Relatorio de Estágio Supervisionado

Relatorio de Estágio Supervisionado

(Parte 1 de 3)

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO

UNISA DIGITAL

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

SEGURANÇA DO TRABALHO NA

CONSTRUÇÃO CIVIL

Cláudio Marinho de Pontes

RA 1977121

João Pessoa-PB

2010

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO

UNISA DIGITAL

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

SEGURANÇA DO TRABALHO NA

CONSTRUÇÃO CIVIL

Relatório Final apresentado por Cláudio Marinho de Pontes, RA 1977121, ao Curso de Tecnologia de Segurança no Trabalho como requisito para o Estágio Curricular Supervisionado.

Profº. Orientador: Roger Valentim Abdala

João Pessoa-PB

2010

AGRADECIMENTO

Agradeço a DEUS pela força despedida nos momentos difíceis e pelas vitórias concedidas a cada dificuldade.

Aos Mestres da Obra por ter acolhido nossas indagações e nosso olhar crítico.

Aos operários da construção civil do canteiro de obras da Empresa Degrau Construções - LTDA por terem-nos confiado suas angústias e seus sonhos

Agradeço pelo grau de dificuldade encontrado pela frente no desempenhar do estágio que de certa forma amadureceu minhas atitudes e ações como postulante a vida profissional.

Agradeço a todos que direta ou indiretamente me ajudaram a alcançar essa vitória.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO....................................................................................................................05

OBJETIVO GERAL/ OBJETIVO ESPECÍFICO...............................................................06

IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA NO TRABALHO...................................................07

SEGURANÇA NO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL........................................08

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA....................................................................................09

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO.........................................................10

CONCLUSÃO .....................................................................................................................15

REFERÊNCIAS....................................................................................................................17

ANEXOS...............................................................................................................................19

ANEXO A – Fotos, Quadros e gráficos ilustrativos

ANEXO B – Distribuição de Material Educativo gratuito fornecido pelo SESI

ANEXO C – Documentos e Recibos de EPI’s fornecidos pela empresa

ANEXO D – Avaliação ao Estagiário pelo Supervisor

ANEXO E – Sites consultados

RESUMO

O PRESENTE RELATÓRIO ESTÁ DIVIDO EM INTRODUÇÃO, QUE IRÁ DESCREVER AS INFORMAÇÕES DO ESTÁGIO E DO TRABALHO REALIZADO. NO OBJETIVO GERAL É FEITA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO, BEM COMO A MOTIVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO ACADÊMICO-PROFISSIONAL. NO OBJETIVO ESPECÍFICO TEM A PERSPECTIVA DO POSTULANTE AO ESTÁGIO EM SEGUIR TODAS AS DIRETRIZES E NORMAS E OBTER O RESULTADO DESEJADO. NO ITEM A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA DO TRABALHO RELATA COMO É NECESSÁRIA E IMPORTANTE A ESPECIALIDADE SEGURANÇA DO TRABALHADO EM TODO MEIO PRODUTIVO E COMO ISSO GRADATIVAMENTE TEM MERECIDO MAIS APROFUNDAMENTO E ESTUDOS, DAS QUAIS EXISTE ATENÇÃO DIRECIONADA DO MTE, SESI, SENAI, ABNT E INSS DENTRE OUTROS. EM SEGUIDA ESTÁ A CARACTERÍSTICAS DA EMPRESA, ATIVIDADE DESENVOLVIDA E APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS. NO ÚLTIMO ITEM DESSE RELATÓRIO SERÁ FEITA UMA CONCLUSÃO RELATIVA AO ESTÁGIO. A ESCOLHA DESTE TEMA SE DEVE A ELE ESTAR DIRETAMENTE RELACIONADO À PARTE HUMANA DAS EMPRESAS COM O FOCO NA SEGURANÇA DAS PESSOAS, CONSIDERANDO QUE OS RECURSOS HUMANOS REPRESENTAM OS PRINCIPAIS RECURSOS EMPRESARIAIS.

INTRODUÇÃO

O estágio é um processo de aprendizagem, é a uma transição entre a teoria e a prática que proporciona ao estudante a participação em situações reais de vida e de trabalho, consolida a sua profissionalização e explora as competências básicas indispensáveis para uma formação profissional ética e co-responsável pelo desenvolvimento humano e pela melhoria da qualidade de vida.

A atividade desenvolvida no estágio curricular que foi realizado na empresa Degrau Construções LTDA, na cidade de João Pessoa, PB, durante o segundo semestre de 2010. Conforme acordo de cooperação e termo de compromisso de estágio firmado, que teve o seu inicio em 29/09 a 29/12 de 2010, atuação foi na construção civil em dois locais distintos, uma no conjunto José Américo e outra no conjunto habitacional Geisel, todos em João Pessoa, capital do estado da Paraíba.

Feito diuturnamente pelo prazo pré-estabelecido no plano de estágio com carga horária de 20 horas semanais, sendo, 4 horas diárias na prestação dos serviços com o objetivo de conciliar o estagiário com a deficiência física do qual o signatário é portador, tudo dentro da exigência legais e das diretrizes da instituição de ensino superior.

OBJETIVO GERAL

Ter maior domínio sobre técnicas e normatização de segurança do trabalho utilizado e desenvolvido junto à organização, sentir as necessidades empresariais para ampliar a base de conhecimento adquirida durante o período de estágio e formação acadêmico-profissional e contribuir para o desenvolvimento e experiência adquirida no setor produtivo da empresa.

