Glossario-Termos-Mineracão -Inglês-Portugues

Glossario-Termos-Mineracão -Inglês-Portugues

(Parte 1 de 8)

DEMIN - GLOSSÁRIO DOS ALUNOS DE MIN 225 E MIN 229 – 2005 a 2009/1

Este glossário é resultado de termos trabalhados pelos discentes das disciplinas Lavra Subterrânea (MIN229), MIN 742 (Fluxo de Material Fragmentado) e Estabilidade de Escavações Subterrâneas (MIN225), de 2005 a 2009, do curso de Engenharia de Minas, graduação e pós-graduação, da Escola de Minas/UFOP, a partir de pesquisas em textos básicos dessas disciplinas (de autores como Hartman, Hoek e Brown, Hoek, Kaiser et al, Hustrulid, Cummins e Given, Shevyakov, Brady e Brown) e de revistas técnicas (como Engineering and Mining Journal), entre outros. As fichas terminológicas completas de cada termo registram o contexto do termo, a definição em inglês e sinônimo, além das informações que se seguem. O trabalho foi orientado e revisado pelo Prof. José Margarida da Silva. Observações, sugestões e críticas são bem-vindas.

Abutment = escora, pilastra (Pilar ou suporte artificial capaz de resistir à compressão simples). Access = acesso (Via ou passagem construída para permitir o acesso de materiais, e veículos a uma mina). active subsidence = Subsidência Ativa (Afundamento súbito ou gradual da superfície terrestre ocasionada por fenômenos geológicos naturais ou de interferência da ação humana em subsuperfície, como a lavra subterrânea).

Active support = suporte ativo (Suporte sobre o qual é aplicada uma carga de maneira a aumentar a tensão normal sobre o plano de deslizamento e diminuir a tensão cisalhante ao longo deste mesmo plano). Adit = ádito (Galeria horizontal ou levemente inclinada, que tem ligação com a superfície, servindo para as próprias operações mineiras ou para drenagem da mina).

Advance = avanço (Comprimento da frente de avanço da galeria de mina ou do painel de lavra).

Advance = avanço (dimensão escavada de uma abertura a cada lance ou a ação em que uma porção da broca ou outro elemento cortante penetra uma formação de rocha).

Aerial ropeway = teleférico (sistema de transporte de caçambas suspensas, suportadas por cabos, utilizado em locais de topografia acidentada ou montanhosa).

Aggregate = agregado (Coleção de grãos ou partículas de solo unidas em uma massa). air duct = duto de ar (tubulação que conduz ar, geralmente a partir de um ventilador auxiliar como exigido na mina). Air shaft = poço de ventilação (Espaço aberto cercado pelas paredes de uma construção ou construção para prover ventilação da superfície para facilidade subterrânea como uma mina).

Airway = caminho de ventilação (passagem onde o ar circula ventilando uma mina). angle of break = ângulo de ruptura Angle of dip = angulo de mergulho (Ângulo que a reta de máximo declive do plano de uma camada, estrato, falha ou veio faz com o plano horizontal). angle of draw = angulo de escoamento Angle of friction = ângulo de atrito (ângulo entre a perpendicular a uma superfície e a força resultante que age em um corpo sobre uma superfície, no qual o corpo começa a deslizar).

Angle of internal friction = angulo de atrito interno (Ângulo entre a abscissa e a reta tangente a uma curva que representa a relação da resistência ao cisalhamento com a tensão normal que age no corpo).

Angle of repose = angulo de repouso (Inclinação máxima em que uma pilha de qualquer material sólido, fragmentado ou solto, se manterá sem deslizar; ou se imobilizará quando descarregado em uma pilha ou declive).

Angle of rest = ver angle of repose. Anisotropy = anisotropia (Propriedade mecânica que alguns materiais apresentam de valores diferentes nas diferentes direções analisadas).

