• Maximillian Carl Emil Weber, intelectual alemão, jurista, economista, considerado por muitos um dos fundadores da Sociologia, nasceu em 1864, em Munique, e faleceu em 1920.

  • De importância extrema, Max Weber escreveu a Ética

  • Protestante e o Espírito do Capitalismo.

  • Este é um ensaio fundamental sobre as religiões e a afluência dos seus seguidores. Subjacente a Weber está a realidade econômica da Alemanha do princípio do século XX.

Weber viveu a um tempo e em uma região dominadas pelas teorias de Karl Marx.

  • Weber viveu a um tempo e em uma região dominadas pelas teorias de Karl Marx.

  • Todas as pessoas de nível intelectual deveriam conhecer e reagir de uma certa maneira ao pensamento marxista.

  • Weber, em grande parte, deixou fluir seu pensamento como reação aos escritos de Marx. É certo, como assinalam os seus mais ilustres comentadores, que há um exagero de simplificação em ver o pensamento Weberiano de tal modo.

  • Entretanto como nota Turner, é um bom auxílio para o entendimento, manter a noção de que os escritos de weber constituíam uma tentativa de refutação à ênfase de Marx com relação aos aspectos econômicos e materiais da vida social.

SOCIEDADE E INDIVÍDUO

  • SOCIEDADE E INDIVÍDUO

  • Enquanto para Émile Durkheim a ênfase da análise recai na sociedade, para o sociólogo alemão Max Weber as análises devem centrar-se nos atores e suas ações

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  • Para Weber a sociedade deve ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais reciprocamente referidas. Por  isso, ele define como objeto da Sociologia a Ação Social, ou seja, "qualquer ação que o indivíduo pratica orientando-se pela ação de outros. 

  • Para Weber a sociedade não seria algo exterior e superior aos indivíduos, como em Durkheim.

  • Para ele, a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais reciprocamente referidas.

  • Por isso, Weber define como objeto da sociologia a ação social

Para Weber ação social é qualquer ação que o indivíduo faz orientando-se pela ação de outros. Por exemplo um eleitor. Ele define seu voto orientando-se pela ação dos demais eleitores. Ou seja, temos a ação de um indivíduo, mas essa ação só é compreensível se percebemos que a escolha feita por ele tem como referência o conjunto dos demais eleitores.

  • Para Weber ação social é qualquer ação que o indivíduo faz orientando-se pela ação de outros. Por exemplo um eleitor. Ele define seu voto orientando-se pela ação dos demais eleitores. Ou seja, temos a ação de um indivíduo, mas essa ação só é compreensível se percebemos que a escolha feita por ele tem como referência o conjunto dos demais eleitores.

  • A ação social, é a conduta humana dotada de sentido. O sentido motiva a ação individual.

Weber dá um interessante exemplo. Imaginemos dois ciclistas que andam na mesma rodovia em sentidos opostos.

  • Weber dá um interessante exemplo. Imaginemos dois ciclistas que andam na mesma rodovia em sentidos opostos.

  • O simples choque entre eles não é uma ação social. Mas a tentativa de se desviarem um do outro já pode ser considerada uma ação social, uma vez que o ato de desviar-se para um lado já indica para o outro a intenção de evitar o choque, esperando uma ação semelhante como resposta.

  • Estabelece-se, assim, uma relação significativa entre ambos.

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Ação tradicional: aquela determinada por um costume ou um hábito arraigado.

  • Ação tradicional: aquela determinada por um costume ou um hábito arraigado.

  • Ação racional com relação a um valor: fiel a sua idéia, a sua honra. Inobserva tradições.

  • Ação afetiva: orientada pelas emoções e sentimentos.

  • Ação social racional : determinada pelo cálculo racional que coloca fins e organiza os meios necessários.

  • A LÓGICA DO CAPITALISMO

  • O primeiro ponto de Weber, então, é que devemos ver o capitalismo como uma prescrição moral, condicionando largamente todos os membros da sociedade no sentido de desenvolverem seus interesses materiais.

