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Curso de Formação em Uso de Tecnologias Digitais MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO MÓDULO TUTOR FORTALEZA - 2010 2 - Curso de Formação em Uso de Tecnologias Digitais - Módulo Monitor Execução Ministério das Comunicações Programa Gesac Projeto Formação Gesac Parceiros Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Organização Cassandra Ribeiro Régia Talina Silva Araújo Conteudistas Allan Kelvin Mendes de Sales Corneli Gomes Furtado Júnior Glaucionor Lima de Oliveira Sara Rebeca Aguiar Revisão Cristiane Borges Bragas Eliana Moreira de Oliveira Iraci Oliveira Moraes Schmidlin 2010 Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial a obras derivadas. Para ver uma cópia desta licença visite: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/. 1ª edição - 2010 - tiragem: 75 exemplares Jane Fontes Guedes Lívia Maria de Lima Santiago Luciana Andrade Rodrigues Nukácia Meyre Araújo de Almeida Regina Santos Young Arte da capa Pedro Henrique Parreiras de Meireles Projeto gráfico e diagramação Aline Mariana Bispo de Lima Igor Flávio Simões de Sousa José Stelio Sampaio Bastos Neto Lucas do Amaral Saboya Marco Augusto Mendonça de Oliveira e Silva Junior Samantha Onofre Lóssio Tibério Bezerra Soares Para mais informações sobre o Projeto Fone: (61) 2022-8686/8687 http://www.gesac.gov.br/ Impresso na SC Gráfica Ltda SIBS - Quadra 3 - Conjunto A - Loja 37 CEP: 71736 - 303, Núcleo Bandeirante - DF Projeto Formação Gesac Curso de Formação em Uso de Tecnologias Digitais - Módulo Monitor./ Cassandra Ribeiro e Régia Talina Silva Araújo (Orgs.) - Fortaleza: IFCE, 2010. 41p. 1. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2.TECNOLOGIAS DIGITAIS 3.TECNOLOGIA EM HOSPEDAGEM – ENSINO A DISTÂNCIA 4.LICENCIATURA EM MATEMÁTICA – ENSINO A DISTÂNCIA Projeto Formação Gesac - 5 APRESENTAÇÃO ...................................................................................7 MÓDULO 01: EducAÇÃO A diSTâNciA: cONcEiTOS, lEgiSlAÇÃO, cARAcTERíSTicAS E mOdElOS ....................................................9 Projeto Formação Gesac ..............................................................................10 o que é educação a distância e quais são suas características? ..............................14 Breve histórico da ead no Brasil ...................................................................16 educação Presencial e a educação a distância ....................................................19 modelo de ead do iFce: andraGóGico, centrado no aluno ...................................22 mÓdulO 02: AmbiENTE ViRTuAl dE APRENdizAgEm mOOdlE ................25 Primeiros Passos: comPreender .......................................................................26 conceitos e imPortância de amBiente ................................................................26 virtual de aPrendizaGem (ava) .....................................................................26 estrutura do material didático no moodle .......................................................30 Ferramenta Fórum de discussão .....................................................................32 Ferramentas chat e Wiki ..............................................................................36 Ferramenta tareFa .....................................................................................39 a comunicação no moodle ...........................................................................41 WeBconFerência, quadro Branco interativo e videoaula .......................................44 mÓdulO 03: cOmPETêNciAS E hAbilidAdES NA mOdAlidAdE dE EAd ..........................................................................47 PerFil do aluno que Busca a modalidade de ead .................................................48 comPetências e haBilidades do tutor a distância .................................................51 mÓdulO 04: AVAliAÇÃO Em AmbiENTES ViRTuAiS ..................................57 avaliar em ead .........................................................................................58 modalidades e Formas de avaliação .................................................................61 avaliação de Fórum e tareFa ..........................................................................63 sistema de avaliação ..................................................................................69 Praticando ...............................................................................................74 PRáTicA dE TuTORiA ................................................................................73 Praticando ...............................................................................................74 REFERêNciAS .....................................................................................84 A p r e s e n t a ç ã o 6 - Curso de Formação em Uso de Tecnologias Digitais - Módulo Monitor Projeto Formação Gesac - 7 O Projeto Formação Gesac investe na utilização da tecnologia, da educação e da comunicação para a transformação social no país. Ao formar uma rede de ensino presencial e à distância em Tecnologias de Informação e Comunicação, o Projeto tem como objetivo possibilitar que milhares de pessoas tenham seu primeiro contato com o mundo digital e que nele sejam inseridos, conscientes de sua utilização como suporte para melhorar suas condições de vida. O tutor tem participação especial nesta rede de ensino, formada também por professores orientadores, professores conteudistas e Promotores de Inclusão Digital. Seu papel é essencial, pois estará em contato direto com os monitores dos Pontos Gesac de centenas de comunidades em todo o país, cuidando do incentivo, do ensino e do acompanhamento da assimilação dos conteúdos. Neste curso, o tutor será formado para atuar de modo presencial e à distância no ensino do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação a partir das temáticas de educomunicação, educidadania, software, hardware e redes. Para isso, será capacitado no uso da plataforma Moodle e na capacitação continuada. Atuarão como tutores, setenta e cinco alunos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo. O Ministério das Comunicações, a equipe de Gestão do Projeto Formação Gesac, e os parceiros Ministério da Educação, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e CNPq, agradecem a participação e empenho dos alunos tutores e de todos os atores envolvidos nesta ação que levará educação e desenvolvimento social a todo o país. Coordenação-Geral Projeto Formação Gesac TÓPICO 10 - Curso de Formação em Uso de Tecnologias Digitais - Módulo Monitor Projeto Formação Gesac 1 OBJETIVO · Compreender a importância do planejamento e comprometimento em cursos a distância. Conheça o Projeto Formação Ge- sac no endereço http://www.ge- sac.gov.br/. Saiba Mais O Programa Gesac, que leva internet em banda larga a mais de 11 mil comunidades em todo Brasil, investe na utilização da tecnologia para a transformação social. Além do fornecimento da infraestrutura dos Pontos e de internet, o programa tem, dentre as suas metas de inclusão digital no país, o objetivo de atuar na formação das comunidades atendidas para que tenham autonomia de interação nas redes digitais, de aquisição de conhecimento e, por consequência, estejam