Aperture = Abertura (Distância perpendicular entre superfícies rochosas da descontinuidade preenchida por ar ou água). apparent density = ver bulk density Apron feeder = alimentador de placas (dispositivo de alimentação de material fragmentado, constituído de sistema de esteiras com placas de metal que arrastam o material, usao para materiais abrasivos, pesados e irregulares, com alimentação constante, caso não existam falhas no nível do silo).

Aquifer = aqüífero (Rocha permeável com ocorrência de água subterrânea; pode ser livre ou confinado, sendo que este último encontra-se entre camadas de rocha impermeável).

Arch = ver steel set Arch canopy = estrutura em arco (cobertura em forma de arco, que suporta o peso sobrejacente, por exemplo, do maciço rochoso. Muito utilizada na mineração para sustentação, tem a forma arredondada, acompanhando o formato de algumas galerias). Artificial support = suporte artificial (Suporte feito pelo homem, não natural, usado em minas subterrâneas ou a céu aberto).

Artificially supported = suportado artificialmente (Diz-se de um apoio artificialmente montado com o intuito de receber as tensões redistribuídas em uma abertura, seja ela um vão ou uma escavação). Back = teto (limite superior de uma escavação subterrânea). Ver roof.

Backfill = enchimento em polpa, enchimento hidráulico, aterro de preenchimento (Polpa introduzida na mina subterrânea, após a remoção do minério, para sustentação do teto da escavação, constituída de estéril, areia ou outra rocha).

Backfill raise = passagem de enchimento (Escavação, inclinada ou vertical, utilizada como passagem de polpa para enchimento). Backfilling = colocação de enchimento hidráulico ou de aterro hidráulico (Processo de enchimento dos vazios, gerados pelas frentes e galerias subterrâneas e cava das minas a céu aberto, com material estéril, distribuído em polpa, com propósitos de sustentação e recomposição topográfica, respectivamente).

Barge loader = carregador de barco (Sistema de carregamento de navios com minério para transporte). Barrier pillar = pilar barreira ou pilar lateral (Pilar natural, extenso, deixado no corpo de minério extenso para subdividi-lo em painéis ou salões menores onde cada um separa um salão do outro através de uma imensa parede lateral para proteger contra ação da água e movimentações em uma mina ou painel em relação a outro).

Bearing Capacity = Capacidade de Suporte (carga comum por unidade de área que uma rocha pode suportar sem sofrer ruptura). Bearing plate = placa de apoio (Chapa de aço para apoio da rocha ancorada que fica entre a rocha e a porca do parafuso de ancoragem, tendo uma espessura de ¼” a 3/8” e formato de quadrado de 6” a 8” de aresta, projetada e construída para suportar determinada carga distribuída em sua área, utilizada na ancoragem de maciços)

Bell = escavação em forma de sino (Escavação em forma de funil, construída no topo de uma subida, para coletar minério desmontado usando somente o fluxo do material por gravidade).

Belt conveyor = transportador de correia, correia transportadora (Correia de borracha, apoiada (ou não) sobre roletes que transporta minério ou estéril em uma mina).

Belt feeder = alimentador de correias (dispositivo de alimentação de material fragmentado, constituído de uma correia transportadora curta, utilizado para granulometris fina e material friável, sob alimentação constante). Bench = banco (porção de rocha que, em minas a céu aberto ou em pedreiras, forma um nível simples de operação, acima do qual o minério ou o estéril é escavado de um banco contíguo ou da face do banco).

Bench Mining = lavra subterrânea por degraus (variante da lavra por corte e enchimento, que permite a extração de fatias maiores de minério que o método convencional).

Benching = formação de bancos (Lavra de camadas mais espessas em mina subterrânea a partir do piso de carvão ou de pequenos bancos).

Beneficiation = beneficiamento (Melhoria das propriedades químicas e/ou físicas de um minério de tal modo que o metal ou substância valiosa possam ser recuperados com fins lucrativos).

