Manual de Gestão Hospitalar do CQH

Manual de Gestão Hospitalar do CQH

(Parte 1 de 9)

Manual de

Gestão

Hospitalar do CQH

Manual de

Gestão

Hospitalar do CQH

Livro de Casos Práticos

Haino Burmester organizador

Copyright © 2009 Haino Burmester. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução, mesmo parcial, por qualquer processo, sem a autorização escrita da Editora.

Editor: Maxwell M. Fernandes Coordenação editorial: Anna Yue Assistente editorial: Sonnini Ruiz Estagiária: Renata Alves Projeto gráfico: Francisco Lavorini Editoração eletrônica: Triall Preparação de texto: Carlos Villarruel Revisão de português: Patrizia Zagni, Regiane Miyashiro, Renata Del Nero, Renata Gonçalves Capa: Foca Imagem de capa: iStockphoto.com

Todas as informações e as imagens são de responsabilidade dos autores. A Editora não se responsabiliza por eventuais danos causados pelo mau uso das informações contidas neste livro. O texto deste livro segue as novas regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

1 edição – Editora Atheneu

Impresso no Brasil Printed in Brazil

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Manual de gestão hospitalar do CQH : livro de casos práticos / coordenador Haino Burmester. – São Caetano do Sul, SP : Yendis Editora, 2009.

Vários autores. ISBN 978-85-7728-120-6

1. Hospitais - Administração 2. Serviços de saúde - Administração I. Burmester, Haino.

Índices para catálogo sistemático: 1. Gestão hospitalar : Técnicas de organização 362.1068

Yendis Editora Ltda. R. Major Carlos Del Prete, 512 – São Caetano do Sul – SP – 09530-0 Tel./Fax: (1) 4224-9400 yendis@yendis.com.br w.yendis.com.br

Sobre os Autores

Organizador

Haino Burmester Médico, mestre em Medicina Comunitária pela Universidade de Londres, chefe de Gabinete da Superintendência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) e coordenador do núcleo técnico do programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH).

Colaboradores

Ana Reinert Diretora de Clientes e Mercado do Laboratório Weinmann.

Andréa Cássia Pereira Sforsin Farmacêutica-Bioquímica, especialista em Farmácia Hospitalar com Introdução à Farmácia Clínica pelo HC-FMUSP. Farmacêutica chefe da Logística da Assistência Farmacêutica da Divisão de Farmácia do Instituto Central do HC-FMUSP.

Angelo Felicíssimo Médico e doutor em Ciências da Visão pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Antonio Eduardo Fernandes D’Aguiar Médico especializado em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pelo Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde (Proahsa) e membro do núcleo técnico do CQH.

Cleide Regina Rodrigues Enfermeira com especialização em Licenciatura pela Faculdade de Educação da USP, Obstetrícia pela Escola de Enfermagem da USP e Administração Hospitalar pela Faculdade São Camilo. Assessora da coordenação do Serviço de Onco-hematologia (ITACI) do Instituto da Criança do HC-FMUSP.

Cleuber Esteves Chaves Farmacêutico-Bioquímico, especialista em Administração de Serviços de Saúde/Administração Hospitalar pela Faculdade de Saúde Pública da USP (FSPUSP). Farmacêutico Chefe da Garantia da Qualidade da Divisão de Farmácia do Instituto Central do HC-FMUSP.

Manual de Gestão Hospitalar do CQH

Deborah Pimenta Ferreira Médica e doutora em Informática Médica pela Faculdade de Medicina da Universi dade de São Paulo (FMUSP).

Edelton Gershel Narchi Médico com especialização em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo e membro do núcleo técnico do CQH.

Eduardo Kràs Borges Diretor Administrativo-Financeiro do Laboratório Weinmann.

Elza Sumiko Hojo Abe Enfermeira com especialização em Licenciatura pela Faculdade de Educação da USP, Médico Cirúrgica pela Escola de Enfermagem da USP, Administração Hospitalar pela Universidade de Ribeirão Preto, Enfermagem do Trabalho pela Escola Paulista de Medicina. Supervisora de Seção da Divisão de Informação Gerencial e Hospitalar.

Giovanni Di Sarno Médico com especialização em Administração Hospitalar pela Universidade de São Paulo (USP), ex-superintendente do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo e membro do núcleo técnico do CQH.

Giovanni Guido Cerri Médico, professor titular de Radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), diretor geral do Instituto de Radiologia do HC-FMUSP e do Instituto do Câncer Octávio Frias de Oliveira, do Estado de São Paulo. Foi diretor da FMUSP e diretor clínico do HC-FUSP.

Henrique Carlos Gonçalves Médico pediatra, advogado e presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.

Ivana Mara Rodrigues da Silva Socióloga, coordenadora do Núcleo de Planejamento e Gestão do HC-FMUSP e membro do núcleo técnico do CQH.

Ivomar Gomes Duarte Médico, mestre em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pelo Proahsa, editor da Revista de Administração em Saúde e membro do núcleo técnico do CQH.

José Agenor M. Silveira Médico, doutor em Ciências da Visão pela Unifesp, diretor-executivo da FMUSP e membro do núcleo técnico do CQH.

Sobre os Autores

Jorge Carlos Machado Curi Médico com especialização em Cirurgia do Trauma e presidente da Associação Paulista de Medicina.

José Manoel de Camargo Teixeira Médico, doutor em Cirurgia Torácica pela FMUSP e superintendente do HC-FMUSP.

Lucila Pedroso da Cruz Médica, mestra em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pelo Proahsa e exdiretora do Instituto de Radiologia (InRad) do HC-FMUSP.

Márcia Lúcia de Mário Marin Farmacêutica-Bioquímica, doutora em Fármaco e Medicamentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Diretora técnica de Serviço de Farmacotécnica Hospitalar da Divisão de Farmácia do Instituto Central do HC-FMUSP. Professora assistente do Centro Universitário São Camilo.

Maria Cleusa Martins Farmacêutica-Bioquímica, mestra em Fármaco e Medicamentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e especialista em Economia da Saúde pela FSPUSP. Farmacêutica encarregada da educação continuada da Divisão de Farmácia do Instituto Central do HC-FMUSP.

Maria Cristina Coelho De Nadai Farmacêutica-Bioquímica, especialista em Administração Hospitalar pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e de Pesquisas Hospitalares e Aprimoramento em Farmácia Hospitalar e Introdução à Farmácia Clínica pelo HCFMUSP. Farmacêutica chefe da Assistência Farmacêutica Ambulatorial da Divisão de Farmácia do Instituto Central do HC-FMUSP.

Maria Cristina Vaz Madeira Farmacêutica-Bioquímica, especialista em Administração Hospitalar pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e de Pesquisas Hospitalares. Farmacêutica chefe da Logística da Farmacotécnica Hospitalar da Divisão de Farmácia do Instituto Central do HC-FMUSP.

Mariana Lipp Haussen Analista da Gestão da Qualidade do Laboratório Weinmann.

Michelle Süffert Gerente de Clientes e Mercado do Laboratório Weinmann.

(Parte 1 de 9)

Comentários