estimuladas e fortalecidas para construir ações de desenvolvimento social, cultural e econômico. Dentro desse propósito, o Ministério das Comunicações por meio de sua Secretaria de Telecomunicações, criou, em maio de 2010, o Projeto Formação Gesac, levará a formação em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e capacitação voltada para a construção de ações que estimulem a sustentabilidade das comunidades e a apropriação das mesmas ao seu direito à cidadania e ao conhecimento. A partir de uma rede educacional instituída pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o Projeto capacitará monitores para que realizem a formação nas TICs em suas respectivas comunidades. A rede será formada por professores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, alunos tutores, monitores, multiplicadores e Promotores de Inclusão Digital (PIDs). A formação dos monitores será realizada de forma presencial e a distância a partir de conteúdos como Educomunicação, Educidadania, EAD, Software, Hardware e Redes. Projeto Formação Gesac - 11 Mod. 1 Top. 1 O Projeto propõe também a qualificação do uso dos Pontos Gesac por meio de seu fortalecimento como equipamento público promotor de desenvolvimento local. As temáticas serão abordadas visando a transversalidade da tecnologia com outras áreas: comunicação comunitária, conselho gestor, economia solidária, consciência ambiental, educação e cultura. Esse papel será desenvolvido principalmente pelos PIDs, que acompanharão todo o processo de formação do monitor nas capacitações presenciais realizadas pelo projeto, assim como a assimilação do conteúdo pelos multiplicadores. A execução do projeto é do Ministério das Comunicações em parceria com o Ministério da Educação e com o Conselho Nacional de Pesquisa Científica (CNPq). Estrutura da Formação POLOS DE FORMAÇÃO Professores orientadores Alunos tutores COMUNIDADE Monitores (01 por Ponto Gesac) Multiplicadores (03 por Comunidade) Os monitores serão capacitados nas IFs e remotamente Promotores de Inclusão Digital * Polos de Formação Professores-orientadores e alunos tutores Os Polos de Formação são constituídos por professores orientadores e tutores de onze Institutos Federais de Ciência e Tecnologia (IFs) do país. Os professores orientadores capacitarão os monitores em Tecnologias de Informação e Comunicação de forma presencial e a distância, assim como também formarão 12 - Curso de Formação em Uso de Tecnologias Digitais - Módulo Monitor A1 T1 seus tutores em Educação a Distância para que prestem atendimento aos monitores dos Pontos. O material didático que será utilizado pelos Polos de Formação, produzido por pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, abordará os seguintes conteúdos: • educomunicação; • educidadania; • EaD; • software, hardware e redes; Professor Conteudista Responsável pela produção dos conteúdos dos cursos. * Pontos Gesac Monitor O Monitor será selecionado pelas Instituições Responsáveis pelos Pontos e pelo Ministério das Comunicações. Ele participará da formação na modalidade semi-presencial fornecida pelos professores e alunos tutores. Já com o conteúdo assimilado, ele transmitirá seu conhecimento a, no mínimo, três multiplicadores, no caso, pessoas da comunidade do Ponto Gesac em que atua. A formação dos multiplicadores será pré-requisito para a sua certificação junto ao Instituto Federal responsável por sua região. O monitor contribuirá para a identificação e seleção dos multiplicadores e também para a qualificação do uso dos Pontos Gesac. Ao todo, o projeto formará 738 monitores. Multiplicador Alvo final do Projeto, o multiplicador será escolhido dentro da comunidade frequentadora do Ponto Gesac. Após capacitado pelo monitor presencialmente em seu Ponto, o multiplicador terá a missão de propagar os conteúdos no segmento da comunidade onde atua. Desta forma, o Projeto chegará diretamente ao beneficiário final com maior capilaridade, excluindo a dependência da disponibilidade do monitor. A previsão é que a capacitação atinja 2.214 multiplicadores. Projeto Formação Gesac - 15 Mod. 1 Top. 2 Os atuais estágios de desenvolvimento tecnológico, aliados aos recursos da informática e das telecomunicações, mudaram o conceito de distância e aumentaram os níveis de interatividade. MODOS EMERGENTES DE INTERAÇÃO Os modos emergentes de interação são fundamentais para a geração de cursos a distância de boa qualidade e exigem dos implementadores e educadores mais do que a simples inovação tecnológica. Exigem novas posturas, uma vez que esses modos de interação permitem e fomentam práticas didático- pedagógicas adequadas a esse novo ambiente de aprendizagem. Atualmente, a comunicação mediada eletronicamente apresenta-se como uma poderosa ferramenta capaz de diminuir a barreira (mas não de eliminar) da separação física e temporal entre professor e aluno, além de proporcionar um aumento substancial do nível de interatividade. Agora que já sabemos o que é EaD, conversemos um pouco sobre EaD no Brasil, no próximo tópico. TÓPICO 16 - Curso de Formação em Uso de Tecnologias Digitais - Módulo Monitor Breve histórico da EaD no Brasil 3 OBJETIVO · Apresentar o percurso histórico da EaD no Brasil. Os modelos de EaD podem variar de acordo com o país em que são utilizados. Por is so dedicamos es te tópico à dis cussão da EaD no Bra si l. Vamos a ele. A EaD no Brasil até que já tem história! Em nosso país, a Educação a Distância existe desde a década de 1920. Os eventos principais das iniciativas pioneiras na área ocorreram entre os anos de 1920 e 1950. A seguir apresentamos um quadro contendo um resumo das principais ações na EaD (SOUZA, s/d. p.51 - 57). HISTÓRIA DA EaD NO BRASIL 1923 Fundação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro (Roquete Pinto e Henrique Moritz) 1934 Doação, por parte de Roquete Pinto, dessa rádio para o Ministério da Educação e Saúde. A rádio passa a se chamar Rádio-Escola Municipal do Rio de Janeiro. 1937 Criação do Serviço de Radiodifusão Educativa do Ministério da Educação 1939 Criação, em São Paulo, do Instituto Rádio-Técnico Monitor 1941 Fundação do Instituto Universal Brasileiro 1943 Lançamento de cursos bíblicos por correspondência, pela Igreja Adventista Brasileira 1957 Criação do Sistema Radioeducativo Nacional 1958 Serviço de Assistência Rural - SAR Figura 1: Primeiros passos da EaD no Brasil Depois das décadas iniciais e, principalmente, depois da LDB e com o aumento do uso das TICs, a educação a distância tem se expandido no Brasil. Projeto Formação Gesac - 17 Mod. 1 Top. 3 O reconhecimento formal da Educação a Distância veio com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, de 1996, que lhe dedicou todo o seu artigo 80. Vejamos os textos legais que regulamentam a modalidade a distância e as iniciativas governamentais para a sua implementação e divulgação. 1996 Criação, no MEC, da Secretaria de Educação a Distância-SEED (Decreto nº 1.917). Neste ano surgiu um importante programa dessa secretaria: a TV Escola 1997 Criação do Programa Nacional de Informática na Educação - ProInfo (Portaria MEC nº 522). Ainda em 1997 tivemos: 1. MEC/CAPES/SEED - Criação do Programa de Apoio à Pesquisa em Educação a Distância - PAPED 2. Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação - Resolução que fixa condições para validade de diplomas de cursos de graduação e de pós-graduação em níveis de mestrado e doutorado, oferecidos por instituições estrangeiras no Brasil, nas modalidades semipresencial ou a distância. 1998 Decreto nº 2.494 regulamenta a educação a distância no país. Ainda em 1998, tivemos: 1. MEC – Portaria nº 301 (normatiza as formas de credenciamento de instituições de ensino, para a oferta de curso a distância – em nível de graduação e educação profissional tecnológica). 1999 MEC - Programa de Formação de Professores em Exercício - Proformação, iniciada em caráter experimental nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 2000 MEC - Portaria nº 495 – Formação de comissão de técnicos desse ministério e de outros órgãos federais e estaduais para o desenvolvimento, na UniRede de projetos, critérios, padrões e procedimentos para a organização de cursos superiores de graduação a distância. Ainda em 2000: Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT - Portaria nº 129, que constitui grupo de trabalho para elaborar projeto de infraestrutura tecnológica com o objetivo de implantar a Universidade Virtual Pública do Brasil. 2005 Criação do programa Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB Figura 2: Textos legais e iniciativas governamentais sobre EaD. 20 - Curso de Formação em Uso de Tecnologias Digitais - Módulo Monitor nas instituições para as atividades presenciais, para atividades práticas e para outros eventos pré-agendados. Como em EaD a maioria do tempo é destinado aos estudos autônomos (nos quais o aluno estuda sozinho, faz suas atividades, pesquisas e trabalhos acadêmicos), usam-se - como uma forma de suprir a ausência de encontros com os colegas e o professor na sala de aula - vários recursos tecnológicos de comunicação e interação virtual, tais como fóruns, bate-papos, e-mails, áudio e videoconferência. Dependendo do modelo de EaD, utilizam-se ainda o rádio e a TV. Romiszowski (2003) destaca, com propriedade, as práticas de EaD. Segundo ele, mesmo os cursos presenciais, tanto de nível médio como universitários, apresentam atividades não-presenciais ou semipresenciais. Isso se explicaria pela quantidade de atividades não presenciais que os alunos desses cursos teriam. Agora vejamos algumas perguntas que não querem calar... A respeito da qualidade e da credibilidade da EaD, há muitos mitos. São muitas as indagações que temos. Tentamos responder algumas delas. 1 - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA É PARA QUEM NÃO TEM TEMPO? EaD não é para quem não tempo. Pelo contrário, nessa modalidade de ensino,o trabalho do professor é multiplicado e o do aluno deve ser muito bem planejado para não ser devorado pelas outras atividades (compromissos familiares, profissionais e sociais). Em EaD o aluno deve, mais do que nunca, ter disciplina, ser sforçado, ser focado, separar o tempo de estudar das suas demais atividades. Coscarelli (2000) chama atenção para as tarefas do professor de EaD. Segundo ela, em um curso a distância o professor gasta muito tempo para preparar o material, pois tem de colocar no papel, ou melhor, na tela, tudo que iria falar. Além de preparar material, propor questões e explicações para as questões, o professor (nesse caso, o professor tutor) tem de enviar mensagens para seus alunos, cobrar a participação dos que não estão participando, ler todas as mensagens que recebe e, de alguma forma, respondê-las. Em suma, um curso a distância dá ao professor, no mínimo, tanto trabalho quanto um curso presencial. O lado bom disso é que no curso Leia mais sobre a relação ensino presencial e a distância acessando o artigo da profª Karla da Silva, da FAE/MG, disponível no site http:// www.abed.org.br/congresso2008/ tc/552008104927AM.pdf Saiba Mais Projeto Formação Gesac - 21 Mod. 1 Top. 4 presencial o aluno pode ficar “voando” na sala de aula, mas no curso a distância a participação dele é obrigatoriamente ativa. E isso torna o curso muito interessante para todos. O curso a distância depende muito da participação do aluno e não só das atividades propostas pelo professor. Além disso, como o material produzido é publicado em alguma mídia (impressa ou digital) o professor, que também vira autor, tem um cuidado maior não apenas na didática da EaD, mas também na linguagem e na qualidade da apresentação do conteúdo. Já na modalidade presencial, quase toda a informação é transmitida verbalmente em aulas expositivas. 2 - AUTONOMIA, QUE AUTONOMIA? O ALUNO TEM QUE RESOLVER TUDO SOZINHO? Em EaD o aluno não resolve tudo sozinho. Nessa modalidade de ensino, entende-se autonomia da aprendizagem como independência, exercício ativo da responsabilidade de aprender, capacidade de aprender. É o que afirma Little apud Grandcolas, (1993, p.86): Autonomia não é sinônimo de aprendizagem solitária, de autoinstrução, de autodidatismo; ela não implica em abdicação de responsabilidade por parte do professor; não é um novo método de ensino, não é um comportamento uniforme facilmente descrito; não é um estado definitivo provocado no aprendiz. Autonomia, nesse caso, refere-se essencialmente à relação psicológica que o aprendiz tem com o processo e o conteúdo da aprendizagem. É a centralização do processo pedagógico no aprendiz enquanto sujeito de sua própria formação. Não se deve ficar surpreso se certos aprendizes oferecerem resistência à aprendizagem autônoma. A autonomia implica em um desafio constante às nossas crenças, o que pode ser desestabilizador; mas serão sempre os alunos autônomos que farão melhor a transição entre a aprendizagem e a utilização da linguagem. 3 - EaD É UMA ATIVIDADE SOLITÁRIA? EaD não é uma atividade solitária. Pelo contrário, mesmo que não haja intensas interações com o professor, com o tutor ou com os colegas, o diálogo está presente nos materiais e nos encontros ou atividades virtuais e/ ou presenciais programadas e não programadas durante o curso. O aluno, então, pode (e deve) interagir constantemente com todos por meio de fóruns, bate-papos, e-mail, por telefone, fax ou quantos outros meios de comunicação puder utilizar. Entretanto, é claro, que, como no ensino presencial, é preciso reservar o tempo de aprendizagem. Discutimos até aqui em que consiste a EaD. Como este curso é ministrado pelo IFCE, no próximo tópico trataremos das características da EaD nessa instituição de ensino. TÓPICO 22 - Curso de Formação em Uso de Tecnologias Digitais - Módulo Monitor Modelo de EaD do IFCE: andragógico, centrado no aluno 5 OBJETIVO · Apresentar o modelo de EaD do IFCE. Andragogia: por que trabalhar com esse modelo de ensino?O modelo pedagógico da EaD, diferente do presencial, é planejado e produzido para dar ao aluno o maior controle possível sobre sua aprendizagem. Assim, é o aluno quem escolhe o momento, o lugar, o ritmo de aprendizagem, levando em conta que todos esses aspectos precisam estar de acordo com o cronograma do curso de que ele está participando. Durante o curso, o estudo é individualizado, mas não é solitário, uma vez que existem muitas interações do aluno com o professor e colegas. Nesse caso, o aluno vai deparar, no decorrer desse curso, com diferenças (bem marcantes) entre o modelo presencial convencional e o modelo a distância. Ele vai constatar que o modelo a distancia por proposto apresenta excelente qualidade e