painel Victor Peres

painel Victor Peres

Apoio:A Astronomia como fonte inspiração para a exploração científica

*Silva, V.P Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – campus Salinas

1. Introdução

A astronomia é uma das área da física que mais desperta interesse e curiosidade dos alunos. Por isso usa- se nesse trabalho a astronomia como uma poderosa arma para ensino de Física,a partir dela poderemos construir uma visão da física que esteja voltada para a formação de um cidadão contemporâneo, atuante e solidário,com instrumentos para compreender, intervir e participar da realidade.

2. Metodologia

Este trabalho destaca o estudo da astronomia como um

forte caminho para a exploração científica e apresenta experiências feitas através da utilização de uma luneta galileana; (um aparelho de refração, para a observação de objetos distantes. Possui como o microscópio, duas lentes convergentes, a objetiva, com grande distância focal e a ocular) e de um astrolábio ( instrumento naval antigo usado para medir a altura dos astros acima do horizonte). Os experimentos são feitos a partir de matérias de baixo custo.

5. Conclusão

Tendo em vista a aversão aos conteúdos de Física pela maioria dos alunos, torna-se necessário intervir no processo de ensino/aprendizagem para combater dificuldades de ordem didática.

Onde esse trabalho não tem pretensões de ser uma pesquisa experimental, mas sim uma proposta didática que visa trabalhar conceitos elementares através da confecção de experimentos pelos próprios alunos.

6. Referências

(1)Rodolfo Langhi2 . DIFICULDADES INTERPRETADAS NOS

ASTRONOMIA1

(2)Gustavo Iachel . A montagem e a utilização de lunetas de

baixo custo como experiência

motivadora ao ensino de astronomia. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 4, 4502 (2009).w.sbfisica.org.br

Luneta galileana

Astrolábio

Matérias utilizados:

transferidor, canudo, linha e ruela.

3. Luneta Galileana

Os matérias utilizados para fazer a Luneta: um cano PVC de 50 m de diâmetro e 30 cm de comprimento, um cano

PVC de 40 m de diâmetro e 30 cm de comprimento,monóculo, bucha de 40 m x 32 m, lente de óculos de 2 graus positivos e de 5 cm de diâmetro, cartolina com um furo interno de 20 m,adesivo epóxi ,luva simples de 50 m e fita adesiva.

4.Astrolábio

O astrolábio é um experimento que tem como função medir a altura dos astros no céu. Sua construção é bastante simples.

Pega-se um transferidor e coloca um canudinho a seu centro.

Com a fita adesiva, cola-se um barbante perpendicularmente ao canudinho. Na extremidade deste barbante amarra-se uma ruela, de modo que o barbante passe a funcionar como um o de prumo.

Comentários