COMUNICAÇÃO, ELABORAÇÃO E ACEITAÇÃO DE CRÍTICAS

Professora: Tatiana Dourado

Email: tatyanadourado@yahoo.com.br

COMUNICAÇÃO, ELABORAÇÃO E ACEITAÇÃO DE CRÍTICAS

  • Objetivo deste capítulo, é abordar conceitos importantes para compreender o processo de comunicação eficaz, elaboração e aceitação de críticas.

COMUNICAÇÃO

É a capacidade de transmitir uma informação com certeza de que o outro lado entenda a mensagem.

  • A comunicação no dia a dia pode ser complicada, dependendo da região e de questões culturais, existem muitas diferenças nas formas de expressão e de significado.

• Durante a transmissão e recepção podem ocorrer barreiras, limitando a boa compreensão das mensagens, como barreiras de ordem pessoal, físicas ou semânticas.

• Considerando que elas podem ocorrer, é preciso elaborar, codificar e escolher a forma mais clara possível, o meio de transmissão (palavras faladas, escritas, sinais, gestos).

ELEMENTOS FUNDAMENTAIS NA COMUNICAÇÃO

  • EMISSOR OU FONTE: É a pessoa, grupo ou organização que deseja transmitir alguma ideia ou informação através de uma mensagem.

  • TRANSMISSOR OU CODIFICADOR: É o meio ou aparelho usado para codificar a ideia ou significado através de uma forma de mensagem.

ELEMENTOS FUNDAMENTAIS NA COMUNICAÇÃO

  • CANAL: É o meio escolhido através do qual a mensagem flui entre a fonte e o destino.

  • RECEPTOR OU DECODIFICADOR: É o meio ou aparelho que decodifica ou interpreta a mensagem para oferecer um significado percebido.

  • DESTINO: É a pessoa, grupo ou organização que recebe a mensagem e compartilha do seu significado.

BARREIRAS NA COMUNICAÇÃO

  • As barreiras na comunicação não são apenas barulhos ou outros estímulos externos que atrapalham ou impedem que a comunicação se realize plenamente. Existem obstáculos e barreiras muito mais sutis, escondidos, que são tão mais fortes quanto mais escondidos.

TRÊS TIPOS DE BARREIRAS A COMUNICAÇÃO

  • Barreiras Humanas

  • Barreiras Físicas

  • Barreiras Semânticas

Barreiras Humanas

Barreiras Físicas

Barreiras Semânticas

  • Interpretação de Palavras

  • Translação de Língua

  • Significados de Sinais

  • Significados de Símbolos

  • Decodificação de Gestos

  • Sentido das Lembranças

FEEDBACK

• O feedback é uma forma de comunicação que ajuda a pessoa a entender a expectativa da outra, mostrar e discutir percepções.

Elaboração e Aceitação de críticas

• É um processo de aprendizado, desde que o emissor saiba realmente fazer a crítica e o receptor esteja aberto para recebê-la como algo construtivo.

• Saber fazer e receber uma crítica fortalecem os pilares do nosso conhecimento. Isso significa uma relação de ajuda e de diálogo, que pressupõe reciprocidade.

  • A CRÍTICA CONSTRUTIVA: Tem por finalidade construir algo quando é bem feita. Pode ser uma oportunidade de crescimento.

  • A CRÍTICA DESTRUTIVA : A destrutiva tem o objetivo de menosprezar o outro, mostrando a pseudo‐superioridade de quem crítica.

Comentários