Manual PIM-III-RH-2011

Manual PIM-III-RH-2011

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Manual PIM I Recursos Humanos - 2011

Tecnologia da InformaçãoRecursos Humanos

1. INTRODUÇÃO

Os Projetos Integrados Multidisciplinares – PIM têm como sua principal característica estrutural o desenvolvimento do trabalho no formato de um projeto. Seu propósito consiste em propiciar condições para que o alunado possa desenvolver, de maneira prática, seus conhecimentos teóricos, baseados na integração multidisciplinar e na organização escolhida como foco de estudo, aplicando suas percepções e conclusões através da metodologia científica para produção acadêmica.

2. OBJETIVOS GERAIS

O Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM faz parte do Programa Pedagógico dos Cursos Superiores de Tecnologia a distância da UNIP Interativa - Universidade Paulista. Os alunos deverão realizar o levantamento das características e práticas existentes numa organização. Atualmente, desempenhar bem a função de gestor pode garantir não somente a eficácia na produtividade de uma organização, como também a transferência dos conhecimentos acadêmicos adquiridos.

O PIM busca inserir o aluno nas práticas gerenciais fundamentadas nos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, com caráter prático complementar do processo de ensino-aprendizagem. O profissional moderno deve atuar como um agente facilitador de estratégias organizacionais. Para os futuros profissionais, entretanto, essa habilidade somente será viável se houver uma conscientização do real papel do gestor, por meio de uma visão bem delineada da estrutura e dos processos organizacionais.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

São objetivos específicos do PIM: Proporcionar ao aluno a possibilidade de desenvolver um levantamento das características e práticas organizacionais de uma empresa em seus fundamentos administrativos, elaborando um projeto que resulte da pesquisa exploratória;

Proporcionar condições para que o aluno desenvolva, de maneira prática, os conhecimentos teóricos adquiridos, colaborando no processo de ensino-aprendizagem;

Proporcionar a experiência das dificuldades e das vantagens existentes na implementação, execução e avaliação dos modelos administrativos e observar a integração multidisciplinar, fortalecendo a visão sistêmica.

4. OPERACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO As atividades do PIM são desenvolvidas em empresas reais previamente selecionadas pelos alunos.

Manual PIM IIManual PIM I

Nessas empresas, serão realizadas pesquisas de avaliação de itens específicos apontados para cada disciplina.

5. A EMPRESA

O aluno e/ou grupo (composto de até seis pessoas), sendo alunos matriculados no mesmo curso, podendo ser de formatos diferentes (SEI/SEPI), deverá escolher uma empresa real para realização do trabalho. Deverão ser privilegiadas empresas que estejam “abertas” a atitude empreendedora. Recomenda-se que sejam escolhidas empresas de capital aberto ou que disponibilizem as informações necessárias para o trabalho proposto, não havendo restrição quanto ao ramo de negócios.

É fundamental observar que tal escolha é determinante da qualidade do trabalho a ser realizado.

Uma escolha inadequada poderá resultar em perda de tempo e resultados negativos para o trabalho em si. O desenvolvimento do projeto ficará sob a orientação de um professor orientador de projeto via fórum de discussão, chat e atendimento telefônico (0800 010 9000), tutoria presencial do polo e tutoria a distância.

6. ESTRUTURA DO PROJETO

O(s) aluno(s) deverá(ão) realizar um diagnóstico organizacional, buscando identificar práticas organizacionais correlacionadas aos conceitos estudados, apontando anomalias e práticas diferenciadas, e apresentando sugestões de melhorias para as práticas atuais, com fundamentação teórica.

A base do PIM I é a disciplina Desenvolvimento de Recursos Humanos. Os conceitos desta disciplina deverão ser aplicados à realidade da empresa, utilizando como complemento analítico os conceitos de Contabilidade e Estatística Aplicada.

Depois de realizada a pesquisa, o aluno ou grupo deverá organizar os dados, anotar as informações relevantes e escrever o projeto, com suas próprias palavras. Isso significa que é de fundamental importância uma correta apresentação dos dados, fontes de pesquisa e resultados, de sua justificativa e conclusão pertinentes.

O objetivo do Projeto Integrado Multidisciplinar é demonstrar a sua capacidade de análise de processos e como solucionar os grandes desafios empresariais. Para isso, é necessário seguir certos padrões para facilitar a compreensão do leitor. Observe a lista abaixo:

Observe abaixo: Capa – nome(s) do(s) autor(es), título e subtítulo, local e ano de depósito. Resumo - elemento obrigatório, que consiste na apresentação concisa dos pontos relevantes do trabalho. O resumo deve dar uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho; constitui-se de uma sequência corrente de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 500 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores, conforme normas da ABNT.

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Sumário - é a relação das principais seções do trabalho, na ordem em que se sucedem no texto e com indicação da página inicial. As seções do trabalho devem ser numeradas em algarismos arábicos. Elementos como listas de figuras, tabelas, abreviaturas, símbolos, resumos e apêndices não devem constar do Sumário, mas sim das listas (próximo item). A apresentação tipográfica das divisões e subdivisões no sumário deve ser idêntica à do texto. Para maiores informações, consultar as normas da ABNT.

