Relarorio Substâncias iônicas e moleculares

Relarorio Substâncias iônicas e moleculares

6

1.INTRODUÇÃO

Substâncias iônicas são substâncias que possuem entre seus átomos pelo menos uma ligação iônica. Essa ligação ocorre quando dois átomos com diferença elevada de eletro negatividade estabelecem uma relação entre eles, em que o que possui maior eletro negatividade traz para si o elétron do átomo menos eletronegativo. Assim, a ligação iônica se caracteriza pela doação de elétrons, diferentemente da interação molecular, em que há apenas um compartilhamento de elétrons. Geralmente, as ligações iônicas são feitas entre átomos dos metais com os não-metais, pois possuem grande diferença de eletro negatividade (os não-metais tendem a "roubar" os elétrons dos metais).

Substância molecular é uma substância formada basicamente por moléculas. As substâncias moleculares não apresentam cargas livres e por isso são incapazes de produzir corrente elétrica. São arranjos entre moléculas. Moléculas e, portanto a menor combinação de átomos que mantém a composição de matéria inalterada (os átomos se ligam por ligações químicas).

2.OBJETIVOS

Observar e compreender o porquê algumas substâncias químicas na presença de água conduzem ou não energia.

3. DESENVOLVIMENTO

Matérias utilizados:

- Placa de petri

- Béquer

- Lâmpada

- Fio de cobre

Reagentes:

- Água (H2O)

- Sacarose (C6H2O6)

- Cloreto de Sódio (NaCl)

- Acido Acético (CH3 COOH)

Procedimento experimental

Foi utilizada a placa de petri para quatros experimentos.

O primeiro foi colocado na placa de petri os reagentes Água (H2O) e Cloreto de Sódio (NaCl) em seguida e colocado fio de cobre para ver se a passagem de corrente elétrica, para acender a lâmpada, com era uma substancia ou passagem de corrente elétrica.

O segundo experimento foi feito com a Sacarose (C6H2O6) e Água (H2O) como a Sacarose e a água são substancias moleculares não houve passagem de corrente elétrica.

O terceiro experimento foi colocado os reagentes Água (H2O) e Cloreto de Sódio (NaCl) em seguida foi adicionado Sacarose (C6H2O6) percebemos que quando e adicionado Sacarose (C6H2O6) a menor e a corrente de íons na solução com isso enfraquecendo e diminuindo a força da lâmpada.

O quarto experimento foi feito com acido acético (CH3 COOH) e água (H2O) percebemos que a condutividade elétrica do Acido Acético quando puro (glacial) é menor que a condutividade de uma solução deste em água, pois sua auto ionização, e por tanto quando a uma adição maior de água, mas ionizante a solução fica e mais conduz uma correte elétrica maior.

4. CONCLUSÃO

Foi visto que as substancia iônicas na presença de Água (H2O) conduzem corrente elétrica, se dissolve em forma de elétron, e as substancias moleculares não conduzem corrente elétrica, pois na presença de Água (H2O) não se forma corrente elétrica.

5. REFERÊNCIAS

Russel, J. B. Química Geral. 2ª Ed vol 1. Rio de janeiro: Markon Books Editora Ltda, 1994.

Comentários