Caderno de Exercícios Resolvidos topografia

Caderno de Exercícios Resolvidos topografia

(Parte 4 de 5)

g) Qual a área do terreno (em hectares) que a área útil de cada uma destas fotos recobrirá?

AU = B * D = 825 * 1925 = 1588125m2 = 158,8125ha h) Se a área que se quer fotografar é de 30.0 hectares qual deverá ser o número de fotos necessário para cobrir esta área? (arredondar para o inteiro mais próximo)

84. Qual o nome dado ao deslocamento aparente na posição de um objeto em relação a uma moldura de referência, causado pela variação na posição de observação? a) Paralaxe b) Desvio da vertical c) Estereoscopia d) Barra de Paralaxe

85. O aumento da altura de vôo causa diminuição na escala da foto enquanto um aumento na distancia focal causa um aumento na escala da foto.

86 Como podemos definir em uma foto o centro de projeção ou ponto principal? Através do encontro das marcas fiduciais das fotos.

87. Encontre o ponto principal.

sTv BT smshkmmh kmhkmv

8. Procure, no quadro abaixo, as respostas das frases dos retângulos e ligue-as com uma seta.

89.Relacione as colunas:

É uma maneira de registrar, por meio de desenho de traços simples, as características que observamos em uma paisagem, a fim de melhor analisá-la.

É a representação da Terra nos seus aspectos geográficos (naturais ou artificias) que se destina a fins culturais ou ilustrativos.

É a representação dos aspectos naturais ou artificiais da Terra, destinada a fins práticos da atividade humana, permitindo a avaliação precisa de distâncias direções e localização geográfica de pontos, áreas e detalhes.

São geralmente em grandes escalas, usadas para mostrar limites verdadeiros ou de uso das propriedades, podendo omitir elevações e detalhes naturais ou artificiais desnecessários. Neste caso o desenho é puramente topográfico e de pequenas regiões, normalmente menores que 100km2.

a) Ciência que estuda a representação detalhada de um trecho da superfície terrestre sem levar em consideração a curvaturada esfericidade terrestre. (b) Ciência que determina, através de observações, a forma e o tamanho da Terra, as coordenadas dos pontos, comprimentos e direções de linhas da superfície terrestre e as variações da gravidade terrestre. (c) Ciência e arte de expressar graficamente, por meio de mapas e cartas, o conhecimento humano pela superfície da Terra. (d) Ciência, arte e tecnologia de se obter mapas e medidas confiáveis por meio de fotografias métricas.

( d ) Fotogrametria

( a ) Topografia

( c ) Cartografia ( b ) Geodésia

90. Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas. ( V ) Utilizando as projeções cartográficas é possível representar a superfície curva da Terra. ( V ) A escala de uma carta geográfica é a relação existente entre as dimensões que aparecem no desenho e as dimensões reais da superfície terrestre. ( F ) Num mapa de escala 1.500.0, 5cm corresponde, no terreno, a 5 km. ( V ) A latitude aumenta do Equador para os pólos. ( F ) Quanto maior o valor da longitude, menor o valor da latitude.

91. Observe: 1 - Cartografia é a arte de representação gráfica da superfície da Terra, em parte, ou no seu todo, de acordo com a escala. 2 - A representação de uma superfície esférica, num plano (a exemplo do mapa), traz forçosamente deformações que podem ser de distâncias, de áreas e de ângulos. 3 - Nos mapas de grandes escalas, as deformações são muito sensíveis, enquanto nas cartas de pequenas escalas as deformações se tomam cada vez menos importantes. 4 - As curvas de nível são linhas imaginárias que ligam os pontos situados na superfície da Terra a igual altitude. 5 - Em toda elevação as costas das curvas de nível diminuem da periferia para o centro, segundo uma proporção constante. Estão corretos apenas os itens: a) 1, 2 e 3; b) 2, 3 e 4; c) 1, 2 e 4; d) 3, 4 e 5; e) 2, 3 e 5.

92. Qual o nome da técnica matemática utilizada para representar uma esfera em uma área plana? Projeção

93. Correlacione a coluna da esquerda de acordo com a da direita, quanto às propriedades das projeções cartográficas, assinalando a alternativa que contém a seqüência correta.

1-Eqüidistantes ( 3 ) Não deformam os ângulos ou as formas. 2-Equivalentes ( 2 ) Não deformam as áreas. 3-Conformes ( 1 ) Não apresentam deformações lineares.

