Fichamento1 - sociologia

Fichamento1 - sociologia

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE HUMANIDADES

UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS

FICHAMENTO I: O QUE É SOCIOLOGIA?

FERNANDA SIQUEIRA LIMA

MATRÍCULA: 20911700

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA INDUSTRIAL

PROFESSOR: BANJAQUI NHAGA

CAMPINA GRANDE-PB

15 DE AGOSTO DE 2011

Fichamento

Título: O que é Sociologia?

Referências Bibliográficas:

GIDDENS, Anthony. O que é Sociologia? In: Sociologia. 4ª Ed, Porto Alegre: Artmed, 2005. P. 24-36.

Citações Importantes e Comentários:

  • “A sociologia tem papel fundamental na cultura intelectual moderna”, pois questiona e estuda o comportamento dos seres humanos: “A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades”. (página 24)

  • A sociologia explica que o modo como somos e agimos é fortemente influenciado por forças históricas e sociais, o entendimento dessas influencias é fundamental para a abordagem sociológica. (página 24)

  • Aprender a pensar sociologicamente significa cultivar a imaginação. ”Um sociólogo é alguém que é capaz de se libertar da imediatidade das circunstâncias pessoais e apresentar as coisas num contexto mais amplo”. (página 24)

  • “A imaginação sociológica, acima de tudo, exige de nós que pensemos fora das rotinas familiares de nossas vidas cotidianas, a fim de que as observemos de modo renovado”. (página 24)

  • O ato de tomar uma xícara de café pode ter um valor simbólico, pode ser visto como uma bebida estimulante, estar envolvido em relacionamentos sociais e econômicos que se estendem pelo mundo, pressupõe todo um processo passado de desenvolvimento social e econômico, pode ser um símbolo de status. (páginas 24 e 25)

  • “A imaginação sociológica nos permite ver que muitos eventos que parecem dizer respeito somente ao indivíduo, na verdade, refletem questões mais amplas”, como divórcio, desemprego. (página 25)

  • Os contextos sociais influenciam, mas não determinam o nosso comportamento. “É trabalho da sociologia investigar as conexões entre o que a sociedade faz de nós e o que fazemos de nós mesmos”. (página 26)

  • O conceito de estrutura social “se refere ao fato de que os contextos sociais de nossas vidas não consistem apenas em conjuntos aleatórios de eventos ou ações; eles são estruturados ou padronizados de formas distintas”. “As sociedades estão sempre em processo de estruturação”. (página 26)

  • A sociologia pode ajudar em nossas vidas através do desenvolvimento da consciência das diferenças culturais: “a sociologia nos permite ver o mundo social a partir de outros pontos de vista que não são o nosso”; avaliando os efeitos das políticas: “a pesquisa sociológica fornece ajuda prática na avaliação dos resultados de iniciativas políticas”; e também através do auto-esclarecimento: “ quanto mais sabemos por que agimos como agimos e como se dá o completo funcionamento de nossa sociedade, provavelmente seremos mais capazes de influenciar nossos próprios futuros”. (página 27)

  • “O cenário que dá origem à sociologia foi a série de mudanças radicais introduzidas pelas duas grandes revoluções na Europa dos séculos XVIII e XIX.” A Revolução Francesa e a Revolução industrial. (página 27)

  • “Os pioneiros da sociologia foram apanhados pelos acontecimentos que cercaram essas revoluções e tentaram compreender sua emergência e conseqüência potenciais” O precursor do termo sociologia Augusto Comte, “buscou criar uma ciência da sociedade que pudesse explicar as leis do mundo social da mesma forma que a ciência natural explicava o funcionamento do mundo físico”. “A visão sociológica de Comte foi a da ciência positiva, que sustenta que a ciência deveria estar preocupada somente com entidades observáveis que são conhecidas diretamente pela experiência.” (página 28)

  • Outro importante sociólogo foi Émile Durkheim, em que “Três dos principais temas que ele tratou foram: a importância da sociologia como uma ciência empírica, a ascensão do indivíduo e a formação de uma nova ordem social, as fontes e o caráter da autoridade moral na sociedade.” Durkheim enfatizou ainda a importância de se abandonar os preconceitos e a ideologia, pois uma postura científica requer uma mente que está aberta à evidência dos sentidos e livre de idéias preconcebidas que vem de fora. E ainda desenvolveu um estudo sociológico sobre o suicídio. (páginas 29 e 30)

  • Karl Marx, outro fundado da sociologia, “concentrou o seu trabalho em temas econômicos, mas, estava sempre preocupado em conectar os problemas econômicos a instituições sociais.” Para ele, as mudanças mais importantes estavam estreitamente ligadas ao desenvolvimento do capitalismo, que é um sistema de classe no qual as relações de classe são caracterizadas pelo conflito. (páginas 31 e 32)

  • Max Weber afirma que “os fatores econômicos são importantes, mas as idéias e os valores têm o mesmo impacto na mudança social.” Ele sustentava que os indivíduos têm a habilidade de agir livremente e de moldar o futuro. “Um elemento importante na perspectiva sociológica de Weber era a idéia de tipo ideal, que são modelos conceituais ou analíticos que podem ser usados para compreender o mundo.” “ O desenvolvimento da ciência ,da tecnologia moderna e da burocracia foi descrito por Weber coletivamente como racionalização,ou seja, organização da vida econômica e social de acordo com os princípios de eficiência e na base do conhecimento técnico.”( página 32,33 e 34)

Comentários