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Guias e Dicas
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Porto de Suape: Infraestrutura, Terminais e Operação, Notas de estudo de Gestão Empresarial

O porto de suape é um complexo portuário localizado no município do cabo de santo agostinho, pernambuco. Com 27 km² de retroporto e canais de acesso de 5.000 m de extensão, 300 m de largura e 16,5 m de profundidade, o porto é capaz de atender navios de até 170.000 tpb e calado operacional de 14,50 m. Suape opera com um porto externo, porto interno, terminais de granéis líquidos, cais de múltiplos usos e um terminal de contêineres.

Tipologia: Notas de estudo

2013

Compartilhado em 02/04/2013

Birinha90
Birinha90 🇧🇷

4.6

(200)

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Pré-visualização parcial do texto

Baixe Porto de Suape: Infraestrutura, Terminais e Operação e outras Notas de estudo em PDF para Gestão Empresarial, somente na Docsity! Origem do Poto de Suape O Complexo foi idealizado pelo então governador de Pernambuco José Francisco de Moura Calvacanti Seu nome é originado da Praia de Suape, a mais meridional do município do Cabo de Santo Agostinho Seu projeto foi baseado na integração porto- indústria, a exemplo de países como França e Japão. A construção do Porto de Suape foi prevista para operar produtos combustíveis e cereais a granel, substituindo o Poto do Recife. Em 7 de novembro de 1978 uma lei estadual criou a empresa Suape Complexo Industrial Portuario para administrar o desenvolvimento das obras. Hoje o porto é um dos maiores do Brasil, administrado pelo governo de Pernambuco. Sua área de influência abrange todo o estado de Pernambuco e parte dos estados das Alogoas e da Paraiba. O porto tem acesso rodoviário pela PE-060 e pela AL-101, na divisa de Pernambuco e Alagoas. É considerada a melhor infraestrutura portuária do Brasil Suape opera navios nos 365 dias do ano, sem restrições de horário de marés. Para auxiliar as operações de acostagem dos navios, o Porto dispõe de um sistema de monitoração de atracação de navios a laser, que possibilita um controle efetivo e seguro, oferecendo ao prático condições técnicas nos padrões dos portos mais importantes do mundo. O Porto já movimenta mais de 5 milhões de toneladas de carga por ano, destacando-se, entre elas, os granéis líquidos (derivados de petróleo, produtos químicos, álcoois, óleos vegetais etc.), com mais de 80% da movimentação, e a carga conteinerizada. O Porto pode atender a navios de até 170.000 tpb e calado operacional de 14,50 m. Com 27 km² de retroporto, seu porto externa e interna oferecem as condições necessárias para atendimento de navios de grande porte. O canal de acesso tem 5.000 m de extensão, 300 m de largura e 16,5 m de profundidade. Suape conta com um porto externo, porto interno, terminais de granéis líquidos ,cais de múltiplos usos, além de um terminal de contêineres. Porto Externo O Porto Externo é formado por um molhe de proteção em "L", com 2.950 metros de extensão. A profundidade do canal de acesso atinge 16,5 m e a bacia de evolução tem 580 m de diâmetro e 15,5 m de profundidade. São três instalações de acostagem, totalizando 6 berços com quase 1,6 km de cais acostável e as seguintes característica:  Píer de Granéis Líquidos (PGL1): com 14 m de profundidade e 250 m de extensão, dispõe de dois berços de atracação para navios de até 45 mil tpb  Cais de Múltiplos Usos (CMU): com 15,5 m de profundidade no berço leste, 10m no berço oeste e 343 m de extensão, dispõem de dois berços para navios metaneiros de até 135.000 m³.  Píer de Granéis Líquidos (PGL2): com 14,5 m de profundidade e 386 m de extensão, dispõe de dois berços de atracação para navios de até 90 mil tpb.  Tancagem flutuante de GLP: realizada por navio de gás refrigerado de 45 mil tpb e 75.000 m³ de capacidade que atende a contrabordo, aos navios de igual porte. Equipamentos disponibilizados pelos operadores portuários privados:  PGL1: dez braços de carga com capacidade nominal de 1.000 m³/h, cada:  PGL2: em fase de instalação, previsto para completar em abril/2004. Porto Interno O Porto Interno tem 15,5 m de profundidade e um canal de navegação interno com 1.500 m de extensão e 450 m de largura. É acessado pela abertura da entrada do Porto Interno, com 300 m de largura, para permitir o acesso dos navios; conta com 935 m de cais, em 3 berços, todos com 15,5 m de profundidade. Nestes trabalhos foram aplicados R$ 192 milhões, dentro do escopo de investimentos do Programa “Brasil em Ação” do Governo Federal para o Porto de Suape. Dos três primeiros berços, o segundo e o terceiro (660 m de extensão) atendem o Terminal de Contêineres Privados, cujas operações começaram em 2001. Este terminal de 290.000 m² de área tem capacidade de movimentar até 400.000 TEU's por ano. O primeiro berço, com 275 m, também em operação, é cais público e se destina a múltiplos usos. O quarto berço se encontra em construção, terá 330 m de extensão e 15,5 m de profundidade. Irá abrigar, em sua retaguarda, o futuro Terminal de Granéis Sólidos do Porto de Suape. O quinto berço também tem 330 m de extensão e atualmente se encontra em estudo de viabilidade. O Porto Interno tem capacidade de desenvolver, pelo menos, mais 15 km de cais acostável. A área conta ainda com um pátio de veículos de 56.700 m² e capacidade estática de estocagem para 4.825 veículos. Terminal de Granéis Líquidos PGL-1 (Píer de Granéis Líquidos) Atende navios de até 45.000 TPB. Tem 84 m de comprimento e 25 m de largura na sua plataforma de operação, com profundidades de 14 