(Parte 1 de 4)

Programa

É Tempo de Química! Carboidratos

Química 1ª Série | Ensino Médio

Alimentos

Conteúdos D igitais M u l t i mídia |

Guia D idático d o P r o f e s s o r

Objetivo geral:

Reconhecer aspectos fundamentais dos carboidratos.

Objetivos específicos:

Definir carboidratos;

Reconhecer os carboidratos como fonte de energia;

Diferenciar tipos de carboidratos; Identificar fontes de carboidratos.

Pré-requisitos: Não existem pré-requisitos.

Tempo previsto para a atividade:

Consideramos que uma aula (45 a 50 minutos cada) será suficiente para o desenvolvimento das atividades propostas.

Vídeo (Audiovisual)

Programa: É tempo de Química! Episódio: Carboidratos Duração: 10 minutos Área de aprendizagem: Química Conteúdo: alimentos Conceitos envolvidos: amido, carboidratos, celulose. Público-alvo: 1ª série do Ensino Médio

Coordenação Didático-Pedagógica Stella M. Peixoto de Azevedo Pedrosa

Redação

Gislaine Garcia Tito Tortori

Revisão Alessandra Muylaert Archer

Projeto Gráfico Eduardo Dantas

Diagramação Romulo Freitas

Revisão Técnica Nádia Suzana Henriques Schneider

Produção Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Realização

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Ministério da Ciência e Tecnologia Ministério da Educação

Audiovisual | P r o g r a ma É T e mpo d e Q u í mica! |

Carboidratos

Introdução

Este guia apresenta algumas indicações e sugestões sobre o conteúdo apresentado e explorado no vídeo. Junto com os recursos midiáticos, foi especialmente elaborado para ser mais um elemento enriquecedor na realização de aulas que despertem o interesse dos alunos para os temas estudados em Química. O vídeo sobre carboidratos integra o programa É Tempo de Química!, que contém vídeos da série Alimentos, destinados à 1ª série do Ensino Médio.

O uso do vídeo não tem restrições nem contraindicações, portanto, use e abuse dele para motivar os alunos!

Não limite o uso das mídias a apenas uma rápida exibição: deixe que seus alunos indiquem o que desejam assistir novamente e não tenha receio de repetir algumas vezes determinadas partes.

Lembre-se de confirmar a disponibilidade do equipamento para a data da aula. Poderá ser utilizado um computador ou um equipamento específico para reprodução de DVD conectado a uma TV ou a um projetor multimídia.

professor!

A criatividade é fundamental para o planejamento de suas aulas!

Conteúdos D igitais M u l t i mídia |

Guia D idático d o P r o f e s s o r

Desenvolvimento

Antes de começar a apresentação do tema, é interessante observar o que os alunos sabem sobre o assunto. Permita que eles compartilhem ideias e experiências. Aproveite o caráter familiar do tema e explore ao máximo os conhecimentos prévios que os alunos poderão ter para, então, engatar um bom debate.

Esclareça as dúvidas e apresente outros aspectos que julgue importantes para a compreensão do tema. Procure relacionar os exemplos do vídeo com as experiências que possivelmente os alunos poderão ter acerca do tema.

Definição de Carboidratos

Eu queria saber: o que são os carboidratos, quimicamente falando? Rita | Participante

Antes de começar a aula, peça para os alunos tentarem pensar sobre a raiz greco-latina do termo “carboidrato”. Lembre que esse termo resulta da combinação de “carbo” + “hidrato”. Instigue-os a buscar associações com outras palavras que tenham os mesmos radicais.

Provavelmente alguns devem lembrar de “carbono”, “carbonato”, “gás carbônico”. Informe que “carbo”, do latim, refere-se a carvão, ou seja, está relacionado ao elemento químico carbono. Talvez os alunos associem “hidrato” com “hidratado” e recordem que esse termo está vinculado à água, pois “hydor”, em grego, significa água. Destaque que esse nome se deve ao fato dessas substâncias orgânicas apresentarem na sua composição geral átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio.

Pergunte aos alunos o que eles sabem e peça para eles apresentarem exemplos de carboidratos. Os alunos podem não saber a definição química exata, mas provavelmente saberão ao menos citar alguns alimentos em que os carboidratos são encontrados.

Aproveite as respostas para dar início à explicação, ressaltando que os carboidratos são os macronutrientes mais abundantes na alimentação humana. Lembre que eles fornecem entre 45 e 65% da quantidade de calorias necessária para o bom funcionamento do organismo e são responsáveis por fornecer energia para a atividade celular e muscular. Eles são a fonte mais eficiente de energia.

Em seguida, destaque que a composição química dos carboidratos está baseada na fórmula molecular C.(H2O)n, e que essas substâncias são conhecidas ainda como carbonos hidratados ou hidratos de carbono, sacarídeos, glicídeos, oses, ou açúcares.

1.professor! Aproveite as imagens do vídeo para ilustrar melhor os conceitos trabalhados em sala.

Audiovisual | P r o g r a ma É T e mpo d e Q u í mica! |

(Parte 1 de 4)

Comentários