94. A projeção cartográfica que desenvolve a superfície terrestre sobre um plano que se imagina tangente à esfera em um ponto é a: a) cônica b) azimutal c) cilíndrica d) de Mercator

95. Projeção cartográfica é a representação de uma superfície esférica num plano (mapa), podendo ser definida como um sistema plano de paralelos e meridianos, sobre os quais desenhamos um mapa. Há vários tipos de projeções que são classificadas em três grupos básicos: cilíndricas, cônicas e azimutais, como mostram as ilustrações.

Sobre os tipos de projeções. Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas:

( V ) na projeção cônica, todos os meridianos são linhas retas convergentes e os paralelos são círculos concêntricos; ( V ) quando utilizarmos uma projeção cilíndrica, temos meridianos e paralelos representados por linhas retas que se cruzam em ângulos retos; ( F ) as projeções cilíndricas são as preferidas para representar as regiões polares, porque apresentam menores distorções; ( F ) nas projeções azimutais, os meridianos são representados por círculos concêntricos e os paralelos por linhas retas convergentes; ( V ) a projeção cilíndrica mais conhecida é a de Mercator, preferida pelos navegantes e adotada no Brasil.

97. Considere a figura a seguir , representativa do diagrama de nortes, constante em uma folha de carta topográfica.

2

De acordo com a figura, a convergência meridiana é: a) a b) b c) a+b d) b-a e) (b-a)

98. O ângulo situado entre os alinhamentos N-S V e N-S M é denominado: a) inclinação magnética b) azimute c) declinação magnética d) externo

ponto?Declinação Magnética
Convergência Meridiana Plana

96. A respeito da figura, responda: a) Ângulo formado entre os vetores Norte Verdadeiro e Norte Magnético associado a um b) Ângulo formado entre os vetores norte Verdadeiro e Norte da Quadrícula associado a um ponto?

NV: Norte Verdadeiro NM: Norte Magnético

NQ: Norte de Quadrícula a

NM b NV

9. Em uma direção AB, sabe-se que a declinação magnética tem como valor -30', e a convergência meridiana -15'. Conhecendo o valor do Az QAB = 70º, determine o AZ G AB e o Az MAB.

100. Determine o Az QBA, o Az M BA e o rumo (BA)Q de uma direção BA, sabendo que a convergência meridiana é 10', a declinação magnética é -5' e o Az GBA = 120°.

101. Dada a direção CD, cujo rumo é 35° SO, Az GCD =210°e o Az MCD = 220°, calcule o

Az Q CD, a convergência meridiana e a declinação magnética.

102. Complete a lacuna, de acordo com a superfície de projeção:

a) Projeção de Mercator, que mostra o mundo na perspectiva dos países ricos. b) Projeção de Peters, que mostra equivalência de poder entre todos os países do mundo. Assim, teoricamente, todos os países seriam iguais perante a ONU. c) Projeção azimutal polar, que mostra o mundo centrado na Antártida, onde não há nenhum país e, portanto, em tese, não há um centro de poder. Assim, teoricamente, todos os países do mundo seriam iguais perante a ONU. d) O símbolo da ONU é a pomba da paz.

104. A representação de uma superfície esférica, num plano, traz forçosamente deformações que podem ser de distâncias, de áreas e de ângulos. Analise o emblema oficial da ONU, que utiliza um mapa com projeção azimutal, e indique a alternativa que explica a representação do mundo expressa no emblema:

a) A centralização do Pólo Sul reunindo os continentes em torno dele. b) A Eurásia no centro, com os outros continentes em torno dela. c) Os continentes reunidos, simbolizando a Pangéia. d) Um aglomerado aleatório dos continentes, a partir da centralização da América e) O Pólo Norte ao centro e as terras do Hemisfério Sul ao longe, distorcidas.

103. Em vários noticiários de televisão, constantemente aparecem tropas da ONU intervindo em regiões conflituosas no planeta. É comum aparecer o símbolo das Nações Unidas me bandeiras empunhadas por soldados ou então ornamentando blindados. O símbolo da ONU é uma projeção que expressa determinado ponto de vista, mostrando o mundo na perspectiva dessa entidade. Qual é a projeção mencionada e qual o seu ponto de vista?

