Coleção explorando o ensino -V 18 - ciências - ensino fundamental

Coleção explorando o ensino -V 18 - ciências - ensino fundamental

(Parte 1 de 6)

CIÊNCIAS VOLUME 18

Vol. 1 – Matemática Vol. 2 – Matemática Vol. 3 – Matemática Vol. 4 – Química Vol. 5 – Química Vol. 6 – Biologia Vol. 7 – Física Vol. 8 – Geografia Vol. 9 – Antártica Vol. 10 – O Brasil e o Meio Ambiente Antártico Vol. 1 – Astronomia Vol. 12 – Astronáutica Vol. 13 – Mudanças Climáticas Vol. 14 – Filosofia Vol. 15 – Sociologia Vol. 16 – Espanhol Vol. 17 – Matemática

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Centro de Informação e Biblioteca em Educação (CIBEC)

Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.
212 p. : il. (Coleção Explorando o Ensino ; v. 18)
ISBN 978-85-7783-042-8
1.Ciências. 2. Ensino Fundamental. I. Pavão, Antônio Carlos (Coord.) I. Brasil.

Ciências : ensino fundamental / Coordenação Antônio Carlos Pavão .- Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. I. Série.

CDU 373.3:5

CIÊNCIAS Ensino Fundamental

Brasília 2010

Secretaria de Educação Básica

Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação Básica

Coordenação-Geral de Materiais Didáticos

Equipe Técnico-pedagógica Andréa Kluge Pereira Cecília Correia Lima Elizangela Carvalho dos Santos Jane Cristina da Silva José Ricardo Albernás Lima Lucineide Bezerra Dantas Lunalva da Conceição Gomes Maria Marismene Gonzaga

Equipe de Apoio Administrativo Gabriela Brito de Araújo Gislenilson Silva de Matos Neiliane Caixeta Guimarães Paulo Roberto Gonçalves da Cunha

Coordenação da obra Antonio Carlos Pavão

Autores Adilson J. A. de Oliveira Ana Maria de Oliveira Cunha

Andre Ferrer P. Martins Antonio Carlos Pavão Denise de Freitas Elenita Pinheiro de Queiroz Silva Fernando J. da Paixão Francis Albert Dupuis Francisco Gorgonio da Nóbrega João Batista Garcia Canalle Maria Inês Petrucci Rosa Maria Luiza Gastal Marsílvio Gonçalves Pereira Maurivan Güntzel Ramos Mônica Meyer Nelma Regina Segnini Bossolan Nelson Rui Ribas Bejarano Roque Moraes Virgínia Torres Schall

Leitores Críticos Lúcio Hora Acioli Maria Edite Ferreira da Costa Lima

Ilustrador Thiago de Melo Macedo

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO – UNIFESP Instituição responsável pelo processo de elaboração dos volumes

Tiragem 156.772 exemplares MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Esplanada dos Ministérios, Bloco L, Sala 500 CEP: 70047-900 Tel: (61) 2022 8419

1) As opiniões, indicações e referências são de responsabilidade dos autores cujos textos foram publicados neste volume. 2) Em todas as citações foi mantida a ortografia das edições consultadas.

APRESENTAÇÃO7
INTRODUÇÃO9

Sumário Antonio CArlos PAvão

Palavras, textos & contextos1

Capítulo 1 Andre Ferrer P. MArtins

Pelas ondas do saber25

Capítulo 2 MArsílvio GonçAlves PereirA

O ensino de química nos anos iniciais43

Capítulo 3 roque MorAes e MAurivAn Güntzel rAMos

O corpo da ciências, do ensino, do livro e do aluno61

Capítulo 4 AnA MAriA de oliveirA CunhA denise de FreitAs elenitA Pinheiro de queiroz silvA

