Livro-Didático-LIBRAS

Livro-Didático-LIBRAS

(Parte 1 de 2)

2LIBRAS Para Todos

Nome: Ms Anderson Simão Duarte Participação: Autor e idealizador Atuação: Professor da Universidade Federal do Mato Grosso

Nome: Dra Maria de Jesus das Dores Alves Carvalho Patatas Participação: Co-revisora Atuação: Professora da Universidade Federal do Mato Grosso

Nome: Elisa Calvete Ulema Ribeiro Participação: Fotógrafa e colaboradora Atuação: Formanda do Curso de Letras/Literatura - UFMT

Nome: Maurício José Mota Participação: Ilustrador e diagramador Atuação: Acadêmico do Curso de Publicidade - UFMT

LIBRAS Para Todos3 LIBRAS Para Todos

Nome: Dra Simone de Jesus Padilha Participação: Revisora e orientadora das Teorias Bakhtiniana Atuação: Professora da Universidade Federal do Mato Grosso

Nome: Thiago Rodrigues Lopes Participação: Conteudista Atuação: Psicólogo

Nome: Dranda Soraia Lima Arabi Participação: Revisora Atuação: Professora da Universidade Federal do Mato Grosso

Nome: Walquíria Peres de Amorim Participação: Colaboradora Atuação: Formanda do Curso de Letras/Francês - UFMT

Oi pessoal! Esse Livro Didático foi elaborado com muito carinho e objetividade de nos inserirmos no âmbito da inclusão, vamos juntos conhecer a Língua Brasileira de Sinais de forma prática, contextualizada e fundamentada nas teorias de Bakhtin e Vygostsky em concordância com as regras gramaticais da língua de sinais.

Esse material é constituído com as 26 letras do alfabeto, 64 configurações manuais, 14 numerais, 538 palavras, 403 frases e 20 exercícios práticos e dinâmicos.

Temos ainda durante o uso desse material, centenas de derivações de sinais e frases em conformidade aos enunciados propostos por alunos e professor.

Todos os exercícios propostos serão filmados e analisados com objetivos e propostas bem definidas.

Vamos juntos aprender, usar e nos comunicar de forma clara e prazerosa, e lembre-se devemos sempre estar abertos ao aprendizado de novos sinais, tais como: Regionalismos, vícios de linguagem, gírias, dentre outros. Iremos trocar experiências com colegas intérpretes, instrutores, e professores de outras instituições de ensino e principalmente dos usuários nativos - os surdos.

Tais trocas de experiência se darão com muito profissionalismo e a certeza da prática no uso da Língua de Sinais.

Lembrem-se! Cada frase, oração ou texto será constituído com conformidade ao enunciado, ao momento, ao contexto. Portanto, todo sinal depende da interação com o outro. Liberte sua criatividade!

Conteúdo programático08
Como usar meu livro didático?10
Unidade I - Para Começar!13
1.1. Alfabeto14
1.2. Numerais15
1.3. Configurações16
Unidade I – Comunicando-se19
2.1. Cumprimentos20
2.3. Interrogações26
Unidade I – Verbos31
3.1 Verbos32
Unidade IV – Ambiente Escolar61
4.1. Ambiente Escolar62
4.2. Disciplinas80
4.3. Cursos82
4.4. Cores84
Unidade V – Calendário87
5.3. Mês94
5.4. Ano e Estações96
Unidade VIII – Antônimos119
Unidade X – Sinais Complementares133
Unidade XI – Lei 10.436 de 24 de abril de 2002159

Unidade VI – Família _9 Unidade VII – Sentimentos _ 109 Unidade IX – Intensidade _ 129 Unidade XII – Referências Bibliográficas ________________________________________________163

8LIBRAS Para Todos

1. Os cinco parâmetros da Língua Brasileira de Sinais 2. Fonética e fonologia 3. Pares mínimos da Língua Brasileira de Sinais 4. Comparação entre línguas orais e línguas de sinais 5. Incorporação de numeral

• Morfologia • Sintaxe 1. Formação de interrogativas 2. Formação de exclamativas 3. Formação de negativas • Semântica

• Pragmática

• Ordem básica da frase e suas variações

• Sinais simples e compostos

• Comportamento e aplicação dos tipos básicos de verbos

1. Verbos com concordância 2. Verbos sem concordância 3. Verbos “manuais” 4. Verbos e substantivos 5. Entonação 6. Regionalismo

• Derivação nas línguas de sinais • Flexão nas línguas de sinais 1. Flexão de numeral 2. Flexão de aspecto

• Classificadores

• Empréstimos linguísticos: Língua Portuguesa, Datilologia, Língua Americana de Sinais, Língua Francesa de Sinais e Iconicidade.

