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Danca - escola, Manuais, Projetos, Pesquisas de Ciência da Atividade Física e do Esporte

projeto de isabel marques

Tipologia: Manuais, Projetos, Pesquisas

2012
Em oferta
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Compartilhado em 28/04/2012

fernanda-andrade-72
fernanda-andrade-72 🇧🇷

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Baixe Danca - escola e outras Manuais, Projetos, Pesquisas em PDF para Ciência da Atividade Física e do Esporte, somente na Docsity! Projeto Dança-Escola dialogando com o corpo, a arte e a educação Projeto e concepção Profa. Dra. Isabel A. Marques Endereço para contato CALEIDOS Arte e Ensino R. Pio XI, 1497 05468-140 – São Paulo – SP BRASIL tel/fax: 011 3021 7510 - 3021 4970 e-mail: caleidos@caleidos.com.br www.caleidos.com.br "Quanto mais me capacito como profissional, quanto mais sistematizo minhas experiências, quanto mais me utilizo do patrimônio cultural, que é patrimônio de todos e ao qual todos devem servir, mais aumenta minha responsabilidade com os homens" "A cultura consiste em criar e não em repetir" "Existir humanamente é pronunciar o mundo, é modificá-lo" Projeto Dança-Escola dialogando com o corpo, a arte e a educação Projeto e Concepção  Profa. Dra. Isabel A. Marques Coordenação Geral  Profa. Dra. Isabel A. Marques Projeto  Palestras sobre dança e ensino  Cursos de capacitação de professores na área de dança  Espetáculos interativos de dança contemporânea Público  Professores do ensino Infantil, Fundamental e Médio que atuem nas áreas de Música, Teatro, Artes Visuais, Dança, Educação Física e Alfabetização, Supervisores de Ensino, Coordenadores Pedagógicos e alunos em geral. Proponente  Profa. Dra. Isabel A. Marques Apoio Didático  Caleidos® Cia. de Dança e Educação O Isabel A. Marques, 1995 Projeto Dança-Escola dialogando com o corpo, a arte e a educação Sumário  Sinopse  Histórico  Justificativa  Objetivos  Conteúdos  Metodologia de Trabalho  Linhas de Trabalho  Bibliografia  Anexos Inclusiva (cerca de 80 professores) e no Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil (cerca de 400 professores). Em 1999, a rede municipal de ensino da cidade de Americana (SP) abarcou o PROJETO DANÇA-ESCOLA, tendo realizado várias oficinas para todos os professores do Ensino Fundamental (professores de Arte, Educação Física, Fundamental I, História, Geografia, Inglês, Biologia, Português) e de Educação Infantil (240 professores). Estas oficinas culminaram em um curso de 30 horas para 67 professores interessados, beneficiando, somente nesse ano, mais de 2000 alunos que, de outra forma, não teriam contato com a dança como forma de conhecimento. Ainda em 1999, o projeto foi desenvolvido em Jacareí (SP) e Santo André (SP). © Isabel A. Marques, 1995 No ano 2000, cresceu a procura e o interesse pelo PROJETO DANÇA-ESCOLA que foi desenvolvido na cidade de Ribeirão Pires (SP), junto a 63 professores e diretores de Educação Infantil; São Carlos (SP), congregando 150 professores de Educação Física e 80 de Educação Infantil; São Paulo (SP), junto a 30 Assistentes Técnicos Pedagógicos da Secretaria Estadual de Educação e com apoio da Universidade Anhembi Morumbi (45 professores). O PROJETO DANÇA-ESCOLA já foi compartilhado com a comunidade internacional de dança em apresentações formais em congressos na Finlândia, Estados Unidos, Portugal, África do Sul e Canadá, tendo merecido elogios e crítica bastante positivas (vide anexo). Integrado aos projetos do CALEIDOS® Cia de Dança, mais de 1000 professores e 4000 alunos da rede pública participaram de espetáculos interativos de dança em várias cidades do Brasil, tendo assim, compartilhado as propostas artístico- educativas da companhia e complementado a ação educacional dos professores e alunos. Com a fundação do CALEIDOS® Arte e Ensino, em 2001, o PROJETO DANÇA-ESCOLA ganha sede, oferecendo cursos, espetáculos e palestras para professores e interessados no ensino de dança. Através dessas iniciativas, o PROJETO DANÇA-ESCOLA vem, nos últimos cinco anos, atendendo a uma população absolutamente carente de conhecimento na área de dança. O preparo dos profissionais, de suma importância, complementa a ação educacional e tenta garantir aos alunos da rede pública condições de apropriação e construção de conhecimento em