Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – campus Salinas

Apoio:

1.Introdução

Os avanços tecnológicos alcançados ao longo dos anos por pesquisadores do ensino de Física possibilitaram a criação de diversas ferramentas que podem ser utilizadas para auxiliar o professor de Física na orientação aos alunos em busca de um conhecimento mais articulado. A criação de softwares educativos, simuladores, redes sociais, uso de vídeos, entre outros, contribuem, de forma significativa, para que os alunos tenham uma visão mais ampla do conteúdo e construam um conhecimento produtivo.

O uso das novas tecnologias é a possibilidade de integrar professores e alunos em um ambiente investigativo que torne capaz a geração de conhecimento a ambos. Nesta

perspectiva, o presente trabalho demonstra a utilização de redes sociais como meio de divulgação científica. Optou-se pela criação de páginas na rede Facebook, uma das mais acessadas pelos jovens em idade escolar. (fonte: ibope mídia janeiro 2011)

2. Metodologia

Diante do exposto, foi elaborada uma página no site de relacionamento na rede (Facebook), denominada Liga da

Física, na qual acadêmicos e professores do IFNMG –

Campus Salinas possam interagir e fazer divulgação das notícias mais atuais da área da Física. A importância desse trabalho se dá pelo grande número de pessoas que participam dessa página, vale salientar também o acesso de internautas que não estão ligadas a instituição e que utiliza a rede em busca de informações.

3. Conclusão

O que se percebe, enfim, é que as novas tecnologias trouxeram impactos sobre nosso dia-a-dia, exercendo importante papel nos desdobramentos dos serviços educacionais. Devido o grande acesso de internautas na página (Liga da Física) criada na rede Facebook percebeu-se que a mesma se tornou uma forma de educação a distância, pois traz um vasto número de informações da área da física, além de uma nova forma de encarar o processo de ensino e aprendizagem.

4. Referências

DUTRA, I. M.; LACERDA, R. P. Tecnologias na escola: algumas experiências e possibilidades. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre: UFRGS, 2003.

ESTABEL, L. B. et al. A superação das limitações na criação da página pessoal para internet: um estudo de caso. Informática na Educação - teoria & prática, v. 9, n. 1, Porto Alegre: UFRGS, 2006.

Figura 1: logo da página.

http://www.facebook.com/pages/Liga-da-F%C3%ADsica/180588055359249 Link da página:

Comentários