Espanhol - américa latina

Espanhol - américa latina

SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA

ESPANHOL

Maio-2012

Salvador-BA

SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA

ESPANHOL

“A INFLUÊNCIA DA COLONIZAÇÃO ESPANHOLA NA AMÉRICA

VINÍCIUS SILVA DOS SANTOS – Nº 34 (2ºM)

Maio-2012

Salvador-BA

INTRODUÇÃO

Os europeus, iniciaram a colonização da América depois da sua descoberta que resultaram da procura de uma rota marítima para a Índia, que era a fonte da seda e das especiarias, produtos que tinham um grande valor comercial no “velho continente”. Ao navegarem para oeste, encontraram o “Novo Mundo”. Assim nasceu a América Latina e sua grande diversidade.

A América Latina se refere a todos os Países do continente Americano, menos os EUA e o Canadá. Pessoas nascidas no continente americano nos países que falam espanhol, português ou francês, entre outros idiomas derivados do latim. Isso se trata da Argentina Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Na América Latina todos os países falam português ou espanhol (línguas íbero-românicas), há pouco francês. E depois, a religião católica: as populações de todos os países latinas americanos são na maior parte católicas. Alguns países dependem muito da Agricultura como a Argentina e Uruguai, e outros da extração de minerais ou fontes de energia que é o caso da Venezuela e do Chile. Há países que onde as populações descendem mais de povos do Velho Mundo (Argentina, Brasil e Cuba) alguns dos indígenas (Peru, Bolívia) e outros que são uma mistura de povos do Velho e Novo Mundo (México, Chile, Colômbia). Alguns países são extremamente corruptos e instáveis (Venezuela, pra dar um exemplo extremo), mas outros não o são (Chile e Uruguai).

Colonizada por países como Espanha, França, Portugal, Romênia... A América Latina acabou herdando Variações lingüísticas, como a gramática complexa e variada, que com o passar do tempo já sofreu várias mudanças, principalmente o português; Variações étnicas, pois com a chegada de europeus houve início de relações entre eles e os ameríndios, ou os povos pré-colombianos a partir do séc. XVI. E variações climáticas, por que a América Latina está entre as principais regiões com elevada vulnerabilidade aos efeitos das alterações do clima. Isso se deve às suas características geográficas e também por deficiência política para enfrentar o fenômeno.

A música da América Latina inclui os estilos musicais de todos os países da América Latina e está distribuída em diversas variedades. Faz parte desde a simples música do norte do México à sofisticada havaneira de Cuba, bem como as sinfonias de Heitor Villa-Lobos e os simples e emocionante sons da quena, uma flauta andina. A música tem desempenhado um importante papel recentemente na política da América Latina, o movimento Nueva Canción é um excelente exemplo. A música latino-americana bastante diversificada é realmente unida por meio da origem comum dos idiomas: as neolatinas portuguesa e espanhola, no caso particular do continente americano são os dialetos espanhol da América e português do Brasil, e em menor escala, ascrioulas derivadas dessas, como o crioulo haitiano.

Embora Portugal e Espanha não façam parte da América Latina, a música espanhola e portuguesa convive com a latino-americana em um forte e rico intercâmbio.

TOP 10 das músicas América Latinas:

CamilaAlejate De Mi

Enrique Iglesias & Juan Luis GuerraCuando Me Enamoro

JuanesYerbatero

Banda El RecodoDime Que Me Quieres

Don Omar & LucenzoDanza Kuduro

La Arrolladora Banda El LimonNina De Mi Corazon

Luis Miguel Del AmargueAbrazame Amor

AventuraEl Malo

La Original Banda El Limon De Salvador LizarragaAl Menos

Jowell & RandyLoco

Na América Latina existem 3 das maravilhas do mundo moderno, são elas:

  1. Cristo Redentor: É um monumento retratando Jesus Cristo, localizado no bairro do Alto da Boa Vista[1], na cidade do Rio de Janeiro, noBrasil. Situa-se no topo do Morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar. Foi inaugurado às 19h 15min do dia 12 de outubro de1931, depois de cerca de cinco anos de obras. Um símbolo do cristianismo, o monumento tornou-se um dos ícones mais conhecidos internacionalmente do Rio de Janeiro e do Brasil. No dia 7 de julho de 2007, em Lisboa, no Estádio da Luz, foi eleito uma das novas sete maravilhas do mundo. Dos seus 38 metros, oito estão no pedestal e trinta na estátua, a qual é a segunda maior escultura de Cristo no mundo, atrás apenas da Estátua de Cristo Rei, na Polônia

  1. Machu Picchu (em quíchua Machu Pikchu, "velha montanha"), também chamada "cidade perdida dos Incas",[1] é uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, atual Peru. Foi construída no século XV, sob as ordens de Pachacuti. O local é, provavelmente, o símbolo mais típico do Império Inca, quer devido à sua original localização e características geológicas, quer devido à sua descoberta tardia em 1911. Apenas cerca de 30% da cidade é de construção original, o restante foi reconstruído. As áreas reconstruídas são facilmente reconhecidas, pelo encaixe entre as pedras. A construção original é formada por pedras maiores, e com encaixes com pouco espaçoentre as rochas.

  1. Chichén Itzá (do iucateque: Chi'ch'èen Ìitsha) é uma cidade arqueológica maia localizada no estado mexicano de Iucatã que funcionou como centro político e econômico da civilização maia. As várias estruturas – a pirâmide de Kukulkán, o Templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas, e o Campo de Jogos dos Prisioneiros – podem ainda hoje ser admiradas e são demonstrativas de um extraordinário compromisso para com a composição e espaço arquitetônico. A pirâmide foi o último e, sem qualquer dúvida, o mais grandioso de todos os templos da civilização maia. O nome Chichén-Itzátem raiz maia e significa "pessoas que vivem na beira da água". Estima-se que Chichén-Itzá foi fundada por volta dos anos 435 e 455 a.C. Foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1988.

O filme 1492 – A conquista do paraíso mostra como tudo isso começou. O filme narra a história do navegador genovês Cristovão Colombo. Além de contar os fatos marcantes do descobrimento da América, o diretor mostra Colombo como alguém que está realizando algo grandioso, cumprindo um ritual digno de herói, com um final inusitado. Como, se ele terminou esquecido e foi seu filho que escrevendo uma biografia coloca seu pai no seu verdadeiro lugar na história.

REFERÊNICAS

http://www.infoescola.com/geografia/america-latina/

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20120220093639AAJx39y

Comentários