4119866 - Apostila - Ensino - Fundamental - CEESVO - Portugues - 01

4119866 - Apostila - Ensino - Fundamental - CEESVO - Portugues - 01

(Parte 2 de 8)

PROSAPROSAPROSAPROSA

Em prosa, podemos encontrar textos literários e não literários. Estes últimos podem ser: textos jornalísticos, textos de informação científica, textos instrucionais, textos epistolares (cartas e bilhetes), textos humorísticos, textos publicitários.

Apresentamos a você alguns textos em prosa que, com certeza, já fazem parte do seu dia-a-dia.

Leia a descrição de uma tempestade, escrita por Jorge Amado.

A TEMPESTADEA TEMPESTADE A TEMPESTADE A TEMPESTADE
A noite se antecipou. Os homens ainda não a esperavamquando ela

desabou sobre a cidade em nuvens carregadas. Ainda não estavam acesas as luzes do cais; no “Farol das Estrelas” não brilhavam as lâmpadas pobres que iluminavam os copos de cachaça, muitos saveiros ainda cortavam as águas do mar, quando o vento trouxe a noite de nuvens pretas.

Os homens se olharam e como se interrogaram. .Fitavam o azul do oceano a perguntar de onde vinha aquela noite adiantada no tempo. Não era a hora ainda. No entanto, ela vinha carregada de nuvens, precedida do vento frio do crepúsculo, embaciando o sol, como um milagre terrível.

A noite veio, nesse dia, sem a música que a saudasse. Não ecoara pela cidade a voz clara dos sinos do fim da tarde. Nenhum negro aparecera ainda de violão na areia do cais. Nenhuma harmônica saudava a noite da proa de um saveiro. Não rolava sequer pelas ladeiras o baticum monótono dos candomblés e macumbas. Por que então a noite já chegara sem esperar a música, sem esperar o aviso dos sinos, a cadência das violas e harmônicas, o misterioso bater dos instrumentos religiosos? Por que viera assim antes da hora, fora do tempo?

Amado, Jorge. Mar Morto. 27ªed. São Paulo, Livraria Martins Editora.

Este é um texto literário: Sabe por quê? Porque o autor procura despertar a sensibilidade das pessoas. Ele descreve a tempestade de uma maneira original.

imagens poéticas, como:

O autor selecionou palavras carregadas de expressividade formando

 “ela vinha carregada de nuvens, precedida do vento frio do

- “Não ecoara pela cidade a voz clara dos sinos”. crepúsculo, embaciando o sol, como um milagre terrível”.

“Nenhuma harmônica saudava a noite da proa de um saveiro”. Além disso, esse tipo de texto é, na maioria das vezes, fruto da imaginação do autor, e não um fato real.

Vejamos, agora, um Texto Informativo e um Texto Não Literário.

A cana-de-açúcar

Originária da Ásia, a cana-de-açúcar foi introduzida no Brasil pelos colonizadores portugueses no século XVI. A região que durante séculos foi a grande produtora de cana-de-açúcar no Brasil é a Zona da Mata nordestina, onde os férteis solos de massapê, além da menor distância em relação ao mercado europeu, propiciaram condições favoráveis a esse cultivo. Atualmente, o maior produtor nacional de cana-de-açúcar é São Paulo, seguido de Pernambuco , Alagoas, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Além de produzir o açúcar, que em parte é exportado e em parte abastece o mercado interno, a cana serve também para a produção de álcool, importante nos dias atuais como fonte de energia. A imensa expansão dos canaviais no Brasil, especialmente em São Paulo, está ligada ao uso do álcool como combustível em automóveis.

In: Brasil, Sociedade e Espaço. São Paulo, Ática, 1996.

O texto informativo tem como intenção informar sobre fatos reais.

Matemática

Alguns desses textos são utilizados para nosso estudo de História, Ciências,

A preocupação em transmitir uma informação clara e precisa aparece nos textos científicos, nas matérias jornalísticas, nos avisos, nos filmes e documentários.

O que é Texto Jornalístico Texto Jornalístico Texto Jornalístico Texto Jornalístico ?

