Engenheiro de Petróleo Júnior II

Engenheiro de Petróleo Júnior II

(Parte 4 de 5)

Mistura e Soluções Ideais - Série Concursos Públicos Curso Prático & Objetivo

6(UEMA) Sobre os estados líquido, sólido e gasoso, é correto afirmar que:

01.um líquido entra em ebulição somente quando sua pressão de vapor for maior que duas vezes a pressão exercida sobre o líquido.

02.o calor de vaporização de um líquidoé positivo.

04.um sólido sublimará quando sua pressão de vapor atingir o valor da pressão externa.

08.a densidade de um líquido,à temperatura e pressão constantes,é sempre maior do que a densidade do seu vapor.

16.um líquido A é considerado mais volátil que um líquido B, se a pressão de vapor de A for maior que a pressão de vapor de B, nas mesmas condições de pressão e temperatura.

32.a condensação de um gás pode ocorrer por diminuição da temperatura e/ou aumento da pressão.

7(Fuvest-SP) Em um mesmo local, a pressão de vapor de todas as substâncias puras líquidas:

a)tem o mesmo valor à mesma temperatura. b)tem o mesmo valor nos respectivos pontos de ebulição.

c)tem o mesmo valor nos respectivos pontos de congelação.

d)aumenta com o aumento do volume de líquido presente,à temperatura constante.

e)diminui com o aumento do volume de líquido presente,à temperatura constante.

8(FEI-SP) Foram realizadas medidas de pressão de vapor em experiências com o tubo de Torricelli utilizando os líquidos puros: água,álcool,éter e acetona, todos na mesma temperatura de 20o C e ao nível do mar. Os resul- tados foram os seguintes:

Substância (líquido) Água Álcool Éter Acetona

Considerando os mesmos líquidos, a 20o C, quais entrariam em ebulição na referida temperatura num ambiente onde a pressão fosse reduzida a 150 mmHg? a)Nenhum dos líquidos. b)Apenas a acetona. c)Apenas o éter e a acetona. d)Apenas a água. e)Apenas a água e o álcool.

9(UFRGS-RS) Os pontos normais de ebulição da água, do etanol e do éter etílico são, respectivamente, 100°C, 78°C e 34°C. Observe as curvas no gráfico de variação de pressão de vapor do líquido (PV) em função da temperatu- ra (T).

Pressão de vapor/mmHg I I

Temperatura/°C

As curvas I, I e II correspondem, respectivamente, aos compostos:

a)éter etílico, etanol e água. b)etanol, éter etílico e água. c)água, etanol e éter etílico. d)éter etílico,água e etanol. e)água,éter etílico e etanol.

10(UFSC) O gráfico apresenta a variação das pressões de vapor do n-hexano, da água, do benzeno e do ácido acético com a temperatura. Pressão/mmHg

01.O n-hexano é mais volátil que o ácido acético.

02.Na pressão de 760 mmHg, o benzeno tem ponto de ebulição de 80°C.

04.A 76°C a pressão de vapor da águaé aproximadamente de 760 mmHg.

08.Uma mistura de água e ácido acético, em qualquer proporção, terá, ao nível do mar, ponto de ebulição entre 60°C e 80°C.

16.A água, a 0°C, tem pressão de vapor = 760 mmHg.

32.A ordem crescente de volatilidade, a 80°C,éácido acético < água < benzeno < n-hexano.

64.As pressões de vapor aumentam com o aumento da temperatura.

04.Falsa. É menor que 760 mmHg. 08.Falsa. Acima de 100 °C. 16.Falsa. Bem menor que 760 mmHg. Resposta: soma = 9 ácido acético n-hexano benzeno água

01.Falso. O líquido entra em ebulição quando sua pressão de vapor se igualaà pressão externa. Resposta: soma = 62

Mistura e Soluções Ideais - Série Concursos Públicos Curso Prático & Objetivo t / C Água Etanol Acetona Éter etílico Benzeno

a)Construa um gráfico das pressões de vapor em mmHg daágua, do etanol, da acetona, do éter etílico e do benzeno em função da temperatura.

b)Determine, pelo gráfico: o ponto de ebulição da acetona sob pressão de 500 mmHg, o ponto de ebulição do éter etílico sob pressão de 600 mmHg e a pressão de vapor da água a 70,0 °C.

c)Das substâncias relacionadas na tabela, qual a mais volátil a 40,0 °C? Justifique.

d)Calcule o abaixamento relativo da pressão de vapor da água a 40,0 °C provocado pela adição de 4,9 g de ácido fosfórico, H3PO4, 30% ionizado em um litro de água.

a)Gráfico da pressão em função da temperatura: Pressão/mmHg

1000éter etílico 900 acetona

700 benzeno

Temperatura/°C b)Pelo gráfico, concluímos que: _ sob pressão de 500 mmHg, a acetona apresenta ponto de ebulição de aproximadamente 4 °C; _ sob pressão de 600 mmHg, o éter etílico apresenta ponto de ebulição de aproximadamente 28°C; _ a pressão de vapor da água a 70°Cé de aproximadamente 240 mmHg. c)Das substâncias relacionadas, a mais volátil a 40 C (a que apresenta maior pressão de vapor) é o éter etílico. d)Massas molares em g/mol: HPO = 98 e HO = 18.

n = mVn =

Para soluções ideais (diluídas), nas quais o solvente é a água (cuja densidadeér 1 g/cm a 20°C) e a quantidade de matéria de soluto dissolvido nãoé maior do que 0,1 mol por litro, podemos considerar que a concentração em quantidade de matéria, M, é aproximadamente igual à concentração molal (mol/kg de solvente).

M = neω =

V (L)m (kg)

Logo, a solução possui concentração 0,05 mol/L ou 0,05 mol/kg. 1 HPO#3 HO+1 PO i = 1 + a (q – 1)Vi = 1 + 0,30 (4 – 1) i = 1 + 1,2 – 0,30Vi = 1,9 dp= k· w · iV dp= 0,018 · 0,05 · 1,9 p p

1(Fameca-SP) Em um acampamento à beira-mar, um campista conseguiu preparar arroz cozido utilizandose de água, arroz e uma fonte de aquecimento. Quando este mesmo campista foi para uma montanha a 3000 m de altitude, observou, ao tentar cozinhar arroz, que a água:

a)fervia, mas o arroz ficava cru, porque a água estava fervendo a uma temperatura inferior a 100°C devido ao abaixamento de sua pressão de vapor.

b)fervia rapidamente, porque a temperatura de ebulição estava acima de 100°C devido à rarefação do ar e ao conseqüente aumento de sua pressão de vapor.

c)fervia rapidamente, porque a temperatura de ebulição estava acima de 100°C devido à baixa pressão atmosférica.

d)não fervia, porque a baixa umidade e temperatura aumentaram a pressão de vapor do líquido a ponto de impedir que entrasse em ebulição.

(Parte 4 de 5)

Comentários