slides sobre os tipos de esterilização e desinfecção

Aula - Desinfecção e Esterilização



Desinfecção e Esterilização por agentes químicos e físicos
Antissepsia
Procedimento realizado em tecidos, onde os microrganismos presentes são destruídos ou eliminados após aplicação de agentes antimicrobianos.
Desinfecção
Procedimento que destrói microrganismos presentes em objetos inanimados por meio de processo físico ou químico, mas não necessariamente os esporos.
Descontaminação
Procedimento terminal (desinfecção ou esterilização) de objetos e superfícies contaminadas, com microrganismos patogênicos, tornando-os seguros para manipulação
Esterilização
Procedimento que destrói todas as formas de microrganismos, inclusive os esporos, por meio de atividade química ou física.
Pasteurização
Pasteurização lenta: na qual utilizamos temperaturas menores durante maior intervalo de tempo. Este tipo é melhor para pequenas quantidades de leite, por exemplo o leite de cabra. A temperatura utilizada é de 65°C durante trinta minutos.
Pasteurização rápida: na qual utilizamos altas temperaturas durante curtos intervalos de tempo. É mais utilizada para leite de saquinho, do tipo A, B e C. A temperatura utilizada é de 75˚C durante 15 a 20 segundos, na literatura, freqüentemente encontramos este tipo de pasteurização com a denominação HTST (High Temperature and Short Time), alta temperatura e curto tempo.
Pasteurização muito rápida: na qual as temperaturas utilizadas vão de 130˚C a 150˚C, durante três a cinco segundos, este tipo é mais conhecido como UHT (Ultra High Temperature) ou longa vida.