TCC - Plano de marketing

TCC - Plano de marketing

(Parte 1 de 4)

Palmas/TO 2012

Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do título de Bacharel em Administração apresentado as Faculdades Objetivo. Orientadora: Profª. Esp. Maria de Jesus Duarte Barros.

Palmas-TO 2012

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado às Faculdades Objetivo para obtenção do título de Bacharel em Administração de Empresas.

Aprovado em:

Profª. Esp. Maria de Jesus Duarte Barros Instituto de Ensino e Pesquisa Objetivo - IEPO

MEMBRO DA BANCA Instituto de Ensino e Pesquisa Objetivo – IEPO

MEMBRO DA BANCA Instituto de Ensino e Pesquisa Objetivo - IEPO

Dedicamos este trabalho ao nosso Deus, por estar a frente de nossos objetivos; Aos nossos pais, por apoiar todas as nossas decisões; Aos nossos familiares, pelo apoio que foi fundamental na definição do nosso ideal;

Agradecemos, em primeiro lugar, a DEUS por ser a base das nossas conquistas.

Aos nossos familiares, por acreditar e apoiar as nossas escolhas. À professora orientadora Maria de Jesus Duarte Barros, pela dedicação em suas orientações para a elaboração deste trabalho, nos incentivando e colaborando no desenvolvimento de nossas ideias.

Ao Prof. Esp. Marcelo Vidigal pelo auxílio na elaboração deste TCC. Aos colegas de turma, que ao logo desses quatros anos de curso, uniram-se a nós para atingirmos os nossos objetivos.

Agradecemos à Direção da empresa NS Coleta e Reciclagem de Lixo Eletrônico por ter aberto suas portas para a realização desta pesquisa científica.

“O marketing tem por principal responsabilidade o alcance do crescimento em receitas lucrativas para a empresa. Ela deve identificar, avaliar e selecionar oportunidades de mercado e estabelecer as estratégias para alcançar proeminência, senão domínio, nos mercados-alvo.” Philip Kotler

O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo elaborar e implementar um Plano de Marketing Verde para a empresa NS Coleta e Reciclagem de Lixo Eletrônico. Neste contexto, a pesquisa foi desenvolvida a partir de uma revalorização do serviço de coleta e reciclagem de equipamentos eletroeletrônicos, como uma possibilidade comercial que apresenta um caráter de responsabilidade social e de defesa dos valores ecológicos. O adequado descarte dos materiais obsoletos promove a conscientização da sociedade no que diz respeito à proteção e preservação da vida sobre a Terra. Fator que gera um processo de gestão com vínculo direto com as políticas públicas. Ideais que sustentam o Plano de Marketing e viabilizam o planejamento, a execução e avaliação do posicionamento da NS Coleta e Reciclagem de Lixo Eletrônico no mercado, que ainda não apresenta uma competitividade acirrada. A metodologia utilizada neste TCC configurou-se na pesquisa bibliográfica e entrevista com o sócio-proprietário da referida empresa. Ao final da pesquisa, subsídios estratégicos para a empresa foram construídos, a partir de um ambiente favorável para este segmento se fortalecer no mercado regional, solidificando a sua marca através do importante serviço oferecido para a população e preservação da natureza. Palavras chaves: Plano de Marketing Verde; E-Lixo, Sustentabilidade, Reciclagem.

The present Course Conclusion Work has like objective elaborate and implement a Plan of Green Marketing for the company NS Collects and Recycling of Electronic Trash. In this context, to research was developed from a revaluation of the service of collection and recycling of electronics equipment, as a commercial possibility that presents a character of social responsibility and of defense of the ecological values. The adequate one discards of the obsolete stuff promotes the awareness of the society in what concerns the protection and preservation of the life about the Land. Factor that generates a trial of management with straight bond with the public politics. Ideal that maintain the Plan of Marketing and make feasible the planning, the execution and evaluation of the positioning of the NS Collects and Recycling of Electronic Trash in the market, that still does not present competitiveness irritated. The methodology utilized in this TCC configured itself in the bibliographical research and interviews with the partner-holder of the referred company. To the end of the research, strategic subsidies for the company were built, from a favorable environment for this segment be fortified in the regional market, solidifying to his mark through the important service offered for the population and preservation of the nature. Keywords: Plan of Green Marketing; E-lixo, Sustainability, Recycling.

