Relatório Final IFPE

Relatório Final IFPE

(Parte 1 de 5)

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE PROCESSOS, CONTROLE e SISTEMAS ELETRO-ELETRÔNICOS COORDENAÇÃO DE ELETROTÉCNICA COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO ESCOLA-EMPRESA

Felipe de Andrade Simões

RECIFE 2011

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIENCIA & TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE PROCESSOS, CONTROLES e SISTEMAS ELETRO-ELETRÔNICOS COORDENAÇÃO DE ELETROTÉCNICA COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO ESCOLA-EMPRESA

Relatório de estágio curricular apresentado à Coordenação de

ELETROTÉCNICA como um dos requisitos para obtenção do título de Técnico em ELETROTÉCNICA do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE.

Aluno: Felipe de Andrade Simões

Professor orientador: Jairson Marcos Batista dos Santos

RECIFE 2012

O estágio realizado na empresa Unilever Brasil Gelados do Nordeste S/A, a Kibon, teve como ênfase a minha participação na equipe de manutenção elétrica, aprendendo novos conceitos práticos e aplicando conceitos já estudados durante o curso de eletrotécnica no IFPE. O mesmo foi muito interessante, pois, o estágio foi realizado na área industrial, que é a área onde eu mais me identifico para atuar como futuro profissional.

O estágio foi iniciado com treinamentos de segurança e qualidade, juntamente com as normas da empresa, onde fui apresentado à equipe de manutenção elétrica da fábrica. No decorrer do estágio, houveram testes em bancada, aulas teóricas, e aplicações práticas em campo, aumentando assim, os meus conhecimentos e segurança pelas atividades realizadas.

O estágio curricular é de grande importância, pois é o primeiro passo para o aluno ingressarse no mercado de trabalho, adquirindo mais aptidão, conhecimento e segurança para realizar trabalhos na sua área de formação, suprindo assim a necessidade de profissionais qualificados no mercado de trabalho.

INTRODUÇÃO5
OBJETIVOS6
1 DESCRIÇÃO GERAL DA EMPRESA UNILEVER7
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA9
2.1 GRANDEZAS ELÉTRICAS9
2.2 CIRCIUTO ELÉTRICO10
2.3 LEIS ELÉTRICAS10
2.4 INSTRUMENTOS DE MEDIDAS DE GRANDEZAS ELÉTRICAS1
2.5 DISPOSITIVOS ELÉTRICOS15
2.6 EQUIPAMENTOS ELÉTRICO-ELETRÔNICOS17
2.7 MÁQUINAS ELÉTRICAS21
2.8 PRINCIPAIS CHAVES DE PARTIDA23
3 TIPOS DE MANUTENÇÃO27
3.1 MANUTENÇÃO CORRETIVA27
3.2 MANUTENÇÃO PREVENTIVA28
4 METODOLOGIA DE TRABALHO DESENVOLVIDO NO ESTÁGIO28
5 ATIVIDADES REALIZADAS NO ESTÁGIO29
5.1 ATIVIDADES PREVENTIVAS:29
5.2 ATIVIDADES CORRETIVAS:30
5.3 ATIVIDADES NA BANCADA:32
6 PERFIL DO PROFISSIONAL3
CONCLUSÃO3
REFERÊNCIAS34

Este relatório faz uma análise geral sobre o estágio curricular, descrevendo as atividades desempenhadas na empresa Unilever Brasil Gelados do Nordeste S/A, pelo Aluno Felipe de Andrade Simões.

Tais atividades serviram para que o aluno pudesse colocar em prática os conhecimentos assimilados por ele em sala de aula e soma-los a outros tantos, de forma que o mesmo se tornasse mais eficaz no desempenho de suas tarefas.

O período de avaliação foi de seis meses, supervisionado pelo então Engenheiro

Mecatrônico, o Eng. Júlio Cesar Ivani.

No final, estão alguns anexos que ajudarão na compreensão do que foi relatado. Estes anexos são imagens de atividades acompanhadas e executadas pelo estagiário.

Objetivo geral

Realizar testes de equipamentos como inversores de frequência, CLP’s, controladores de temperatura, termo resistores, motores elétricos monofásicos e trifásicos. Auxiliar na programação em Ladder, auxiliar na elaboração esquemas elétricos, parametrização de inversores de frequência e instalação dos mesmos na área industrial. Auxílio nas atividades preventivas e corretivas da área industrial.

Objetivos específicos

Realizar testes na bancada de manutenção elétrica, visando analisar o funcionamento dos inversores de frequência WEG-CFW08, CLP’s Rockwell, controladores de temperatura Gefran 600, Termo Resistores PT100 e motores elétricos monofásicos e trifásicos WEG;

Auxiliar na programação em Ladder de algumas situações da área industrial, utilizando os CLP’s da Rockwell Automation, com os softwares RSLogix 500 e RSLogix 5000;

Auxiliar na elaboração de desenhos de esquemas elétricos para manutenção corretiva ou melhorias na área industrial;

Parametrizar os inversores de frequência WEG-CFW08 e instalação dos mesmos no circuito de partida dos motores;

Auxiliar nas atividades preventivas e corretivas da fábrica, tais como substituição de sensores, disjuntores, relés, calibração de válvulas de controle, fechamento de motores elétricos, substituição de componentes eletrônicos danificados no circuito, entre outros;

Realizar medições das grandezas elétricas nos circuitos de força e comando dos quadros elétricos, utilizando multímetro ou alicate amperímetro.