m tanto no Berço Leste como no Berço Oeste. Dispõe de 4 "dolphins" laterais, ficando ligado ao molhe através de uma ponte de acesso, sobre a qual estão assentadas as tubulações destinadas ao transporte de granéis líquidos, com origem ou destino no parque de tancagem localizado no retroporto. São 10 braços mecânicos para embarque e desembarque de granéis líquidos, sendo 5 em cada berço, com capacidade de 1.000 m³/h cada um. Toda a operação portuária é atualmente realizada pela Petrobras e por outros operadores qualificados, vinculados a terminais gases e álcool. PGL-2 O segundo Pier de Granéis Líquidos (PGL2), construído no Porto Externo de Suape, foi concluído em maio de 2001 e inaugurado em 29 de junho do mesmo ano. Permite a operação de 02 (dois) navios simultaneamente, com as seguintes características:  Porte Bruto: 90.000 tpb  Calado máximo: 14,50 metros Os sistemas de comunicação e de informação foram desenvolvidos especialmente para esse tipo de operação. O sistema CTS de processamento de dados, integrado ao Software SPARCS/NAVIS para controle e planejamento de pátio e de navios, propiciam uma confiabilidade das informações em tempo real. Principais Atrativos O Porto de Suape adota o modelo de gestão landlord port e, como Autoridade Portuária, é responsável pela infra-estrutura de canais de acesso e de navegação, cais e áreas terraplenadas para arrendamento, delegando à iniciativa privada a execução das operações portuárias e a responsabilidade pelos investimentos na superestrutura dos terminais - pátios, armazéns e equipamentos - e nas indústrias localizadas junto ao porto. Além disso, oferece as seguintes vantagens:  No Nordeste brasileiro, a união de um complexo industrial a um porto de águas profundas com localização estratégica em relação às principais rotas de navegação torna Suape o principal destino para investidores nacionais e internacionais na atualidade.  Situado na extremidade oriental da costa da América do Sul, o porto destaca-se pela curta distância, de apenas 8 dias, da costa norte-americana e do Oeste Europeu. Com perfil concentrador de cargas (hub port), está interligado a mais de 160 portos em todos os continentes.  Em seu Complexo Industrial, a disponibilidade de uma infraestrutura eficiente, a existência de polos industriais segmentados, os programas de capacitação da mão de obra local e as licenças ambientais das áreas pré-aprovadas (EIA/Rima) são determinantes na decisão do empreendedor de instalar-se em Pernambuco.  Benefícios fiscais também são fortes atrativos. Reduções de 75% nos impostos federais (Sudene), de até 50% nos municipais e programas estaduais, como o Programa de Desenvolvimento da Indústria Naval e de Mecânica Pesada Associada do Estado de Pernambuco (Prodinpe) e o Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe), objetivam o estímulo à geração de empregos e o incremento da economia regional. Localização O Complexo Industrial Portuário de Suape tem uma localização estratégica em relação às principais rotas marítimas de navegação, conectando-se com mais de 160 portos em todos os continentes, colocando-o em condições de ser o principal porto concentrador (hub port) do Atlântico Sul. Um mercado consumidor com 51,5 milhões de habitantes um PIB de US$ 110 bilhões e crescimento acima da média nacional. Ocupa cerca 13.500 hectares em espaço. Localizado entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, mais exatamente na Foz do Ipojuca, tem localização privilegiada. Infra-Estrutura O Complexo de Suape dispõe de uma completa estrutura de estradas, cais e terminais para abrigar e garantir o pleno funcionamento dos empreendimentos instalados e em fase de implantação. Com cinco cais internos, três terminais externos e um píer petroleiro com dois terminais de atracação em construção, o porto destaca-se pelo variado perfil de suas cargas. Com 15,5 metros de profundidade no porto interno e mais de 20 metros em sua bacia de evolução, torna-se o principal concentrador de cargas da Região Nordeste. A operação de navios ocorre nos 365 dias do ano sem restrições de marés e condições climáticas. Para auxiliar as operações de acostagem de navios, as manobras são acompanhadas por práticos da empresa Pernambuco Pilots, e o certificado internacional do ISPS Code garante a segurança de todas as operações portuárias no local. Os acessos rodoviários e as vias internas de Suape são duplicados, e o fornecimento de água bruta e tratada, gás natural, telefonia e energia elétrica em 69 KW e 13.8 KW garante o funcionamento e a produção das empresas instaladas dentro do Complexo Empresas instaladas O Complexo Industrial Portuário -SUAPE- foi escolhido para a implantação dos seguintes empreendimentos:  Refinaria Abreu e lima  Estaleiro Atlântico Sul (maior estaleirodo Hemisferio Sul );  Estaleiro Promar;  Petroquímica Suape;  RM Eolica;  Gerdau Aços Longos Siderurgia;  Fiat- Montadora;  Shineray- Montadora;  Terminal Ferroviario da Transnordestina;  Central de logística da General Motors;  Têxtil Suape S/A;  Braspack Embalagens do Nordeste S/A;  Amanco do Brasil Ltda;  Termopernambuco S/A;  Pamesa do Brasil Ltda;  Pepisco do Brasil Ltda;  Hemobrás- Fábrica de Hemoderivados;  Novantis- Fábrica de Vacinas;  Bunge- Moinho;  Refresco Guararapes Ltda fabricante da coca-cola;  CSN- Siderúrgica;  Gerdau - Usina;  Mossi & Ghisolfi - Fábrica de resina PET;  Rapidão Cometa Logística e Transporte S/A – Operador Logistico Meio Ambiente 59% do complexo industrial e portuário de Suape são considerados área preservada
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