Introdução - a introdução do trabalho deve conter o objetivo da pesquisa a ser desenvolvida no

Projeto Integrado Multidisciplinar, a metodologia utilizada e uma breve apresentação da empresa selecionada para a investigação (não conte a história da empresa). Ela deve permitir ao leitor um entendimento sucinto da proposta do trabalho em pauta e seu contexto.

Desenvolvimento - descrever cada proposta apresentada, fundamentando cada uma delas nos conhecimentos adquiridos nas disciplinas cursadas no módulo e identificando as oportunidades de aplicá-los na empresa estudada, lembrando-se de verificar a proposta do PIM. O seu principal objetivo é comunicar ao leitor os resultados da pesquisa de forma lógica, clara e progressivamente ordenada.

Conclusão – Descrever sua análise final e pontos preponderantes (positivos e negativos) que levaram a sua pesquisa ao êxito. Retome a proposta inicial (apresentada na introdução) e reafirme de maneira concisa a ideia principal e os pontos importantes do corpo do trabalho.

Referências – citar as fontes de pesquisa (bibliografia, nos moldes da ABNT). Todos esses itens devem ser contemplados (são obrigatórios). Para o melhor desenvolvimento, é primordial a leitura cuidadosa do Manual Geral, que explica em detalhes qual conteúdo e formato pertinente a cada assunto. As possíveis dúvidas poderão ser solucionadas através da orientação via fórum, ou ainda com o tutor do polo e/ou tutor a distância.

7. O PIM I ABRANGE AS DISCIPLINAS: ▪ Contabilidade;

▪Desenvolvimento de Recursos Humanos;

▪Estatística aplicada.

7.1 CONTABILIDADE Efetuar a análise da estrutura do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício, conforme Lei nº 1.638/07 da empresa escolhida. Utilizar as técnicas de análise dos demonstrativos contábeis para discutir a parte contábil do projeto.

Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultados do Exercício referentes ao último exercício social, respondendo as questões: ▪comentar a situação de liquidez da empresa, considerando-se apenas esses dois grupos;

▪liquidez: geral – imediata – seca e corrente;

▪se a empresa aplica em ativo imobilizado, cite um exemplo (terrenos, edificações, instalações, veículos, etc). ▪grau de endividamento. Obs: A administração da liquidez consiste em equiparar os prazos das dívidas com os prazos dos

Manual PIM IIManual PIM I ativos e outros fluxos de caixa a fim de evitar a insolvência da empresa. A mensuração da liquidez é importante, pois apresenta a capacidade de a empresa gerar caixa suficiente para pagar seus fornecedores e credores.

Importante: Caso a empresa não disponibilize as informações reais para a elaboração do balanço, o aluno e/ou equipe, poderá utilizar dados fictícios.

7.2 DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS Identificar a importância da administração de Recursos Humanos no setor produtivo e de serviços, bem como a visão e as estratégias utilizadas pela empresa em sua área. ▪desenhar o organograma da empresa e identificar a atuação do RH, isto é, analisar o posicionamento quanto à atuação. O aluno deve comentar se o RH tem atuação estratégica, tática e/ou operacional e justificar apresentando características da empresa relacionadas aos conceitos. ▪descrever o modelo de gestão de pessoas utilizado pela empresa, comentando se há trabalho em equipe, referindo-se à qualidade das relações. ▪comentar sobre o planejamento de pessoal encontrado na empresa, descrever e colocar suas impressões.

▪apresentar um planejamento estratégico para o desenvolvimento de recursos humanos para a empresa, isto é, trazer idéias para a atuação do RH, de forma a torná-lo estratégico e atuante.

7.3 ESTATÍSTICA APLICADA Mostrar a aplicabilidade de dados estatísticos em alguma área da empresa. Pode ser na folha de pagamento – mostrando a participação da folha nas despesas totais, a participação de cada cargo ou área no total da folha. Pode ser na rotatividade de funcionários, mostrando a porcentagem de rotatividade da empresa em determinado período. A proporção de cada cargo dentro do todo, colocando os dados em gráficos e fazer uma leitura dos gráficos etc.

Pode ser na análise de mercado – mostrando os cálculos estatísticos na análise de participação de mercado – participação de cada cliente ou setor em relação ao total, mostrando crescimento por segmento ou produto em determinado período e gráficos para análise.

Pode ser analisando classificação ABC – de estoque ou compras, dizendo o que os números mostram percentualmente, proporcionalmente etc.

Pode ser analisando controle de qualidade, mostrando índice de defeitos ou de melhoria no passar do tempo, desvio padrão em controle de qualidade.

Pode ser uma análise vertical ou horizontal de algum demonstrativo contábil, mostrando evolução, e como que a estatística pode auxiliar um gestor na tomada de decisão.

Há um leque de opções, e não é necessário analisar todos os itens mencionados; a idéia é mostrar como a disciplina pode auxiliar um gestor em tomada de decisões. É para fazer cálculos e completar com relatórios de possíveis decisões a serem tomadas com esses cálculos, inclusive com leitura de gráficos. Fazer pelo menos quatro cálculos e analisá-los.

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8. ENVIO DO PROJETO

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