Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Trata-se de um processo chamado:

Escolher uma resposta.

a. Cadeia alimentar. 

b. Biosfera.

c. Biodiversidade.

d. Biota.

Resposta correta: Cadeia alimentar.

Comentário resposta correta: Parabéns! A figura representa os vários níveis tróficos, ou elos, da cadeia alimentar. Mostra a planta como produtor e os vários consumidores, fechando o ciclo com os decompositores.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question2

Notas: 1

São considerados ecossistemas os seguintes exemplos, EXCETO:

Escolher uma resposta.

a. O Pantanal mato-grossense.

b. A Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

c. O Rio Guaíba, em Porto Alegre.

d. Uma aeronave brasileira. 

Resposta correta: O enunciado da questão pede que se escolha a alternativa incorreta. Nesse caso, uma aeronave brasileira.

Comentário resposta correta: Parabéns! Dentre as alternativas, a única que não se trata de ecossistema é a aeronave brasileira, porque ecossistema é um sistema formado por seres vivos e não vivos, ou seja, seres bióticos e abióticos, que interagem entre si e com o meio.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question3

Notas: 1

Analise a figura a seguir. Ela demonstra um movimento que permite a renovação da vida no planeta Terra.

Fonte: SóBiologia ( http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia27.php).

Acesso em: 22 mar. 2011.

A figura refere-se:

Escolher uma resposta.

a. Aos serviços de provisão.

b. Ao sequestro de carbono.

c. Ao ciclo biogeoquímico da água. 

d. Aos serviços socioambientais.

Resposta correta: A figura está demonstrando o ciclo da água, que é um ciclo biogeoquímico.

Comentário resposta correta: Parabéns! O ciclo biogeoquímico ocorre quando a água dos oceanos e rios evapora com o calor do sol, formando nuvens que devolvem a água à terra em forma de chuvas.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question4

Notas: 1

(Adaptada de FGV 1996)

Biodiversidade, ou diversidade biológica, é um tema bastante atual e importante para o Brasil, pois abre excelentes perspectivas de acesso às modernas tecnologias, além de oportunidades para troca de experiências e intercâmbio com a comunidade científica internacional de diversos níveis. Alargam tais perspectivas o fato de o Brasil estar entre os cinco primeiros países que possuem a maior variedade de organismos vivos, comunidades e ecossistemas.

Assinale a alternativa que define biodiversidade:

Escolher uma resposta.

a. Biodiversidade é o conjunto das espécies que vivem no ecossistema aquático.

b. Biodiversidade é o conjunto de todas as espécies de animais que habitam o planeta.

c. Biodiversidade é o conjunto de todas as espécies de seres vivos que compõem a vida na Terra. 

d. Biodiversidade é o conjunto de todas as espécies de plantas existentes na Terra.

Resposta correta: Biodiversidade é o conjunto de todas as espécies de seres vivos que compõem a vida na Terra.

O Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) – Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas, entidade científica – traçou cenários de consumo de energia até 2050. Mantendo as tendências atuais, teremos uma emissão de 16 gigatoneladas de carbono (GTCs), o que equivale a um bilhão de toneladas de carbono. Isso representaria 6ºC de aumento na temperatura do planeta, por volta do ano de 2100. Os efeitos desse cenário seriam mudanças substanciais na biodiversidade, com a extinção de muitas espécies, sem considerar os efeitos econômicos e sociais. Também há projeções populacionais de acréscimo de três bilhões de pessoas em 2050 e de dois bilhões de veículos circulando no mundo.

Diante desse cenário, o IPCC propõe que a tendência da emissão de 16 GTCs alcance a meta de redução para 9 GTCs. A esse respeito, é INCORRETO afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. O consumo de energia de eletrodomésticos deverá ser estimulado, pois representa muito pouco em termos de economia. 

b. Há necessidade de fontes alternativas de energia, como a solar, a eólica, a geotérmica, a das ondas e marés.

c. O setor de transporte precisará ser reformulado, pois, da forma como está, não é sustentável.

d. 50% das usinas de carvão deverão estar equipadas com novas tecnologias, ainda não disponíveis atualmente.

Resposta correta: A alternativa correta é: o consumo de energia de eletrodomésticos deverá ser estimulado, pois representa muito pouco em termos de economia.