dança não presente em outros ambientes que freqüenta. Justificativa Felizmente, desde que o filósofo Roger Garaudy (1979) pessimistamente declarou ser a dança o “primo pobre da educação”, o parentesco desta linguagem artística com as demais disciplinas do currículo já foi bastante alterado. Em 1992, a dança passou a fazer parte do Regimento da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo como linguagem artística diferenciada. Em 1996, da nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB) do Brasil institui o ensino obrigatório de Arte em território nacional e, finalmente, em 1997, foram publicados os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) que incluem, pela primeira vez na história do país, a dança em seu rol de disciplinas. © Isabel A. Marques, 1995 Hoje no Brasil, cresce o número de universidades e instituições de ensino que vêm promovendo cursos de Graduação, Especialização e Mestrado em dança/ensino de dança. Já são muitos e constantes os congressos, simpósios e encontros tanto na área de Arte quanto de Educação Física que estão incluindo a dança como parte de seus programas. Ainda assim, como em várias partes do mundo, persistem no Brasil alguns “desentendimentos” sobre o campo de conhecimento da dança que já foram, vamos dizer, “resolvidos”, em outras áreas do conhecimento como a Matemática, a Geografia, a Física: na escola, em que disciplina a dança seria ensinada? Arte? Educação Física? Será que estaria na hora de pensarmos uma disciplina exclusivamente dedicada à dança? Ou ainda, será que deveríamos deixar o ensino de dança à informalidade das ruas, dos trios elétricos, dos programas de auditório, dos terreiros, da sociedade em geral? Mas o que é afinal a dança na escola? Área de conhecimento? Recurso educacional? Exercício físico? Terapia? Catarse? E... quem estaria habilitado a ensinar dança? O bacharel em dança? Ou este bacharel deveria, necessariamente, ter cursado a licenciatura? O licenciado em Educação Artística? O licenciado em Educação Física? As pedagogas e professoras formadas em Magistério estariam aptas a trabalhar esta disciplina nas quatro primeiras séries da escola fundamental? Enfim, que nome daríamos à “dança da escola”? Expressão Corporal? Dança Educativa? ou tantos outros que escutamos por aí? Independentemente deste campo minado que, infelizmente, vem se formando ao longo dos anos entre profissionais que se consideram habilitados a ensinar dança, acima de tudo, é a pluralidade que tem marcado as atividades da dança e ensino no país. Convivem diferentes modalidades e formas de dança, produções artísticas e propostas educativas, nos mais diversos locais de realização, contando com apoios que se inter-relacionam, se ignoram, se cruzam, se entreolham, multifacetando tanto o mundo da dança quanto o mundo da educação dedicado a ela. É nesta perspectiva da diversidade e da multiplicidade de propostas e ações que caracterizam o mundo contemporâneo que seria interessante lançarmos um olhar mais crítico sobre a dança na escola. A transmissão de conhecimento hoje, como sabemos, não se restringe mais às quatro paredes da escola. Ao contrário, muitas vezes nossas escolas estão correndo atrás das informações mais recentes e de fácil, rápido e direto acesso pela redes de comunicação como a internet. Neste mar de possibilidades característico da época em que estamos vivendo, talvez seja este o momento mais propício para também refletirmos criticamente sobre a função e o papel da dança na © Isabel A. Marques, 1995 escola formal. Atentos ao fato de que a escola deve dialogar com a sociedade em transformação, ela é um lugar privilegiado para que o ensino de dança se processe com qualidade, compromisso e responsabilidade. Acima de tudo, a escola pode garantir continuidade, aprofundamento e relações com as outras áreas do currículo. As discussões em torno da Educação nos dias de hoje enfatizam um ensino-aprendizado que trace relações diretas com mundo contemporâneo/tecnológico. Nossos alunos já pertencem a uma geração que faz parte de uma “outra cultura”, muito mais ligada ao mundo das imagens, do corpo e das sínteses (sentidos) do que à maneira “adulta” de entender o mundo: a cultura do livro, Conteúdos gerais2  princípios do movimento respiração, equilíbrio, apoios, dinâmica postural.;  elementos do movimento