Termologia 1- questões resolvidas

Termologia 1- questões resolvidas

(Parte 1 de 9)

1Tópico 1 – Temperatura Parte I – TERMOLOGIA

1 Um jornalista, em visita aos Estados Unidos, passou pelo deserto de Mojave, onde são realizados os pousos dos ônibus espaciais da Nasa. Ao parar em um posto de gasolina, à beira da estrada, ele observou um grande painel eletrônico que indicava a temperatura local na escala Fahrenheit. Ao fazer a conversão para a escala Celsius, ele encontrou o valor 45 °C. Que valor ele havia observado no painel?

Resolução:

θ5 = θ

81 = θ – 32 θ = 113 °F

Resposta: 113 °F

Internet que, além dos pontos turísticos mais importantes, continha também informações relativas ao clima da cidade de Belém (Pará). Na versão em inglês dessa página, a temperatura média de Belém (30 °C) deveria aparecer na escala Fahrenheit. Que valor o turista iria encontrar, para essa temperatura, na página em inglês?

Resolução:

θ5 = θ

54 = θ – 32 θ = 86 °F

Resposta: 86 °F

3 Um turista brasileiro, ao descer no aeroporto de Chicago (EUA), observou um termômetro marcando a temperatura local (68 °F). Fazendo algumas contas, ele verificou que essa temperatura era igual à de São Paulo, quando embarcara. Qual era a temperatura de São Paulo, em graus Celsius, no momento do embarque do turista?

Resolução:

θ5 = θ

θ = 20 °C

Resposta: 20 °C

4 Um jovem brasileiro fez uma conexão via Internet com um amigo inglês que mora em Londres. Durante a conversa, o inglês disse que em Londres a temperatura naquele momento era igual a 14 °F. Após alguns cálculos, o jovem brasileiro descobriu qual era, em graus Celsius, a temperatura em Londres. Que valor ele encontrou?

Resolução:

= θ – 32

θ5

9 = 14 – 32 9 θ = – 10 °C

Resposta: – 10 °C

5E.R. Dois termômetros, um graduado na escala Celsius e outro, na escala Fahrenheit, são mergulhados em um mesmo líquido. A leitura em Fahrenheit supera em 100 unidades a leitura em Celsius. Qual era a temperatura desse líquido?

Resolução: Do enunciado do problema, podemos escrever:

+ 100(I)

θ = θ A relação entre as escalas citadas é dada por:

θ5 = θ – 32

(I)

9 Substituindo (I) em (I), vem:

9θ = 5θ + 340 θ = 85 °Couθ

= 185 °F

6 Ao chegar ao aeroporto de Miami (EUA), um turista brasileiro observou em um painel eletrônico que a temperatura local medida na escala

Fahrenheit ultrapassava o valor medido na escala Celsius em 48 unidades. Qual era a temperatura registrada no painel, em graus Celsius?

Resolução:

θ = θ + 48 θ5 = θ θ5 = θ

9 = 5θ + 80 θ = 20 °C

Resposta: 20 °C

Tópico 1

2PARTE I – TERMOLOGIA

7 Num laboratório, dois termômetros, um graduado em Celsius e outro em Fahrenheit, são colocados no interior de um freezer. Após algum tempo, verificou-se que os valores lidos nos dois termômetros eram iguais. Qual a temperatura medida, em graus Celsius?

Resolução:

θ5 = θ θ5 = θ

9θ = 5θ – 160 θ = – 40 °C

Resposta: – 40 °C

8 Numa escala de temperaturas A, o ponto do gelo equivale a –10 °A e o do vapor, a +40 °A. Se uma temperatura for indicada num termômetro em Celsius pelo valor 2 °C, que valor será indicado por outro termômetro graduado na escala A?

Resolução: Fazendo a relação entre as escalas, vem:

Ponto de vapor(+40)

Ponto de gelo

Assim:

θ – ( –10)

40 – ( –10) = 2 – 0 100 – 0

θ + 10

θ + 10 = 1 θ = 1 °A

(Parte 1 de 9)

Comentários