uft-prova - manh? - sele??o2008prova

uft-prova - manh? - sele??o2008prova

(Parte 1 de 2)

PROVAS DE CONHECIMENTO – 1ª Etapa - Manhã01

UFT/COPESE Vestibular/2008

PROVA DE MATEMÁTICA QUESTÃO 01

Na figura abaixo considere 3

No triângulo BDCo ângulo D é:

(A)o90(B) o130 (C)o150 (D) o120

QUESTÃO 02

equação()()41222=++−yx e o ponto P dado
pela interseção das retas0532:1=+−yxL e

Considere no plano cartesiano xy, a circunferência de

042:2=+−yxL. Então a distância do ponto Pao centro da circunferência é:

(A) o dobro do raio da circunferência (B) igual ao raio da circunferência. (C) a metade do raio da circunferência. (D) o triplo do raio da circunferência.

QUESTÃO 03

Em uma fazenda produtora de soja duas colheitadeiras A e B são utilizadas para a colheita da produção. Quando trabalham juntas conseguem fazer toda a colheita em 72 horas. Porém, utilizando apenas a colheitadeira A, em 120 horas. Se o produtor utilizar apenas a colheitadeira B, toda a colheita será feita em:

QUESTÃO 04

Sejam gf e funções reais de uma variável real definidas por:

A área da região limitada pelos gráficos dessas funções é:

(A) 10 unidades de área. (B) 30 unidades de área. (C) 50 unidades de área. (D) 25 unidades de área.

QUESTÃO 05

Considere i a unidade imaginária dos números complexos. O valor da expressão ()81+i é:

i32(B) 32 (C) 16 (D) i16
Seja]][[∞−→∞−,12,:f definida por

Então a função inversa 1−fé:

1 )(1+−=−xxf

QUESTÃO 07

SejaABCDum retângulo de área igual a ².80cm

Considere o ponto médio de cada lado conforme a figura abaixo

Sabendo que o lado menor do retângulo mede ,8cmpodemos afirmar que o perímetro do quadrilátero inscrito é:

(A)cm16(B) cm12 (C) cm18 (D) cm14

QUESTÃO 08 Considere a seguinte inequação:

(A) [[2,1−(C)[]3,2

O conjunto solução em IR é: (B)[[2,1− (D) [[2,1

PROVAS DE CONHECIMENTO – 1ª Etapa - Manhã02

UFT/COPESE Vestibular/2008

QUESTÃO 09

Uma pessoa atira uma pedra verticalmente para cima, com velocidade inicial escalar de 5m/s, da beira de um penhasco. Considerando-se que o módulo da aceleração da gravidade é de 10 m/s2 , em quanto tempo a pedra irá passar por um ponto situado a 30 m abaixo do ponto onde foi lançada? Despreze a resistência do ar.

QUESTÃO 10

Joaquim mora na zona rural e enfrenta vários desafios para conseguir estudar. Um destes desafios é o deslocamento de sua casa até à escola. Ele mora em um sítio, a 25 km de sua escola, e percorre esse trajeto diariamente. Joaquim caminha por 4,5 km até ao ponto de ônibus escolar, a uma velocidade escalar constante de 6 km/h. O ônibus gasta 20 minutos do ponto até à escola, chegando pontualmente. Joaquim acordou atrasado e agora precisa correr até ao ponto de ônibus para não perder a aula. O atraso de Joaquim foi de 15 minutos. Qual a velocidade média escalar de Joaquim, e qual o gráfico que representa a distância percorrida (S) em função do tempo (t) para este trajeto.

(A) 7,0 km/h
(B) 7,0 km/h
(C) 9,0 km/h

QUESTÃO 1

Raios são descargas elétricas produzidas quando há uma diferença de potencial da ordem de 2,7 x 107 V, entre dois pontos da atmosfera. Nessas circunstâncias, estima-se que a intensidade da corrente seja 2,0 x 105 A, e que o intervalo de tempo em que ocorre a descarga seja de um milésimo de segundo. Se armazenássemos esta energia, quanto seria o valor de cada raio, sabendo-se que um kWh custa R$0,50 (cinqüenta centavos de real)?

QUESTÃO 12

Em uma aula de física, os alunos observam um objeto descrevendo um movimento circular uniforme. Seja vr a velocidade e ar a aceleração do objeto. Após observarem o fenômeno, fazem os seguintes comentários: I - No movimento circular uniforme a soma das forças que agem no objeto não é nula, portanto existe aceleração não nula.