Dê uma olhada num jornal. Você vai encontrar vários cadernos, cada um com determinados assuntos: política, economia, fatos policiais, esportes, cultura, espetáculos, etc.

Vai encontrar também seções de cartas, informações de utilidade pública, divertimentos. Sem falar nos anúncios, que podem ser publicitários (as propagandas) ou classificados.

Um jornal traz informações sobre tudo o que acontece no mundo e na sua cidade, no dia daquela edição.

Notícia de jornalNotícia de jornalNotícia de jornalNotícia de jornal

Leia a notícia abaixo:

Ministério vai informar mães da Sucursal de Brasília

Depois de ter reajustado em 6% o valor pago pelo parto normal, o Ministério da

Saúde lança nova ofensiva para tentar reduzir o número de partos por cesariana no Brasil.

A partir do segundo semestre, todas as mulheres cujos partos tenham sido realizados em hospitais da rede SUS (Sistema Único de Saúde) receberão em casa correspondência do ministério detalhando o tipo de procedimento a que foram submetidas.

O objetivo é evitar que os hospitais façam partos normais, mas cobrem como se fossem cesariana, que custam mais caro.

Como as gestantes vão receber em casa a descrição do tipo de atendimento a que foram submetidas, poderão denunciar a irregularidade caso tenha havido fraude.

do SUS

Se a experiência der certo, o Ministério da Saúde vai expandir esse procedimento para todas as internações hospitalares realizadas em hospitais Folha de São Paulo, 10 de março de 1999.

O texto é uma notícia de jornal. Toda notícia tem como objetivo principal informar o leitor sobre um fato verdadeiro, ocorrido em determinado lugar, num determinado dia.

I - Recorte uma notícia de jornal que você achou interessante e cole-a no seu caderno.

Procure ler e entender bem o assunto da notícia. A seguir, responda às questões:

1- Qual foi o fato noticiado?

2- Onde aconteceu?

3- Quando isto ocorreu?

4- Quem foram as pessoas envolvidas no acontecimento? 5- Copie o título da notícia.

Manchete é o título da notícia mais importante do jornal. Vem na primeira página em letras grandes.

I- Recorte e cole em uma folha de seu caderno uma manchete de jornal.

TEXTO INSTRUCIONALTEXTO INSTRUCIONALTEXTO INSTRUCIONALTEXTO INSTRUCIONAL

Cuidados gerais com a fita de vídeo

magnéticos fortes (como aparelhos
de TV,caixas acústicas, etc.).

1. Não toque na superfície da fita magnética. 2. Não deixe a fita perto de campos 3. Não tente desmontar a fita ou consertar eventuais danos.

4. Não bobine e rebobine sucessivamente a fita sem fazer a reprodução, o que pode acarretar afrouxamento ou outro tipo de dano. 5. Evite oscilações bruscas ou choques. 6. Para evitar o apagamento acidental de uma gravação, quebre a lingueta de proteção no dorso da fita. Para gravar novamente, cubra o buraco com fita adesiva.

Receita de brigadeiroReceita de brigadeiroReceita de brigadeiroReceita de brigadeiro
Ingredientes:Ingredientes:Ingredientes:Ingredientes:

1 lata de leite condensado 4 colheres de sopa de chocolate em pó 1 colher de sopa (cheia) de manteiga

Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes numa panela e ponha para ferver, em fogo brando. O ideal é mexer sempre, com uma colher de pau. Deixe ferver até ele começar a desgrudar do fundo da panela.

Quando estiver no ponto, despeje em uma vasilha rasa, para esfriar.

Depois de frio, enrole os brigadeiros.

Para facilitar, passe um pouco de manteiga na mão. Por fim, passe no chocolate granulado.

Os dois textos têm a intenção de passar instruções a quem os lê. Por isso usam expressões que indicam ordem ou pedido: não toque, não deixe, misture, deixe ferver, etc.

O texto instrucional procura informar o leitor sobre o procedimento adequado de manusear aparelhos elétricos, máquinas e até mesmo informar sobre os ingredientes e o modo de fazer receitas culinárias.

(Parte 2 de 8)

Comentários