Unidade I - Para começar! Unidade I - Comunicando-se

Unidade I - Verbos

Unidade IV - Ambiente escolar Unidade V - Calendário

Conteúdo Programático

LIBRAS Para Todos9 LIBRAS Para Todos

• Flexibilidade e versatilidade • Arbitrariedade

• Descontinuidade

• Criatividade/produtividade • Dupla Articulação

• Padrão

• Dependência estrutural • Comunicação animal

• Língua natural

• Expressão não manual • Repetição

• Intensidade

• Velocidade

• Foco

Unidade VI - Família Unidade VII - Sentimentos

Unidade VIII - Antônimos Unidade IX - Intensidade

10LIBRAS Para Todos Como usar meu livro didático?

Galera, na página ao lado temos orientações quanto ao uso e aplicação de cada recurso didático que esse livro nos oferece, além dos exercícios propostos.

Muita atenção nas orientações quanto a gramática da língua de sinais, tais orientações se encontram nos "boxes". Além das referências teóricas no campo da linguística.

Todas as frases, exercícios, dinâmicas e apresentações serão trabalhadas em grupo, tendo como parceria os colegas, compartilhando novas experiências e conhecimentos.

Cada exercício será filmado individualmente e/ou coletivamente, e logo, analisado pela turma com a presença do professor.

LIBRAS Para Todos11 LIBRAS Para Todos

Número que corresponde a configuração manual da mão esquerda conforme legenda nas página 12 a 14.

Ampliações das configurações manuais.

Números em escala crescente quanto a ordem dos sinais na língua gestual.Texto a ser traduzido para a Língua Brasileira de Sinais em conformidade ao enunciado.

Morfema completo, constituído pelos parâmetros da língua de sinais.

Número correspondente as frases.

Número que corresponde a configuração manual da mão direita conforme legenda nas página 12 a 14.

Praticar o uso do alfabeto manual.

Orientação quanto ao uso e aplicação do sinal

(legenda no rodapé).

acabar*

Frase 28: A aula de Libras acabou, ok!

Orientação quanto ao uso e aplicação do sinal.

* Usado somente para indicar o término de uma atividade.

Unidade I Para Começar!

:: Alfabeto :: Numerais

:: Configurações

14LIBRAS Para Todos Alfabeto

N-n

U-u Z-z Ç-ç

H-h B-b

O-o V-v

I-i C-c

P-p J-j

Q-q W-w

E-e

R-r X-x

K-k F-f

S-s

L-l G-g

T-t Y-y

M-m

Pessoal, o alfabeto é usado na forma de datilologia em situações específicas, como: soletração de nomes próprios, palavras em destaque, auxílio no ensino da língua portuguesa e/ou situações de emergência quando o locutor não conhece um determinado sinal.

LIBRAS Para Todos15 LIBRAS Para Todos

Números Quantitativos: 0

Alunos, os números quantitativos são usados somente para expressarmos quantidade, até o número 04.

Portanto, acima de 04 usa-se os números cardinais.

Os sinais dicionarizados correspondem aos sinais oficializados pela comunidade de pesquisadores.

Números Cardinais: Numerais

Orientações! 4

16LIBRAS Para Todos Configurações

LIBRAS Para Todos17 LIBRAS Para Todos

18LIBRAS Para Todos

Respeite as CMs, evite os sinais confusos (sujos)

Gente, as configurações manuais (CMs) correspondem a um dos parâmetros das linguas de sinais, vale ressaltar que tais configurações são usadas mundialmente.

Cada sinal possui sua própria CM, estas constituem os fonemas da língua de sinais, ou seja, são as unidades mínimas de cada palavra (sinal). Entretanto, estas unidades quando usadas com significados, constituem os morfemas, estruturas mínimas da palavra. Fica a dica!

Importante!

Sinal: Cuidado

Configurações

LIBRAS Para Todos

Unidade I Comunicando-se

:: Cumprimento: :: Pronomes

:: Interrogações

Sinal: Oi

20LIBRAS Para Todos Cumprimentos

Frase 1: Boa noite!Frase 2: Bom dia, Augusta!

Bom noite noite noite tarde

Toda língua estrangeira só se aprende em um dado contexto, numa interação com outra pessoa, nunca poderemos aprender uma língua como L2 de forma isolada ou segmentada. A língua é viva. Em cada momento o sinal poderá ter um novo significado, pois o significado acontece em conformidade com o uso e a necessidade.

Importante lembrar! (a)

(c)(b) Frase 3: Boa tarde! Frase 4: Boa noite, Gabriela.

LIBRAS Para Todos21 LIBRAS Para Todos dia dia

nome obrigado dia

A ordem básica na sintaxe das sentenças é sujeito-verbo-objeto (S.V.O), vale ressaltar que teremos outras ordens que constituem as variações do sistema S.V.O.