Palavras-chave: Eletricidade – Indústria – Conhecimentos - Prática

1 DESCRIÇÃO GERAL DA EMPRESA UNILEVER

Presente em 100% dos lares brasileiros

Uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, fabricante de produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e sorvetes, com operações em mais de 100 países, a Unilever completa, em 2009, 80 anos de atuação no Brasil. Presente em 100% dos lares brasileiros ao longo de um ano, seus produtos atingem, mensalmente, 86% dos domicílios, ou seja, cerca de 37 milhões. São oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor, antecipando desejos, atendendo necessidade e construindo marcas consagradas como Omo, Comfort, Seda, Lux, Kibon, Hellmann’s, Arisco, Knorr, Becel, Maizena, AdeS, Dove, Axe, Close Up e Rexona, entre outras.

Atualmente, a Unilever Brasil conta com 12 fábricas nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Pernambuco e cerca de 12 mil funcionários.

Uma empresa socialmente responsável

Mesmo com o incremento da produção em 27% nos últimos quatro anos, a Unilever Brasil conseguiu melhorar importantes indicadores ambientais: reduziu as emissões de carbono em 56%, por tonelada produzida, e o consumo de água em 32%, o equivalente a mais de 400 piscinas olímpicas/ano, mais de 60% da energia utilizada nas fábricas provém de fontes renováveis, a companhia trata 100% dos efluentes gerados nas fábricas, quase a totalidade (98%) dos resíduos é encaminhada à reciclagem. Números e Conquistas

Em 2007, a Unilever Brasil foi eleita pela segunda vez consecutiva como uma das Empresas dos Sonhos dos Jovens. As consultorias Companhia de Talentos e LAB SSJ entrevistaram mais de 16 mil estudantes universitários.

Em 2008, as marcas Omo, Seda, Rexona, Lux, Kibon e Hellmann’s foram as vencedoras, em suas respectivas categorias, do Top Of Mind da Folha de S. Paulo. A Unilever venceu o Top Popular com Hellmann’s, o Top Feminino com Seda e o Top Grand Prix com Omo.

A Unilever é a empresa mais admirada no Brasil na categoria Higiene e Limpeza Doméstica no prêmio Carta Capital de 2006. Ficou com o segundo lugar em Higiene, Perfumaria e Cosmético, e Alimentos.

A Unilever foi vencedora no item Relacionamento com o Governo e a Sociedade no Guia

Exame 2006 de Boa Cidadania Corporativa, com o Projeto Mais Vida.

paraa área ambiental entre 2002 e 2004. Entre as três maiores notas

A Unilever foi premiada em 2005, pelo segundo ano consecutivo, como uma das 10 empresas-modelo. A empresa foi destaque no Guia Exame de Boa Cidadania por ter aplicado conceitos de sustentabilidade ao lançar produtos específicos para a população de baixa renda, ter reciclado quase 100% dos resíduos gerados nas suas fábricas e ter mais que duplicado o orçamento recebidas, a Unilever destaca o quesito “Meio Ambiente” (10), “Valores e transparência” (9,5) e “consumidores/clientes” (9,5).

História

A Unilever é um grupo anglo-holandês, resultado da fusão, em 1929, de duas empresas que tinham nos óleos e gorduras vegetais as suas matérias-primas mais importantes: a inglesa Lever Brothers e a holandesa Margarine Unie.

Com a razão social S.A Irmãos Lever, a empresa iniciou suas atividades no Brasil naquele mesmo ano, comercializando o sabão Sunlight, importado da Inglaterra. Apenas um ano após sua fundação, a Irmãos Lever inaugurou sua primeira fábrica no Brasil, em Vila Anastácio (SP), e não parou mais de crescer. Diversificou sua produção, lançou produtos inovadores e passou a liderar mercados com marcas como Lux, Omo e Lever.

Em 1960, ao adquirir a Cia. Gessy Industrial, passou a adotar o nome Gessy Lever, que se transformou em referência de qualidade e pioneirismo para os brasileiros. Dez anos depois, decidiu entrar no mercado de alimentos, com o lançamento da Doriana – a primeira margarina cremosa do País. Neste segmento, obteve o mesmo sucesso que já tinha com os produtos de limpeza e, em 2000, já com marcas consolidadas como a Cica, adquiriu a Bestfoods – uma das maiores empresas de alimentos do mundo, que havia acabado de incorporar as operações da Arisco.

Nessa época, a Gessy Lever já havia adquirido também a Kibon, transação que aconteceu em 1997, ampliando sua área de atuação também para o segmento de sorvetes. Assim, a Gessy Lever passou a ser líder de mercado com marcas de produtos de limpeza, alimentos e sorvetes. Para fortalecer ainda mais sua presença no Brasil, em 2001, a então Gessy Lever decidiu adotar a identidade corporativa internacional, trocando seu nome e razão social para Unilever.

Missão

A missão da Unilever é levar vitalidade para o dia-a-dia. A Vitalidade está no coração de tudo que fazemos. Está em nossas marcas, em nossas pessoas e em nossos valores.

Vitalidade significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Para algumas, significa energia. Para outras, é um conceito mais global que abrange corpo e mente saudáveis, se sentirem vivas.

A Vitalidade define o que nós representamos: nossos valores, aquilo que nos torna diferentes, e a maneira como contribuímos com a sociedade. É o fio condutor que liga nossas marcas e o alicerce da maneira única em que operamos ao redor do mundo.

Visão

A Unilever será reconhecida e admirada no Brasil por sua liderança inovadora e pela responsabilidade e respeito com que conduz seus negócios junto à sociedade e aos funcionários.

(Parte 1 de 5)

Comentários