ausculta pulmonar

ausculta pulmonar

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Rev Med (São Paulo). 2007 out.-dez.;86(4):224-231.

O estetoscópio e os sons pulmonares: uma revisão da literatura

The stethoscope and the pulmonary sounds: a literature review

Vitor Oliveira Carvalho1, Germano Emílio Conceição Souza2

Medicina & Cultura

1 Fisioterapeuta, Doutorando em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP. 2 Médico assistente do InCor HCFMUSP. Doutorando em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP. Endereço para correspondência: Vitor Oliveira Carvalho. Rua Teodoro Sampaio, 363 ap. 304. São Paulo – SP. e-mail: vitor.carvalho@usp.br

Carvalho VO, Souza GEC. O estetoscópio e os sons pulmonares: uma revisão da literatura. Rev Med (São Paulo). 2007 out.-dez.;86(4):224-31.

RESUMO: A ausculta torácica é uma técnica diagnóstica muito antiga, amplamente usada na atualidade pelo seu baixo custo, grande praticidade e sensibilidade. Os diversos sons audíveis pelo estetoscópio sugerem condições pulmonares de grande importância para o tratamento dos enfermos. Estes sons são resultados das vibrações pulmonares e das respectivas vias aéreas transmitidas à parede torácica. Eles podem ser divididos primeiramente em: bronquiais (traqueobronquiais) ou vesiculares, não existindo padronização na sua descrição. Esta revisão tem como objetivo mostrar o que existe sobre os sons pulmonares e seus signifi cados.

DESCRITORES: Sons respiratórios. Estetoscópios. Auscultação. Literatura de revisão.

Considerações históricas

A ausculta torácica é uma técnica diagnóstica muito antiga1. Hipócrates já recomendava colocar o ouvido em contato com a superfície do tórax de seus pacientes para a percepção dos sons “provenientes do meio interno”1,2. René Théophile Hyacinth Laennec, médico francês (1781-1826), observou duas crianças que brincavam de enviar sinal uma a outra através de uma madeira longa e sólida, raspando com um pino em uma extremidade e ouvindo com o ouvido pressionado na outra1,2. Em 1816, exercendo suas atividades médicas em um hospital de Paris, deparou-se com uma paciente obesa que deveria examinar, mas os costumes da época não permitiam que ele colocasse seu ouvido no tórax da mesma sem violar as normas

Rev Med (São Paulo). 2007 out.-dez.;86(4):224-31.

sociais e culturais3. Laennec lembrou das crianças que brincavam e teve a idéia de enrolar um cone de papel e aplicar uma extremidade sobre o coração e a outra a sua orelha e descobriu que os sons tornavam-se mais altos do que a ausculta direta1. Inicialmente este aparelho era de papel, tornando-se posteriormente de madeira1. O médico francês havia inventado um aparelho capaz de ouvir os sons internos, o estetoscópio1,2,3. A palavra estetoscópio vem do grego stethos = peito e skopein = exploração1,3.

O estetoscópio evoluiu através dos tempos quando em 1894, Bianchi inventou o “diafragma rígido”, em 1925 Bowles e Sprague combinaram a campânula com o diafragma rígido e em 1955-46 Rappaport, Sprague e Groom aperfeiçoaram nos moldes atuais1. O uso deste aparelho oferece um dos mais importantes e simples métodos diagnósticos e de informações sobre a estrutura e a função do pulmão por uma forma não invasiva4. Apesar do custo elevado dos modernos aparelhos, os mesmos são simples condutores de sons entre as superfícies corpóreas e os ouvidos, podendo amplifi car ou atenuar seletivamente em um certo espectro de interesse clínico5. As amplifi cações tendem a ocorrer em freqüências abaixo de 112 Hz e a atenuação em freqüências maiores5. Esta característica é inerente ao projeto do aparelho que, freqüentemente, coloca a conveniência e a utilidade clínica antes de uma grande fi nalidade acústica5.

O estetoscópio clássico é composto de cinco partes: (1) olivas; (2) binaurais; (3) tubo; (4) campânula; (5) diafragma (Figura 1).