FIGURA 1 – OS 4 (QUATRO) P’S DO COMPOSTO DE MARKETING26
FIGURA 2 – CARRO UTILIZADO NA COLETA DE MATERIAIS36
FIGURA 3 – BALANÇA MECÂNICA36
FIGURA 4 – CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS COLETADOS38
FIGURA 5 – CICLO DE VIDA DE UM NOTEBOOK41
FIGURA 6 – SUGESTÃO DE LOGOTIPO 145

LISTA DE GRÁFICOS FIGURA 7 – SUGESTÃO DE LOGOTIPO 2 ............................................................. 45

QUADRO 1 – ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO35
QUADRO 2 – ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO35

LISTA DE QUADROS QUADRO 2 – CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DE MARKETING ......................... 46

FIGURA 1 – OS 4 (QUATRO) P’S DO COMPOSTO DE MARKETING26
FIGURA 2 – CARRO UTILIZADO NA COLETA DE MATERIAIS36
FIGURA 3 – BALANÇA MECÂNICA36
FIGURA 4 – CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS COLETADOS38
FIGURA 5 – CICLO DE VIDA DE UM NOTEBOOK41
FIGURA 6 – SUGESTÃO DE LOGOTIPO 145

LISTA DE FIGURAS FIGURA 7 – SUGESTÃO DE LOGOTIPO 2 ............................................................. 45

TCCTrabalho de Conclusão de Curso
NSNS Coleta e Reciclagem de Lixo Eletrônico

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS E-LIXO Lixo Eletrônico PNRS Política Nacional de Resíduos Sólidos

1. INTRODUÇÃO15
1.1. TEMÁTICA16
1.2. PROBLEMÁTICA16
1.3. HIPÓTESE16
1.4. JUSTIFICATIVA17
1.5. OBJETIVOS17
1.5.1. Objetivo Geral18
1.5.2. Objetivos Específicos18
2. METODOLOGIA19
2.1. TIPOS DE PESQUISA:19
2.2. TÉCNICAS DE PESQUISA20
2.3. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES21
3. REFERENCIAL TEÓRICO23
3.1. HISTÓRIA DO MARKETING23
3.2. CONCEITO DE MARKETING24
3.3. COMPOSTO DE MARKETING25
3.4. PRODUTO26
3.5. PREÇO27
3.6. PROMOÇÃO28
3.7. CONCEITO DE MARKETING VERDE31
4. O EMPREENDIMENTO32
4.1. DENOMINAÇÃO E FORMA DE CONSTITUIÇÃO32
4.2. NATUREZA E RAMO DE ATUAÇÃO32
4.3. INFORMAÇÕES SOBRE O PORTE DA EMPRESA32
4.4. FORÇA DE TRABALHO3
4.5. FONTES DE RECEITAS34
4.6. NECESSIDADE DE MERCADO A SER ATENDIDO34
4.7. MISSÃO34
4.8. VISÃO34
4.9. ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO35
4.10. ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO35
4.1. INFRAESTRUTURA E EQUIPAMENTOS35

SUMÁRIO 4.12. COMUNICAÇÃO INTERNA DA ORGANIZAÇÃO ....................................................... 36

5. O PRODUTO38
5.1. DESCRIÇÃO DOS PRINCIPAIS PRODUTOS38
5.2. SISTEMA DE QUALIDADE DOS PRODUTOS39
5.2.1. Produtos Reaproveitáveis39
5.2.2. Normas E Regulamentos Técnicos39
5.3. ALIANÇAS ESTRATÉGICAS39
5.4. CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS40
6. MERCADO42
6.1. IDENTIFICAÇÃO DO PÚBLICO-ALVO42
6.2. TENDÊNCIAS DE MERCADO42
6.3. PARTICIPAÇÃO PRETENDIDA NO MERCADO42
6.4. CONCORRÊNCIA43
6.5. DIFERENCIAL COMPETITIVO43
6.6. METAS ESPECÍFICAS: MERCADO43
7. PLANO DE MARKETING4
7.1. POLÍTICA DE PREÇO4
7.2. CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO4
7.2.1. Tipo De Mídia Utilizada4
7.3. DOMÍNIOS, MARCAS E PATENTES45
7.4. ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO E VENDAS46
7.5. EQUIPE DE VENDAS46
7.6. PÓS VENDA46
7.7. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DE MARKETING46
7.8. PLANO FINANCEIRO47
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS48
REFERÊNCIAS49
APENDICE A51
ANEXO 1 - FACHADA DA EMPRESA52
ANEXO 2 - CARROS PARA TRANSPORTE DE MATÉRIAS RECICLÁVEIS53
ANEXO 3 - MATERIAIS CLASSIFICADOS CONFORME O TIPO54

4.13. SITE E RECURSOS TECNOLÓGICOS ................................................................... 37 ANEXO 4 – BANCADA USADA NO TESTE DOS EQUIPAMENTOS COLETADOS......................................................................................................... 5

15 1. INTRODUÇÃO

Diante da globalização, as organizações vivem em um mundo de incertezas e mudanças. O mercado se torna a cada dia mais competitivo e exigente, forçando as empresas a adotarem medidas que deem sustentação à suas atividades comerciais, a busca por uma melhoria contínua em seus atendimentos ou serviços, a inovação na elaboração de novos produtos, a responsabilidade social, um marketing eficaz, são exemplos das ações buscadas pelos gestores, que tem por objetivo atender as necessidades de seus clientes.

