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Guias e Dicas
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Na Teoria Psicossocial do Desenvolvimento, Notas de estudo de Fisioterapia

PSICOLOGIA EM 8 FASES

Tipologia: Notas de estudo

2012

Compartilhado em 18/06/2012

emanuela-silberschmidt-10
emanuela-silberschmidt-10 🇧🇷

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Baixe Na Teoria Psicossocial do Desenvolvimento e outras Notas de estudo em PDF para Fisioterapia, somente na Docsity! Na Teoria Psicossocial do Desenvolvimento, este desenvolvimento evolui em oito estágios. Os primeiros quatro estágios decorrem no período de bebê e da infância, e os últimos três durante a idade adulta e a velhice. Cada estágio contribui para a formação da personalidade total ,sendo por isso todos importantes mesmo depois de se os atravessar. O núcleo de cada estágio é uma crise básica, que existe não só durante aquele estágio específico, nesse será mais proeminente, mas também nos posteriores ao nível de conseqüências, tendo raízes prévias nos anteriores. A formação da identidade inicia-se nos primeiros quatro estágios, e o senso desta negociado na adolescência evolui e influencia os últimos três estágios. Erikson perspectivava o desenvolvimento tendo em conta aspectos de cunho biológico, individual e social. A teoria psicossocial em análise enfatizava o conceito de identidade, a qual se forma no 5º estágio, e o de crise que sem possuir um sentido dramático está presente em todas as idades, sendo a forma como é resolvida determinante para resolver na vida futura os conflitos. Esquema de Desenvolvimento de Erik Erickson 1. Confiança X Desconfiança (até um ano de idade) Durante o primeiro ano de vida a criança é substancialmente dependente das pessoas que cuidam dela, requerendo cuidado quanto à alimentação, higiene, locomoção, aprendizado de palavras e seus significados, bem como estimulação para perceber que existe um mundo em movimento ao seu redor. O amadurecimento ocorrerá de forma equilibrada se a criança sentir que tem segurança e afeto, adquirindo confiança nas pessoas e no mundo. 2. Autonomia X Vergonha e Dúvida (segundo e terceiro ano) Neste período a criança passa a ter controle de suas necessidades fisiológicas e responder por sua higiene pessoal, o que dá a ela grande autonomia, confiança e liberdade para tentar novas coisas sem medo de errar. Se, no entanto, for criticada ou ridicularizada desenvolverá vergonha e dúvida quanto a sua capacidade de ser autônoma, provocando uma volta ao estágio anterior, ou seja, a dependência. 3. Iniciativa X Culpa (quarto e quinto ano) Durante este período a criança passa a perceber as diferenças sexuais, os papéis desempenhados por mulheres e homens na sua cultura (conflito edipiano para Freud) entendendo de forma diferente o mundo que a cerca. Se a sua curiosidade “sexual” e intelectual, natural, for reprimida e castigada poderá desenvolver sentimento de culpa e diminuir sua iniciativa de explorar novas situações ou de buscar novos conhecimentos. 4. Construtividade X Inferioridade (dos 6 aos 11 anos) Neste período a criança está sendo alfabetizada e freqüentando a escola, o que propicia o convívio com pessoas que não são seus familiares, o que exigirá maior sociabilização, trabalho em conjunto, cooperatividade, e outras habilidades necessárias. Caso tenha dificuldades o próprio grupo irá criticá-la, passando a viver a inferioridade em vez da construtividade. 5. Identidade X Confusão de Papéis (dos 12 aos 18 anos) O quinto estágio ganha contornos diferentes devido à crise psicossocial que nele acontece, ou seja, Identidade Versus Confusão. Neste contexto o termo crise não possui uma acepção dramática, por tratar-se de a algo pontual e localizado com pólos positivos e negativos. 6. Intimidade X Isolamento (jovem adulto) Nesse momento o interesse, além de profissional, gravita em torno da construção de relações profundas e duradouras, podendo vivenciar momentos de grande intimidade e entrega afetiva. Caso ocorra uma decepção a tendência será o isolamento temporário ou duradouro. 7. Produtividade X Estagnação (meia idade) Pode aparecer uma dedicação à sociedade à sua volta e realização de valiosas contribuições, ou grande preocupação com o conforto físico e material. 8. Integridade X Desesperança (velhice) Se o envelhecimento ocorre com sentimento de produtividade e valorização do que foi vivido, sem arrependimentos e lamentações sobre oportunidades perdidas ou erros cometidos haverá integridade e ganhos, do contrário, um sentimento de tempo perdido e a impossibilidade de começar de novo trará tristeza e desesperança. Etapa Conflito básico Eventos Importantes Resultado Infância (do nascimento aos 18 meses) Confiança versus Desconfiança Alimentação As crianças desenvolvem um senso de confiança quando os cuidadores prestação de cuidados, reliabilty, e carinho. A falta de tal conduzirá a desconfiança. Infantil (2 a 3 anos) Autonomia versus vergonha e dúvida Toalete que treina As crianças precisam desenvolver um senso de controle pessoal sobre as habilidades físicas e um senso de independência.Sucesso leva a sentimentos de resultados de autonomia, falta de sentimentos de vergonha e dúvida. Pré-escolar (3 aos 5 anos) Iniciativa vs Culpa Exploração As crianças precisam para começar a afirmar o controle e poder sobre o meio ambiente. Sucesso nesta fase leva a um senso de propósito. As crianças que tentam exercer desaprovação experiência muito poder, resultando em um sentimento de culpa. Idade escolar (6 a 11 anos) Indústria vs Inferioridade Escola As crianças precisam de fazer face às novas demandas sociais e acadêmicas. Sucesso leva a um senso de competência, enquanto os resultados de falhas em sentimentos de inferioridade. Adolescência (12 a 18 anos) Confusão de identidade vs Papel
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