o quê, como, onde e com que nos movemos;  processos da dança improvisação, composição coreográfica, repertórios;  dimensões sócio-histórico-culturais da dança e aspectos estéticos história, estudos étnicos, música, crítica e estética  relações entre o ensino de dança nas escolas e a sociedade contemporânea conceitos de tempo, espaço, corpo e novas tecnologias, interdisciplinaridade Metodologia de trabalho  vivências artísticas e exercícios de dança contemporânea;  apreciação de dança ao vivo e em vídeo;  discussões e problematização sobre o vivido e apreciado;  leituras e discussões de textos;  elaboração de diários de bordo e registro de aula;  elaboração e aplicação de projetos de ensino. 2 a serem abordados de acordo com a linha de trabalho (a seguir) © Isabel A. Marques, 1995 Linhas de trabalho  palestra dialogada: “Dança, ensino e sociedade” duração: 02h público alvo: professores, diretores, coordenadores e supervisores de ensino custo por professor: US$ 15,00.  oficina: “Diálogos: dança e ensino no Brasil” duração: 08h público alvo: professores custo por professor: US$ 70,00 (inclui material didático).  curso de longa duração: “Dançando na Escola I” (introdução - formação e capacitação) duração: 30h público alvo: professores custo por professor: US$250,00 (inclui material didático).  espetáculos interativos de dança contemporânea duração: 1h público alvo: alunos acompanhados de professores (máximo 60) custo por espetáculo: US$500,00 Formas de apoio/patrocínio  definir a linha – ou linhas de trabalho – de interesse;  definir o número de professores que receberão apoio da UNESCO nas linhas de trabalho escolhidas;  mediante orçamento de apoio, serão contactadas Secretaria de Educação do Estado e do Município de São Paulo e escolhidos os participantes. © Isabel A. Marques, 1995 Bibliografia de apoio BABIN, P. e Kouloumdjian, M.F. Os novos modos de compreender. São Paulo, Paulinas, 1989. BARBOSA, A. M. A imagem no ensino da arte. São Paulo, Perspectiva, 1991. BARBOSA , A. M. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte, C/Arte,1998. BARBOSA , A. M. (Org.). Arte-educação: Leitura no subsolo. São Paulo, Cortez, 1997. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1989. FUSARI, M. F. e Ferraz, M. H. (1993). Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez. MARCONDES FILHO, C. (1988). Televisão: a vida pelo vídeo. São Paulo: Editora Moderna. MARQUES, I. Ensino de Dança Hoje: textos e contextos. São Paulo, Cortez, 1999. MARQUES, I. Parâmetros Curriculares Nacionais e a Dança: Trabalhando com os Temas Transversais. Revista Ensino de Arte., no.2, ano I, 11-21, 1998. MARQUES, I. (1997). A Dança Criativa e o Mito da Criança Feliz. Revista Mineira de Educação Física, 5(1), 28-39. MARQUES, I. (1997, junho). Dançando na Escola. Revista Motriz, 3(1), 20-28. SILVA, T. T. (1993) (Org.). Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas. SPURGEON, D. (1996). Imagens e Imaginação na Dança-Educação. Revista Mineira de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa, 4 (1), 5-15. STINSON, S. (1995, novembro). Uma Pedagogia Feminista para Dança da Criança. Pró-posições vol 6, 3(18), 77-89. STINSON, S. (1999). Piaget para Professores de Dança. Revista Mineira de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa, 7 (1), 14-32. Profa. Dra. Isabel A. Marques - currículo síntese Formação acadêmica Formada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (FE-USP), fez Mestrado em Dança no Laban Centre for Movement and Dance, Londres, e doutorado na Faculdade de Educação da USP, defendido em 1996. Seu trabalho de Mestrado trata dos aspectos estéticos, sociais e educacionais da dança em situação escolar. No doutorado, desenvolve pesquisa sobre o ensino de dança no mundo contemporâneo abordando as transformações conceituais da sociedade tecnológica. Atividades Docentes Foi professora de Didática e Prática de Ensino de Dança na Faculdade de Educação da UNICAMP por cinco anos e professora conferencista (convidada) no Curso de Artes Cênicas da ECA-USP, no ano de 1999. Nos anos de 2000/01 foi professora de Estudos do Movimento e Metodologia da Pesquisa em Dança do Curso de Dança da Universidade Anhembi Morumbi (SP). Ministrou cursos voltados para a área de Dança e Educação em programas de Pós Graduação (especialização) na Universidade do