O Marketing é uma ferramenta utilizada para divulgar os produtos e serviços ou a própria organização, ele se faz necessário pelo grande número de concorrentes existentes. Outra função é despertar nos consumidores desejos e como supri-los, promovendo a satisfação de seus clientes.

Tendo em vista o desejo das empresas de obter mais eficiência, eficácia e efetividade nas ações de Marketing e o desenvolvimento de estratégias para nortear a execução das atividades se faz necessário a elaboração do Plano de Marketing, na qual é especificado os objetivos da organização, identificação dos concorrentes, análise de pontos fortes e fracos, análise dos produtos, há uma menor possibilidade de insucesso, etc.

Há um novo cenário tomando força em meios aos processos produtivos, avanços tecnológicos e ao mercado competitivo, onde a grande demanda de certo produtos causa um desequilíbrio na cadeia produtiva, exigindo um consumo mais responsável por toda a sociedade. Neste contexto, criou-se o conceito de marketing verde, na qual cria uma oportunidade para fortificar a imagem da organização perante aos seus clientes, considerando as questões socioambientais e a sustentabilidade nas atividades de Marketing. Lavorato (2006) afirma que o marketing ambiental contribui para o desenvolvimento de “produtos e serviços direcionados a um segmento específico, que valoriza e consome produtos ecologicamente corretos”.

Sendo assim, o presente trabalho tem como intuito elaborar um plano de marketing no qual possa ser implantado na empresa NS Coleta e Reciclagem de Lixo eletrônico usando o conceito de Marketing Verde descrito anteriormente.

16 1.1. Temática

Plano de Marketing para a Empresa NS Coleta e Reciclagem de Lixo Eletrônico Ltda.

1.2. Problemática

No mundo globalizado, surge diariamente uma preocupação dos macros e micros usuários de equipamentos e insumos produzidos pela indústria eletroeletrônica com o descarte correto do chamado e-lixo. Ou seja, qualquer tipo de sucata de produtos originados pela tecnologia.

O presente Trabalho de Conclusão de Curso, neste contexto, visa estudar detalhadamente a realidade da empresa NS, a qual pertence ao setor privado, na condição de sociedade LTDA, considerada de pequeno porte, no segmento de prestação de serviço de coleta e reciclagem de lixo eletrônico.

Atualmente, a empresa apresenta uma gestão de marketing inadequada para a sua realidade, não utilizando as ferramentas existentes para participar competitivamente deste mercado. Levando-se em consideração esta deficiência, pergunta-se: Qual é o tipo de marketing que poderá ser utilizado pela empresa NS Coleta e Reciclagem de Lixo Eletrônico para atender à demanda sócio ambiental?

1.3. Hipótese

que os componentes eletrônicos podem causar ao meio ambiente

Ao propor este Trabalho de Conclusão de Curso, pretende-se que a sociedade tocantinense conheça os serviços prestados pela NS e da referida empresa conscientiza-se através de estratégias administrativas, quanto aos danos

Na tentativa de solucionar o problema em questão, sugere-se que seja implantado um Plano de Marketing Verde.

17 1.4. Justificativa

O ser humano dotado de inteligência buscou formas, durante toda a História, para vencer obstáculos impostos pela natureza. Desta forma, foi desenvolvendo e inventando instrumentos tecnológicos com o objetivo de superar tais dificuldades. A partir daí, a tecnologia passa por um processo constante de mutação e aperfeiçoamento, gerando consequências positivas e negativas.

Um dos efeitos positivos é a entrada de novos produtos no mercado, pois encontra-se, hoje, uma vasta gama de equipamentos eletroeletrônicos à venda, com inúmeras utilidades, funções e acessórios que facilitam a vida da população, podendo ser utilizados no cotidiano como ferramentas de trabalho e facilitador no aprendizado.

Ao longo dos anos, novas tecnologias vão surgindo e os equipamentos que antes eram de última geração se tornam defasados e caem em desuso, tornando-se lixo eletrônico, como por exemplo, computadores, celulares, televisores, geladeiras, etc.. Esses resíduos sólidos, que também são conhecidos por e-lixo, uma vez descartados de forma errada, podem trazer graves problemas para o meio ambiente e para a comunidade. Eles são compostos por metais pesados e, em alguns casos, tóxicos; tais como mercúrio, cádmio chumbo, titânio, entre outros.