De corpo e alma: conversa ao pé do ouvido7

Capítulo 5 MôniCA Meyer

Vênus, brincadeira de roda e o fim do geocentrismo89

Capítulo 6 FernAndo J. dA PAixão

Transformar a evolução101

Capítulo 7 MAriA luizA GAstAl

Invisíveis, hóspedes e bem-vindos: os microrganismos115

Capítulo 8 FrAnCisCo GorGonio dA nóbreGA nelMA reGinA seGnini bossolAn

Conhecendo o céu no seu cotidiano129

Capítulo 9 Adilson J. A. de oliveirA

Química nos anos iniciais para integração do conhecimento145

Capítulo 10 MAriA inês PetruCCi rosA nelson rui ribAs beJArAno

Ensinar ciências através da história159

Capítulo 1 FrAnCis Albert rené duPuis Antonio CArlos PAvão

Saúde & cidadania179

Capítulo 12 virGíniA torres sChAll

Entendendo e demonstrando astronomia197

Capítulo 13 João bAtistA GArCiA CAnAlle

Ciências – Volume 18

A Coleção Explorando o Ensino tem por objetivo apoiar o trabalho do professor em sala de aula, oferecendo-lhe um material científico-pedagógico que contemple a fundamentação teórica e metodológica e proponha reflexões nas áreas de conhecimento das etapas de ensino da educação básica e, ainda, sugerir novas formas de abordar o conhecimento em sala de aula, contribuindo para a formação continuada e permanente do professor.

Planejada em 2004, no âmbito da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, a Coleção foi direcionada aos professores dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio e encaminhada às escolas públicas municipais, estaduais, federais e do Distrito Federal e às Secretarias de Estado da Educação. Entre 2004 e 2006 foram encaminhados volumes de Matemática, Química, Biologia, Física e Geografia: O Mar no Espaço Geográfico Brasileiro. Em 2009, foram cinco volumes – Antártica, O Brasil e o Meio Ambiente Antártico, Astronomia, Astronáutica e Mudanças Climáticas.

Agora, essa Coleção tem novo direcionamento. Sua abrangência foi ampliada para toda a educação básica, privilegiando os professores dos anos iniciais do ensino fundamental com seis volumes – Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Ciências, Geografia e História – além da sequência ao atendimento a professores do Ensino Médio, com os volumes de Sociologia, Filosofia e Espanhol. Em cada volume, os autores tiveram a liberdade de apresentar a linha de pesquisa que vêm desenvolvendo, colocando seus comentários e opiniões.

Apresentação

Coleção Explorando o Ensino 8

A expectativa do Ministério da Educação é a de que a Coleção

Explorando o Ensino seja um instrumento de apoio ao professor, contribuindo para seu processo de formação, de modo a auxiliar na reflexão coletiva do processo pedagógico da escola, na apreensão das relações entre o campo do conhecimento específico e a proposta pedagógica; no diálogo com os programas do livro Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), com a legislação educacional, com os programas voltados para o currículo e formação de professores; e na apropriação de informações, conhecimentos e conceitos que possam ser compartilhados com os alunos. Ministério da Educação

9 Ciências – Volume 18

Introdução

Este livro foi escrito por professores e pesquisadores que participaram do processo de avaliação dos livros didáticos de ciências do ensino fundamental de 1º a 5º anos inscritos no PNLD 2010. A seleção dos livros didáticos de ciências do PNLD dos últimos anos tem sido pautada por critérios que priorizam, além da correção conceitual, um ensino experimental e investigativo, buscando romper com a educação formal focada na informação e na memorização, comumente utilizadas em nossas escolas. Trata-se de uma concepção que visa familiarizar o estudante com a pesquisa, orientando-o para a investigação de fenômenos e temas que evidenciam a utilidade da ciência para o bem-estar social e para a formação de cidadãos. Como consequência desses critérios, já é possível observar uma mudança na qualidade dos livros didáticos apresentados aos editais do PNLD.

Além de análise das deficiências e limitações comuns nos livros didáticos nas áreas de biologia, física, química e astronomia, esta publicação propõe situações, tanto coletivas como individuais, para observações, questionamentos, formulação de hipóteses, experimentação, análise e registro, favorecendo um rico processo de troca entre professores e alunos. Sintonizado com as ações do MEC para oferecer materiais didáticos de qualidade, este Livro deverá contribuir para tornar a educação em ciências cada vez

* Professor de Química do Departamento de Química Fundamental da Universidade Federal de Pernambuco e Diretor do Museu Interativo Espaço Ciência.

Antonio Carlos Pavão*

Coleção Explorando o Ensino 10 mais empolgante e dinâmica, explorando aquilo que já é natural nas crianças: o desejo de conhecer, de dialogar, de interagir em grupo e de experimentar. Este livro é bastante abrangente, analisando desde questões como as palavras e seus diferentes significados contextuais até assuntos mais específicos, como os de microorganismos e astronomia. Entretanto, todos eles incentivam o trabalho investigativo e experimental no ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. Ele não precisa ser lido de forma sequencial, sendo até recomendável que o leitor escolha inicialmente aqueles capítulos que mais lhe interessam. Depois, certamente, vai querer ler todos os outros. Aproveitem!

(Parte 1 de 6)

Comentários