Ligação Covalente

Ligação Covalente

LIGAÇÃO COVALENTE Frente: 03 Aula: 07

Fale conosco w.portalimpacto.com.br

É a ligação que ocorre entre átomos que precisam ganhar elétrons para atingir a estabilidade. Esta ligação acontece através do compartilhamento de elétrons dos átomos ligados. A ligação covalente é também chamada de ligação molecular.

Ex1: Molécula de Hidrogênio (H2)

Ex2: Gás Cloro (Cl2): Ex3: Ácido Clorídrico (HCl)

Ex4: Gás Oxigênio (O2)

Ex5: Gás Nitrogênio (N2) Ex6: Gás Carbônico (CO2)

Ex7: Água (H2O)

A ligação covalente dativa ocorre através do "empréstimo" de um par de elétrons. Para efetuar a ligação covalente dativa o átomo tem que estar estável. A ligação dativa é representada por uma seta ()

Exemplos: 1. Ozônio (O3)

2. Dióxido de enxofre (SO2) 3. Trióxido de enxofre (SO3)

4. Monóxido de Carbono (CO)

1 – HIDRETO DE BERILIO (BeH):

HBe H

H Be H

Fale conosco w.portalimpacto.com.br

2 – FLUORETO DE BORO (BF3):

3 – MONÓXIDO E DIÓXIDO DE NITROGÊNIO (NO e NO2):

01) (UNITAU) A ligação, que se forma quando dois átomos compartilham um par de elétrons, chama-se: a) covalente. b) metálica. c) iônica. d) dupla. e) dativa.

02) (UNITAU) Somando-se o número de ligações covalentes dativas das moléculas: HNO3, SO3 e HClO4, teremos um valor igual a:

a) 4b) 5.
c) 6d) 7.

e) 8.

03) (UNESP) Dentre as alternativas a seguir, assinalar a que contém a afirmação INCORRETA. a) Ligação covalente é aquela que se dá pelo compartilhamento de elétrons entre dois átomos. b) O composto covalente HCl é polar, devido a diferença de eletronegatividade existente entre os átomos de hidrogênio e cloro. c) O composto formado entre um metal alcalino e um halogênio é covalente.

d) A substância de fórmula Br2 é apolar.

e) A substância de fórmula CaI2 é iônica.

04) (CESGRANRIO) A ligação química entre dois átomos genéricos, X e Y será: a) iônica, se, e somente se, X e Y forem não-metais do grupo 7A. b) covalente, se, e somente se, X for metal alcalino e Y, halogênio.

c) covalente normal, se X e Y forem átomos do mesmo não-metal.

d) covalente dativa, se formada por pares eletrônicos tendo sempre um elétron de X e outro de Y. e) covalente coordenada, se X e Y se agruparem em forma de reticulados cristalinos.

05) (UEL) Há correlação entre substância química e natureza da ligação entre átomos em a) Substância: fluoreto de hidrogênio > Ligação: covalente apolar b) Substância: dióxido de carbono > Ligação: iônica c) Substância: cloreto de potássio > Ligação: covalente polar d) Substância: monóxido de carbono > Ligação: iônica e) Substância: oxigênio > Ligação: covalente apolar

06) (UFPE) Os elementos X e Z têm configurações eletrônicas

1s22s22p63s23p64s2 e 1s22s22p63s23p5, respectivamente. Quais das afirmativas a seguir são corretas?

(I) Os dois elementos reagirão para formar um sal de composição X2Z (lI) O elemento X é um metal alcalino (I) O núcleo do elemento Z tem 17 prótons (IV) A ligação química entre os dois elementos é apolar (V) O elemento Z é um gás a) I, I e IV b) I e V c) I, II e V d) I e V e) I, I, II, IV e V 07) (PUC-SP) Considere 4 elementos químicos representados por: X, A, B e C. Sabe-se que:

- os elementos A e X pertencem ao mesmo grupo da tabela periódica; - A, B e C apresentam números atômicos consecutivos, sendo o elemento B um gás nobre.

É correto afirmar que: a) o composto formado por A e C é molecular e sua fórmula é AC. b) o composto formado por A e C é iônico e sua fórmula é CA. c) O composto AX apresenta ligação coordenada, sendo sólido a 20°C e 1 atm.

d) Os elementos A e X apresentam eletronegatividades idênticas, por possuírem o mesmo número de elétrons na última camada. e) C é um metal alcalino-terroso e forma um composto molecular de fórmula CX2

08) A Folha de S. Paulo (03/03/2002) informou-nos que o monóxido de carbono (CO), produzido pela queima de combustível dos veículos, e o ozônio (O3) são responsáveis pelo florescimento excessivo das quaresmeiras na cidade de São Paulo. As afirmativas abaixo referem-se ao ozônio (O3) e ao monóxido de carbono (CO).

I - O monóxido de carbono é formado por duas ligações covalentes normais e uma dativa. I - As ligações químicas entre os átomos de oxigênio na molécula de ozônio são iônicas. I - O ozônio é formado somente por ligações covalentes normais. IV - A molécula do ozônio possui 1 ligação dativa e 2 normais. As afirmativas CORRETAS são:

a) I e IV. b) I e I. c) I e IV. d) I e II. e) I e IV.

GABARITO: 01)A; 02)C; 03)C; 04)C; 05)E; 06)B; 07)B; 08)C w.quimicafina.com paulosa@quimicafina.com

NOONO

Comentários