que em nada deixa a desejar em relação aos modelos de educação presencial tidos, muitas vezes, como melhores e únicos capazes de promover aprendizagem eficiente. O modelo pedagógico da EaD é concebido para a aprendizagem de adultos, segundo os princípios da Andragogia. Diferente do curso tradicional em sala de aula, a formação construída torna o aluno o mestre de sua aprendizagem, o gestor do seu tempo e ritmo. No que diz respeito à aprendizagem, crianças e adultos têm necessidades diferenciadas. Crianças são mais dependentes da orientação dos adultos, adolescentes têm essa O termo andragogia foi utilizado pela primeira vez em 1833 pelo professor alemão Alexander Kapp. Já na década de 1970, os estudos sobre andragogia foram retomados e aprofunda- dos por Malcon Knowles, que de- finiu o tema como a arte e ciên- cia de orientar adultos em seus processos de aprendizagem tendo como foco suas experiências de vida. (ALMEIDA, 2008). Atenção Projeto Formação Gesac - 25 Nesta aula você compreenderá o que são Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA - e explorará o Ambiente Moodle que será utilizado em nossa formação. Explicaremos com detalhes as principais ferramentas e recursos disponíveis no Moodle para que você, tutor a distância, possa utilizá-lo adequadamente no decorrer de seu trabalho. É importante considerar que serão abordadas aqui somente as principais ferramentas do Moodle (fórum de discussão, chat, tarefa, mensagem), aquelas que darão suporte aos Monitores e Multiplicadores. As demais podem ser estudadas posteriormente, caso haja necessidade. Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle TÓPICO 26 - Curso de Formação em Uso de Tecnologias Digitais - Módulo Monitor Primeiros passos: compreender conceitos e importância de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) 1 OBJETIVOS · Contextualizar o Ambiente Virtual de Aprendizagem; · Familiarizar-se com o ambiente Moodle; · Aprender a acessar o curso no Moodle. Neste tópico apresentaremos noções básicas sobre a concepção e importância dos AVAs para a EaD. Conheceremos também o ambiente Moodle. CONTEXTUALIZANDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: CONCEITO E IMPORTÂNCIA PARA EaD A internet possibilitou uma nova dinâmica para os processos de ensino e aprendizagem a distância, principalmente no que se refere aos recursos de interação e compartilhamento de informações. Nesse contexto, os ambientes virtuais de aprendizagem foram desenvolvidos especificamente para atender as necessidades dos cursistas e do professor na modalidade de ensino a distância. O AVA consiste num software que agrega recursos e ferramentas direcionados para o desenvolvimento de processos educativos a distância. Por seu caráter digital, permite a manipulação de informações hipermídia e a interação e comunicação síncrona e assíncrona de acordo com as características de cada Ambiente. O ambiente que iremos utilizar denomina-se Moodle. Esse ambiente é um software livre amplamente utilizado por instituições de ensino público e privado no mundo todo. Figura: EAD Fo nt e: w w w .la tin st oc k. co m .b r Para conhecer um pouco mais sobre hipermídia acesse o link: h t tp : / /mar i zavane l l a .word- press.com/2008/03/10/o-que- -e-hipermidia/ Saiba Mais Projeto Formação Gesac - 27 Mod. 2 Top. 1 O AVA, no ensino a distância do DEaD/IFCE, configura-se como um importante recurso de facilitação de aprendizagem, pois é através desse ambiente que os cursistas têm todo o apoio para a construção do conhecimento. Nesse espaço, o tutor a distância interage com os cursistas e estes, com os colegas de turma. Se antes o processo de ensino na modalidade a distância era solitário, com a utilização do AVA ele se torna coletivo, contribuindo, assim, para um ensino de qualidade. No entanto, essa qualidade dependerá da intencionalidade do ato educativo. Em outras palavras, dependerá da ação do professor e dos materiais disponibilizados pela instituição de ensino. Percebeu como é importante que o professor compreenda o AVA em suas potencialidades técnicas e pedagógicas? Como é importante que o Ambiente seja acolhedor? Então, mãos a obra! Vamos conhecer as funções gerais do Ambiente Moodle ! ACESSO À ESTRUTURA DO AMBIENTE MOODLE Para entrar no ambiente Moodle de nossa capacitação, você deve digitar, no navegador da internet, o endereço http://gesac.ifce.edu.br . Depois que a primeira página do Moodle abrir, você deve inserir seu login e sua senha no local indicado na figura 3. Caso você ainda não tenha se cadastrado no sistema, é necessário fazer o cadastro de acordo com os seguintes passos: • Clique em Cadastramento de usuários; • Preencha o cadastro escolhendo senha e login; • Aguarde a confirmação em seu e-mail; • Clique no link de confirmação; • Digite o login e a senha cadastrados anteriormente. Figura 3: Login Moodle Fo nt e: IF C E/ U AB , 2 01 0 TÓPICO 30 - Curso de Formação em Uso de Tecnologias Digitais - Módulo Monitor Estrutura do material didático no Moodle 2 OBJETIVOS · Compreender a disposição das aulas no ambiente Moodle; · Conhecer o procedimento de navegação pelos conteúdos das aulas. Neste tópico você saberá como acessar os conteúdos propostos para cada aula do curso de formação e conhecerá os procedimentos de navegação nesses conteúdos. Ao entrar no curso, você observará que existem caixas nas partes laterais do Ambiente conhecidas como box. Essas caixas separam as diferentes ferramentas/espaços que compõem o Moodle. Exemplos de box: Mensagem, Cronograma. Essas ferramentas servem para organizar as diversas atividades, tais como coordenação, administração, comunicação e compartilhamento de materiais. Na tela inicial, você visualizará as informações dispostas em três partes básicas da tela: lateral direita, centro e lateral esquerda. As aulas ficam dispostas na parte central da tela (figura 4). Em cada aula, você visualiza a apresentação, o conteúdo e as atividades: tarefa(s) e fórum(ns), bem como materiais extras, quando indicados (figura 4). Figura 4: Disposição das aulas no ambiente MoodleFo nt e: IF C E/ U AB , 2 01 0 Projeto Formação Gesac - 31 Mod. 2 Top. 2 Para visualizar o conteúdo de cada aula, você deve selecionar e clicar sobre o link indicativo da aula e seu respectivo título, por exemplo, " Aula 2 – Aprendendo a Distância: conceitos, características, modelos e recursos " ou " Aula 3 – Educação a Distância ", indicados na figura 5. Figura 5: Conteúdo de cada aula de um curso Gesac Ao abrir o conteúdo, você visualizará, em uma nova janela, a apresentação da aula e seus objetivos gerais. O conteúdo, distribuído em tópicos, precisa ser lido por você, tutor. Qualquer problema com o material do ambiente deve ser comunicado ao professor orientador. Para sair da aula, o procedimento é simples: basta clicar em “X” (no canto superior da lateral direita) e você voltará ao ambiente geral da disciplina. No próximo tópico, você vai saber um pouco mais sobre a ferramenta Fórum de Discussão. Atenção Educar é muito mais que trans- mitir conhecimento é a possibi- lidade de formação integral de sujeito em que o conhecimen- to precisar ser construído tendo signifcado para os alunos. Fo nt e: IF C E/ U A B, 2 01 0 TÓPICO 32 - Curso de Formação em Uso de Tecnologias Digitais - Módulo Monitor Ferramenta Fórum de Discussão 3 OBJETIVOS · Saber como acessar os fóruns nas aulas propostas; · Compreender o fórum como uma ferramenta/espaço colaborativo(a) de construção do conhecimento. Neste tópico, apresentaremos as ferramentas de interação que podem ser utilizadas para favorecer o processo de ensino e de aprendizagem em cursos a distância e descreveremos uma em especial: o fórum de discussão. Vamos lá! 1.1 FERRAMENTAS INTERATIVAS Atualmente existem diversos ambientes de aprendizagem (AVA) em que se pode realizar EaD. Dentre eles estão o Aulanet, o ambiente Solar, o E-proinfo, o TelEduc, o Moodle, entre outros. Em nosso curso, utilizamos o ambiente Moodle. Através dele, então, você acessa as aulas, interage com os demais participantes e posta suas atividades. Podemos dizer que o Moodle, como ferramenta de aprendizagem, conta com uma diversidade de recursos que propiciam possibilidades de trabalhar conteúdo e com atividades de uma maneira mais dinâmica e interativa. O conjunto de ferramentas que compõem o Moodle é dividido de acordo com os objetivos que se pretende alcançar. Veja abaixo uma classificação destes recursos: 1. Ferramentas de comunicação e discussão: fórum (assíncrona) e chat (síncrona) 2. Ferramentas de avaliação e de construção coletiva: tarefa, wiki e glossário (assíncronas) 3. Ferramentas instrucionais: lição/quiz (assíncrona). Ferramentas síncronas permitem que os usuários se comuniquem em tempo real (on-line) Ferramentas assíncronas se carac- terizam por não exigir a presença dos usuários ultaneamente, ou seja, os participantes não precisam es- tar presentes no mesmo espaço de tempo e nem no mesmo local. Guarde bem isso Projeto Formação Gesac - 35 a aprendizagem dos alunos e de dar feedback em relação ao desempenho deles. Por isso, elogie-os, se estiverem realizando um bom trabalho. Contribua, apresentando comentários que visem à melhoria da qualidade das observações feitas. Em caso de um cursista tomar uma decisão ou posição inadequada, faça uma intervenção particular através da ferramenta mensagem ou qualquer mídia acessível. No próximo tópico conheceremos mais ferramentas que estão disponíveis em nosso ambiente virtual (Moodle). Mod. 2 Top. 3 TÓPICO 36 - Curso de Formação em Uso de Tecnologias Digitais - Módulo Monitor Ferramentas Chat e Wiki 4 OBJETIVO · Estudar as ferramentas chat e wiki. No tópico anterior, tratamos do fórum, nesta aula apresentaremos outras ferramentas existentes nos ambientes virtuais de aprendizagem. Depois de ler a explicação sobre cada uma delas, reflita sobre como essas ferramentas podem ser utilizadas com seus alunos. BATE-PAPO OU CHAT A sala de bate-papo do Moodle é uma ferramenta simples de comunicação que permite a tutores e alunos comunicar-se em tempo real (online). Seu funcionamento é semelhante a um sistema de mensagens instantâneas como, por exemplo, o MSN. No bate-papo, para que seja possível a comunicação, é preciso que todos os participantes estejam online, ou seja, conectados à internet, logados no ambiente Moodle e dentro da sala de bate-papo. Essa ferramenta pode ser útil como espaço de discussão, de esclarecimento de dúvidas, mas também pode ter outros usos, tais como discussão de vídeos ou textos, por exemplo. Figura 9: Tela de bate-papo do Moodle Fo nt e: IF C E/ U AB , 2 01 0 Projeto Formação Gesac - 37 Mod. 2 Top. 4 FERRAMENTA WIKI É uma atividade que permite construir documentos de forma coletiva, usando um navegador da internet. Na imagem abaixo, você pode observar um exemplo de atividade realizada utilizando a ferramenta colaborativa Wiki. Figura 10: Tela inicial do wiki Na ferramenta Wiki, documentos são disponibilizados para que sejam desenvolvidos coletivamente. Esse tipo de tecnologia aumenta a velocidade de criação e atualização de páginas desenvolvidas por vários autores ao mesmo tempo, sem haver a necessidade de revisões antes de as modificações se tornarem efetivas. Dessa forma, o Wiki no Moodle tem o objetivo de proporcionar aos participantes de um curso, um grupo, por exemplo, um trabalho em conjunto para adicionar páginas web e expandir e modificar seus conteúdos. O texto/ página vai sendo escrito aos poucos e com a participação de todos. As versões antigas da produção textual nunca são apagadas, podendo ser inclusive restauradas. No Wiki, os textos podem ser editados utilizando-se para isso recursos comuns para edição de textos, acrescidos de outros recursos, que ampliam as possibilidades de criação. Os autores dos textos, sejam eles professores ou alunos, podem desenvolver estilos diferentes de texto, inserir lista, hiperlinks, tabelas e figuras de acordo com a necessidade da tarefa. A partir da inserção da primeira página, nomeada pelo próprio usuário (tutor ou aluno), existe a possibilidade de reversão da página editada, ou seja, a possibilidade de Fo nt e: IF C E/ U A B, 2 01 0 40 - Curso de Formação em Uso de Tecnologias Digitais - Módulo Monitor No quadro de tarefas postadas pelos alunos (figura 12), você pode avaliar quais cursistas já enviaram suas tarefas e atribuir a nota, bem como comentar cada trabalho apresentado pelo aluno. Você tem um prazo máximo de 48 horas, após a postagem, para avaliar e comentar o trabalho . No próximo tópico, você vai aprender a utilizar o Ambiente para se comunicar com os cursistas. TÓPICO Projeto Formação Gesac - 41 A comunicação no Moodle6 OBJETIVOS · Aprender a responder as mensagens enviadas; · Saber como enviar mensagens individuais e para grupos de pessoas. Mod. 2 Top. 6 Neste tópico você saberá como se comunicar com os cursistas e como enviar e receber mensagens. 1. RESPONDER MENSAGENS Geralmente, assim que você acessa o ambiente, as mensagens que lhe são enviadas aparecem em janela pop-up (figura 13). Para conhecer o conteúdo delas, basta clicar no nome da pessoa que enviou a mensagem. Com isso, será aberta outra janela (pop-up) para que você possa responder. Digite, então, sua mensagem e clique em Enviar mensagem. Figura 13: Caixa de mensagens / janelas pop-up. Saiba Mais Pop-up é uma janela extra que aparece acima da que vo- cê está visualizando. Normal- mente ela traz informações adicionais ou avisos. Fo nt e: IF C E/ U AB , 2 01 0 42 - Curso de Formação em Uso de Tecnologias Digitais - Módulo Monitor No entanto, essa janela pop-up pode não abrir, devido ao bloqueio de pop-ups estarem ativos em alguns navegadores. Nesse caso, para você saber se tem mensagens, é só observar a lateral direita da tela na caixa Mensagens (observe o círculo vermelho da figura 14). Para respondê-las, o procedimento é o mesmo descrito anteriormente. Figura 14: Posição da Caixa Mensagens na tela do ambiente Moodle. 