Comentário resposta correta: Parabéns! O enunciado da questão pede para assinalar a questão incorreta. Nesse caso, para alcançar a meta de 9 GTCs até 2050, o consumo de energia deverá merecer atenção especial na infraestrutura de novas construções residenciais, comerciais e industriais, desde o projeto de implantação até a operação de novos prédios, assim como os antigos, utilizando-se fontes alternativas de energia.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question2

Notas: 1

(Feevale 2007)

Em 1997, durante a Convenção de Kyoto, no Japão, mais de 160 países definiram metas para reduzir a emissão de gases poluentes. Desde o século XIX, vários fatores contribuíram para elevar a quantidade desses gases na atmosfera em até 25% acima do normal. Dentre esses fatores, podemos citar o desenvolvimento industrial acelerado e a explosão demográfica, que aumentaram a queima de combustíveis fósseis, além de grandes desmatamentos e queimadas de florestas. O resultado de tudo isso é a elevação da temperatura em todo o planeta, o chamado aquecimento global. Tendo em vista esse aquecimento, assinale a alternativa que preenche, respectivamente, a sequência a seguir.

Escolher uma resposta.

a. oxigênio (O₂) – camada de ozônio – químicas.

b. clorofluorcarbono (CFC) – camada de ozônio – climáticas.

c. metano (CH4) – camada de ozônio – climáticas.

d. dióxido de carbono (CO₂) – efeito estufa – climáticas. 

Resposta correta: Dióxido de carbono (CO₂) – efeito estufa – climáticas.

Comentário resposta correta: Parabéns! O aumento do dióxido de carbono (CO₂) na atmosfera leva a uma maior absorção da radiação infravermelha, agravando o efeito estufa, o que eleva a temperatura global e produz alterações climáticas, trazendo danos sociais, econômicos, políticos, ecológicos e culturais.   

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question3

Notas: 1

Considere a leitura e interpretação da tirinha da Mafalda e o texto que se segue. Ao final do texto, está a questão 03.

"A Terra está doente", alertam, hoje, ambientalistas de todo o globo. Um diagnóstico é feito há quase três décadas pelo cientista ambiental James Lovelock. O cientista inglês formulou, em 1979, a revolucionária "Teoria de Gaia", que percebe a Terra como um enorme organismo vivo que se autorregula e reage quando é agredido. Lovelock aponta que os seres humanos se comportam como um vírus que se multiplica e causa infecções em seu habitat. "Nessa relação, há quatro estágios possíveis: destruição dos organismos invasores, infecção crônica, destruição do hospedeiro ou a simbiose, um relacionamento duradouro de benefício mútuo entre hospedeiro e invasor", diz. (Gaia – cura para um planeta doente. Disponível em:http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/estanteestante_263492.shtml. Acesso em: 27 mar. 2011.)

Analise as seguintes afirmativas:

I) É possível recuperar a saúde do planeta Terra desde que as políticas públicas, a sociedade e as empresas privadas planejem e realizem ações em prol da sustentabilidade.II) A preocupação maior das políticas governamentais deve ser em relação aos terroristas, pois eles proporcionam maiores riscos à sociedade que a questão ambiental.III) Somente uma gestão pública integrando pessoas e recursos financeiros e naturais poderá recuperar de forma eficaz a saúde e a sustentabilidade do planeta Terra.

Estão corretas as afirmativas:

Escolher uma resposta.

a. Somente I e II.

b. I, II e III.

c. Somente II e III.

d. Somente I e III. 

Resposta correta: As alternativas I e III estão corretas.

Comentário resposta correta: Parabéns! Somente uma gestão integrada e um planejamento flexível de longo prazo e larga escala poderão atender às crescentes demandas do aumento da população sobre os recursos naturais. Dessa forma, conseguiremos recuperar a saúde da Terra.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question4

Notas: 1

A partir da leitura a respeito da instituição ASA, responda à questão a seguir.

A Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) é um fórum de articulação política da sociedade civil, que surgiu em 1999 e congrega atualmente cerca de 750 entidades de diversos segmentos, as quais atuam para o desenvolvimento social, econômico, político e cultural do semiárido brasileiro. Essa região abrange onze estados carentes de água, cuja população, muitas vezes, consome água contaminada, o que pode levar as pessoas à morte. Para melhorar a qualidade de vida da população, as organizações participantes da ASA elaboraram o Programa 1 Milhão de Cisternas (P1MC) e criaram a Associação Programa 1 Milhão de Cisternas, com sede em Pernambuco, com o objetivo de construir um milhão de cisternas para armazenar água da chuva e beneficiar cinco milhões de pessoas que sofrem com a falta de água potável. Trabalham nesse programa cerca de cinco mil voluntários, nas comissões municipais e comunitárias. Essas comissões são responsáveis pela distribuição do material de construção e pela organização dos trabalhos coletivos e do monitoramento das ações. (Adaptado do site http://objetivosdomilenio.org.br/casos/)

Que objetivo do milênio o P1MC poderá alcançar com esse tipo de ação?

Escolher uma resposta.

a. Promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres.

b. Melhorar a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente. 

c. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

d. Erradicar a miséria e a fome.

Resposta correta: Melhorar a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente.

Comentários