Proporcionar vivência de situações, nas quais poderá o estagiário utilizar os conhecimentos adquiridos e desenvolver uma postura profissional e empreendedora, através da ação e reflexão, interagindo com a empresa e sua tecnologia.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Atender as exigências legais inerentes as questões relacionada à segurança no trabalho no canteiro de obra e a expectativa da instituição de ensino superior e da concedente do estágio, objetivando sempre, a conscientização das pessoas que ali trabalham, através de constante orientação, treinamento e fiscalização, usando como diretrizes as legislações em vigor do Ministério do Trabalho e Emprego e a prevenção contínua contra os riscos e perigos que circula nas atividades da construção civil, busca-se, portanto, sensibilizar empresário e os operários, evidenciando a importância de trabalhos voltados para Segurança e Saúde do Trabalhador, enfatizando as boas práticas e conseqüentemente a melhoria da qualidade de vida e aumento de produtividade da organização.

IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA NO TRABALHO

 

Entende-se por segurança no trabalho todas as medidas e formas de proceder que visem à eliminação dos riscos de acidentes.

Mas, os riscos são inerentes à vida e à atividade humana. Têm, por isso, a característica da onipresença, alcançando dimensões universais. Os acidentes espreitam-nos por toda a parte. São mais numerosos hoje que antigamente, em virtude da diversificação das atividades humanas.

Para ser eficaz, a Segurança do trabalho devem atuar sobre homens, máquinas e instalações, levando em conta todos os pormenores relativos às atividades laborativa humanas.

O acidente é, por definição, um evento negativo e indesejado do qual resulta uma lesão pessoal ou dano material. Essa lesão pode ser imediata (lesão traumática) ou mediata (doença profissional). Assim, caracteriza-se a lesão quando a integridade física ou a saúde são atingidas. O acidente, entretanto, caracteriza-se pela existência do risco.

Infelizmente, as estatísticas oficiais ainda não quantificam, adequadamente, a ocorrência anual de acidentes do trabalho no Brasil.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT apresenta a seguinte definição para o acidente do trabalho: "ACIDENTE DO TRABALHO (ou, simplesmente, ACIDENTE) é a ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada com o exercício do trabalho, que provoca lesão pessoal ou de que decorre risco próximo ou remoto dessa lesão" (NBR 14280/99, Cadastro de Acidentes do Trabalho - Procedimento e Classificação.)

O gerenciamento dos riscos associados ao trabalho é fundamental para a prevenção de acidentes. Isso requer pesquisas, métodos e técnicas específicas, monitoramento e controle. Os conceitos básicos de segurança e saúde devem estar incorporados em todas as etapas do processo produtivo, do projeto à operação. Essa concepção irá garantir inclusive a continuidade e segurança dos processos, uma vez que os acidentes geram horas e dias perdidos.

Conclui-se que a real necessidade do aprimoramento das técnicas nos processos construtivos, visando à prevenção de acidentes. Diante dos fatos constatados tanto na Paraíba quanto no resto do país (Figura 1 do Anexo A), registra que ainda se está longe do ideal quando se trata de aprimorar os processos em busca da excelência.

SEGURANÇA NO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

É neste setor, chamado de indústria da construção que é notório e de conhecimento solar de todos que existe um alto índice de acidentes de trabalho que faz com que se busque uma maior eficiência nas políticas de prevenção. Ao passo que o setor da construção civil atualmente é um dos líderes no desenvolvimento produtivo do país, impulsionando a economia no Brasil e no mundo. Isso incitou a revisão das normas e legislações vigentes buscando aprimorar os processos e o meio ambiente do trabalhador.

Os acidentes de trabalho na construção civil podem ser causados por diversos fatores tais como atos inseguros que consistem na violação de um procedimento aceito como seguro, que pode levar a ocorrência de um acidente, exemplos muito comuns são: Agir sem permissão, Deixar de chamar a atenção, não usar EPI, brincar em local de trabalho e não cumprir as normas de segurança. Outra causa muito comum são condições inseguras de trabalho onde denominamos as falhas técnicas, que presentes no ambiente, comprometem a segurança dos trabalhadores e a própria segurança das instalações e dos equipamentos, exemplifica-se com a falta de dispositivos de proteção ou inadequados, iluminação inadequada, ventilação inadequada etc. Temos ainda a ordem e limpeza do ambiente, neste contexto, a ordem e a limpeza constituem um fator de influência positiva no comportamento do trabalhador, já que passagens obstruídas e sujas dificultam os acessos.

Deve-se deixar claro que o baixo nível escolar e a falta de noção dos riscos que correm nas obras, principalmente as clandestinas figuram também como grandes precursores dos altos níveis de acidente, aumentando assim as estatísticas.

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A Empresa Degraus Construções LTDA sob o CNPJ 00.530. 385/0001-07 é uma organização privada tendo como atividade econômica principal a construção de edifício, sua nova sede está localizada na Avenida Coremas nº716, sala 02, Centro, João Pessoa-PB, Cep: 58013-430, telefone 083.9302-6302/3241-6568.

Nome da Empresa:Degrau Construções LTDA

Endereço:Av. Coremas nº 716, sala 02 – Centro, João Pessoa-PB

(Parte 1 de 3)

Comentários