Figura 1. Estetoscópio clássico

Sons pulmonares normais

A história do estudo dos sons pulmonares passa também pela história do estetoscópio. Laennec não somente inventou o estetoscópio, como comparou os sons com achados após a morte1. Em 1819 publicou o inédito tratado de ausculta “L’auscultation mediate”, dando início ao estudo dos sons pulmonares1.

Os sons pulmonares são resultados das vibrações pulmonares e das respectivas vias aéreas transmitidas à parede torácica2. Esta caixa torácica, embora relativamente fi na comparada com a extensão do parênquima pulmonar, é signifi cativamente mais maciça, dura e heterogênea por conter músculos e ossos de forma que favorece uma pior transmissão dos sons5. Os mesmos vêem sendo estudados com muitas difi culdades ao longo dos anos devido às amplas faixas de freqüências geradas e por dependerem das taxas de fl uxos de ar, fases inspiratórias ou expiratórias, locais dos pulmões onde estão sendo obtidas as informações, graus de controles voluntários que os indivíduos podem exercer nas respirações e pelas interferências com os sons cardíacos2,5. Existem indícios, também, de que o volume pulmonar pode interferir na geração dos sons normais5. Outra difi - culdade é a falta de padronização nos estudos, não permitindo a comparação entre os mesmos2, apesar da maioria dos trabalhos realizarem mensurações por meio de eletrodos que funcionam como microfones5. Os estudos das propriedades acústicas do sistema respiratório são de fundamental importância para avanços no meio diagnóstico e de triagem5. No

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Os sons pulmonares normais podem ser divididos em sons bronquiais (traqueobronquiais) ou vesiculares2.

Os sons bronquiais podem ser auscultados em uma ventilação normal na região da via aérea superior, entre a cavidade nasal e o brônquio principal2. Estes possuem uma característica “tubular”, típica de ar passando por vias de maiores calibres, 4mm ou mais de diâmetro2. Quando estes sons são ouvidos fora das áreas traqueobronquiais, traduz infi ltrações no parênquima pulmonar porque os tecidos consolidados funcionam como melhores condutores de som (devido sua maior densidade) do que os tecidos normais2.

Estudos revisados por Dalmay et al.2, mostraram uma variação de 60 a 900 Hz nos sons bronquiais. Este amplo espectro de som encontrado refl ete a falta de padronização dos trabalhos e a grande dependência com a taxa de fl uxo de ar e das dimensões da traquéia2,4,5. A dimensão da mesma está diretamente ligada à altura do corpo4, de forma que uma criança possui sons mais altos do que os adultos5, assim como as freqüências (Hz) a um fl uxo pré-determinado2. Em outro estudo revisado pelo mesmo autor usando indivíduos normais e taxas de fl uxos de ar em 0.4, 0.6 e 0.9 Ls-1, observou-se que: 1) o espectro foi virtualmente idêntico na inspiração e na expiração e a forma das ondas eram bastante similares acima de 1KHz em todos os sujeitos; 2) a amplitude do som aumentou em proporção ao aumento da taxa de fl uxo em uma freqüência entre 100 e aproximadamente 800 Hz; 3) os sons traqueobrônquicos foram detectados a partir de 100 Hz e suas energias concentradas entre 100 e 1.200 Hz; e 5) a amplitude do som saiu da linha de base nos níveis de 1.200 e 1.800 Hz, dependendo do indivíduo medido.

Os sons vesiculares foram atribuídos por alguns médicos do século 19 como sendo resultado da passagem do ar através da laringe, enquanto outros médicos atribuíam o som à transição do ar de vias de pequenos calibres para outras de calibres maiores2. Experimentos in vitro mostraram que o som vesicular ocorria mesmo se a traquéia fosse retirada e sabe-se hoje que estes sons são gerados na estrutura intralobar e eventualmente intralobular do pulmão2.