I - No movimento circular uniforme vr muda constantemente, enquanto a velocidade angular é constante.

(A) Os comentários I e I estão corretos. (B) Os comentários I e I estão errados. (C) Apenas o comentário I está correto. (D) Apenas o comentário I está correto.

QUESTÃO 13

Um estudante precisa manter sua moto diariamente a uma altura de 60 cm e decide construir um elevador hidráulico. A

S(km) t(h) t(h) S(km) t(h) S(km) t(h) S(km)

PROVAS DE CONHECIMENTO – 1ª Etapa - Manhã03

UFT/COPESE Vestibular/2008 massa da moto é de 125 kg. O estudante encontra em sua casa dois canos cilíndricos de aço, com diâmetros de 4 e 40 cm, e constrói o elevador utilizando água. Qual a massa que o estudante terá de colocar sobre o cano de menor diâmetro para manter levantada a moto na altura desejada? Adote:

(B) 7 kg

Aproximadamente: (A) 21 kg (C) 13 kg (D) 40 kg

QUESTÃO 14

Dois materiais, “A” e “B”, com massas mA e mB, possuem calor específico cA e cB, respectivamente. Ao fornecer certa quantidade de calor ao material “A”, e metade desta mesma quantidade de calor ao material “B”, observa-se que a temperatura nos materiais sofre a mesma variação. Com base nessas informações podemos afirmar que:

(A) Se cA < cB então mA > mB.

(B) Se cA = cB então mA < mB.

(C) Se mA = mB então cA > cB.

(D) Se mA = mB então cA = cB.

QUESTÃO 15

Um professor levanta-se de sua mesa e puxa com uma força de 70 N um livro de física quântica, que estava sobre um livro de física clássica na beirada da mesa. O livro de física quântica desliza sobre o livro de física clássica, que cai no chão, conforme figura abaixo. As massas dos livros de física quântica e clássica são: 2 kg e 3 kg, respectivamente. O coeficiente de atrito cinético entre os livros é de 0,7, e entre o livro de física clássica e a mesa é de 0,2. A altura da mesa é de 85 cm. O livro de física clássica ficou em contato com a superfície horizontal da mesa por um breve instante de 0,5 s. Qual o módulo da velocidade com que o livro de física clássica chegou ao

QUESTÃO 16

Em uma tempestade, o som da descarga atmosférica é observado depois de seu respectivo clarão, que acontece quase que instantaneamente. Foi observado inicialmente que havia um tempo médio de 7 s de atraso entre os clarões e seus respectivos sons. Após 1 minuto, o tempo médio de atraso passou a ser de 13 s. Considerando-se que a velocidade de propagação do som na atmosfera é de aproximadamente 340 m/s, podemos afirmar:

(A) A tempestade está se aproximando do observador com uma velocidade de 2 m⁄s.

(B) A tempestade está parada com relação ao observador. (C) A tempestade está se afastando do observador com uma velocidade de 2 m⁄s.

(D) A tempestade está se afastando do observador com uma velocidade de 34 m⁄s.

QUESTÃO 17

Os elementos abaixo pertencem ao terceiro período da tabela periódica e apresentam as seguintes camadas de valência:

A B C D E s2 s2p4 s1 s2p2 s2p1

Analisando essas configurações eletrônicas foram feitas as seguintes afirmações: I. Os elementos, A e B, podem formar um sal através de ligação iônica. I. O elemento com maior eletroafinidade é o B, enquanto que o D possui menor energia de ionização. I. Os elementos com maior e menor raios atômicos são o C e o E, respectivamente.

Está CORRETO o que se afirma em:

(A) I, apenas. (B) I, apenas. (C) I e I, apenas. (D) I e II, apenas.

QUESTÃO 18

A análise de uma substância salina por um analista químico revelou a seguinte composição: 56,58 % de K, 8,68 % de C e 34,74 % de O. Marque a alternativa que exprime corretamente a fórmula empírica deste sal.

(A) K3CO2
(B) KC3O2

QUESTÃO 19

Durante a produção industrial do ácido sulfúrico são necessárias as seguintes etapas intermediárias: combustão do enxofre e oxidação do dióxido de enxofre.

quântica clássica clássica

PROVAS DE CONHECIMENTO – 1ª Etapa - Manhã04

UFT/COPESE Vestibular/2008

Determine a entalpia padrão de formação do trióxido de enxofre de acordo com a reação abaixo:

QUESTÃO 20

Muitos produtos químicos fazem parte do nosso cotidiano, por exemplo, hipoclorito de sódio (limpeza), leite de magnésia (antiácido estomacal), vinagre (culinária), soda cáustica (fabricação de sabão) e iodeto potássio (adicionado ao sal de cozinha como fonte de iodo para tireóide). Estas substâncias pertencem, respectivamente, às seguintes funções químicas:

(A) ácido, base, ácido, base e sal. (B) sal, ácido, ácido, base e sal. (C) sal, base, ácido, base e sal. (D) base, base, ácido, base e sal.

