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Guias e Dicas
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metodologias para gerenciamento de projetosprince2, Notas de estudo de Análise de Sistemas de Engenharia

Metodologia para Gerenciamento de Projetos

Tipologia: Notas de estudo

2012

Compartilhado em 02/03/2012

jessica-de-s-castro-11
jessica-de-s-castro-11 🇧🇷

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Baixe metodologias para gerenciamento de projetosprince2 e outras Notas de estudo em PDF para Análise de Sistemas de Engenharia, somente na Docsity! Universidade católica de Brasília – ucb pró reitoria de graduação Análise e desenvolvimento de sistemas metodologias para gerenciamento de projetos prince2 Alunos: Jéssica de Souza Castro Anderson Fernando Rafhael Silva Douglas Pinho de Araújo Alexandre Magnos Professor: Bilmar Angelis de Almeida Ferreira 02/03/2012 Brasília Sumário 1 INTRODUÇÃO 2 O PRINCE2 2.1 Como surgiu o PRINCE2 3 Benefícios 4 visão geral do PRINCE2 5 Processos 6 Componentes 7 Técnicas 8 O sucesso com o PRINCE2 9 O PRINCE2 e o PMBoK 10 CONCLUSÃO 11 REFERÊNCIAS Com a utilização do PRINCE2, a organização terá um gerenciamento controlado das mudanças em termos de investimento e retorno; em que todos os stakeholders se envolvem ativamente no projeto - o que garante que os produtos atinjam os requisitos de negócio, funcionais, de ambiente, de serviço e de gerenciamento. O gerenciamento do projeto e o desenvolvimento dos produtos são distintos. Por isso pode-se dizer que o método pode ser usado em projetos de qualquer tipo e/ou tamanho. Os gerentes de projeto que utilizam o método são capazes de utilizar uma estrutura para delegação, autoridade e comunicação e ter definidos todos os pontos durante o projeto. Desta forma, todos os riscos serão revistos e analisados e haverá uma sistemática natural para o gerenciamento de riscos. 4 visão geral do PRINCE2 O PRINCE2 é baseado em oito processos e 45 sub-processos, que definem as atividades que serão executadas ao longo do ciclo de vida do projeto. Juntamente com esses, são descritos oito componentes que são como áreas de conhecimento que devem ser aplicadas de acordo com a necessidade, dentro das atividades de cada processo. A figura 1 mostra uma visão da estrutura do PRINCE2. Apesar de não descrever quais ferramentas e técnicas devem ser aplicadas, o manual do PRINCE2 fornece três técnicas que auxiliam no planejamento e controle dos projetos. 5 Processos Starting up a Project (Abrindo um Projeto) – Primeiro processo da metodologia é iniciado a partir da emissão de um documento denominado Project Mandate, que define, em alto nível, as razões para o projeto e se ele está atendendo aos requisitos. O objetivo desse processo é responder à pergunta: “Existe um projeto comercialmente viável e que traga valor?”. Nada é feito até que essa pergunta seja respondida para que sejam tomadas algumas decisões, como alocação de recursos, responsabilidades, criação do Comitê Diretor do Projeto. Directing a Project (Dirigindo um projeto) – Processo de responsabilidade do Project Board (Comitê Diretor do Projeto), que é formado por um grupo com responsabilidade de supervisionar e dar direcionamento ao projeto, formado por representantes do negócio, usuários e fornecedores. Aqui são tomadas as decisões sobre o andamento do projeto e sobre prováveis exceções ocorridas ao longo do ciclo de vida. Directing a Project tem como princípio, o gerenciamento por exceção, onde o Project Board monitora o projeto via relatórios e controles por intermédio de pontos de decisão pré-determinados. Initiating a Project (Iniciando o Projeto) – Depois de autorizado o início do projeto pelo Project Board. Neste estágio se elabora os planos que formarão a baseline (base de referência) do projeto e que farão parte do Documento de Iniciação do Projeto (PID), que dá uma visão geral do projeto que constitui em um contrato com todas as especificações. É neste processo que se faz o planejamento da qualidade, cálculo dos riscos, justificativas de investimentos, a criação de controles do projeto, o gerenciamento de configuração do projeto e a elaboração do documento de Iniciação do Projeto. Planning (Planejando) – Este processo está contido na maioria dos outros processos. Baseado em resultados que se quer obter é feito um planejamento e levantamento de que recursos e atividade serão necessários para desenvolver o produto. O uso de um módulo comum prova o quanto a abordagem é consistente e coerente para todo o planejamento do projeto. Controlling a Stage (Controlando uma Fase) – Este processo descreve as atividades de controle e monitoramento dos estágios do projeto, constituindo o dia-a-dia do gerente do projeto. Cada processo de ser orientado e controlado individualmente. Aqui são autorizados os pacotes de trabalho, avaliados os riscos, as solicitações de mudanças e efetuadas as ações corretivas necessárias, bem como o recebimento de pacotes de trabalho concluído. Managing Product Delivery (Gerenciando a Entrega do Produto) – O objetivo deste processo é garantir que os produtos planejados serão criados e entregues. PRINCE2 separa o gerenciamento do projeto do desenvolvimento do produto. Este processo constitui a interface com os processos de desenvolvimento dos produtos do projeto existentes na organização como, por exemplo, o RUP (Rational Unified Process) para desenvolvimento de software. Managing Stage Boundaries (Gerenciando os Limites da Fase) – PRINCE2 recomenda que o projeto seja dividido em estágios. Este processo é executado no momento de transição de estágios, ou seja, ao término de cada estágio e início de outro desenvolve planos e obtêm autorização para próxima fase. Tem como objetivos: ■ Garantir que todos os produtos planejados para o estágio foram completados conforme o que foi definido. ■ Fornecer as informações necessárias para avaliar se o projeto continua viável. ■ Preparar e aprovar o planejamento para o próximo estágio. ■ Listar qualquer lição aprendida no estágio que está terminando. ■ Tratar qualquer exceção ou desvio do planejamento aprovado pelo Project Board. Closing a Project – O propósito deste processo é realizar o fechamento controlado do projeto. O fechamento pode ser conduzido ao término do projeto, quando este já desenvolveu e entregou todos os produtos propostos ou se, por algum motivo, tornou-se inviável. Figura 1. Modelo de processos 6 Componentes No PRINCE2 há oito componentes: Business Case (Caso de Negócio) – Justifica a existência do projeto. Se não existir um Business Case satisfatório, o projeto não deve ser iniciado. É a partir dele que se determina a viabilidade do projeto Organization (Organização) - Desenvolve uma estrutura para o projeto com a definição de papéis e responsabilidades e o relacionamento entre os diversos papéis atuantes no projeto. O gerente do projeto deve delegar as responsabilidades, até para quando ele estiver ausente. Plans (Planos) - Disponibiliza um conjunto de planos que podem ser adaptados às características do projeto. O planejamento é vital para o sucesso de um projeto, e com ele é possível ter uma noção de que resultado será obtido. Controls (Controles) – O controle é feito em tomadas de decisões. Aqui é aplicado o conceito de tolerância, onde se definem os níveis de tolerância que o projeto pode aceitar no que
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