Manual de configuração do ubiquiti nanostation 2 e 5

Manual de configuração do ubiquiti nanostation 2 e 5

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO UBIQUITI NANOSTATION 2 E 5

(AirSO 3.1.1)

PARA FAZER UM ENLACE

PONTO-A-PONTO

ENTRE DUAS NANOSTATION

O objetivo deste manual é configurar dois equipamentos Ubiquiti Nanostation em modo WDS para fazer um enlace ponto-a-ponto. A versão do firmware dos ubiquiti que se têm utilizado é a 3.1.1, recomendamos atualizar os dispositivos para a última versão de firmware disponível na página na internet do fabricante do produto. Não nos responsabilizamos por problemas causados por atualizações de firmware.

Existem dois modos de enlace:

1 – Arquitetura Cliente-Servidor (Cliente-AP)

2 – Ponto de acesso WDS e estação WDS.

Quando se usa este enlace:

Por exemplo, para unir dois computadores em pontos diferentes e levar sinal de internet ADSL de uma para outra ou também para estabelecer comunicações entre ambos os computadores. O mesmo se pode aplicar entre para um usuário que tem uma casa e um escritório e quer conectá-los em rede, este é um cenário que esta configuração pode ser útil.

IMPORTANTE: estas instalações são válidas sempre que existe visada direta entre os dois pontos. (Com Prédios entre as antenas funciona, porém diminui o sinal)

A Crimpagem dos cabos é a mesma de qualquer rede, sendo necessário que todas as conexões (RJ 45) estejam crimpadas iguais, o fato de a alimentação ser PoE não muda as cores da crimpagem .

Esquema da Instalação:

Equipamentos usados: Duas Nanostation, dois suíte WirelessD-Link DL 524, 01 modem ADSL.

Para o esquema da figura acima, o Servidor fornecerá sinal de internet ADSL ao cliente.

Ambos PCs ficarão depois de configurados com IP dinâmico (IP automático).

O Suite Wireless do Cliente será configurado como AP (Acess point).

Para este manual, usaremos o suite wireless D-Link DL 524.

CONFIGURAÇÃO DA NANOSTATION NO MODO 2 (para Win XP):

Aconselha-se configurar ambas as antenas antes de fixá-las nos locais (mastros), no mesmo ambiente deixe uma próxima da outra para realizar a configuração.

Para entrar no menu da Nano, é necessários estar com um IP fixo pré-estabelecido no PC.

No PC em conexões de rede, clique o botão direito sobre sua conexão cabeada e vá em propriedades de rede. Clique duas vezes sobre Protocolo TCP/IP

Marque “usar o seguinte interesso IP”, e digite o seguinte IP: 192.168.1.10, mascara de sub-rede: 255.255.255.0, depois de feito isso dê OK.

Feito isso, abra seu navegador (Mozilla , Google Chrome ou IE) e na URL digite: 192.168.1.20 dê enter.

Abrirá uma caixa de usuário e senha, usuário padrão: ubnt , senha: ubnt , selecione o idioma (país).

Uma vez logado, selecione:

Servidor fica marcado DHCP, segurança WEP, Antena: Adaptativa, troca de canal: desativado. E o principal, no modo Wireless deixe a opção Estação WDS na antena do servidor, isto é no local onde se encontra o modem ADSL e na outra antena (cliente), deixe PONTO DE ACESSO WDS.

Coloque de chave de rede em ambas as antenas, mas haja vista que a freqüência de operação da nano 5 é de 5,8 Ghz, e sua propagação é direcional, não há tanta probabilidade de outra antena influenciar em seu enlace, e torna-se impossível algum notebook captar o sinal wireless, haja vista a faixa de operação de suas placas wireless serem de 2,4 Ghz. Logo, para pessoas inexperientes, aconselha-se não modificar ou tentar pôr criptografia antes de terem um maior conhecimento sobre o assunto.

Estando acessas as luzes de intensidade de sinal na as Nanostation, teste o acesso a internet em ambos os computadores, via cabo. Obtendo êxito, você pode entrar nas configurações de rede e deixar IP automático, para começar a configurar a rede wireless do D-Lin DL 524.

No Servidor configure o Roteador Wireless normalmente como explica o manual do equipamento.

Lembre-se: cabo do modem ligado na porta WAN, antena Nano na porta LAN. Isto somente no SERVIDOR.

No CLIENTE modifique o Roteador conforme explicado no link: http://suporte.dlink.com.br/suporte/arquivos/DI-524/MANUAIS/DI524_ACCESS_POINT.pdf

Para que ambas as partes funcionem com internet wireless o Roteador D-Link DL 524 deverá ser configurado em Access Point. Não se esqueça de modificar o IP de acesso ao roteador do cliente conforme explicado no link acima.

Se você não modificar o roteador wireless do cliente, não haverá internet wireless.

Conecte o cabo da Nano na porta LAN do roteador do CLIENTE.

Técnicos em Comunicações:

Pedro Ricardo Concato F. Silva

Luis Carlos Bergenthal Jr

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Mister Info equipamentos de informática, Rua Coronel Soares, N°432, Centro, São Gabriel- RS.

Comentários