Rio Grande do Norte (RN), Universidade Federal de Viçosa (MG), na Universidade do Estado de Santa Catarina (SC), na Faculdade de Educação da USP (SP) e na Fac. de Educação Física de Santo André (SP). Em 1993, ganhou Bolsa Vitae de Artes para desenvolver projeto artístico educativo com alunos e professores do Ensino Médio da rede pública estadual de São Paulo. Desenvolveu vários projetos, prestou assessorias e ministrou cursos na área de dança em várias escolas públicas e privadas da cidade de São Paulo. Assessorias e consultorias Nos anos de 1991-92, foi assessora da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP) na área de Arte (dança), gestão Paulo Freire, tendo orientado a introdução da dança no currículo escolar do município. Assessorou o MEC na redação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Arte e nos Referenciais de Arte para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2001, presidiu a convite da UNESCO o Seminário Latino-Americano de Arte e Educação, tendo assessorado a redação de documento da área de dança para América Latina e Caribe. Apresentação de Trabalhos, Cursos e Espetáculos em Congressos Apresentou trabalhos, cursos, workshops e espetáculos de dança em congressos internacionais na África do Sul, Austrália, Brasil, Cuba, Canadá (Montreal, Regina), Estados Unidos (Salt Lake City, San Diego, Greensboro, Nova York, Orlando), Finlândia, Portugal e Uruguai. No Brasil, apresentou-se em congressos e ministrou cursos nos estados do Amapá, Bahia, Brasília, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em várias cidades do Estado de São Paulo. Profa. Dra. Isabel A. Marques - currículo síntese Participação em Bancas, Concursos e Publicações Foi banca de concursos públicos e de defesas de Mestrado e Doutorado na Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Univarsidade Federal da Bahia (UFBa), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-Paraná), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-São Paulo), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e na Universidade Técnica de Lisboa (UTL), em Portugal. Tem artigos publicados em várias revistas, anais de congresso e em livros no Brasil e no exterior. É autora do livro “Ensino de Dança Hoje” (2a. edição), pela Cortez, indicado para concurso público da SME-SP no ano de 2001. Associações e entidades Fundou no Brasil a dance and the Child international (daCi-UNESCO), tendo sido membro do Conselho e da Diretoria Internacional por nove anos. É membro da International Society for Education through Art (INSEA), do Congress on Research in Dance (CORD), da National Dance Education Association (NDEO) e da Associação de Arte Educadores de São Paulo (AESP) Atividades Artísticas Dedica-se aos estudos de dança desde os quatro anos de idade, tendo sido aluna de Hulda Bittencourt, Lia Marques, Simone Ferro, Nancy Guedes (área de Ballet Clássico), Lúcia Lee, Márcia Martins, Martha Eddy, Jill Green (área de Educação Somática), Soraya Sabino, Cláudia Decara, Thelma Bonavita, Mariana Muniz, Duncan MacFarland, (área de Dança Moderna e Contemporânea), Jan Van Dyke, Dale Thompson, Sue MacDale e Clare Baker (área de Improvisação e Composição), Regina Faria, Valerie Preston-Dunlop, Rosemary Brandt, Clare Baker (área de Estudos do Movimento – Laban). Em 1996, fundou e dirige o CALEIDOS Cia. de Dança, tendo nos últimos cinco anos apresentado espetáculos nas cidades de Regina (Canadá), Oeiras (Portugal), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Santa Maria (RS), São Paulo (SP), Ribeirão Pires (SP), Jacareí (SP), Itaquaquecetuba (SP), São Carlos (SP), Americana (SP), Campinas (SP), Mogi da Cruzes (SP), Bauru (SP), São Bernardo do Campo (SP), Santo André (SP) e Rio Claro (SP), para mais de 8000 pessoas. Com Fábio Brazil, desde 2001, dirige o CALEIDOS Arte e Ensino, sede do CALEIDOS Cia. de Dança e espaço voltado para atividades de poesia, dança, comunicação e educação, prestando assessoria e consultoria a projetos e programas de educação continuada, comunicação e dança.  as school teachers in Brazil hardly ever have a dance background, the course will also work on developing bodily awareness, creativity and artistry of the participant teachers themselves.  