Photoshop CS6

Photoshop CS6

(Parte 1 de 2)

Photoshop CS6

Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan

ÍNDICE2
ADOBE PHOTOSHOPERRO! INDICADOR NÃO DEFINIDO.
Área de Trabalho4
Barra de Propriedades5
As Ferramentas5
Painéis8
Criando, abrindo, salvando e exportando8
Redefinindo uma imagem13
Seleções17
Seleção retangular18
Eliptical Marquee19
Grupos de Ferramenta Laço20
Ferramenta Varinha Mágica21
Menu Select2
Feather23
Camadas26
O painel Layer27
Duplicando camadas30
Mesclando camadas30
Modos de Mesclagem30
Estilos de Camada35
Painel Styles4
Textos46
Rasterizando o texto48
Demarcadores e Shapes48
Tipos de demarcadores49
Cores51
Ferramentas de utilização de cores52
Comando Fill5
Traços56
Pincéis57
Ferramenta Brush58
Pencil58
Blur (desfoque)59
Sharpen (Nitidez)59
Smudge (Borrar)59
Dodge (Subexposição)59
Burn (Superexposição)59
Sponge (Esponja)59
Restauração e transformação60
Clone Stamp (Carimbo)60
Spot Healing Brush, Healing Brush, Patch e Red Eye60
Eraser61
Transformação61
Filtros64
NoiseErro! Indicador não definido.
SharpenErro! Indicador não definido.
Render71
Ferramentas de ajuste e correção de cores72
Invert72
Hue Saturation73
Curves74

O Photoshop não é apenas uma aplicação de edição de imagensqualquer, é a mais avançada e mais abrangente aplicação de edição de imagem profissional. O Photoshop não é apenas líder do mercado, ele permite um integração fantástica com as demais ferramentas da Adobe, tanto na área de Internet, como impressos, vídeo, e multimídia. Nesta nova versão a primeira grande mudança é em relação a tela ser mais escura, como já estavam na versão CS5 do Adobe Premiere e Adobe After Effects.

ÁREA DE TRABALHO Após concluir o processo de inicialização, a área de trabalho ocupará todo o primeiro plano. A maioria dos elementos que compõe a área de trabalho do Photoshop é bem conhecida das pessoas que estão familiarizadas com o ambiente Windows ou Mac. Abaixo uma visão geral da área de trabalho com uma imagem aberta.

Para que se possa abrir uma imagem: Menu File Open. A janela central é janela de nossa imagem.

No rodapé temos o zoom utilizado e as informações sobre o arquivo aberto. A caixa de ferramentas que vamos explorar mais adiante. Os painéis à direita. Através do Menu Window, Workspace, é possível alterar a forma de distribuição de painéis e comandos para o que mais se utiliza.

BARRA DE PROPRIEDADES A barra de propriedades do Photoshop é dinâmica, ela muda conforme a ferramenta é selecionada. Ela fica posiciona na parte superior da tela.

As Ferramentas Ferramenta de seleção permite selecionar os objetos. No Photoshop é importante verificar se você está com a Layer (camada) de seu objeto selecionado. Ou você pode marcar na barra de Propriedades a opção Auto-Select.

Ferramentas de seleção fechadas.

Ferramentas de seleção do grupo Laço.

Ferramentas de seleção do grupo da varinha mágica

Ferramenta CROP (recortar) e ferramentas de fatia.

Ferramenta de conta-gotas, medidas e anotações.

Grupo de ferramentas de correção.

Grupo de ferramentas de pincel (brushes).

Grupo da ferramenta carimbo. Pinceis da ferramenta histórico.

Grupo de ferramentas da borracha

Ferramentas de pintura.

Ferramentas de desfoque Ferramentas de saturação e desaturação.

Grupo de ferramentas caneta

Grupo de ferramentas de Texto

Ferramentas de seleção de vetores.

Grupo de ferramentas de vetores. No Photoshop são chamadas de Shapes.

Ferramenta de movimento da área (pode ser substituída pela tecla ALT pressionada, como no Adobe Fireworks®).

