Resumo 1  de controle de qualidade

Resumo 1 de controle de qualidade

CONTROLE E QUALIDADE 1 (Resumo 1)

QUESTÃO 1) O QUE É P.D.C.A ?

> o ciclo PDCA, é a sigla as palavras em inglês que designam cada etapa do ciclo: O método PDCA que se baseia no controle de processos,contemplando inclusive o planejamento, padronização e a documentação, é uma ferramenta para a análise e melhoria dos processos organizacionais.

P (Plan = Planejar): Definir o que queremos, planejar o que será feito, estabelecer metas e definir os métodos que permitirão atingir as metas propostas. ( Identificação do problema, Observação, Análise e Plano de Ação).

D (Do = Executar): Tomar iniciativa, educar, treinar, implementar, executar o planejado conforme as metas e métodos definidos.(Ação).

C (Check = Verificar): Verificar os resultados que se está obtendo, verificar continuamente os trabalhos para ver se estão sendo executados conforme planejados.(Verificação)

A (Action = Agir): Fazer correções de rotas se for necessário, tomar ações corretivas ou de melhoria, caso tenha sido constatada na fase anterior a necessidade de corrigir ou melhorar processos.(Padronização e Conclusão).

Exemplo Gráfico de pizza : Para montar o ciclo basta que: * A action* ( Atuar corretivamente),

*P plan* (definir as metas,definição do método que atingiu as metas).

*D do* (Educar e treinar,executar a tarefa e obter dados)

*C check* ( verificar o resultado das tarefas obtidas).

QUESTÃO 2 ) O que é o 5 S?

O “5 S” é uma metodologia desenvolvida no Japão, A filosofia dos 5S centra-se sobre a organização do local de trabalho e apadronização dos processos de trabalho, de maneiraa torná-los efectivos.

As 5 principais etapas do 5S são:

Senso de seleção: são descartados da área objetos sem utilização. São destinados a outras áreas ou vendidos ou sucateados.

Senso de Ordenação:: os objetos que restaram são organizados de forma que sejam facilmente encontrados

Senso de Limpeza:: manter limpo o ambiente de trabalho,retirando sujeiras.

Senso de Saúde :: os funcionários procuram manter a sua saúde, tanto física como mental.

Senso de Auto-disciplina :: os funcionários mantém as 4 etapas anteriores e obedecem os padrões de produção e éticos, estabelecidos pela Empresa.

PARA QUE EMPRESAS SE APLICA?

Voltado para qualquer atividade empresarial, desde indústrias a escritórios, sem exceção. Pode ser aplicado também em escolas, bancos, empresas de serviços e no próprio lar.

Esboço do gráfico:: 1S (separar), 2S ( situar), 3S (suprimir), 4S (sinalizar), 5S (seguir). Monte em círculos este gráfico.

QUESTÃO 3) Ferramentas Básicas da Qualidade

Ferramentas Básicas da Qualidade

As Ferramentas Básicas da Qualidade são utilizadas para a resolução de problemas com vistas à otimização dos processos operacionais da empresa.

A qualidade não pode estar separada das ferramentas estatísticas e lógicas básicas usadas no controle, melhoria e planejamento da qualidade. Estas ferramentas foram largamente difundidas, porque elas fazem com que as pessoas envolvidas no controle de qualidade vejam através de seus dados, compreendam a razão dos problemas, e determinem soluções para eliminá-los.

Diagrama de Pareto (sempre resolve os problemas vitais e resolve-os.)

"É um diagrama que apresenta os itens e a classe na ordem dos números de ocorrências, apresentando a soma total acumulada." Nos permite visualizar diversos elementos de um problema auxiliando na determinação da sua prioridade.

É representado por barras dispostas em ordem decrescente, com a causa principal vista do lado esquerdo do diagrama, e as causas menores são mostradas em ordem decrescente ao lado direito. Cada barra representa uma causa exibindo a relevante causa com a contribuição de cada uma em relação à total.

É uma das ferramentas mais eficientes para encontrar problemas. Para traçar, deve ser repetida várias vezes para cada um dos problemas levantados, tomando os itens prioritários como problemas novos.

Este diagrama de Pareto descreve as causas que ocorrem na natureza e comportamento humano, podendo assim ser uma poderosa ferramenta para focalizar esforços pessoais em problemas e tem maior potencial de retorno.

Diagrama de Causa-e-Efeito

Esta ferramenta foi desenvolvida em 1943 por Ishikawa , sendo melhor definida como sendo uma representação gráfica que permite a organização das informações possibilitando a identificação das possíveis causas de um determinado problema e seu efeito.

Também chamado de diagrama de espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa. Nos mostra as causas principais de uma ação, as quais dirigem para as sub-causas, levando ao resultado final. Ele usou isto para explicar como vários fatores poderiam ser comuns entre si e estar relacionados.

Esboço gráfico:: Espinha de peixe com os 6 M. Desenhe uma espinha de peixe, na cabeça coloque OBJETIVO, nas 6 espinhas do peixe coloque ,

1- Materiais

2 - Meio Ambiente

3- Medida

4-Máquina

5- Método

6- Mão de Obra

Histograma

Um histograma é uma ferramenta de análise e representação de dados quantitativos, agrupados em classes de freqüência que permite distinguir a forma, o ponto central e a variação da distribuição, além de outros dados como amplitude e simetria na distribuição dos dados.

