Questões de fisiologia

Questões de fisiologia

(Parte 5 de 7)

24) (Unirio) Produzido pelo hipotálamo e eliminado na circulação sangüínea pelo lobo posterior da hipófise, o hormônio ADH irá atuar: a) na bexiga. b) na uretra e na bexiga. c) no bacinete. d) nos ureteres e na uretra. e) nos túbulos contornados distais.

25) (Pucmg) Observe a figura a seguir, relativa ao esquema de um néfron:

A ingestão de bebidas alcoólicas provoca a redução de ADH, o hormônio antidiurético, armazenado na neurohipófise, que irá alterar a permeabilidade dos componentes: a) 1 e 5 b) 2 e 4 c) 3 e 1 d) 4 e 5 e) 5 e 2

26) (Ufv) O esquema a seguir representa parte do néfron, estrutura morfofuncional dos rins. Baseado neste esquema, responda:

a) Como se denomina a estrutura indicada com o número 1? b) Como se denomina a estrutura indicada com o número 2? c) Qual o nome do líquido que passa pela região indicada com o número 3?

27) (Mackenzie) O esquema adiante, representa o aparelho excretor humano. As setas A e B indicam o sentido do fluxo sangüíneo. Os números 1, 2 e 3 indicam, respectivamente:

a) Artéria aorta, ureter e veia cava. b) Veia cava, ureter e artéria aorta. c) Veia cava, uretra e artéria aorta. d) Artéria aorta, uretra e veia cava. e) Artéria aorta, uretra e veia porta.

28) (Unicamp) O controle do volume de líquido circulante em mamíferos é feito através dos rins, que ou eliminam o excesso de água ou reduzem a quantidade de urina produzida quando há deficiência de água. Além disso, os rins são responsáveis também pela excreção de vários metabólitos e íons. a) Qual é o hormônio responsável pelo controle do volume hídrico do organismo? Onde ele é produzido? b) Qual é o mecanismo de ação desse hormônio? c) Qual é o principal metabólito excretado pelos rins? De que substâncias esse metabólito se origina?

29) (Fuvest) Uma pessoa passará a excretar maior quantidade de uréia se aumentar, em sua dieta alimentar, a quantidade de a) amido. b) cloreto de sódio. c) glicídios. d) lipídios. e) proteínas. 30) (Uff) "Um náufrago, sem suprimento de água potável, poderia sobreviver por mais tempo caso evitasse alimentar-se, exclusivamente, de peixes". Assinale a opção que justifica a afirmativa acima. a) A carne de peixe contém, normalmente, concentrações elevadas de ácido úrico que, ao ser excretado, provocaria desidratação. b) O aumento do catabolismo protéico aceleraria o consumo de água metabólica.

c) A elevada concentração de sal no peixe induziria, a desidratação por aumento de excreção de NaCl e água. d) O aumento da excreção renal de ácido úrico, proveniente do catabolismo protéico, acarretaria concomitante perda de água. e) O aumento da excreção renal de uréia, proveniente do catabolismo protéico, acarretaria maior perda de água.

31) (Pucsp) Uma pessoa apresenta o seguinte quadro de sintomas: eliminação de grande volume de urina, sede e desidratação. Exames clínicos revelaram alteração hormonal, tratando-se de a) aumento do hormônio aldosterona, produzido pela adrenal, que levou a um aumento na reabsorção de água pelos rins. b) diminuição do hormônio aldosterona, produzido pela hipófise, que levou a um aumento na reabsorção de água pelos rins. c) aumento do hormônio antidiurético, produzido pela adrenal, que levou a uma diminuição na reabsorção de água pelos rins. d) diminuição do hormônio antidiurético, produzido pela hipófise, que levou a uma diminuição na reabsorção de água pelos rins. e) aumento do hormônio antidiurético, produzido pela hipófise, que levou a uma diminuição na reabsorção de água pelos rins.

32) (Mackenzie) A hemodiálise é um processo no qual o sangue de um paciente é desviado para uma máquina que o filtra artificialmente, retirando, entre outras coisas, a uréia. Conclui-se que essa máquina realiza funções desempenhadas: a) pelo fígado. b) pelo intestino. c) pelos pulmões. d) pelos rins. e) pelo pâncreas.