Bin = silo (Espaço fechado, caixa ou estrutura para armazenamento de substância fragmentada ou a granel).

Binder = Aglomerante (Qualquer material, com exceção da água, adicionado a areia de fundição com a finalidade de unir partículas).

Bit = broca (dispositivo acoplado à haste de perfuração, utilizado como ferramenta de corte na execução de furos em maciços rochosos).

Blader = ver grader Bleeder opening = Galeria de sangramento, galeria de exaustão de gases (Escavação usada principalmente em minas de carvão com a finalidade de exaurir gases).

Blending = blendagem (Mistura em quantidades predeterminadas e controladas para dar um produto uniforme em teor ou granulometria).

Blind shaft = poço cego (Abertura ou passagem vertical ou fortemente inclinada, dirigida para conectar um local de trabalho na mina com outro nível mais baixo).

Block = bloco (Divisão da mina usualmente limitada pela lavra, mas algumas vezes pelos limites da pesquisa ou outros limites arbitrários).

Block caving = abatimento em blocos (método de lavra aplicável a corpos de minério de pequeno mergulho, baseado no abatimento do teto da escavação e do transporte do material fragmentado por gravidade).

Blocky = contendo blocos (Diz-se da porção de rocha que sofreu fraturamentos no teto da escavação, formando grandes fragmentos de rocha intacta que são inteiramente separados uns dos outros e que devem ser contidos por suportes).

Bolting machine = maquina de aparafusamento (Maquina constituída de uma caixa ou bobina colocada numa posição inclinada, e que faz girar rapidamente para dentro dos furos seis barras de madeira, chamadas batedores).

Bolting rig = maquina de atirantamento (Dispositivo de lavra ou de atirantamento hábil para girar através de uma faixa de inclinações para instalar tirantes em escavações subterrâneas).

Boom = lança (Longo braço metálico ajustável, de uma perfuratriz móvel, em que a perfuratriz para abertura de cabeceiras ou outros tipos de perfuratrizes pneumáticas são montadas).

Bord and pillar mining = lavra com diminuição dos pilares (lavra por câmaras e pilares em recuo com redução das dimensões dos pilares).

Borer = perfuratriz utilizada para furos acima de 40cm de diâmetro. Bottom = piso (Parte inferior de qualquer cavidade de mineração subterrânea). Bottom level = nível de base (último nível da mina). Bounce = desabamento (ruptura súbita ao longo das faces de apoios e pilares, devido a uma pressão excessiva).

Boxhole = gaveta (Subida curta ou abertura realizada acima de uma galeria com a finalidade de armazenar minério vindo do realce ou permitir acesso a ele).

Branche = ramificação (via de menores dimensões que parte de duas outras vias principais maiores e de desvios sucessivos, visando atingir o corpo de minério).

Break angle = ângulo de ruptura (ângulo entre a vertical e o ponto da superfície que apresenta o maior valor de tensão de tração).

mercado)

Breaker = rompedor (Máquina utilizada em operações subterrâneas para quebrar minério de tamanho superior ao da abertura do dispositivo de graduação ou para ser destinado ao

Breaking = Ruptura (Processo pelo qual um sólido perde a capacidade de transmitir qualquer carga, por se dividir em fragmentos através de planos de fratura, resultantes da perda de resistência por aplicação de tensões externas).

Breaking Stress = Tensão de ruptura (Máxima tensão à qual um corpo de prova pode ser submetido sem que haja ruptura do mesmo).

Breast = avanço frontal (Avanço em uma direção semi-horizontal; também a face ativa de uma abertura). Breast Stoping = lavra frontal (Método de lavra subterrânea aplicado quando a inclinação das camadas ou veio não é suficiente para que o minério desmontado seja transportado por gravidade). breather tube = mangueira de respiro (Tubo usado com tirante para permitir a saída de ar do furo de injeção, também para adquirir uma indicação positiva do progresso do graute por indicação visual do escape de ar, e eventualmente do retorno do graute pelo tubo quando o furo está cheio).