Ferramenta Zoom (pode ser substituída por CTRL++ - aumentar – CTRL+- - diminuir). Abaixo dela onde tenho os quadrados preto e branco pequenos, permite zerar as cores, ou seja, ao se definir uma cor de primeiro plano e ou segundo plano, ao clicar nesse botão ele volta a deixar cor branca no segundo plano e cor preta no primeiro plano. A flechinha em curva ao lado dela permite inverter as cores. Os quadrados maiores permitem mudar a cor de primeiro plano e de segundo plano. O último botão permite mudar a fora de

visualização da área de trabalho.

PAINÉIS Os painéis no Photoshop funcionam de forma bem semelhante aos do

Illustrator, para chamar algum painel que esteja visível, clique no menu Window. No canto superior direito do painel, ele apresenta opções à utilização do painel.

CRIANDO, ABRINDO, SALVANDO E EXPORTANDO Embora na maioria das vezes você vá abrir um imagem e depois alterá-la, podemos começar tudo do zero, ou seja, podemos desenhar tudo dentro do Photoshop. Para iniciar um novo arquivo, clique no menu File New.

Nessa tela o mais importante é definir a largura (Width), altura (Height) e resolução de nosso projeto. Quando se trabalha com aplicações para impressos, que é o caso de nosso c pixels/inch. Em Background Contents o padrão é White, porém em muito projetos, será necessário deixar como transparent. Veremos isso em alguns exemplos posteriormente.

Como observação se o objetivo for começar com resolução de Isso é importante porque, poderá ocorrer de você precisar mesma arte impressa para mídia digital em 300DPI e depois quando adaptar ela para pois do contrário, começar com 72DPI e aumentar para 300DPI, embora possível, não ficará bom. Ao confirmar as dimensões, ele apresenta a sua área de trabalho com o espaço nas dimensões para sua arte.

Nessa tela o mais importante é definir a largura (Width), altura (Height) e resolução de nosso projeto. Quando se trabalha com aplicações para , que é o caso de nosso curso a resolução recomendada é de

Em Background Contents o padrão é White, porém em muito projetos, será necessário deixar como transparent. Veremos isso em alguns exemplos

Como observação se o objetivo for mídia digital, o projeto deve começar com resolução de 72px. Isso é importante porque, poderá ocorrer de você precisar impressa para mídia digital. Em casos como esse, faça sua arte em 300DPI e depois quando adaptar ela para digital você trabalha a pois do contrário, começar com 72DPI e aumentar para 300DPI, embora possível, não ficará bom. Ao confirmar as dimensões, ele apresenta a sua área de trabalho com o espaço nas dimensões para sua arte.

Nessa tela o mais importante é definir a largura (Width), altura (Height) e resolução de nosso projeto. Quando se trabalha com aplicações para urso a resolução recomendada é de 300

Em Background Contents o padrão é White, porém em muito projetos, será necessário deixar como transparent. Veremos isso em alguns exemplos

, o projeto deve

Isso é importante porque, poderá ocorrer de você precisar criar a

. Em casos como esse, faça sua arte você trabalha a resolução, pois do contrário, começar com 72DPI e aumentar para 300DPI, embora

10 Para abrir uma imagem, clique no menu File Open.

O Photoshop abre praticamente todo tipo de imagem, arquivos em PDF – no caso se o PDF tiver mais de uma página, será necessário definir qual página será aberta, vetores do Illustrator, vídeos, e arquivos 3D em alguns formatos como OBJ, Collada e 3DS. Você pode transferir uma parte ou toda a imagem para outra, criando assim uma composição, faremos esse processo posteriormente. Ao salvar um arquivo o formato padrão é o PSD, mas ao escolher salvar, ele permite diversos outros formatos.

O Photoshop possui também umas opção chamada Save for web e Device. A opção Save for Web otimiza a exportação de sua arte.

REDEFININDO UMA IMAG Normalmente quando se fala em redimensionar uma imagem, isso significa aumentar ou reduzir uma imagem. O para alteração de sua imagem. A forma mais clássica, clique no Menu Image, Image Size

Na caixa que se abre temos ele apresenta as dimensões em pixels. E na parte do meio as dimensões em cm que são referentes ao documento, além da resolução. Abaixo temos as opções de Scale Styles, que ao estar marcada fará com os estilos aplicado sejam redimensionados (veremos estilos posteriormente), está marcada a opção “Constrain Proportions”, que mant definir as novas dimensões clique em OK.

