Simbologia de soldagem (AWS)

Simbologia de soldagem (AWS)

(Parte 2 de 9)

Soldas Plug ou Slot

Soldas de

Pino (Stud)

Soldas a

Ponto (Spot) ou

Projeção (Projection)

Solda

Contínua (Seam)

Solda Lado Raiz

(Back Weld) e

Contra-Solda (Backing Weld) (*)

(*) Solda lado raiz (back weld) é feita após a solda do lado do chanfro; já a contra-solda (backing weld) é feita antes da solda do lado do chanfro, para evitar a perfuração da chapa em decorrência do vazamento da solda pelo outro lado (vazamento passante).

Solda de

Revestimento (Surfacing)

Solda de Aresta (Edge Weld)

Obs: A linha de referência é mostrada tracejada por motivos ilustrativos Figura 1 - Símbolos de Solda

1.3 Símbolos de Soldagem. O símbolo de soldagem consiste de diversos elementos (ver figura 2). Somente a linha de referência e a seta são elementos obrigatórios. Elementos adicionais podem ser acrescidos para expressar informação específica de soldagem. Alternativamente, informação de soldagem pode ser expressada por outros meios tais como em notas ou detalhes de desenhos, especificações, normas, códigos, ou outros desenhos que eliminam a necessidade de incluir os elementos correspondentes no símbolo de soldagem. Todos elementos, quando usados, deverão ter localizações específicas no símbolo de soldagem, tal qual mostrado na figura 2. Requisitos mandatórios com relação a cada elemento no símbolo de soldagem refere-se à localização do elemento e não deve ser interpretado como necessidade de incluir o elemento em todos símbolos de soldagem.

Figura 2: Localização Padrão de Elementos de um Símbolo de Soldagem

1.4 Símbolos Suplementares. Símbolos suplementares usados em conjunto com símbolos de soldagem deverão ser conforme mostrado na figura 3.

Perfil do Cordão Solda em

Toda Volta (weld all around)

Solda de Campo (Field Weld)

Solda com Penetração

Além do

Lado Oposto (Melt Through)

Inserto

Consumível (quadrado)

Cobrejunta ou

Espaçador (retangular)

Ao Nível ou

Plano Convexo Côncavo

Figura 3 - Símbolos Suplementares

1.5 Colocação em Desenho do Símbolo de Soldagem. A seta do símbolo de soldagem deverá apontar para uma linha no desenho que decisivamente identifica a junta proposta. É recomendado que a seta aponte para uma linha sólida (linha objeto, linha visível); entretanto, a seta poderá apontar para uma linha tracejada (invisível).

1.6 Ilustrações. Os exemplos dados, inclusive as dimensões, são apenas ilustrativos e pretendem somente demonstrar uma aplicação apropriada de princípios. Não se tenciona representar práticas de projeto, ou substituir requisitos de códigos ou especificações.

2. Tipos Básicos de Junta Os tipos básicos de junta são mostrados na figura 4.

butt joint (junta de topo) corner joint (junta de canto)

T-joint (junta em T) lap joint (junta sobreposta)

Figura 4 - Juntas Básicas edge joint (junta em aresta)

3. Disposições Gerais

3.1 Representação da Localização da Seta. Informação aplicável com relação ao lado seta de uma junta deverá ser colocada abaixo da linha de referência. Informação aplicada ao outro lado da junta deverá ser colocada acima da linha de referência.

arrow side (lado seta)
other side (outro lado)
arrow side (lado seta)arrow side (lado seta)
other side (outro lado)arrow side (lado seta)

other side (outro lado) other side (outro lado)

other side (outro lado) arrow side (lado seta)

arrow side (lado seta) other side (outro lado)

3.1.1 Símbolos de Solda Filete, de Chanfro, e de Aresta. Para estes símbolos, a seta deverá conectar a linha de referência do símbolo de soldagem a um lado da junta, e este lado deverá ser considerado o lado seta da junta. O lado oposto ao lado seta da junta deverá ser considerado como o outro lado da junta (ver figura 5).

weld cross sectionsymbol weld cross section symbol
(seção da solda)(símbolo) (seção da solda) (símbolo)
(A) arrow-side v-groove weld symbol(B) other-side v-groove weld symbol
(símbolo de solda de chanfro em V lado seta)(símbolo de solda de chanfro em V do lado oposto)
weld cross sectionsymbol
(seção da solda)(símbolo)

(C) both sides v-groove weld symbol (símbolo de solda de chanfro em V de ambos lados)

Figura 5 - Aplicação da Convenção Lado Seta e Lado Oposto

3.1.2 Símbolos para Soldas Plug, Slot, Ponto, Projeção e Contínua. Para estes símbolos, a seta deverá ligar a linha de referência do símbolo de soldagem à superfície externa de um dos membros da junta, na linha de centro da solda desejada. O membro em direção ao qual a seta aponta deverá ser considerado como membro do lado seta. O outro membro da junta deverá ser considerado como membro do lado oposto (vide figuras citadas nas seções 6 a 9 inclusive).

3.1.3 Símbolos sem Importância quanto ao Lado. Alguns símbolos de solda não têm importância quanto a lado seta ou lado oposto, embora símbolos suplementares usados em conjunto com eles possam ter importância (ver 8.1.2, 8.1.4, e tabelas 1 e 2).

RSEWFW
RSW = resistence spot weldingRSEW = resistence seam welding FW = flash welding
solda a ponto por resistênciasolda contínua por resistência solda topo por resistência

3.2 Localização da Solda em Relação à Junta

3.2.1 Lado da Seta. Soldas do lado seta da junta deverão ser representadas colocando-se o símbolo de solda abaixo da linha de referência (ver 3.1.1).

(Parte 2 de 9)

Comentários