Farmacologia

Farmacologia

(Parte 3 de 12)

–Velocidade de dissolução

–Características físico-químicas

• Ligados ao Local de Absorção: –pH

–Circulação no local (O aumento do fluxo sangüíneo potencializa a velocidade de absorção).

–Área de superfície de absorção

Pele:1,7m2 / Pulmão:70m2 / TGI:120m2 –Mecanismos de transporte

–Presença de alimentos / Motilidad

Fármaco 9

Nos processos passivos, não há interferência ativa das membranas e nem gasto de energia. São exemplos:

Difusão lipídica. É o processo mais freqüente de absorção. As moléculas do soluto se distribuem a partir de qualquer região em que estejam mais concentradas para as regiões em que estejam menos concentradas segundo um gradiente de concentração. As moléculas do soluto, para atravessarem as membranas biológicas por difusão simples, precisam apresentar as seguintes características: serem apolares, lipossolúveis e possuir peso molecular pequeno o suficiente para ser compatível com a membrana lipídica.

Difusão aquosa. Ocorre através de poros aquosos formados por proteínas da membrana chamados aquaporinas. Nela, tanto o solvente quanto os solutos se difundem. O solvente, geralmente a água, transporta consigo moléculas hidrossolúveis de pequeno tamanho, moléculas polares e certas apolares. As forças responsáveis pelo transporte são a pressão hidrostática e a pressão osmótica.

Nos processos ativos, há interferência das membranas e gasto de energia. São exemplos: Transporte ativo. O soluto combina-se com a proteína transportadora presente na membrana celular e move-se contra seu gradiente de concentração. Para isso, existe a necessidade de energia, que é fornecida pela célula. É um processo seletivo e pode haver inibição seletiva.

Transporte vesicular (pinocitose e fagocitose). São os processos de absorção nos quais a membrana celular se invagina e evagina, respectivamente, em torno de uma ou mais pequenas moléculas do meio extracelular e as engloba. Em seguida, formam-se vesículas intracelulares que se destacam da membrana. Por esse modo, fagócitos alveolares removem partículas que atingem os alvéolos.

Movimentos de fármacos através das barreiras celulares

• Para atravessar as barreiras celulares (mucosa, gastrintestinal, túbulo renal, barreira hematoencefálica, placenta), os fármacos devem atravessar membranas lipídicas.

• Os fármacos atravessam as membranas lipídicas principalmente por difusão passiva e transferência mediada por transportadores.

• A lipossolubilidade de um fármaco é o principal fator que determina a taxa de difusão passiva através das membranas. O peso molecular é menos importante.

• Mtos fármacos são ácidos ou bases fracas; seu estado de ionização varia com o pH, de acordo com a equação de Henderson-Hasselbach.

• Com ácidos ou bases fracas, apenas a espécie apolar (a forma protonada de um acido fraco ou a forma não protonada de uma base fraca) pode difundir-se através de membranas lipídicas; isso acarreta a participação pelo pH.

• A participação pelo pH significa que os ácidos fracos tendem a acumular-se em compartimentos com pH relativamente alto, enquanto que as bases fracas fazem o oposto.

• O transporte mediado por transportador (ex.: túbulo renal, barreira hematoencefálica, epitélio gastrointestinal) é importante para alguns fármacos que são quimicamente semelhantes a substancias endógenas.

Os medicamentos tem natureza acida ou básica, e podem ser encontrados na forma ionizada ou molecular, dependendo do pH do meio.

Formula molecular – mais absorvido

Formula Ionizada – tem dificuldade de atravessar a bicamada lipídica

Equação de Handerson- Hasselbach

Exercicios 1)Levando em consideração apenas os valores de pH do meio analise a seguinte situação:

Foi adm V.O um comprimido de AAS cuja pka é 3.0, determine qual o local onde esse PA será melhor ab estomago (pH= 2,0) ou no intestino (pH= 6.0)?

= -1 -> 10-1=

No intestino (pH=6.0) 6

Meio com:[H+] = pH pH= característica do meio
[H+] =pH pka= caract. do composto

meio substancia

Os medicamentos tem natureza acida ou básica, e podem ser encontrados na forma ionizada ou molecular, dependendo do pH do meio.

mais absorvido tem dificuldade de atravessar a bicamada lipídica

1)Levando em consideração apenas os valores de pH do meio analise a seguinte situação:

Foi adm V.O um comprimido de AAS cuja pka é 3.0, determine qual o local onde esse PA será melhor ab estomago (pH= 2,0) ou no intestino (pH= 6.0)?

2 = 3 +-> 2 – 3 =
->= 1/10.
6 – 3 =-> = 3

Resp.: no estomago pH= característica do meio pka= caract. do composto ion molecular

Fármaco10

Os medicamentos tem natureza acida ou básica, e podem ser encontrados na forma ionizada ou molecular,

1)Levando em consideração apenas os valores de pH do meio analise a seguinte situação: Foi adm V.O um comprimido de AAS cuja pka é 3.0, determine qual o local onde esse PA será melhor absorvido, no

= 3 ->= 103 ou

Resp.: levando em consideração apenas o pH do meio, o AAS será absorvido de modo mais intenso pelo estomago. _

Substância acidapH – forma ionizada/ pH – f. molecular
Substância básicapH – f. molecular/ pH - f. ionizada

Fármaco 1

A distribuição é o processo pelo qual um fármaco abandona – reversivelmente – a corrente circulatória, passando para o interstício e/ou interior das células. Depende do fluxo sangüíneo, da permeabilidade capilar, das características químicas (polaridade/hidrofobicidade) do composto e do grau de ligação do fármaco a proteínas plasmáticas e teciduais.

Transporte do fármaco do local onde ele foi absorvido para as diversas regiões do organismo. Passagem do farmaco do sangue para os demais tecidos. Os farmacos são transportados ligados a proteínas plasmáticas, eles passam pelas barreiras biológicas por transporte passivo.

Albumina -> drogas acidas Beta globulina e glicoproteinas acida -> drogas básicas

A ligação entre o fármaco e a proteína determina sua distribuição –Principal função:transporte

–Pode ocorrer competição e eventual deslocamento

–Passível de saturação

Fatores que alteram a distribuição •Permeabilidade capilar

•Taxa de perfusão tecidual

•Ligação a proteínas plasmáticas

•Distribuição no tecido adiposo •Desnutrição

•Diferença de pH

Fármaco 12 RESERVATÓRIO

(Parte 3 de 12)

Comentários