Algumas das principais motivações que levam a comunidade a fazer o descarte incorreto são: 1- Má educação dos usuários desses produtos; 2- A falta de informação sobre o descarte correto desses equipamentos; 3- A falta de Marketing informativo nas empresas de reciclagem de Lixo Eletrônico.

Diante deste contexto, esta pesquisa quer realçar a necessidade da ética e da consciência da sociedade em relação à procura de meios alternativos de coleta e descarte dos materiais chamados, e-lixo.

O que é considerado pela classe científica pós-moderna uma ação imediata e de preservação da vida para as futuras gerações.

1.5. Objetivos

Diante deste contexto, esta pesquisa quer realçar a necessidade da ética e da consciência da sociedade em relação a procura de meios alternativos de coleta e descarte de materiais chamados e-lixo. O que é considerado pela classe cientifica pós-moderna uma ação imediata e de preservação da vida para as futuras gerações. 1.5.1. Objetivo Geral

Implementar o Marketing Verde na empresa NS Coleta e Reciclagem de Lixo

Eletrônico para que esta torne-se uma referência no segmento de reciclagem da cidade Palmas.

1.5.2. Objetivos Específicos

1. Identificar as ações de Marketing utilizadas atualmente pela empresa NS; 2. Verificar a eficácia destas ações; 3. Elaborar um Plano de Marketing que esteja de acordo com o mercado e com a atual estrutura administrativa da empresa NS.

19 2. METODOLOGIA

A pesquisa é um processo que auxilia a construção do conhecimento e tem por objetivo principal gerar novos conhecimentos, unindo-os aos pré-existentes.

De acordo com GIL (2008, p. 17), pesquisa é um procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos.

ANDER EGG (apud LAKATOS, 1991) conceitua, é um procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento.

Com base nos autores citados, pesquisa é uma ferramenta que possibilita encontrar respostas para problemas enfrentados no dia a dia, utilizando métodos científicos, onde novos conceitos sejam agregados às informações existentes.

2.1. Tipos de Pesquisa:

a) Quanto à natureza: pode ser considerada pesquisa aplicada, pois tem o interesse de aplicar o conhecimento e obter retorno imediato, buscando transformar em ação concreta os resultados do trabalho.

Segundo MARCONI e LAKATOS (2010, p. 06), pesquisa aplicada é caracterizada por seu interesse prático, isto é, que os resultados sejam aplicados ou utilizados na solução dos problemas específicos.

b) Quanto à abordagem, relatada nesta dissertação é qualitativa, pois tem como característica avaliar e analisar os dados de forma descritiva.

“Pesquisa qualitativa não procura enumerar e/ou medir os eventos estudados, nem emprega instrumental estatístico na análise dos dados. Parte de questões ou focos de interesses amplos, que vão se definindo à medida que o estudo se desenvolve. Envolve a obtenção de dados descritivos sobre pessoas, lugares e processos interativos pelo contato direto do pesquisador com a situação estudada, procurando compreender os fenômenos segundo a perspectiva dos sujeitos, ou seja, dos participantes da situação em estudo”.

c) Quanto aos objetivos, foi realizada pesquisa do tipo exploratório.

Segundo Gil (2008 p. 41), o principal objetivo da pesquisa exploratória é “o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições, conhecendo a variável de estudo tal como se apresenta, seu significado e o contexto onde ela se insere”.

2.2. Técnicas de Pesquisa

As técnicas são os procedimentos operacionais que servem de mediação para a realização das pesquisas.

“A pesquisa bibliográfica abrange toda bibliografia já tornada pública em relação ao tema estudada, desde publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias, teses, material cartográfico e etc., até meios de comunicação orais: rádio, gravações em fita magnética e áudios visuais: filmes e televisão.”

Para o desenvolvimento deste estudo foi utilizado pesquisa bibliográfica para levantamento de informações e confirmações de alguns fatos descritos.

Outro aspecto segundo MARCONI e LAKATUS, (2010, p. 76), é a observação:

“Uma técnica de coleta de dados para conseguir informações e utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade”. “Não consiste apenas em ver e ouvir mais também em examinar fatos ou fenômenos que se deseja estudar.”

Nesta pesquisa também foi utilizada entrevistas que denomina-se como uma técnica de coleta de informações sobre um determinado assunto diretamente solicitadas aos sujeitos pesquisados.

Para PARRA (1998, p. 106), “as informações necessárias para o desenvolvimento do estudo podem ser obtidas mediante o preenchimento de um questionário pelo pesquisador”.

A entrevista foi realizada na empresa NS situada na Rua Rio Branco Quadra

SE 07 Lote 02, Aureny I, no dia 12 de abril de 2011. O entrevistado foi o senhor Gledson Neves da Costa, sócio - fundador da empresa.

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