3) (Ufpi) Assinale a alternativa que complementa corretamente o texto abaixo. "Quando bebemos _ percebemos que urinamos mais freqüentemente. A explicação para este fenômeno é que o (a) _ inibe a liberação do hormônio _, produzido pelo (a) _ ." a) suco de laranja - vitamina C - adrenalina - medula adrenal b) café - cafeína - oxitocina - hipófise c) cerveja - álcool - antidiurético - hipófise d) whisky - malte - prolactina - hipófise e) vinho - álcool - insulina - pâncreas

34) (Ufes) Dados fornecidos em dezembro de 1998 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) indicam que o número de pacientes em diálise no Brasil é de aproximadamente 36.0. De acordo com a mesma fonte, a Região Sudeste é responsável por 20.0 doentes desse total. O esquema abaixo representa uma máquina que realiza hemodiálise, ou seja, um rim artificial. Após analisá-lo, assinale a proposição CORRETA.

a) As excretas difundem-se através das membranas semipermeáveis, devido ao gradiente de difusão existente entre o sangue e o líquido de diálise. b) A diálise mantém normal a composição do líquido corporal e substitui todas as funções desempenhadas pelo rins. c) No líquido da diálise, encontram-se substâncias normalmente ausentes no plasma sangüíneo. d) A intensidade máxima de transferência dos produtos tóxicos (solutos) ocorre inicialmente quando o gradiente de concentração destes é menor. e) A intensidade do movimento do soluto através da membrana de diálise independe da concentração do mesmo entre as duas soluções.

35) (Fatec) A homeostase é a capacidade de o organismo regular o seu meio interno fisiológico, embora este esteja continuamente sujeito a modificações. A ingestão de álcool etílico, presente nas bebidas alcoólicas, inibe o hormônio antidiurético (ADH) e, conseqüentemente, aumenta a diurese, provocando uma indisposição denominada "ressaca", em que a pessoa bebe muita água. Assinale a alternativa que explica, em parte, a ressaca. a) A ativação do ADH pelo álcool etílico leva a um aumento do volume urinário, diminuindo a sede. b) A ativação do ADH pelo álcool etílico leva a uma diminuição do volume urinário, o que dilui os líquidos biológicos, provocando sede. c) A inativação do ADH leva a um aumento do volume urinário e, conseqüentemente, à diminuição da concentração dos solutos nos líquidos biológicos (plasma, linfa e substância intercelular), diminuido a vontade de beber água. d) A inativação do ADH leva a um aumento do volume urinário e, conseqüentemente, da concentração dos líquidos biológicos (plasma, linfa e substância intercelular), diminuindo a sede. e) A inativação do ADH leva a um aumento do volume urinário e, conseqüentemente, da concentração de solutos nos líquidos biológicos (plasma, linfa e substância intercelular), provocando muita sede.

36) (Fuvest) Os rins artificiais são aparelhos utilizados por pacientes com distúrbios renais. A função desses aparelhos é a) oxigenar o sangue desses pacientes, uma vez que uma menor quantidade de gás oxigênio é liberada em sua corrente sangüínea. b) nutrir o sangue desses pacientes, uma vez que sua capacidade de absorver nutrientes orgânicos está diminuída. c) retirar o excesso de gás carbônico que se acumula no sangue desses pacientes. d) retirar o excesso de glicose, proteínas e lipídios que se acumula no sangue desses pacientes. e) retirar o excesso de íons e resíduos nitrogenados que se acumula no sangue desses pacientes.

37) (Ufpi) Assinale a alternativa que mostra a(s) estrutura(s) compartilhada(s) pelos sistemas excretor e reprodutor de mamíferos machos. a) Os testículos. b) A uretra. c) Os ureteres. d) Os vasos deferentes. e) A próstata.