assuming the relevance of coherence and integration between theory and practice, the course will provide the teachers with readings on dance, aesthetics, pedagogy of dance and social theory. Therefore, “Dancing at School” has a theoretical as well as a practical framework. © Isabel A. Marques, 1995 Table of contents  movement principles: breathing, balancing, support, posture.;  movement elements: what, how, where and with whom/what we move;  dance creative processes: improvisation, composition and repertories;  social-historical-cultural dimensions of dance and aesthetic aspects: history, ethnic studies, music, criticism, aesthetics  relationships between dance teaching and contemporary society: concepts of time, space, body and new technologies, interdisciplinary actions Methodology  practical lesson of somatic education, improvisation and composition;  dance appreciation on video and alive;  discussion and problematization of appreciation, making and doing experiences;  reading and discussion of articles;  writing journals and classroom notes;  making of and application of lesson plans to be developed at schools; Working plan  Lesson 1 – Dance kaleidoscope * introduction to the course * theory: dance history trajectories and its relationships with dance teaching (video and lecture) * practice: improvisation and composition: teachers getting to know each other via dance  Lesson 2: Dance and the contemporary world * theory: changing the concepts of time, space, and the body in society schools and the “new age” dance in schools: limits and possibilities * practice: improvisation and composition: concepts of space – school and the city * reading: Marcondes Filho, C. (1994). Sociedade Tecnológica. SP: Scipione. © Isabel A. Marques, 1995  Lesson 3: Dance and the body * theory: the body in dance: limits and possibilities the body in school via dance: self-esteem, awareness, knowledge and autonomy * practice: improvisation and composition: getting to know ones´ body via dance * reading: Johnson, D. (1983). Corpo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.  Lesson 4: The teacher of dance * theory: commitment, knowledge and experience to teach dance the role of the teacher as artist and educator limits and possibilities in the Brazil of today * practice: improvistion: exercising power relationships via body * reading: Marques, I. (1999). Professor e artista: artista-docente. In Ensino de Dança Hoje. SP: Cortez.  Lesson 5: The student of dance * theory: Brazilian students and the social/cultural diversity students in the age of technology – the contemporary world questions of gender and dance * practice: improvisation and composition: looking at, understanding and working together * reading: Babin, P. e Kouloumdjian, M F.(1989). Os novos modos de compreender. SP: Paulinas. .  Lesson 6: Dance and television – the media * theory: the influence of TV in the dance learning and the creative process dance, video and other media in the classroom * practice: improvisation and composition – recreating the TV dances * reading: Pillar, A. (1993). A leitura da imagem. Perspectivas em Artes Plásticas. Porto Alegre:UFRGS/ANPAP.  Lesson 7: Dance and School Curriculum * theory: the introduction of dance at school dance teaching and the Brazilian legislation (National Standards) * practice: composition - children´s games and dance * reading: BRASIL (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC © Isabel A. Marques, 1995  Lesson 8: Dance and School Curriculum * theory: school curriculum and the relationships with society dance programme and the other school subjects * practice: improvisation – dance and the other school subjects * reading: Marques, I. (1999). Trajetórias do ensino na dança. In Ensino de Dança Hoje. SP: Cortez.  Lesson 9: Dance and School Curriculum * theory: school curriculum and Brazilian society dance and social/cultural diversity * practice: repertory – Brazilian dances and ethnic heritage * reading: Barbosa, A. M. (1998). Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte.  Lesson 10: Lesson plan and assessment * theory: working with dance in the classroom dance, creativity and the evaluation process * practice: composition – creating our own dances at school * reading: Stinson, S. (1995, novembro). Uma pedagogia feminista para dança da criança. Pró-posições 6, 3(18), 77-89.
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