São gráficos de barras que mostram a variação sobre uma faixa específica.

É uma ferramenta que nos possibilita conhecer as características de um processo ou um lote de produto permitindo uma visão geral da variação de um conjunto de dados.

A maneira como esses dados se distribuem contribui de uma forma decisiva na identificação dos dados. Eles descrevem a freqüência com que variam os processos e a forma de distribuição dos dados como um todo.

Diagrama de Dispersão

O diagrama de dispersão é a etapa seguinte do diagrama de causa e efeito, pois verifica-se se há uma possível relação entre as causas, isto é, nos mostra se existe uma relação, e em que intensidade.

Visa também identificar a existência de tendência na variação conjunta (correlação) entre duas ou mais variáveis.

Na prática do dia-a-dia é, muitas vezes, essencial estudar-se a relação entre duas variáveis correspondentes.

Muitas vezes o diagramna de dispersão é utilizado para estudar a Relação entre Característica de Qualidade e fator que a afeta, Relação entre duas Características de qualidade e Dois fatores relacionados a uma única característica de qualidade.

Gráfico Linear

Consiste em um gráfico com pontos sucessivos que mostre a distribuição de uma variável em função do tempo sendo ligados por meio de linhas retas, posto que nenhuma informação é dada sobre a população durante os anos intermediários.Motivo esse que leva esse gráfico a ser denominado de gráfico linear.

Gráfico de Controle ou Carta de Controle

Formular um caminho para tomar dados de um processo, permitindo nos informar se a variação do processo é estável, eliminando uma variação anormal e estimando seu significado e desvio padrão.

São gráficos para examinar se o processo está ou não sob controle. Sintetizam um amplo conjunto de dados, usando métodos estatísticos para observar as mudanças dentro do processo, baseado em dados de amostragem.

Pode nos informar em determinado tempo como o processo está se comportando, se ele está dentro dos limites preestabelecidos, sinalizando assim a necessidade de procurar a causa da variação, mas não nos mostrando como eliminá-la.

Fluxograma

Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feita através de figuras que ilustram de forma simplificada a transição do processo entre elementos que o compõem.

Podemos entendê-lo, na prática, como a documentação dos passos necessários para a execução de um processo qualquer. O fluxograma esta atualmente difundido, sendo que o mesmo é muito utilizada nas empresas de produtos e serviços para a organização de produtos e processos.

QUESTÃO 4 ) O QUE É CONFORMIDADE E CONFIABILIDADE E O QUE UMA EMPRESA PRECISA FAZER PARA OBTÊ-LAS, EXEMPLIFIQUE.

CONFIABILIDADE :: É A PROBABILIDADE DE UM MAU FUNCIONAMENTO OU QUEBRA DE UM PRODUTO EM UM DETERMINADO PERÍODO DE TEMPO.

PRODUTOS:: APARELHOS DOMÉSTICOS, ROBÓTICA...

SERVIÇOS:: EMPRESA DE ÔNIBUS X VAN.

CONFORMIDADE:: É O GRAU PELO QUAL TODOS AS UNIDADES PRODUZIDAS SÃO IDÊNTICAS E TENDEM ÀS ESPECIFICAÇÕES ALVOS PROMETIDAS.

PRODUTOS:: CONJUNTO DE PEÇAS QUE RESULTARÁ NO FUNCIONAMENTO DE UM CARRO; ENGRENAGEM.

SERVIÇOS:: EXATIDÃO E CUMPRIMENTO DE PRAZOS; PROFISSIONAL DE T.I .

OBS:: A CONFORMIDADE REFLETE DIRETAMENTE NA CONFIABILIDADE.

QUESTÃO 5 ) QUAL A IMPORTÃNCIA DA PADRONIZAÇÃO PARA UMA EMPRESA? EXEMPLIFIQUE.

A IMPORTÂNCIA DA PADRONIZAÇÃO É QUE ELA REDUZ A VARIABILIDADE DOS PROCESSOS DE TRABALHO, SME PREJUDICAR A SUA FLEXIBILIDADE,SENDO ASSIM, OS PRODUTOS E SERVIÇOS DEVEM ATENDER AS ESPECIFICAÇÕES, DOS CLIENTES DE FORMA REGULAR E AO MENOR CUSTO POSSÍVEL.

BENEFÍCIOS:: UNIFORMIZAR A PRODUÇÃO, FACILITAR O TREINAMENTO DAS PESSOAS E UTILIZAR ADEQUADAMENTE OS RECURSOS, MELHORAR A QUALIDADE, CONTROLAR PROCESSOS E REDUZIR O DESPERDÍCIO.

O QUE É CONTROLE DE QUALIDADE?

O primeiro conceito relacionado à qualidade referia-se ao enquadramento dos produtos/serviços dentro de suas especificações técnicas. Ou seja, qualidade era igual à ausência de defeitos no produto final, o que, por sua vez, era verificado na medida exata da intensidade de inspeções realizadas. Mais tarde, o “controle estatístico do processo” permitiu a extensão do conceito de qualidade ao processo, passando o controle da qualidade, a englobar também as condições em que o produto é produzido. Entretanto, o conceito de qualidade ainda passaria por mais algumas mudanças incorporando o conceito de “custo da qualidade”, e depois de, “defeitos-zero”, chegando enfim, a englobar a satisfação ou superação das expectativas de todos os interessados, inclusive os clientes (internos e externos).

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