crença e valor: descreve os valores, objetivos de vida e crenças (inclui a parte espiritual).

  • Domínio 10: Princípios de vida

  • Valores

  • Crenças

  • Congruência entre valores/crenças/ações

Domínio 11 : Segurança / Proteção

  • Domínio 11 : Segurança / Proteção

  • Infecção

  • Lesão Física

  • Violência

  • Riscos Ambientais

  • Processos defensivos

  • Termorregulação

Domínio 12: Conforto

  • Domínio 12: Conforto

  • Conforto físico

  • Conforto ambiental

  • Conforto social

  • Domínio 13: Crescimento e Desenvolvimento

  • - Crescimento e desenvolvimento

É um julgamento clínico sobre as respostas do indivíduo, família ou da comunidade a problemas de saúde e processos vitais reais ou potenciais. O diagnóstico de enfermagem proporciona a base para a seleção de intervenções de enfermagem para atingir resultados pelos quais a enfermeira é responsável (aprovado na 9º Conferência, 1990)

  • É um julgamento clínico sobre as respostas do indivíduo, família ou da comunidade a problemas de saúde e processos vitais reais ou potenciais. O diagnóstico de enfermagem proporciona a base para a seleção de intervenções de enfermagem para atingir resultados pelos quais a enfermeira é responsável (aprovado na 9º Conferência, 1990)

  • (NANDA, 2006)

Orientar a assistência de enfermagem a partir de diagnósticos específicos

  • Orientar a assistência de enfermagem a partir de diagnósticos específicos

  • Uniformizar e universalizar a terminologia usada;

  • Servir como veiculo de mudança e transformação da prática;

  • Facilitar a informatização e criar corpo de conhecimento/área de domínio da enfermagem.

  • Orientar o ensino e a pesquisa;

  • Melhorar a qualidade da assistência.

A precisão e a relevância de todo plano dependem de sua capacidade para identificar de forma clara e específica, tanto os sinais e sintomas como as causas.

  • A precisão e a relevância de todo plano dependem de sua capacidade para identificar de forma clara e específica, tanto os sinais e sintomas como as causas.

  • A criação de um plano pró-ativo que promova a saúde e previna problemas, antes que comecem, depende de sua capacidade para reconhecer fatores de risco.

  • Os recursos e os pontos que você identifica constituem a chave para a redução de custos e a maximização da eficiência.

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