2. ESCREVER E ENVIAR MENSAGENS Se o seu objetivo é selecionar pessoas e enviar mensagens, o caminho é diferente do anterior. Você deve primeiramente entrar em Participantes (observe o círculo preto da figura 14). Ao entrar na página, você visualizará todas as pessoas que participam da disciplina: professores orientadores, tutores e monitores. Caso deseje selecionar todas as pessoas, clique no botão Selecionar tudo ou,caso deseje selecionar uma pessoa, clique na caixa Selecionar. Figura 15: Escolha dos tutores para comunicação. Fo nt e: IF C E/ U A B, 2 01 0 Fo nt e: IF C E/ U AB , 2 01 0 Projeto Formação Gesac - 45 Mod. 2 Top. 7 É possível, ainda, com a mão ou com uso de um marcador especial para quadro branco interativo, utilizar todos os recursos que existem em uma tela de computador, cujo formato pode atingir 2 metros de diagonal. Sendo assim, tudo que se pode fazer com o mouse diretamente no computador também poderá fazer no quadro usando-se o toque ou o marcador especial. De maneira geral, o quadro é acompanhado de um software especial que facilita a integração entre o computador e o quadro. O quadro interativo é muito usado em treinamentos corporativos e em conferências (incluindo videoconferência por web ou não), pois permite ao apresentador ficar ao lado do quadro e interagir durante a sua apresentação desenhando ou escrevendo diretamente no quadro. O conteúdo do quadro pode ser salvo, impresso e preparado pelo apresentador. Ele pode igualmente ser apagado e substituído por outro conteúdo. VIDEOAULAS As videoaulas são aulas gravadas em vídeos pelo professor orientador e/ou, pelo conteudista para a explicação de um conteúdo ou para o desenvolvimento de uma aula prática. Chegamos ao final de nossa aula! Esperamos que todos tenham compreendido qual a função dos recursos descritos e a importância de cada um dentro do AVA. Até a próxima! 46 - Curso de Formação em Uso de Tecnologias Digitais - Módulo Monitor M ó d u l o 3 Objetivos: • Identificar as características básicas relacionados ao perfil do aluno que busca a EaD; • Compreender as competências e habilidades necessárias para o desenvolvimento das atividades tutoriais a distância. Projeto Formação Gesac - 47 Caro(a) aluno(a), Nesta aula, trataremos de algumas características da EaD e estudaremos as competências e habilidades necessárias aos profissionais que atuam na modalidade de Educação a Distância. Enfocaremos especificamente o trabalho do tutor a distância, que é quem atua diretamente na mediação pedagógica com o aluno. Para que a EaD aconteça, é necessária a participação de muitos profissionais, podendo-se afirmar com segurança que essa modalidade de ensino para ser desenvolvida com sucesso exige uma ação multidisciplinar como condição essencial para seu desenvolvimento. Dentre os profissionais envolvidos nessa tarefa, temos professor conteudista, professor orientador, tutor a distância, designer instrucional, revisor, além de uma equipe técnica, formada pelo diagramador, web designer, programador, entre outros. Nesta aula nossa discussão tratará principalmente da ação do tutor a distância. Competências e habilidades na modalidade de EaD 50 - Curso de Formação em Uso de Tecnologias Digitais - Módulo Monitor significativa de seu tempo semanal a seus estudos e não veem o curso como maneira mais leve e fácil [de fazer isso]”. Ao encarar o curso a distância, esses aprendizes o fazem comprometidos consigo próprios e com o grupo de que fazem parte, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo curso e pelos professores. Nesse contexto, o tutor assume caráter determinante no processo de ensino- aprendizagem, pois os alunos buscarão apoio no seu trabalho. Assim, é indispensável que o tutor acompanhe os alunos de forma contínua e fique em comunicação constante com eles, buscando motivá-los sempre. Em EaD, a autonomia do aluno deve ser incentivada em todos os momentos da formação. Isto está implícito nos momentos em que o tutor sugere a construção de um horário de estudo e o envio de mensagens; quando o aluno contribui para o aprofundamento dos conteúdos do curso; quando tem que enviar um número de respostas semanais às mensagens que lhe são encaminhadas por seus colegas de turma. Enfim, quando ele participa da gestão de sua aprendizagem. Por outro lado, o aluno, mesmo sendo autônomo, não quer se sentir sozinho no processo ensino-aprendizagem e pede, tanto no contexto presencial como no virtual, a presença do professor. Essa presença pode se configurar em proporcionar feedback frequente e enriquecedor, sempre se traçando desafios. Principalmente na educação a distância, o professor e/ou tutor deve estar presente quantitativa e qualitativamente nas interações, para compensar a ausência de outras formas mais imediatas de trocas, como as que acontecem na educação presencial. Essa “interferência” do professor ou tutor, no entanto, não constitui um obstáculo à autonomia do aluno, mas uma maneira de acompanhá-lo nesse processo, animando-o, encorajando-o e fazendo com que ele não se sinta sozinho nas turbulências do “surfar” em meio a grandes quantidades de informação. Neste tópico traçamos um perfil do aluno de curso a distância. No próximo tópico, falaremos das competências e habilidades de um tutor. O tutor deve acompanhar virtu- almente as atividades desenvolvi- das pelos alunos. Deve proporcio- nal feedback constante, entrando diariamente no Ambiente virtual, respondendo os e-mails dos alu- nos, fazendo pontuações sobre o conteúdo dos fóruns, entre outras atividades. Atenção TÓPICO Projeto Formação Gesac - 51 Competências e habilidades do tutor a distância2 OBJETIVO · Discutir como o tutor pode favorecer situações de aprendizagem significativas. Mod. 3 Top. 2 Uma situação de ensino-aprendizagem não parte do marco zero, o aprendiz não é uma tabula rasa , uma folha em branco, não tem uma mente vazia. Ele sabe muitas coisas sobre o mundo e sobre as experiências de que participa como ser social, ele constantemente se questiona e assimila ou elabora respostas que o satisfazem provisoriamente. Segundo a didática da ciência (GIORDAN; DE VECCHI, 1988), não é possível livrar-se facilmente das concepções prévias dos aprendizes. Elas fazem parte de um sistema de representações, que tem sua coerência e suas funções baseadas em explicações sobre o mundo. Esse sistema pode se reconstituir sub-repticiamente. (GIORDAN; DE VECCHI, 1988) Giordan e de Vecchi (1988) observam que os professores têm dificuldades para compreender o que seus alunos não compreendem, já que perderam a memória do caminho do conhecimento, a memória dos obstáculos, das incertezas, dos atalhos, dos momentos de pânico ou de vazio intelectual. Ao nos referirmos à competência do professor, estamos diretamente falando da competência do tutor a distância. Trabalhar a partir das percepções dos alunos, dialogar com eles e fazer com que sejam avaliados para aproximá- los dos conhecimentos científicos a serem ensinados proporciona ao tutor compreensão do processo de ensino-aprendizagem. Saiba Mais A expressão tabula rasa foi cunhada pelo empirista John Lo- cke, que afirmou que nascem sem nenhum conhecimento, mas que através de tentativas e erros aprendem e conquistam expe- riência. Obtenha mais informa- ções sobre empirismo no site: ht- tp://www.mundoeducacao.com. br/filosofia/empirismo.htm 52 - Curso de Formação em Uso de Tecnologias Digitais - Módulo Monitor Perrenoud (2000) propõe uma alternativa como competência global do tutor: organizar e dirigir situações de aprendizagem. Daí derivariam outras competências secundárias tais como: • Conhecer, para determinada disciplina, os conteúdos a serem ensinados e sua tradução em objetivos educacionais. • Trabalhar a partir das representações dos alunos. • Trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem. • Construir e planejar dispositivos e sequências didáticas. • Envolver os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento. Trabalhar as representações dos alunos não consiste apenas em