38) (Ufpi) Há uma desordem hormonal chamada diabetes insipidus, que é causada por uma falha na produção do hormônio anti-diurético (ADH). Assinale a alternativa que descreve corretamente as conseqüências dessa desordem. a) Aumento na produção de urina e diminuição do volume dos fluidos corporais. b) Falta de sede e diminuição do volume dos fluidos corporais. c) Aumento na concentração de glucose sangüínea e perda de peso. d) Diminuição da concentração de insulina sangüínea e aumento da glucose sangüínea. e) Aumento da concentração de insulina sangüínea e diminuição da glucose sangüínea.

39) (Pucmg) Interpretando a figura a seguir que representa a regulação da secreção e ações do hormônio antidiurético (ADH), assinale a afirmativa INCORRETA.

a) A liberação de ADH no sangue estimula os rins a reterem mais água, diminuindo o volume urinário. b) A pressão osmótica elevada estimula a liberação de ADH e reduz a perda de água por transpiração. c) As arteríolas sofrem vasoconstrição, elevando a pressão arterial em resposta à liberação de ADH. d) Com a ingestão e absorção de grande quantidade de água, a pressão osmótica do plasma sangüíneo irá aumentar, inibindo a secreção de ADH.

40) )(FUNECE -2010) Os condutos que levam a urina dos rins para a bexiga urinária são denominados a) canais aferentes b) canais deferentes c) uretra d) ureteres

41) (UFAL-2010) Um néfron é uma estrutura tubular que possui, em uma extremidade, uma expansão em forma de taça, a cápsula de Bowman, a qual se conecta ao túbulo renal, que desemboca em um duto coletor. O túbulo renal, conforme ilustrado esquematicamente na figura, compreende três regiões diferenciadas: o túbulo contornado proximal, a alça de Henle e o túbulo contornado distal.

Com relação às informações apresentadas, analise as proposições a seguir. 1) Nos capilares dos glomérulos de Malpighi, a pressão do sangue força a saída de proteínas e glicose existentes no sangue; substâncias que passam entre as células da parede da cápsula de Bowman e atingem o túbulo renal. 2) No túbulo contornado proximal, as células reabsorvem ativamente glicose, aminoácidos, vitaminas, parte dos sais e a maior parte da água do filtrado glomerular, devolvendo essas substâncias ao sangue dos capilares que envolvem o néfron. 3) Na região da alça de Henle ocorre, principalmente, reabsorção de água do filtrado glomerular. 4) No túbulo contornado distal ocorre a eliminação passiva de água, e as células da parede do túbulo absorvem as vitaminas e os sais minerais para então o filtrado desembocar no duto coletor. Estão corretas: a) 1, 2, 3 e 4. b) 1, 2 e 4 apenas. c) 2 e 3 apenas. d) 1 e 2 apenas. e) 3 e 4 apenas.

42) (UESPI-2010) A excreção da urina compreende um processo fisiológico que visa à retirada do sangue de compostos como a ureia e, assim, garantir a homeostase hídrica do organismo. Sobre este assunto, observe as numerações na figura abaixo e assinale a alternativa correta.

a) O sangue chega aos rins (3) proveniente das veias (7) e artérias renais (8). b) O sangue atravessa o córtex renal (1) e penetra os néfrons, localizados na medula renal (2). c) Nos néfrons estão os glomérulos renais, que filtram o sangue liberando na urina, através dos ureteres (4), proteínas de baixo peso molecular d) A bexiga (5) contém a urina que é amarelada devido à presença de resquícios de hemoglobina. e) A urina acumula-se na bexiga devido ao relaxamento do esfíncter uretral e depois é liberada através da uretra (6).

43) )(PUC/RJ- 2010) Assinale a única opção que indica o trecho do néfron com o evento fisiológico a ele relacionado.

a) Cápsula de Bowman – filtração glomerular do sangue. b) Túbulo proximal – absorção de macromoléculas do sangue. c) Alça de Henle – formação do filtrado renal final desmineralizado. d) Túbulo distal – reabsorção de moléculas de proteínas para o sangue. e) Túbulo coletor – reabsorção de hemácias para o sangue.

