Baixe resenha - ISABEL NICOLAU - O conceito de estratégia e outras Notas de estudo em PDF para Administração Empresarial, somente na Docsity! Gizelle Jacinta Santos – Aluna do Curso de Mestrado em Administração Profissional da UNA – Junho de 2012. Resenha do Artigo: O conceito de estratégia, Isabel Nicolau - INDEG- ISCTE – Lisboa, Setembro de 2001. A autora começa o texto dizendo que Estratégia é hoje uma das palavras mais utilizadas na vida empresarial e encontra-se abundantemente presente quer na literatura da especialidade, quer nos textos mais comuns, mesmo de âmbito jornalístico. Contudo, um pouco de atenção ao sentido em que a palavra é usada permite, desde logo, perceber que não existe qualquer uniformidade, podendo o mesmo termo referir-se a situações muito diversas. Como afirma Câmbrico (1983), a estratégia é um conceito multidimensional e situacional e isso dificulta uma definição de consenso. Segundo Nicolau as convergências as definições de estratégia assentam na inseparabilidade entre a organização e o meio envolvente a importância das decisões estratégicas para o futuro das organizações. Concorda-se também, em geral, que as estratégias se podem estabelecer ao nível da organização ou ao nível de atividades específicas desenvolvidas no seu seio, e que todas as organizações têm subjacente ao seu comportamento uma estratégia implícita ou explícita. Contudo, estratégias planejadas diferem de estratégias realizadas. Já as divergências da Estratégia são então "a principal ligação entre fins e objetivos e políticas funcionais de vários setores da empresa e planos operacionais que guiam as atividades diárias" (Hofer e Schendel, 1978: 13). Dois aspectos são particularmente importantes: O primeiro é que a estratégia, conforme já foi referido diz respeito ao futuro da empresa; O segundo é que na gestão das organizações, os processos de definição dos objetivos, dos meios e das formas dos atingir, bem como a sua concretização na prática, não podem ser desligados, mas devem ser pensados como um conjunto de processos integrados e coerentes. De acordo como o texto a forma como as estratégias surgem e são implementadas não é um processo idêntico em todas as organizações, resultando antes de uma conjugação de fatores externos e de condições internas que configuram cada situação particular. A formação da estratégia como processo racional e formal se desenvolve através de uma série de etapas sequenciais, racionais e analíticas e envolve um conjunto de critérios objetivos baseados na racionalidade econômica para auxiliar os gestores na análise das alternativas estratégicas e tomada de decisão. 1