fazê- los expressarem seus pontos de vista e logo em seguida desconsiderá-los em relação aos objetivos educacionais. Consiste em dar-lhes regularmente direitos na aula, interessar-se por eles, tentar compreender suas raízes e sua forma de coerência. Para isso, devem-se abrir espaços para discussão. Em EaD, estes espaços podem ser viabilizados através das ferramentas de comunicação na forma síncrona e assíncrona. É importante que você, tutor a distância, busque constantemente trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem e que suas ações educativas se baseiem no princípio segundo o qual aprender não é apenas memorizar, estocar informações, mas estruturar o sistema de compreensão de mundo. Tal reestruturação envolve um importante trabalho cognitivo dos alunos a fim de que eles se engajem nas propostas oferecidas. O favorecimento de situações de aprendizagem significativas e a condução e organização de situações didáticas significam que o tutor a distância deve: • Auxiliar o monitor de forma sistemática e colaborativa em questões técnicas, na motivação para seus estudos e no acompanhamento do processo ensino-aprendizagem; • Auxiliar na realização das atividades no Ambiente virtual Moodle; • Interagir com os monitores sob sua supervisão; • Fazer relatórios semanais sobre o que está sendo visto e executado pelos monitores, explicitando momentos importantes das interações bem como possíveis dificuldades; • Consultar o professor orientador sobre questões referentes ao conteúdo; • Esclarecer dúvidas dos monitores através de e-mail, fórum, mensagens ,etc; • Consultar o professor orientador sobre dificuldades referentes à interação com os monitores; Projeto Formação Gesac - 55 Mod. 3 Top. 2 ANOTAÇÕES _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ 56 - Curso de Formação em Uso de Tecnologias Digitais - Módulo Monitor M ó d u l o 4 Objetivos: • Discutir o processo de avaliação nos cursos a distância. • Apresentar as modalidades e instrumentos de avaliação em cursos a distância. Projeto Formação Gesac - 57 Depois de estudar as ferramentas e recursos digitais de mediação e interação pedagógica (tipos, características e aplicações), nesta aula discutiremos mais dois aspectos importantes na EaD: a gestão e a avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Compreender esse aspecto é muito importante para o bom desempenho da função de tutor, portanto leia com atenção esta aula e interaja com seus colegas no ambiente. Vamos começar a aula! Avaliação em ambientes virtuais 60 - Curso de Formação em Uso de Tecnologias Digitais - Módulo Monitor Embora se perceba que essa prática tem igual valor para uma sala de aula presencial, o feedback revela-se um dos elementos mais fortes e significativos na EaD, pelo seu caráter motivacional, capaz de proporcionar e manter a dinâmica das comunidades virtuais de aprendizagem e de determinar uma sensação de proximidade, independente da simultaneidade. Chegamos ao final do tópico 1. No próximo tópico, trataremos das modalidades e formas de avaliação. TÓPICO Projeto Formação Gesac - 61 Mod. 4 Top. 2 Modalidades e formas de avaliação2 OBJETIVO · Apresentar modalidades e formas de avaliação em EaD. Ao se trabalhar com o processo ensino-aprendizagem, ou mesmo com avaliação educacional, normalmente surgem indagações sobre as causas e as finalidades das ações desenvolvidas. Essas indagações podem nos levar a conhecer de perto funções, modalidades e propósitos da avaliação que fundamentam a nossa prática, ao mesmo tempo em que podem reforçar alguns conceitos básicos referentes ao processo de avaliação. AVALIAÇÃO PRESSUPÕE AÇÃO Entender os motivos pelos quais somos levados a realizar avaliações pode nos ser útil na identificação do momento exato em que devemos aplicá-las, na escolha dos melhores instrumentos e na construção de melhores práticas. As modalidades e funções, apresentadas de maneira resumida na tabela a seguir, nos mostram como os conceitos teóricos envolvidos nos tipos de avaliação aparecem na prática cotidiana do professor-tutor e como ele pode fazer uso dos resultados das avaliações. MODALIDADES E FORMAS DE AVALIAÇÃO Há várias formas de avaliar. Entretanto, em qualquer que seja a modalidade aplicada, convém ter em mente que a avaliação deve servir à detecção de acertos e deficiências nos processos de aprendizagem e que suas Fo nt e: w w w .la tin st oc k. co m .b r 62 - Curso de Formação em Uso de Tecnologias Digitais - Módulo Monitor informações devem ser utilizadas como dados de contexto, para adequar cada vez mais os processos aos alunos, ajudando-os a aprender de outra forma. Veja o quadro a seguir. PERÍODO TIPO ATIVIDADES PRINCIPAIS OBJETIVO Início Diagnóstica • Orientar, • Explorar, • Identificar, • Adaptar, • Predizer. Conhecer as aptidões, os interesses, as capacidades e competências que serão pré-requisito para futuros trabalhos. Durante Formativa • Regular, • Situar, • Compreender, • Harmonizar, • Tranquilizar, • Apoiar, • Reforçar, • Corrigir, • Facilitar, • Dialogar. Buscar informações sobre estratégias de solução dos problemas e das dificuldades surgidas. Depois Somativa • Verificar, • Classificar, • Situar, • Informar, • Certificar, • Pôr à prova. Observar comportamentos globais, socialmente, significativos, determinar conhecimentos adquiridos e, se possível, certificar. Quadro 2: Avaliação quanto à formação (adaptado de MARINELLI, 2007) No quadro é possível observar que a dimensão do processo avaliativo impede que a avaliação seja utilizada para verificar unicamente a assimilação de conteúdos. Temos, assim, fases diferentes para avaliar e formas de avaliar que decorrem também dessas fases. Na formação GESAC, faremos avaliação formativa. Essa avaliação se dá justamente nas interações que devem acontecer entre tutor e monitores. A avaliação somativa não será utilizada neste projeto. Até aqui já conversamos sobre a motivação do monitor, que envolve, entre outras questões, o feedback do tutor e discutimos a avaliação em cursos a distância. No próximo tópico, estudaremos os instrumentos de avaliaçao em cursos a distância. Projeto Formação Gesac - 65 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES A DISTÂNCIA Os cursos a distância da Diretoria de Educação a Distância do IFCE adotam como critério de avaliação o sistema de Learning Vectors (LVs), desenvolvidos pelo professor Gilvandenys Sales. Embora não o utilizemos no Projeto Gesac, é importante consideremos os critérios descritos na figura 17. Figura 17: Ícones LV AVALIAÇÃO DE FÓRUNS E TAREFAS NO AMBIENTE A avaliação das mensagens dos alunos no fórum deverá ser fundamentada nesses critérios . Assim, o tutor deverá ponderar o conceito mais adequado para a postagem do cursista. Mod. 4 Top. 3 66 - Curso de Formação em Uso de Tecnologias Digitais - Módulo Monitor Figura 18: Avaliação da discussão no fórum Moodle Figura 19: Avaliação da tarefa Moodle A avaliação da tarefa segue a mesma lógica da avaliação do fórum em que o tutor a distância avaliará a atividade baseado nos critérios, conforme verificamos na figura 19. CONFIGURAÇÕES DAS ATIVIDADES MOODLE Umas das atividades que competem ao professor formador e/ou tutor é a configuração das atividades, as mais comuns no Ambiente Moodle são os fóruns e as tarefas. Essa configuração permite que todas as atividades