QUESTÃO 21

Os ácidos anacárdicos são isolados do óleo da castanha de caju. As estruturas destes compostos foram atribuídas, de forma geral, como ácidos 6-alquilsalicílicos. A estrutura abaixo, representa um destes ácidos.

ácido 6-pentadecilsalicílico

Com relação aos produtos, decorrentes das reações de substituição em aromáticos, utilizando excesso de reagentes e um tempo curto de reação, é CORRETO afirmar que:

(A) O produto majoritário ocorrerá apenas na substituição do átomo de hidrogênio, da posição 3, do anel benzeno.

(B) O produto majoritário, ocorrerá com as substituições dos átomos de hidrogênio, nas posições 3 e 5, do anel benzeno.

(C) O produto majoritário ocorrerá com as substituições dos átomos de hidrogênio, nas posições 3, 4 e 5, do anel benzeno.

(D) O produto majoritário, ocorrerá com as substituições dos átomos de hidrogênio, nas posições 4 e 5, do anel benzeno.

QUESTÃO 2

Segundo o código de trânsito brasileiro, o condutor que dirigir sob influência de álcool, em nível superior a 0,6 gramas por litro de sangue, comete infração gravíssima, e tem como penalidades multa, suspensão do direito de dirigir, retenção do veículo e recolhimento do documento de habilitação. O nível de embriaguez do motorista suspeito de dirigir alcoolizado é estimado por meio de equipamentos, denominados bafômetros. Um dos tipos de bafômetro existentes contém uma solução ácida de dicromato de potássio pela qual passa o ar expirado pelo motorista, segundo a reação equacionada abaixo. Medindo a intensidade da cor da solução formada, é possível estimar o nível de álcool no sangue do motorista.

Dado: K2Cr2O7 – apresenta cor amarelo –alaranjado e

Cr2(SO4)3 – apresenta cor verde

É CORRETO afirmar:

(A) Nesta reação, o etanol é reduzido a ácido acético e o cromo presente inicialmente no ânion dicromato é oxidado a cromo (I).

(B) Nesta reação, o etanol é reduzido a ácido acético e o cromo presente inicialmente no ânion dicromato é oxidado a cromo (VI).

(C) Nesta reação, o etanol é oxidado a ácido acético e o cromo presente inicialmente no ânion dicromato é reduzido a cromo (VI).

(D) Nesta reação, o etanol é oxidado a ácido acético e o cromo presente inicialmente no ânion dicromato é reduzido a cromo (I).

QUESTÃO 23

Uma determinada solução A preparada em laboratório possui pH = 1,24. Qual será o pH de uma solução B cuja concentração hidroxônica é 100 vezes maior que a solução A?

QUESTÃO 24

A heroína é obtida sinteticamente a partir da morfina e é mais potente que esta, pois penetra mais facilmente no cérebro, onde se transforma na morfina.

O Heroína

)(3)(2)(232ggsSOOS→+∆∆∆∆H0
)(2)(2)(ggsSOOS→+∆∆∆∆H0
PROVAS DE CONHECIMENTO – 1ª Etapa - Manhã05

UFT/COPESE Vestibular/2008

Considere as seguintes afirmações sobre esta molécula:

I. A hidrólise básica dos grupos funcionais ésteres transforma-os em hidroxilas, restituindo a molécula de morfina.

I. Deve sofrer reação de adição, pois apresenta ligação dupla.

I. O átomo de nitrogênio possui um caráter básico, conseqüentemente, na presença de um equivalente de ácido clorídrico, ocorre sua protonação total, levando à formação de um sal de amônio quaternário.

Está CORRETO o que se afirma em:

(A) I e I apenas. (B) I e I apenas. (C) I e II apenas. (D) I, I e II.