Mas iremos estudá-los no próximo módulo, básico I, ok?

Quadros, 2004.

(a) (b) (c)

Frase 7: Meu nome não é Luisa. Frase 5: Bom dia, Bruna. Frase 6: Obrigado, Leandro.

22LIBRAS Para Todos Cumprimentos prazer conhecer voceoi

sinaltchautudo bem Frase 10: Meu sinal é (...).Frase 1: Tudo bem?

Frase 8: Oi, boa tarde!Frase 9: Prazer em te conhecer, Sandra.

LIBRAS Para Todos23 LIBRAS Para Todos

Frase 14: Qual o seu sinal? desculpanadameu sinal Frase 12: Me desculpe, por favor.Frase 13: Peça desculpa!

* Usa-se para expressar ausência de quantidade.

Essa dica vai para os alunos inteligentes! A língua de sinais brasileira apresenta construções duplas com modais quantificadores e verbos.

Além desses casos, são muito comuns construções duplas com interrogação, negação e advérbio.

Os sinais com foco orientam o enunciado no início e no fim. Ou somente no final da frase.

Nunca esqueçam! A palavra é viva no momento da interação, pois a cada nova oração teremos novos valores e formatos. Ao usá-la em novos contextos, teremos sempre novos significados.

Quadros, 2004. por favor

24LIBRAS Para Todos

nos 2nos eu meu

Pronomes (b)

(a) Frase 17: Somente nós dois.

Frase 15: Eu tenho duas casas.Frase 16: Este carro é meu.

Para entender o ensino da língua estrangeira é preciso, portanto, conhecer os professores e o que eles sabem sobre a forma de ensiná-la, o que pensam sobre sua prática e como esses conhecimentos e os processos de pensamento são aprendidos através da educação formal do professor e de sua experiência de trabalho, ajudando-o a moldar práticas do ensino mais eficiente. (Freeman e Richards, 1996).

Libras: L2 para ouvintes

Lembre-se!

Todo sinal é histórico. Alguns sinais são oficializados, portanto perdurados. Estes sinais foram antes constituídos no cotidiano dos usuários. Entretanto, outros sinais caem em desuso, em decorrência a historicidade sóciocultural.

LIBRAS Para Todos25 LIBRAS Para Todos nos 3

vocevoce soletrar Todo usuário da língua

gestual ao fazer um sinal espera do outro um contra sinal (resposta) sendo este sinal manual ou não, acontecendo assim a interação entre os indivíduos. No momento em que ocorre essa relação dos sinais, surge então a compreensão e a intenção do diálogo.

(b)(a)

Frase 21: Você quem roubou minha moto! * Acusação.

Frase 19: Iremos nós três à festa.Frase 20: Por favor, soletre seu nome. *

26LIBRAS Para Todos

Frase 23: Qual é seu carro, este ou aquele? por quequal(a) quem

Interrogações

Alunos, a expressão facial e o foco são impressindíveis aos enunciados, veja a intensidade dos sinais e as configurações das mãos.

Lembre-se: Não existe sinal isolado, não há o porquê de edificar um sinal sem o propósito da interação com o outro. Portanto, todo sinal tem uma resposta, seja ela manual ou não manual.

Todos os sinais relacionados às perguntas devem ser sinalizados no final da sentença; sinalizá-los no início é facultativo.

Frase 2: Quantas bicicletas você vê?

*Usamos somente para pergunta no final da oração, nunca como verbo de ligação.

Sinal e contra-sinal Atenção

Interrogações e*

LIBRAS Para Todos27 LIBRAS Para Todos

Frase 24: Quantos caminhões você tem? qual

porquequantos onde

(b) Frase 25: Onde você mora?

*Pergunta direta sem opções de respostas**Usado somente para respostas (justificativa).

Frase 26: Quem? Você? Seu nome é maria, não é?

Não há intenção de pergunta sem expressão facial e/ou corporal. Não se prenda exclusivamente aos sinais manuais, lembrem-se: Cada sinal é um morfema, portanto, são constituídos pelos parâmetros da Língua de Sinais.

28LIBRAS Para Todos

Feliz Confuso Normal Intediado Zangado Galã

Assustado Tímido Apaixonado

Atividade

A atividade ao lado é muito fácil! Vamos tentar juntos?

As expressões faciais correspondem a coluna central dos parâmetros.

Vamos nesse momento elaborar alguns diálogos representando cada expressão facial das figuras ao lado, não esqueçam das entonações.

Essa atividade será filmada e posteriormente será analisada.