Sempre que for trabalhar com imagens em grande formato, e precise adaptá redimensioná com o Photoshop consuma menos memória de seu equipamento. Você pode também aumentar a área de uma imagem ou diminuir a área recortando a imagem através do comando Canvas Size. Veja a imagem original.

REDEFININDO UMA IMAGEM Normalmente quando se fala em redimensionar uma imagem, isso significa aumentar ou reduzir uma imagem. O Photoshop trabalha de diversas formas para alteração de sua imagem. A forma mais clássica, clique no Menu Image, Image Size temos o tamanho da imagem em largura e altura, onde ele apresenta as dimensões em pixels. E na parte do meio as dimensões em cm que são referentes ao documento, além da resolução. Abaixo temos as opções de Scale Styles, que ao estar marcada fará com os estilos aplicado sejam redimensionados (veremos estilos posteriormente), está marcada a opção “Constrain Proportions”, que mantém a proporção da imagem. Para definir as novas dimensões clique em OK.

Sempre que for trabalhar com imagens em grande formato, e precise adaptá-las em um layout, é altamente recomendável redimensioná-las antes a um valor próximo do que precisa, isso fará com o Photoshop consuma menos memória de seu equipamento. Você pode também aumentar a área de uma imagem ou diminuir a área recortando a imagem através do comando Canvas Size.

Normalmente quando se fala em redimensionar uma imagem, isso significa ha de diversas formas o tamanho da imagem em largura e altura, onde ele apresenta as dimensões em pixels. E na parte do meio as dimensões em cm que são referentes ao documento, além da resolução. Abaixo temos as opções de Scale Styles, que ao estar marcada fará com os estilos aplicados sejam redimensionados (veremos estilos posteriormente), está marcada a ém a proporção da imagem. Para

Sempre que for trabalhar com imagens em grande formato, e las em um layout, é altamente recomendável las antes a um valor próximo do que precisa, isso fará com o Photoshop consuma menos memória de seu equipamento.

Clique no Menu Image, Canvas Size

A caixa de diálogo mostra as dimensões originais da imagem, e permite que você possa adicionar as novas dimensões, definindo também um ponto de âncora. No caso vou alterar o Width para 800 e colocar como ponto de âncora o meio à direita.

Ao clicar em OK, o Photoshop pedirá uma confirmação. Caso precise retornar, utilize o comando desfazer (CTRL+Z). Uma observação

importante, o Photoshop não possui comandos de desfazer cumulativos, caso precise retornar mais de um comando, utilize Menu Edit, Step Backward.

Outra forma de se recortar uma imagem é através da ferramenta CROP , clique sobre a ferramenta e observe a barra de propriedades.

Podemos utilizar para ela um corte livre, ou podemos pela barra de propriedades definir altura, largura e resolução. Estes dados ficam armazenados na memória do Photoshop, então caso venha a utilizar essa ferramenta e precise de corte livre, basta clicar no botão Clear. Para utilização da ferramenta basta clicar onde começa o recorte mover o mouse com o botão esquerdo pressionado.

Observe que ao soltar o mouse ele ainda não faz o corte e apresenta alças de dimensão para que se possa alterar a área de corte. Ao definir a área de corte desejada, clique no botão de confirmação na parte superior da tela (canto superior direito, botão em forma de V). Para facilitar a utilização da ferramenta de corte em áreas de precisão, pressione a tecla Caps Lock (maiúscula) de seu teclado que o cursor do mouse transforma-se em uma cruz, facilitando o processo. Nesta edição também é disponível a opção de Crop em Perspectiva. O processo é semelhante. Faz-se a seleção para o corte, define-se a perspectiva e confirma o corte.

SELEÇÕES Se você deseja editar uma parte de uma imagem sem medode que poderiadanificaracidentalmente outra parte, é necessário primeiro selecioná-la. Para selecionaruma parte de uma imagem em um programa de pintura, vocêa envolve com um contorno de seleção ou uma marca de seleção, o que dizao Photoshoponde aplicar suas instruções de edição. O contornode seleçãoaparece como um padrão de movimento de marcas de linhas tracejadas.

