Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico

PLANEJAR ESTRATÉGIAS PARA A

SECRETARIA de POLÍCIA do SENADO FEDERAL

[pic]

Antes de uma abordagem direta ao tema, faz-se necessário conceituar GESTÃO ESTRATÉGICA e outros temas correlatos.

Gestão Estratégica é definir de maneira clara, participativa e com base em um diagnóstico atual e futuro dos ambientes interno e externo, a direção que se quer dar à organização, formulando missão, visão e valores, e ainda programar e controlar os objetivos, as estratégias e os planos de ações definidos. Aproveitamos a abordagem de alguns autores para melhor definir Gestão Estratégica.

“A determinação da missão e dos objetivos da organização frente aos seus ambientes externo e interno e a administração dos estágios de formulação, implementação e controle da estratégia.” (WRIGHT, KROLL e PARNELL, 2000)

“Um processo iterativo que visa manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado ao seu ambiente.” (CERTO e PETER, 1993)

*Iterativo: Termo que significa que o processo é cíclico.

“O Planejamento Estratégico aliado à tomada de decisão em todos os níveis da organização.” (TAVARES, 1991)

“A capacitação da organização, de forma a permitir que as decisões administrativas e operacionais estejam de acordo com as decisões estratégicas.” (FISCHMANN, ALMEIDA, 1991)

O gerenciamento estratégico é uma atividade complexa que envolve as diversas funções de um administrador ou gestor, além da percepção interna e externa da organização. A complexidade desta atividade é diminuída com uma postura pró-ativa do gestor. Ser pró-ativo significa antecipar-se às mudanças. Vamos apresentar o exemplo de um chefe de uma unidade policial, ele deve ficar esperando as estratégias relacionadas ás ocorrências explodirem, para tomar providências? Alguns sim, os que fazem diferença, não. Ser pró-ativo é desenvolver ações que reduzam a oportunidade para que aconteça a ocorrência de fatos delituosos.

Comentários