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  • O segundo ponto da exposição e Weber era que o capitalismo devesse ser visto como uma violentação do sentido tradicional do esforço e do valor do trabalho. Weber notara que os trabalhadores não eram sempre motivados a produzir em termos de auto-interesse. Em vez disso, eles freqüentemente aceitavam um certo padrão de vida como suficiente e produzissem aquilo que fosse capaz de proporcionar-lhes este padrão.

"Um homem por sua própria natureza não deseja ganhar mais e mais dinheiro, mas simplesmente viver como ele esta acostumado a viver e ganhar tanto quanto o necessário para alcançar esse propósito.

  • "Um homem por sua própria natureza não deseja ganhar mais e mais dinheiro, mas simplesmente viver como ele esta acostumado a viver e ganhar tanto quanto o necessário para alcançar esse propósito.

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  • Segundo a perspectiva de Weber , o crescimento do capitalismo como sistema econômico era também o do capitalismo como um sistema social.

Weber estava preocupado com suas sutis conexões entre as moralidades econômicas e religiosas. Igualmente, envolvia-se ele com as conseqüências de tal tema para a organização social. Em particular, voltava-se para o estudo da natureza da organização burocrática.

  • Weber estava preocupado com suas sutis conexões entre as moralidades econômicas e religiosas. Igualmente, envolvia-se ele com as conseqüências de tal tema para a organização social. Em particular, voltava-se para o estudo da natureza da organização burocrática.

  • Weber interessou-se pela burocracia porque ela representava uma outra faceta do processo de racionalização – um processo que lhe parecia caracterizar a sociedade moderna em contraste com formas tradicionais de sociedade.

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Uma ordem econômica racional trazia consigo uma racionalização das relações sociais. a eficiência que caracterizava a novas relações econômicas também tornavam-se características da organização social.

  • Uma ordem econômica racional trazia consigo uma racionalização das relações sociais. a eficiência que caracterizava a novas relações econômicas também tornavam-se características da organização social.

  • O capitalismo resolvera problema de afastar os homens dos motivos econômicos tradicionais e das antigas formas de produção.

  • A burocracia, em essência, resolvia o problema de desligar os homens da confiança absoluta nas formas tradicionais de controle de poder.

  • Durkheim acreditava na força da divisão social do trabalho e na Solidariedade orgânica para a consolidação da ordem social.

  • Weber atribui a ação social e a burocracia este papel

  • A LÓGICA DO CAPITALISMO

  • Para Weber, devemos ver o capitalismo como uma prescrição moral , condicionando largamente todos os membros da sociedade no sentido de desenvolverem seus interesses materiais.

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  • O segundo ponto da exposição e Weber era que o capitalismo devesse ser visto como uma violentação do sentido tradicional do esforço e do valor do trabalho.

  • Weber notara que os trabalhadores não eram sempre motivados a produzir em termos de auto-interesse.

Em vez disso, eles freqüentemente aceitavam um certo padrão de vida como suficiente e produzissem aquilo que fosse capaz de proporcionar-lhes este padrão.

  • Em vez disso, eles freqüentemente aceitavam um certo padrão de vida como suficiente e produzissem aquilo que fosse capaz de proporcionar-lhes este padrão.

  • Um homem por sua própria natureza não deseja ganhar mais e mais dinheiro, mas simplesmente viver como ele esta acostumado a viver e ganhar tanto quanto o necessário para alcançar esse propósito.

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  • Segundo a perspectiva de Weber , o crescimento do capitalismo como sistema econômico era também o do capitalismo como um sistema social.

  • Consiste em entender o sentido que as ações de um indivíduo contêm e não apenas o aspecto exterior dessas mesmas ações.

