Plano de aula 1 - 3ª etapa de EJA

Plano de aula 1 - 3ª etapa de EJA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, PROFISSIONAL E TECNOLOGIA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUI

CAMPUS: FLORIANO

CURSO: LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA – MOD VII

Profª Iara Maria Cavalcante Noleto

Plano de aula

Escola: Unidade Escolar Paulo Ferraz

Professor: Amarildo G França

Série: 5ª e 6ª – 3ª Etapa de EJA Turma: “A” - Turno: Noite

Período: 15/04/2009 à 29/05/2009

Área do conhecimento: Ciências Exatas - Matemática

Tema: Operações com números naturais

Objetivos:

- Introduzir a finalidade das operações dos números naturais; - Identificar e compreender o uso dos números naturais em situações do cotidiano; - Solucionar situações-problema que envolve números naturais, utilizando-se de diferentes estratégias de resolução;

- Ajudar a resolver alguns problemas que fazem parte da vida do homem.

Conteúdos:

1)Idéias associadas à adição;

2)propriedades da adição de números naturais:

i)comutativa;

ii)associativa;

iii)elemento neutro.

3)Idéias associadas à subtração;

i)relação fundamental da subtração;

ii)expressões numéricas.

4) Idéias associadas à multiplicação;

i)considerações sobre multiplicação.

5)propriedades da multiplicação de números naturais.

6)Idéias associadas à divisão;

i)considerações sobre a divisão de números naturais;

ii)relação fundamental da divisão.

7)A importância dos parênteses.

Recursos didáticos:

Os conteúdos serão apresentados aos alunos em diferentes situações e sob diferentes enfoques.

A calculadora será usada como instrumento tecnológico para o levantamento de hipóteses de resolução, comparações, e não somente a busca do resultado de uma operação.

As aulas serão ministradas através de problemas e resoluções no quadro de giz.

À medida que for explicado o conteúdo, será feito em grupo pelos alunos, a resolução das questões da lista de aprendizagem.

Serão resolvidas no quadro, todas as questões do livro e da lista de exercício de acordo com as dificuldades percebidas.

Comentários