INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE

CAMPUS DE VENÂNCIO AIRES

DISCIPLINA DE ARTES

CORES E SUAS SENSAÇÕES

Integrantes:

Abel Hammes,

Taís R. Ruver,

Regina Kerber.

Venâncio Aires, Junho de 2012.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO.......................................................................................................4

3 CONCLUSÃO........................................................................................................................5

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................................6

INTRODUÇÃO

O objetivo do trabalho é conhecer melhor e entender de forma mais detalhada a sensação que as cores passam, uma vez que, as cores estão em todos os lugares e são vistas a todo o momento.

Já que as cores estão em todos os lugares, então é de extrema importância entender e compreender o que elas transmitem. Claro que as pessoas demonstram sensações diferentes de acordo com as cores, mas nem sempre as pessoas prestam atenção nisso.

Em outras palavras as cores passam sensações e sentimentos, mas nem sempre sabemos as sensações que as cores transmitem. Por isso, que no decorrer do trabalho esses fatores serão devidamente debatidos.

DESENVOLVIMENTO

Cores

As cores transmitem a sensação de calor e frio, sendo que a sensação é percebida de acordo com a cor. Em outras palavras, a "temperatura" das cores que distingue cores frias e cores quentes, mas os fundamentos para tal designação, são psicológicos.

Assim compreende-se que as cores “quentes” são aquelas que transmitem a sensação de calor. E as cores “frias” são aquelas que transmitem a sensação de frio. De modo geral, as cores quentes são consideradas excitantes e as cores frias são consideradas calmantes.

Cores quentes

As cores quentes estão associadas a sensações completamente opostas àquelas que as cores frias transmitem.

Assim, as cores quentes associam-se às sensações de calor, adrenalina. São consideradas cores excitantes.

Então, cores quentes são todas aquelas que, no circulo das cores primárias derivam das seguintes cores: Amarelo, Laranja e Vermelho, pois estas cores associam--se ao sol, ao fogo, a vulcões em erupção, entre outras, assim passando a sensação de calor.

Cores frias

As cores frias, como o próprio nome indica, estão associadas à sensação de frio, e são essencialmente todas as cores que derivam do Violeta, Azul e Verde. São consideradas cores calmantes.

Essas cores associam-se à água, ao frio, ao gelo, ao mar, ao céu, às árvores, entre outras, assim tendo como cores predominantes o violeta, o azul e o verde.

CONCLUSÃO

A realização do trabalho de pesquisa sobre cores quentes e frias foi de extrema importância para o grupo, de modo que com a realização do trabalho o grupo teve a oportunidade de pesquisar e conhecer de forma mais ampla a sensação que as cores passam.

Com a pesquisa tornou-se possível uma melhor compreensão das cores e suas sensações, e graças a essa pesquisa o grupo pôde concluir que as cores quentes e as cores frias são completamente opostas, ou seja, cores quentes transmitem sensações totalmente distintas as sensações transmitidas pelas cores frias.

O trabalho foi muito proveitoso para o grupo, visto que, através do trabalho os integrantes tiveram a oportunidade de obter novos conhecimentos sobre os detalhes das cores.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://images.desenhofloripa.multiply.multiplycontent.com/attachment/0/R8huPwoKCCkAACFsUwU1/cores_quentes_frias.pdf?key=desenhofloripa:journal:15&nmid=84241004

http://www.google.com.br/search?q=cores+quentes+e+frias&hl=pt-BR&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=NjjVT6rSF-ra0QHOifywAw&ved=0CFgQsAQ&biw=1218&bih=664

Comentários