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AD Logística Internacional, Notas de estudo de Comércio Exterior

AD Logística Internacional

Tipologia: Notas de estudo

2012

Compartilhado em 27/06/2012

eliana-eibel-4
eliana-eibel-4 🇧🇷

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Baixe AD Logística Internacional e outras Notas de estudo em PDF para Comércio Exterior, somente na Docsity! Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul Campus Virtual Atividade de avaliação a distância (AD) Disciplina: Logística Internacional Curso: Comércio Exterior Professor: Luciano de Oliveira Gonçalves Nome do aluno: Eliana Eibel Data: 04/04/2012 Orientações: Procure o professor sempre que tiver dúvidas. Entregue a atividade no prazo estipulado. Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final. Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA). 1. No porto de Itajaí-SC, as movimentações de carga se dão no cais público e no terminal de contêineres (Teconvi). Acesse a Internet – sugerimos o acesso ao site do porto de Itajaí (www.portoitajai.com.br) - e faça uma pesquisa do total exportado e importado em 2008. Depois, compare estes dados com os de 2007. O que ocorreu neste período? Faça uma análise desta comparação em um texto de aproximadamente 10 linhas. (2,5 pontos) Analisando separadamente as operações, no ano de 2008 houve uma queda de 33% nas exportações contra as importações. As estatísticas mostram que houve um discreto aumento nas exportações no mês de março/2008, em comparação com fevereiro, após houve queda novamente. No ano de 2007, houve uma queda de 41% nas exportações contra as importações, o que mostra que o ano de 2008, houve uma queda relativa de 73% no total de exportações/importações. Essa queda nas importações e exportações deu-se devido à desaceleração da economia global depois da crise imobiliária dos EUA, assim o Real sofreu expressiva valorização perante o dólar, tornando nossas exportações menos competitivas. 2. Uma empresa está importando um equipamento que tem peso bruto de 9000 Kg e dimensões totais de 3x 2,5 m x 3 m. Ao realizar as cotações de frete marítimo consolidado, obteve a proposta abaixo: Conforme estes dados: a) qual o valor total do frete e despesas a ser pago ao agente de carga? (1,25 pontos) O valor pago pelo volume de carga é maior que o valor pelo peso, nesse caso será pago de frete e demais despesas o total de USD 5.879,03. b) qual o valor a ser pago de AFRMM ? (1,25 pontos) AFRMM = 25% x (ISPS + frete + Bunker + Capatazia) AFRMM = 25% x (135,00 + 4.410,00 + 1.014,03 + 270,00) AFRMM = 25% x 5829,03 AFRMM = $ 1457,25 Demonstre os cálculos efetuados para justificar os valores obtidos. Total pelo peso (USD) Total pelo volume (USD) ISPS = $ 6,00 x 9 (ton) = $ 54,00 = $ 6,00 x 22,5 (m³) = $ 135,00 Frete = $ 196,00 x 9 (ton) = $ 1.764,00 = $ 196,00 x 22,5 (m³) = $ 4.410,00 Bunker = 23% x $ 1.764,00 = $ 405,72 = 23% x $ 4.410,00 = $ 1.014,03 B/L $ 50,00 $ 50,00 Capatazia = $ 12,00 x 9 (ton) = $ 108,00 = $ 12,00 x 22,5 (m³) = $ 270,00 Total $ 2.381,72 $ 5,879,03 3. Você estudou que, nas importações brasileiras, por via marítima, é cobrado pelo Ministério dos Transportes o Adicional para Renovação da Marinha Mercante, ou seja, o AFRMM. Acesse a Internet e faça uma pesquisa do total arrecadado de AFRMM no mês de janeiro de 2009. Sugerimos o uso do seguinte site: www.mercante.transportes.gov.br. Depois, compare o valor do total arrecadado em
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