Termômetros

Como sabemos, termômetros são aparelhos usados para medir a temperatura. Os primeiros termômetros confiáveis e de fato precisos foram construídos por Fahrenheit, por volta de 1720. Essa medição se dá a partir do estado de agitação molecular apresentado pelos corpos. Para que tal medição aconteça de forma precisa foram desenvolvidos diversos tipos de termômetros, capazes de medir sólidos, líquidos e gases.

O termômetro mais popular é o termômetro líquido ou clínico, no qual a temperatura do corpo pode ser medida através da variação da altura do líquido presente dentro do termômetro. Esse líquido geralmente é mercúrio ou álcool colorido.

Termômetro de Lâmina Bimetálica

 

Composto por duas lâminas metálicas unidas rigidamente que, ao serem aquecidas ou esfriadas, dilatam-se, informando a temperatura do corpo.

Termômetro de mercúrio

O termômetro de mercúrio é o mais usado entre nós. Ele consiste bàsicamente de um tubo capilar (fino como cabelo) de vidro, fechado a vácuo, e um bulbo (espécie de bolha arredondada) em uma extremidade contendo mercúrio.

O mercúrio, como todos os materiais, dilata-se quando aumenta a temperatura. Por ser extremamente sensível, ele aumenta de volume à menor variação de temperatura, mesmo próxima à do corpo humano. O volume do mercúrio aquecido se expande no tubo capilar do termômetro. E essa expansão é medida pela variação do comprimento, numa escala graduada que pode ter uma precisão de 0,05 °C. É dessa forma, pela expansão do líquido, que observamos a variação da temperatura em geral.

Termômetro digital

Os termômetros digitais são instrumentos amplamente utilizados em empresas, destinados a medir temperatura em processos e produtos diversos, que não necessitam de uma medição constante, apenas esporádica.

Um termômetro infravermelho (também denominado de pirómetro óptico) é um dispositivo que mede temperatura sem contacto com o corpo/meio do qual se pretende conhecer a temperatura. Geralmente este termo é aplicado a instrumentos que medem temperaturas superiores a 600 graus celsius. Uma utilização típica é a medição da temperatura de metais incandescentes em fundições.

Há também os modelos de termômetros por contato, que utilizam pontas sensoras, geralmente intercambiáveis, com modelos diferentes de sensores para cada aplicação.

Exemplos de aplicações de termômetros digitais: medição de temperatura em fundições, em alimentos em restaurantes ou indústrias, em processos químicos, em estruturas, em fornos, em produtos diversos.

Os termômetros digitais em geral podem ter aplicação industrial ou não, para monitoração constante e precisa das temperaturas de determinados equipamentos que sejam esses sensíveis a alterações de seu funcionamento, em função de sua temperatura e/ou ambientes que necessitam de cuidados com a temperatura a exemplo disso temos a conservação de alimentos a baixas temperaturas em supermercados, como também em laboratórios biológicos para cultivo de bactérias ou outras espécies. É também utilizado versões deste equipamento com interface de raioinfravermelho (INFRARED), para verificação esporádica de temperatura sem contato físico com o objeto, exemplo industrias, fórmula1, etc.

Termômetros Meteorológicos

 

Termômetro de máxima e mínima temperaturas.

Medem a temperatura do ambiente informando a temperatura máxima e mínima. Termômetro de fio de platina

É feito a partir de um condutor metálico, e a resistência elétrica do mesmo varia de acordo com a temperatura.

Termômetro de radiação

Imagem de satélite que possibilita a medição da temperatura.

Usados para medir a temperatura da atmosfera e da superfície da Terra: atuam a uma grande distância e sem contato com a Terra. São geralmente usados em satélites meteorológicos.

Pirômetro Óptico

Emite radiação térmica e relaciona-a com a temperatura para efetuar a medição de temperatura do corpo.

Existem, além desses, diversos outros tipos de termômetro, como: à pressão de gás; o culinário, indicado para medir a temperatura dentro de panelas, também usado por peritos criminais para identificar o resfriamento do corpo e até mesmo para calcular a lei de resfriamento de Newton; os termômetros usados em hospitais, como os de autoclaves, etc.

Mesmo com tantos tipos e modelos diferentes de termômetros, os comuns, clínicos e meteorológicos continuam sendo procurados e usados, em razão de sua praticidade e facilidade de leitura.

Comentários