Bridge = ponte ou arco (Conjunto de fragmentos ou pedaços de rocha que obstrui a passagem em escavações com fluxo por gravidade, como em passagens de minério ou em furos de sonda).

Brittle = frágil (Característica relacionada a materiais que têm pequena tendência em se deformar, sendo, portanto, pouco plásticos, quando submetidos a esforços).

Brittle behavior = comportamento frágil (Resposta de uma rocha a tensões elásticas, durante a qual ela perde continuidade, sem deformação permanente).

Bucket = Caçamba (Recipiente de equipamentos para escavação, carregamento e/ou transporte de material como minério ou carvão).

Buckling = flexão, flambagem (Deformação do tipo curvatura que a rocha ou outro material sofre por estar sob compressão intensa além de seu limite elástico, em função de seu índice de esbeltez).

Buffering = pulmão (reserva estratégica para alimentação de processo em caso de interrupção na etapa anterior).

Bulge = arquear (Conferir uma forma de curva ou arco, por exemplo, ao suporte da escavação). bulk density = massa especifica aparente, Densidade volumétrica (relação entre a massa de um material e o volume por ele ocupado, incluindo os vazios dos poros).

Bulk material = material fragmentado (Material granular ou particulado, sólido, com uma distribuição granulométrica centimétrica e decimétrica e com formas variadas).

Bulkhead = tapume (Partição estreita de madeira, rocha, e lama ou concreto para proteção contra gás, fogo, e água em minas).

Bulldozer = trator de lâmina (Trator de pneus ou esteiras, com lâmina de aço de grande porte instalada na parte dianteira, utilizado para remover a terra e também empurrar materiais - solo e rocha - de maneira a fazer o desmatamento e trabalhos de limpeza).

Bump = sismo, explosão de rocha (Explosão no teto ou no piso de uma abertura de mina causada por intensa carga de tensão originada das escavações subterrâneas ou pelas descontinuidades presentes na mesma, de intensidade elevada, capaz de provocar ruídos e limitar o funcionamento da frente de trabalho, devido ao dano causado).

Buttock pillar = ver rib pillar. Bypass = desvio (Passagem ou arranjo para contornar um fluxo de material ou para eliminar parte da alimentação, diminuindo riscos e custos).

Byproduct = subproduto (Produto secundário de um processo industrial, como, por exemplo, a mineração).

Cable bolt = cabo de ancoragem (Estrutura de sustentação do teto de escavações subterrâneas, constituída de um cabo de aço de comprimento superior a 3m, colocado no interior de um furo previamente executado, com posterior adição de argamassa no espaço compreendido entre o cabo e a parede do furo).

Cable drill = perfuratriz a cabo (Perfuratriz que opera por meio de repetidos movimentos de elevação e abaixamento de ferramentas pesadas de perfuração para dentro do furo, em que um cabo e usado para manter suspensas as ferramentas no furo).

Cablebolter = Equipamento para colocação de cabos de ancoragem (Equipamento para reforço interno das rochas que consiste em um cabo de aço no teto das galerias ou paredes, para furos com profundidade de 3,5 a 40m).

Cage = gaiola (Estrutura semelhante a um elevador usada para transporte de pessoal em poços de minas subterrâneas).

Canopy = laje (Cobertura encurvada, construída em geral com pedras e tijolos, que se apóiam uns aos outros, ou da própria rocha in situ, de modo que suporte seu próprio peso e as cargas externas).

Cap = ver capping ou overburden. Capital cost = custo de capital, custo de investimento (Recurso inicial necessário para se realizar uma determinada atividade ou empreendimento que exige um dispêndio em dinheiro, seja em um empreendimento mineiro ou em outras áreas).

(Parte 1 de 8)

Comentários