4) UCPEL-2010)A regulação da função renal está ligada basicamente à regulação da quantidade de líquido do corpo. Havendo necessidade de reter água no corpo, a urina fica mais concentrada em função da maior reabsorção de água; havendo excesso de água no corpo, a urina fica menos concentrada em função da menor reabsorção de água. Com relação a esse processo de regulação da função renal, leia as seguintes afirmativas e assinale a opção correta. I. O principal agente fisiológico regulador do equilíbrio hídrico no corpo humano é o hormônio ADH (antidiurético), produzido no hipotálamo e armazenado no córtex da suprarrenal. I. A concentração do plasma sanguíneo é percebida por receptores osmóticos localizados no hipotálamo. I. Além do ADH (antidiurético), o outro hormônio que participa do equilíbrio de água e sais minerais do corpo humano é a testosterona. IV. O fígado, o rim e o córtex da suprarrenal são responsáveis pela regulação da função renal. V. A ingestão de álcool inibe a secreção de ADH, aumentando a produção de urina, por isso quando se ingere bebida alcoólica, a produção de urina é mais abundante. a) I, IV e V. b) I, I e II. c) I, IV e V. d) I, I, IV e V. e) Todas estão corretas

45) Recentemente descobriu-se que, quando aumenta a pressão nos átrios (aurículas) cardíacos, estes secretam um hormônio – o fator atrial –, que tem ação direta sobre os néfrons,as unidades filtradoras dos rins. Entre outros efeitos, o fator atrial produz dilatação da arteríola aferentes, combinada com a constrição da arteríola eferente. Dessas informações, pode-se deduzir que a secreção do fator atrial provoca: a) maior filtração glomerular, formação de mais urina, diminuição da pressão sangüínea. b) menor filtração glomerular, formação de mais urina, diminuição da pressão sangüínea. c) maior filtração glomerular, formação de menos urina, elevação da pressão sangüínea. d) menor filtração glomerular, formação de menos urina, elevação da pressão sangüínea. e) menor filtração glomerular, formação de mais urina, elevação da pressão sangüínea. 46) Qual a doença do sistema urinário que se caracteriza pela incapacidade de reter a urina na bexiga? a) infecções b) incontinência c) acumulações de minerais d) cancro

47) Quais dos seguintes cuidados a ter para um bom funcionamento do sistema urinário? a) não fumar e consumir alimentos ricos em fibras b) ingerir muita água, não fumar e evitar o consumo de sal c) evitar consumo de gorduras e de sal d) fazer exercício físico com regularidade e evitar consumo de gorduras.

48) (PUC-RJ) A ausência ou disfunção dos rins pode causar a morte devido ao acúmulo de resíduos altamente tóxicos no sangue. Contudo, essa disfunção pode ser compensada por aparelhos que realizam a hemodiálise, que farão a filtração dos resíduos: a) nitrogenados do catabolismo protéico. b) nitrogenados do anabolismo protéico. c) nitrogenados do catabolismo glicídico. d) hidrogenados do anabolismo glicídico. e) hidrogenados do catabolismo glicídico.

49) (Fuvest) Em algumas doenças humanas, o funcionamento dos rins fica comprometido. São conseqüências diretas do mau funcionamento dos rins: a) acúmulo de produtos nitrogenados tóxicos no sangue e elevação da pressão arterial. b) redução do nível de insulina e acúmulo de produtos nitrogenados tóxicos no sangue. c) não-produção de bile e enzimas hidrolíticas importantes na digestão das gorduras. d) redução do nível de hormônio antidiurético e elevação do nível de glicose no sangue. e) redução do nível de aldosterona, que regula a pressão osmótica do sangue.

50) O hormônio antidiurético (ADH) regula o teor de água do corpo humano, determinando aumento de reabsorção de água nos túbulos renais. Assim, quando o suprimento de água do corpo for excessivo, espera-se encontrar no sangue: a) pouco ADH, o que reduz a reabsorção de água. b) pouco ADH, o que aumenta a reabsorção de água. c) nenhum ADH, o que eleva, ao máximo, a reabsorção de água. d) muito ADH, o que reduz a reabsorção de água. e) muito ADH, o que aumento a reabsorção de água.

(Parte 5 de 7)

Comentários