105. Existem diferentes formas de representação plana da superfície da Terra. Os planisférios de Mercator e de Peters são atualmente os mais utilizados

Apesar de usarem projeções, respectivamente, conforme e equivalente, ambas utilizam como base da projeção o modelo:

a)c) e)
b)d)

106. São características do sistema UTM, exceto: a) Projeção conforme, cilíndrica e transversa. b) Origem das coordenadas polares, em cada sistema parcial, no cruzamento do Equador como meridiano. c) Às coordenadas planas, abscissa e ordenada, são acrescidas, respectivamente, as constantes 10.0.0m no hemisfério sul e 500.0m para leste. d) Numeração dos fusos segue o critério adotado pela Carta Internacional ao Milionésimo, ou seja, de 1 a 60 a contar do antimeridiano de Greenwich para leste.

107. Em se tratando de projeção, observe as figuras e analise as proposições. Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas. ( V ) A projeção cartográfica é um traçado sistemático de linhas numa superfície plana, destinado à representação de paralelos de latitude e meridianos de longitude da Terra ou de parte dela. ( V ) Na projeção azimutal, as direções de todas as linhas irradiadas do Pólo de Projeção são iguais às direções das linhas correspondentes da esfera. ( F ) A projeção cônica é aconselhada, sobretudo, para áreas de predominância latitudinal, e não para as de grande extensão em longitude. ( F ) A projeção cilíndrica é uma das mais utilizadas por não apresentar deformações nas altas latitudes. ( V ) Numa projeção cilíndrica, os espaços dos paralelos não precisam ser rigorosamente iguais aos dos meridianos.

108. O texto e a ilustração fazem referência às projeções cartográficas. “Não existe uma única maneira correta de representar o mundo, já que o planeta, tendo a forma de um globo, não apresenta perspectiva de quem a construiu, sendo, portanto, uma visão particular do mundo.” Eustáquio de Sene & João C. Moreira. "Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização", 1998

Métodos de representação da Terra num plano (mapa). FATOR GIS. Revista de geoprocessamento. abril/maio/junho/1994. n. 5, p.58.

Com base nos conhecimentos sobre esse assunto, assinale a resposta incorreta: a) A projeção de Peters é uma projeção cônica equivalente, isto é, as formas dos continentes e países permanecem inalteradas. b) A projeção azimutal é, sobretudo, uma projeção geopolítica, pois ela expressa uma visão estratégica do planeta sob a perspectiva de um determinado Estado. c) A projeção afilática de Molweide, comumente usada nos atlas modernos para representar o mundo, distorce as áreas e as formas, mas sem os exageros das projeções de Mercator e Peters. d) A projeção azimutal eqüidistante tem por finalidade revelar as distâncias e direções exatas de todos os pontos do globo em relação ao ponto central do mapa.

109. Sobre cartografia e poder marque o item INCORRETO. a) Nas suas considerações estratégicas, cada Estado pode apreender o mundo por meio de um mapa diferente, ou seja, um mapa que tenha o território desse Estado no centro geométrico, cumprirá um etnocentrismo cartográfico. b) Os planisférios são representações planas e contínuas da superfície esférica da Terra. Mas nenhum deles é completamente verdadeiro. Não há nenhum modo de representar com absoluta precisão uma superfície esférica sobre um plano, respeitando-se escala, proporcionalidade e angulação. c) A projeção de Peters sedimenta cartograficamente reivindicações de uma maior igualdade entre os Estados, se tornando mais verdadeira que a de Mercator, pois resulta de uma operação política e ideológica mais correta. d) Os mapas normalmente desvendam o significado essencial da geopolítica, que é um instrumento a serviço do poder e não uma ciência neutra e desinteressada. e) O mapa de Mercator foi confeccionado no momento em que as monarquias absolutas alastravam seu domínio colonial e mercantil sobre o planeta, refletindo a convicção de superioridade da civilização européia.

110. No texto publicado na revista "Veja", em 12/4/2000, intitulado Senso de observação, o administrador Stephen Kanitz propõe: "Vamos começar uma vida nova, de início virando esses nossos mapas para cima, para o Cruzeiro do Sul. Vamos criar nossos referenciais, nossos pontos de apoio, nossas formas de ver o mundo. Essa é a única forma de criar uma nação. Vamos finalmente descobrir o Brasil, mas, desta vez, com nossos próprios olhos." Kanitz ilustra sua proposta criando a seguinte representação cartográfica.

(Parte 4 de 5)

Comentários