QUESTÃO 25

A origem da vida parece ter ocorrido há cerca de 3.400 M.a., quando o planeta Terra teria já 1.0 a 1.500 M.a., e os seres vivos conservam em si marcas do seu passado. Atualmente, há reconhecidamente duas formas de organização celular entre os seres vivos: a célula procariótica e a célula eucariótica, que provavelmente originaram-se de organismos ancestrais, a partir de eventos evolutivos e interações com os ecossistemas em que habitavam. Qual seria a origem da diferença entre células procarióticas e eucarióticas? Até há pouco tempo, considerava-se que as células eucarióticas teriam derivado da invaginação e especialização da membrana plasmática da célula procariótica. A cientista Lynn Margulis sugeriu que a origem da célula eucariótica se deve ao desenvolvimento de associações simbióticas obrigatórias entre diferentes seres, que ocorreram em três etapas: (1) Uma célula protoeucarionte hospedou uma bactéria aeróbia, obtendo assim a mitocôndria; (2) Esta célula proto-eucarionte hospedou uma espiroqueta obtendo assim cílios, flagelos e citoesqueleto; (3) Finalmente, esta célula proto-eucarionte hospedou uma cianobactéria e obteve assim os plastos. É verdadeiro que:

I. Esta hipótese chamada Teoria Endossimbiontica é muito improvável porque a simbiose raramente ocorre na Natureza.

I. A síntese protéica em mitocôndrias e cloroplastos não ocorre na presença de substâncias inibidoras de procariontes, como estreptomicina e cloranfenicol.

I. A membrana que envolve as mitocôndrias e plastos é dupla, o que sugere que a bactéria endossimbionte foi fagocitada pela célula proto-eucarionte.

IV. Houve a aquisição de complexidade na estrutura e função da célula eucariótica em relação à célula procariótica, inclusive permitindo a maturação de proteínas.

V. As organelas de eucariontes, mitocôndrias e plastos, não têm DNA próprio e, portanto não podem fazer divisão autônoma.

Indique a alternativa em que todas as afirmativas são verdadeiras.

(A) I, II e IV (B) I, I e IV (C) I, I, IV e V (D) IV e V

QUESTÃO 26

As atividades celulares são orientadas pelas informações contidas no DNA, que são decodificadas em proteínas através dos mecanismos de transcrição e tradução. O que faz uma baleia parecer uma baleia são suas proteínas. Assim, as proteínas determinam as funções vitais da baleia, como de todos os seres vivos. Para ditar o desenvolvimento de um organismo, a informação do DNA deve, de algum modo, ser convertida em proteínas. Esta conversão ocorre porque o DNA contém um código genético para os aminoácidos que compõem as proteínas. Neste código, cada aminoácido é representado por uma seqüência de pares de bases, e esta seqüência é refletida na seqüência de aminoácidos reunidos em uma cadeia protéica. Assim, traduzir o código genético significa passar o código de seqüência de bases para uma seqüência de aminoácidos.

PROVAS DE CONHECIMENTO – 1ª Etapa - Manhã06

UFT/COPESE Vestibular/2008

Deste modo, o DNA é decodificado na forma de uma proteína estrutural ou enzimática que, por sua vez, é responsável por uma característica do organismo. Podemos afirmar que:

I. Esta decodificação se faz através da leitura de seqüências de três nucleotídeos, chamados códons, que especificam aminoácidos.

I. Os códons diferem entre diferentes táxons de seres vivos; há códons que não codificam aminoácidos.

I. A decodificação ocorre no citoplasma celular, em estruturas chamadas ribossomos, a partir de uma fita simples de DNA que deixa momentaneamente o núcleo somente para tal função.

IV. Cada códon traduz apenas um aminoácido. V. Alguns aminoácidos são codificados por mais de um códon. A isto chamamos degeneração do código, o que possivelmente traz maior estabilidade contra mutações no DNA.

Indique a alternativa em que todas as afirmativas são falsas.

(A) I e I (B) I, II e IV (C) I e II (D) I, II e V

QUESTÃO 27

Muitos cientistas consideram a engenharia genética como uma simples extensão dos cruzamentos seletivos, pois ambas as tecnologias juntam o material genético de diferentes origens para criar organismos que possuem novas características. Entretanto, apesar da engenharia genética e do cruzamento seletivo possuírem uma semelhança fundamental entre si, eles também possuem importantes diferenças, mostradas na figura abaixo. (Fonte: KREUSER, Helen e MASSEY, Adrianne. Engenharia Genética e Biotecnologia, 2ª Ed. Porto Alegre: ArtMed Editora. 2002).

Sobre a engenharia genética, podemos afirmar que:

I. A possibilidade de transferência de genes é ilimitada entre organismos de diferentes espécies e até mesmo de diferentes domínios e filos.

(Parte 1 de 2)

Comentários