Ciência – é um aspecto do processo de racionalização característico da sociedade moderna, que se caracteriza por dois traços especificos:

  • Ciência – é um aspecto do processo de racionalização característico da sociedade moderna, que se caracteriza por dois traços especificos:

  • 1) o não- acabamento

  • 2) objetividade (Validade universal)

CONHECIMENTO CIENTÍFICO

  • CONHECIMENTO CIENTÍFICO

  • O conhecimento cientifico encontra-se preso a premissas subjetivas;

  • Ciências históricas e sociais diferem das ciências da natureza;

  • Fenômenos sociais são compreensivos, históricos e singulares.

O tipo ideal é uma construção do pensamento e sua característica principal é não existir na realidade, mas servir de modelo para a análise de casos concretos, realmente existentes.

  • O tipo ideal é uma construção do pensamento e sua característica principal é não existir na realidade, mas servir de modelo para a análise de casos concretos, realmente existentes.

  • As construções de tipo ideal fazem parte do método tipológico criado por Max Weber. Ao comparar fenomenos sociais complexos o pesquisador cria tipos ou modelos ideais, construídos a partir de aspectos essenciais dos fenómenos

É no conjunto de estudos histórico-comparativos das religiões mundiais que Weber traça o quadro de nascimento e desenvolvimento da modernidade.

  • É no conjunto de estudos histórico-comparativos das religiões mundiais que Weber traça o quadro de nascimento e desenvolvimento da modernidade.

  • A modernidade em Weber está estreitamente vinculada à racionalidade, ao domínio do mundo através da técnica e da razão.

O destino de nosso tempo, que se caracteriza pela racionalizção, pela intelectualização e, sobretudo, pelo "desencantamento do mundo" levou os homens a banirem da vida pública os valores supremos e mais sublimes.

  • O destino de nosso tempo, que se caracteriza pela racionalizção, pela intelectualização e, sobretudo, pelo "desencantamento do mundo" levou os homens a banirem da vida pública os valores supremos e mais sublimes.

  • O desencantamento do mundo, a morte da magia, é outro evento que deixa marcas profundas no homem moderno.

  • Weber vê no protestantismo ascético a sua moral com decisiva inclinação para a racionalidade capitalista e o seu modo metódico de vida.

  • Weber lembra as recomendações de Benjamim Franklin como elos estreitos entre protestantismo e capitalismo:

  • Lembra - te de que tempo é dinheiro

  • Lembra – te de que crédito é dinheiro

  • Lembra –te de dinheiro gera mais dinheiro

  • Lembra – te de que o bom pagador é senhor da bolsa alheia

5 - As mais insignificantes ações que afetam o crédito de um homem devem ser por ele ponderadas

  • 5 - As mais insignificantes ações que afetam o crédito de um homem devem ser por ele ponderadas

  • 6 - Guarda – te de pensar que tudo que possuis é propriedade tua e de viver como se fosse

  • 7 – Por seis libras por ano podes fazer uso de cem libras, contanto que sejas reconhecido como um homem prudente.

Conforme Weber, a magia estereotipa a técnica e a economia.

  • Conforme Weber, a magia estereotipa a técnica e a economia.

  • Como construir ferrovias se os trabalhadores com a função de desflorestar a vegetação nativa acreditam piamente que deuses ali habitam e que sendo assim não podem derrubar a floresta?

A ciência weberiana, se define como um esforço destinado a compreender e explicar os valores aos quais os homens aderiram, e as obras que construíram (Aron, 1993: 470). Ou seja, Weber define as ciências sociais como a “Ciência da Realidade” voltada para a compreensão da significação cultural atual dos fenômenos e para o entendimento de sua origem histórica. Segundo ele, cabe à sociologia oferecer ao homem de ação o entendimento claro de sua conduta, das motivações e das conseqüências de seus hábitos.

  • A ciência weberiana, se define como um esforço destinado a compreender e explicar os valores aos quais os homens aderiram, e as obras que construíram (Aron, 1993: 470). Ou seja, Weber define as ciências sociais como a “Ciência da Realidade” voltada para a compreensão da significação cultural atual dos fenômenos e para o entendimento de sua origem histórica. Segundo ele, cabe à sociologia oferecer ao homem de ação o entendimento claro de sua conduta, das motivações e das conseqüências de seus hábitos.

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