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carta - de - paulo - aos - corintios, Notas de estudo de Cultura

Curso Teologia Paulina

Tipologia: Notas de estudo

2012

Compartilhado em 02/05/2012

edson-araujo-silva-8
edson-araujo-silva-8 🇧🇷

3.4

(5)

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Baixe carta - de - paulo - aos - corintios e outras Notas de estudo em PDF para Cultura, somente na Docsity! CARTA DE PAULO AOS CORÍNTIOS (4º. e 5º. Encontro) Corinto era uma cidade grande, portuária e comercial. Ali circulavam muitas idéias, filosofias e religiões. Como bem sabemos, todo texto tem seu contexto, como nossos irmãos alemães dizem seu “sitz in leben” sua “contextualização. É por esta razão que nós católicos temos esta preocupação de estudarmos a época em que um texto bíblico escrito, justamente para não cairmos num fundamentalismo exacerbado que traz muitos problemas aos crentes. Vale a pena procurar saber que conotação �nha uma palavra numa determinada época e o que ela passou a significar no decurso do tempo. Pois bem, a Carta de Paulo aos corín�os também possui o seu contexto e imagens próprias extraídas do meio e período em que foi escrita. Assim sendo, uma vez que Corinto ficava na Grécia, e os gregos sempre �veram como principais caracterís�cas o esporte e a filosofia, evidentemente que Paulo consciente ou inconscientemente irá u�lizar essas duas caracterís�cas gregas em seus escritos. Assim, não é de se estranhar que Paulo compare a conquista da san�dade à corrida dos atletas, que Paulo se u�liza de um discurso dualista que tantas vezes nos recorda Platão, pregações influenciadas pelos estóicos da Stoá grega... (Cf. ICor 9, 24-27). Como está dividida a Primeira Carta de Paulo aos Corín�os? Início: 1, 1-9 1.. Endereçamento 2.. Saudação 3.. Elogio inicial 1. Primeiro Tema: As divisões na Comunidade (1, 10 até o cap. 4, 21) 2. Três questões: (5, 1 até o cap. 6, 20) 3.1 : Um caso de incesto (5, 1-13) 3.2. Processo em tribunais pagãos (6,1-11) 3.3. Uma mentalidade laxista (6,12-20) 4. Questões levantadas pela Comunidade (7,1 até o cap. 14, 40) 4.1. Matrimônio e Virgindade (7,1-40) 4.2. As carnes imoladas aos ídolos (8, 1 até o cap. 11, 1) 4.3. Modo de proceder nas assembléias (11, 2 até o cap. 14, 40) 5. Explicações sobre a Ressurreição (15,1-58) 6. No�cias diversas e despedida (16, 1-24) Uma chamada de nossa atenção para 2 aspectos relevantes dessa Carta: A problemá�ca das carnes imoladas aos ídolos (8, 1 até o cap. 11, 1): aqui temos um importante ensinamento para nós, cristãos de hoje. Como vimos, para um cristão comer essas carnes não causaria nenhum problema, até porque o cristão sabia que tais ídolos não exis�am, todavia, Paulo nos lembra de que temos de respeitar os “irmãos menores na fé”, posto que alguns ainda estão no leite da doutrina, outros já podem comer carne, mas cada se encontra numa etapa do processo, logo, se comer a tal carne sacrificada aos ídolos escandalizaria o meu irmão, então é melhor não come-la! E isto serve para outras a�tudes de nossas vidas! A Divisão na Comunidade: (Cf. 1, 10ss) Quando o poder “sobe à cabeça”, como se diz nesta expressão popular, o ser humano se desumaniza, se animaliza! Iniciou-se uma acirrada disputa de poder na Igreja de Corinto (isso não acontece só hoje) e então é para esta Comunidade que o Apóstolo irá compor, inspirado pelo Espírito Santo, aquele belíssimo texto que diz que a Igreja é o Corpo Mís�co de Cristo, onde cada membro é extremamente importante, e se um sofre, sofrem todos os demais! A Segunda Carta de Paulo aos Corín�os A divisão da Carta: 1. Endereçamento, saudação, elogio inicial (1, 1-11) 2. Primeira parte: incidentes passados (1, 12 até o capítulo 7, 16) 3. Segunda parte: A organização da coleta (8, 1 até o capítulo 9, 15) 4. Terceira parte: Defesa de Paulo (10, 1 até o capítulo 13, 10) 5. Recomendações finais (13, 11-13) Esta carta apresenta em muitas partes um tom polêmico. O principal problema parece ter sido o seguinte: enquanto Paulo não estava em Corinto, outros missionários teriam passado pela comunidade, e alguns destes teriam desacreditado o trabalho de Paulo, mas Paulo fica muito chateado não só com este fato, pois o fato é muito pior na concepção dele uma vez que o povo comprou tal idéia. Ora, Paulo se sen�a pai dessa comunidade, deu a vida por ela! E se entristece com tamanha ingra�dão! Assim, tal problema aparece subliminarmente, logo no início da Carta, ao invés de mencioná-lo explicitamente, Paulo prefere começar citando suas inúmeras tribulações por amor a Cristo e seu Evangelho. Mas esta problemá�ca já parece na Primeira Carta, lembremo-nos: “10 Eu lhes peço, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo mantenham-se de acordo uns com os outros, para que não haja divisões. Sejam estreitamente unidos no mesmo espírito e no mesmo modo de pensar. 11 Meus irmãos, alguns da casa de Cloé me informaram que entre vocês existem brigas. 12 Eu me explico. É que uns dizem: «Eu sou de Paulo!» E outros: «Eu sou de Apolo!» E outros mais: «Eu sou de Pedro!» Outros ainda: «Eu sou de Cristo!» 13 Será que Cristo está dividido? Será que Paulo foi crucificado em favor de vocês? Ou será que vocês foram ba�zados em nome de Paulo? 14 Agradeço a Deus o fato de eu não ter ba�zado ninguém de vocês, a não ser Crispo e Caio. 15 Portanto, ninguém pode dizer que foi ba�zado em meu nome. 16 Ah! Sim. Ba�zei também a família de Estéfanas. Além deles, não me lembro de ter ba�zado nenhum outro de vocês.” Agora leiamos a Segunda Carta e procuremos perceber a mensagem subliminar de Paulo à Comunidade: “3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação! 4 Ele nos consola em todas as nossas tribulações, para que possamos consolar os que estão em qualquer tribulação, através da consolação que nós mesmos recebemos de Deus. 5 Na verdade, assim como os sofrimentos de Cristo são numerosos para nós, assim também é grande a nossa consolação por meio de Cristo. 6 Se somos atribulados, nós o somos para a consolação e salvação de vocês. Se somos consolados, é para a consolação de vocês, para que possam suportar os mesmos sofrimentos que também nós padecemos. 7 E a nossa esperança a respeito de vocês é firme, pois sabemos que se vocês par�cipam dos nossos sofrimentos, também par�ciparão da nossa consolação.” Quanto ao orgulho de muitos na Comunidade, Paulo fala da Teologia da Cruz! E diz que entre eles não há doutores, grandes intelectuais... Vamos conferir!
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