Seleção retangular De grande importância para os programas de pintura, essa ferramenta permite que vocêselecione partes retangulares ou quadradas de uma imagem. Ao selecionar a ferramenta, na barra de propriedades temos:

Botão de seleção da ferramenta, ao lado temos os botões de manipulação de nossa seleção. O que está selecionado é o botão natural, onde, ao se fazer uma seleção e soltar o mouse e clicar novamente ele descarta a seleção anterior e inicia uma nova, o segundo botão permite somar uma nova seleção a que já está feita, esse comando pode ser substituído pela tecla SHIFT pressionada. O terceiro permite subtrair a seleção com a nova seleção, pode ser substituído pela tecla ALT, o último botão desse grupo permite fazer a intersecção das seleções, pode ser substituído pelas teclas SHIFT+ALT. Podemos definir um enevoamento de nossa seleção através do comando Feather. Em style podemos definir valores para nossa seleção. Fixed Ratio fará sempre que a seleção possa ser escalar, mas respeitando os valores ali descritos, e Fixed Size, fará com a seleção seja feita pelos valores ali digitados.

Eliptical Marquee A ferramenta Eliptical Marquee funciona como a Retangular Marquee, exceto pelo fato de que elaseleciona partes elípticas ou circulares da imagem.

Quando precisar selecionar um objeto circular perfeito, não oval, posicione a seleção ao centro da imagem e faça a seleção com as teclas SHIFT+ALT pressionadas, isso quando ainda não houver nenhuma seleção,caso contrário, ele fará a intersecção das seleções.

A ferramenta Eliptical Marquee funciona como a Retangular Marquee, exceto ato de que elaseleciona partes elípticas ou circulares da imagem.

Quando precisar selecionar um objeto circular perfeito, não oval, posicione a seleção ao centro da imagem e faça a seleção com as teclas SHIFT+ALT pressionadas, isso quando ainda não er nenhuma seleção,caso contrário, ele fará a intersecção das seleções.

A ferramenta Eliptical Marquee funciona como a Retangular Marquee, exceto ato de que elaseleciona partes elípticas ou circulares da imagem.

Quando precisar selecionar um objeto circular perfeito, não oval, posicione a seleção ao centro da imagem e faça a seleção com as teclas SHIFT+ALT pressionadas, isso quando ainda não er nenhuma seleção,caso contrário, ele fará a intersecção das seleções.

Grupos de Ferramenta Laço A primeira ferramenta do grupo da ferramenta Laço é laço livre, embora você possa utilizar essa ferramenta par selecionar qualquer área, é necessário uma precisão muito grande na seleção, então ela é mais utilizada para seleções livres.

A segunda ferramenta laço é laço poligonal, ele permite a seleção em ângulos retos.

O laço magnético que é a terceira ferramenta de seleção do grupo Laço permite criar seleções de acordo com os pixels de sua imagem. Conforme se vai arrastando ou mouse ele vai criando pontos. Você pode acrescentar pontos clicando, e pode voltar pontos usando a tecla BACKSPACE de seu teclado.

Ferramenta Varinha Mágica A primeira das ferramentas é a Quick Select Tool, que permite selecionar os objetos da seguinte forma. Clique em uma parte de sua imagem mantenha pressionado e continue arrastando, em áreas como a imagem com grande destaque de cores, fica fácil de fazer a seleção.

A segunda ferramenta é a varinha mágica, ela verifica o pixel e captura todos os pixels semelhantes e ligados a área clicada. Você pode configurar a tolerância da ferramenta através da barra de propriedades. Ela é muito útil a selecionar áreas que tenham destaque em re

Em qualquer uma das formas de seleção vistas, como as que ainda serão ensinadas, podem ser descartadas, pressionando CTRL+D.

Menu Select Podemos também manipular as seleções em nossa imagem através desse menu. As opções são: All Seleciona toda a imagem. Deselect Desfaz qualquer seleção criada, pode ser substituído pelo CTRL+D. Reselect Retorna a última seleção feita. Inverse Inverte a seleção atual. All Layers Seleciona todas as Deselect Layers Descarta a seleção de todas as Layers. Similar Layers Seleciona Layers similares.

da ferramenta através da barra de propriedades. Ela é muito útil a selecionar áreas que tenham destaque em relação ao fundo da imagem.

(Parte 1 de 2)

Comentários