desenvolvidas a distância sejam avaliadas no decorrer do processo de ensino e aprendizagem, facilitando a avaliação a ser realizada pelo tutor a distância. Para realizar a configuração, é necessário que o professor orientador e/ou tutor a distância tenham em mãos as seguintes informações: • carga-horária do curso; • quantidade de atividade; • tipo de atividade; • período do curso. Munidos dessas informações, mostraremos os procedimentos a seguir. Projeto Formação Gesac - 67 1) Para configuração de um fórum: Dentro do ambiente do curso, acesse o link do fórum que deseja configurar, clique no botão atualizar fórum que fica no canto superior direito da tela. Você será conduzido à tela que mostra a configuração do fórum, conforme verificamos na figura 20. Os campos em destaque indicam: • Nome do fórum - designar nome do fórum. • Tipo do fórum - Você escolherá um tipo de fórum: Uma única discussão simples, fórum geral, fórum P e R (Perguntas e Respostas). • Descrição do fórum. • Monitorar a leitura do fórum? - essa opção permite saber quais são as mensagens não vistas. • Permitir avaliação apenas das mensagens compreendidas neste arco de tempo - caso marcada essa opção é necessário estipular um período de avaliação. Figura 20: Configuração fórum Veja que existem campos a serem preenchidos com as informações já definidas sobre o curso. Preencha-as e clique no botão Gravar, em seguida abrirá a tela com a indicação alterações gravadas com sucesso. Clique em Continuar para finalizar a configuração. Mod. 4 Top. 3 70 - Curso de Formação em Uso de Tecnologias Digitais - Módulo Monitor Exemplo: Em um curso for de 40 horas, o cursista poderá ter no máximo 10 faltas. Se exceder esse valor, estará automaticamente reprovado. Considerando as diversas atividades propostas, tanto no ambiente virtual Moodle, quanto nas atividades e encontros presenciais, o professor deve se valer da seguinte fórmula para calcular o número de faltas dos cursistas: NTF CH NEP NAD NANR= + × ( ) Onde: NTF – Número total de faltas CH – Carga horária do curso NEP – Número de encontros presenciais NAD – Número de atividades a distância (fórum e tarefa) NANR – Número de atividades que o cursista deixou de realizar no ambiente virtual. Exemplifiquemos agora. Vamos supor que o módulo Gestão de tutoria seja de 40 horas e que tenham sido realizados 2 encontros presenciais e 8 atividades a distância (4 fóruns e 4 tarefas). Cada ausência do cursista representa 1 falta de quatro horas. Em um curso, a quantidade de tarefas e fóruns é feita individualmente, já que varia não só a carga horária do curso, mas também o número de atividades propostas pelo professor. Finalizamos aqui a formação. Esperamos que tenha sido proveitosa. A equipe do IFCE fica à disposição para mais esclarecimentos ou para ajudar no que mais for necessario para o êxito do Programa Gesac. Projeto Formação Gesac - 71 ANOTAÇÕES _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ Mod. 4 Top. 4 72 - Curso de Formação em Uso de Tecnologias Digitais - Módulo Monitor Prática de Tutoria Projeto Formação Gesac - 75 2. O QUE MOSTRAR NA AULA Quando se deseja disponibilizar somente a aula corrente e ocultar as demais, deve-se clicar no ícone quadrado no canto superior esquerdo da janela relativa à aula, na qual será mostrada a mensagem Mostrar só o tópico 1 (isso porque usamos a aula 1 como exemplo). Caso seja a aula 2, a frase será “Mostrar só o tópico 2” e assim sucessivamente. Veja a figura a seguir. Figura 18: Ocultar/Exibir tópicos de aulas 3. COMO COLOCAR UMA AULA CORRENTE Quando o período de uma aula já estiver encerrado, você deve ocultá-la, para que os alunos compreendam que uma nova aula já foi iniciada. A aula corrente sempre tem em suas laterais duas colunas mais escuras. Isso serve para indicar que ela é a aula ou tópico é o corrente. Para tornar uma aula corrente, basta clicar no ícone representado por um lápis, no qual será indicada a mensagem Marque este tópico como tópico corrente. Veja a figura escrever a palavra. Figura 19: Tópico corrente PT Top. 1 76 - Curso de Formação em Uso de Tecnologias Digitais - Módulo Monitor 4. COMO OCULTAR FÓRUNS E TAREFAS CONCLUÍDOS Caso não queira ocultar toda a aula, você pode deixar o material dela disponível e ocultar somente os fóruns e tarefas. Para isso, basta você clicar no ícone representado por um olho, no qual será apresentada a mensagem Ocultar. Figura 20: Ocultar/Exibir atividades 5. COMO ATUALIZAR O RECURSO "MURAL DE AVISOS" Sempre que houver encontros presenciais ou alguma informação importante a ser dada aos seus alunos, não relute, utilize o recurso do Moodle chamado de Mural de avisos. É importante mantê-lo sempre atualizado. Para utilizá-lo, basta clicar no ícone representado por uma mão segurando um lápis, no qual será apresentada a mensagem Editar sumário e em seguida digitar o texto. Após digitar o texto, não esqueça de clicar no botão Salvar mudanças. Figura 21: Editar sumário 6. COMO USAR SÍMBOLOS DE EDIÇÃO Observe os símbolos destacados: Figura 22: Símbolos de edição Projeto Formação Gesac - 77 Esses símbolos aparecem ao lado de módulos e atividades. Veja o que significa cada um deles: Mover: a função deste símbolo é inverter a ordem das tarefas. Mover para a direita e para a esquerda: esse símbolo serve para destacar as atividades e deixá-las alinhadas. Atualizar: A função desse símbolo é editar e atualizar as atividades. Cancelar: Esse símbolo serve para excluir aulas ou atividades. Ocultar: Esse símbolo serve para ocultar aulas ou atividades. Grupos: Esse símbolo serve para dividir a turma em grupos durante a realização das atividades. 7. COMO ATUALIZAR UM FÓRUM Para atualizar o fórum, clique no botão atualizar. Observe a figura. Figura 23: Atualização de fórum Uma janela de edição se abrirá. Neste espaço, o tutor pode alterar o título do fórum, o enunciado, as datas, a avaliação, dentre outros. Veja a figura 7a e figura 7b. Figura 7a: Formatação de atividade PT Top. 1 Atenção Para realizar todos esses procedi- mentos é necessário estar com o botão ativar edição selecionado. 80 - Curso de Formação em Uso de Tecnologias Digitais - Módulo Monitor Figura 28: Acrescentar atividade Para exemplificar, observe a janela de edição de um chat. Insira o título e informações gerais sobre a atividade. Determine as datas e horários das sessões. Figura 29: Configurar chat 10. COMO MUDAR SUA FUNÇÃO PARA "ALUNO" Caso queira visualizar o ambiente na função de aluno, clique em mudar função para. Esse recurso é utilizado para verificar se o ambiente visualizado pelos alunos está em ordem. Projeto Formação Gesac - 81 Figura 30: Mudar função 11. COMO ALTERAR A AGENDA Se precisar alterar a agenda do curso, clique em editar e faça a alteração necessária. Em seguida, clique em salvar mudanças. Veja a figura. Figura 31: Editar Cronograma 12. SALVAR ALTERAÇÕES Lembre-se de sempre salvar suas alterações. Figura 32: Alterar configuração de atividade PT Top. 1 82 - Curso de Formação em Uso de Tecnologias Digitais - Módulo Monitor 13. COMO FINALIZAR O GERENCIAMENTO Sempre que finalizar o gerenciamento do ambiente, clique em desativar edição. Veja figura abaixo. Figura 33: Botão desativar edição Nossa aula chegou ao fim. A partir de agora você aplicará os conhecimentos adquiridos nas suas experiências como tutor. Até breve!