LIBRAS Para Todos29 LIBRAS Para Todos

Feliz Confuso Normal Intediado Zangado Galã

Assustado Tímido Apaixonado

Folha de anotações

Unidade I Verbos

32LIBRAS Para Todos Verbos

* Usado somente para indicar o término de uma atividade. abandonar acabar verboAcadêmicos, devemos atentar aos tipos de verbos:

1) verbo com concordância é aquele que concorda com o sujeito, portanto, não sinaliza o pronome.

2) verbo sem concordância, necessita da sinalização do sujeito, pois o verbo pede a identificação nos enunciados.

Quadros, 2004.

Lembre-se que a expressão facial é imprescindível para o entendimento do diálogo. Você poderá usar o mesmo sinal para novos sentidos e contextos tudo dependerá dos interlocutores, intimidade, relação, intenção e o meio em que ocorre o diálogo.

Frase 27: Ana abandonou o José.Frase 28: A aula de Libras acabou, ok!

LIBRAS Para Todos33 LIBRAS Para Todos

Frase 31: Lourdes sempre me aconcelha e me acompanha.Frase 32: Precisamos nos acostumar a ir à igreja, todo sábado. *Achar, nesse sinal, refere-se ao sentido de "parecer".

acompanhar aconselhar abrir acharabrir acostumar

(a) (b) * Frase 29: Por favor, abra a porta do carro.Frase 30: Eu acho que ela abandonou Cristiano.

34LIBRAS Para Todos Verbos

Frase 35: Eu acredito na bondade.

Frase 3: Acusei você de roubo, sim!

Frase 36: Joana, vou afastar você do José.

Frase 34: Hoje você está adiantado, parabéns! adoraradiantar afastar adiantar(a) (b)

(b) acreditar

LIBRAS Para Todos35 LIBRAS Para Todos

Frase 39: Pare de me atrapalhar, Rafael!

Frase 37: Nossa! Andei muito.Frase 38: Vocês dois, por favor, aproximem-se um do outro. aproximarandar aprender atrapalhar

Os futuros professores precisam conhecer a diversidade das crenças a respeito da educação inclusiva e se preparar para os prováveis conflitos que poderão surgir em detrimento à heterogeneidade cultura de alunos surdos e alunos ouvintes.

Nunca esqueça

36LIBRAS Para Todos Verbos

Frase 41: A senhora gostaria de água ou de uma bebida alcoólica? atrasarbeber atrasarbrincar beber cair

*Usa-se somente para bebida alcoólica**Marcação de tempo.

Frase 42: Quero beber água. Frase 43: João, você quer brincar comigo?

Frase 40: Henrique está atrasado. (a) (a)(b)

(b)

LIBRAS Para Todos37 LIBRAS Para Todos

Frase 47: Ai! Chorei porque Joaquim foi embora.

Frase 4: Fernanda canta à noite.Frase 41: A senhora gostaria de água ou de uma bebida alcoólica? cantarchegar casar chorar combinar

Frase 46: André chegou. *Forma coletiva (com todos).

Frase 45: Cristina e José se casaram. (a)

(a)* convida me

38LIBRAS Para Todos Verbos

*Refere-se ao combinar individualmente, ou, combinar frases, vestimentas, alimentos etc**Conversar oralmente.

Frase 50: Cíntia é muito confusa!

Frase 48: Vamos combinar um dia para fazermos o trabalho, pessoal? combinar confundir conseguir comer conversar

Frase 51: Por favor, converse com Janaína.

Frase 49: Você comeu de manhã?

(b)

Todo e qualquer estudo referindose a sinais, deverão ser pesquisados somente no Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue, baseado em Linguística e Neurociência Cognitivas de Fernando César Capovilla e equipe. Jamais busque sinais, frases, textos e nem tão pouco diálogos na internet, pois as fontes não são confiáveis.

Atenção *

LIBRAS Para Todos39 LIBRAS Para Todos

Frase 54: Não é fácil conviver com pessoas confusas, af! *Conversar somente em sinais.

Frase 53: Me convida para comer?Frase 52: Aqueles ouvintes sabem se comunicar em LIBRAS.crer Frase 49: Você comeu de manhã?

Frase 5: Eu creio em Deus. conviver

Sempre que aprendemos uma nova língua precisamos praticá-la, e esta interação ocorre em sala com o professor, colegas de sala e principalmente com os usuários nativos da língua gestual. Estamos nos referindo à comunidade surda. Você deparará com alguns sinais diferentes daqueles apresentados no seu material didático. Não estranhe! Estamos diante dos ditos “regionalismo”. Vamos respeitálos e aprender cada dia mais. Afinal, todos os sinais são históricos, anotam períodos, épocas e marcas socioculturais.

(Parte 1 de 2)

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