Em estudos revisados também por Dalmay et al.2, encontrou-se a variação de 50 a 1000 Hz de freqüência e observou-se que: 1) a amplitude do som era maior na inspiração, em contraste com os sons bronquiais; 2) os valores absolutos da amplitude foram mais baixos do que encontrados no som bronquial e seus espectros diferiram ligeiramente; 3) os sons vesiculares foram claramente distinguíveis em 100 Hz, mas a amplitude do som saiu da linha de base por volta de 900 a 1.0 Hz, muito mais rápido que os sons bronquiais.

O espectro do som pulmonar se alterou com a idade em todos os focos de ausculta, quando colocados eletrodos nos terceiros e sétimos espaços intercostais direito e esquerdos4. A comportamento com a idade foi de mesma magnitude entre os homens e as mulheres sendo a diferença em relação à idade atribuída a mudanças na estrutura tissular, o que implica numa mudança funcional do pulmão4. Neste mesmo estudo foi encontrada uma diferença em freqüências mais altas entre homens e mulheres e não foi encontrada diferença signifi cativa entre os fumantes e não fumantes4. O índice de massa corpórea (IMC) ajustado para a idade com os sons pulmonares não se alterou4. Foram considerados não-fumantes os indivíduos com menos de cinco anos de tabagismo, fossem eles fracionados ou contínuos.

Do ponto de vista prático, não existe nenhuma necessidade em considerar a diferença entre os gêneros, IMC e idades ao proceder a uma ausculta pulmonar4.

Os sons pulmonares são motivados pelo fl uxo de ar. Se não existe fl uxo, não existe som!2,4. Um estudo curioso2 submeteu os sujeitos a inspirações com a glote fechada e, ainda assim, foram registradas fracas amplitudes de som. Este registro foi atribuído ao trânsito de ar do ápice a base do pulmão2.

Sons pulmonares anormais

A compreensão dos ruídos pulmonares anormais pelos profi ssionais da área de saúde é de extrema importância pelo seu íntimo e freqüente contato na prática diária. Com o método barato e seguro da ausculta, pode-se deduzir o que está acontecendo com as estruturas pulmonares e guiar uma abordagem mais proveitosa e funcional com menores riscos ao paciente.

Os acometimentos patológicos do pulmão afetam diretamente a transmissão dos sons pulmonares das vias aéreas à superfície torácica5. Pacientes com enfi sema pulmonar apresentam sons diminuídos, enquanto nos acometidos pelo edema pulmonar cardiogênico, os sons tornam-se mais audíveis5. Nestes dois exemplos podemos imaginar a relação direta entre a patologia, a densidade das estruturas e a geração de sons. Os sons pulmonares anormais, ou ruídos adventícios, podem ser classifi cados em sibilos, crepitações e roncos ou, também, podem ser classifi cados pelo seu caráter contínuo e descontínuo.

Os sibilos são ruídos adventícios musicais de diapasão alto parecidos com “assobios”, também chamados de contínuos pela sua duração maior

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que 250ms5,6 e comumente encontrado na fase expiratória. Estudos revisados por Meslier et al.6 mostraram variações de 80 a 1.600 Hz, mas segundo a nomenclatura dos sons pulmonares da American Thoracic Society (ATS) este número mostra-se de 400 Hz para cima.

A formação do sibilo é uma interação entre o calibre da via aérea e a passagem em jato do ar que produz vibrações nas estruturas pulmonares6,7. Este som é característico de grandes vias aéreas5,7 e ocorrem quando a velocidade do fl uxo de ar alcança um valor crítico que é dependente das características mecânicas e físicas da via aérea e do ar6. Para as vias aéreas de 5mm ou mais de diâmetro os sibilos são de baixa intensidade, enquanto as vias com 2mm ou menos são incapazes de transmitir os sons pela dissipação da energia como calor na fricção do ar6. Fiz et al.7 criou a hipótese de que as últimas gerações capazes de gerar sibilos são os brônquios subsegmentares de 4 a 5 m de diâmetro. Em situações clínicas onde isso ocorre, como na asma, a redução da luz da via aérea associada à diminuição de elastância que acompanha o edema, permitem que alguns pacientes possam até apresentar sibilos audíveis à distância6. Outras situações que envolvem este sinal clínico são: tumores intraluminais, secreções, corpos estranhos, compressões externas por alguma massa ou compressão dinâmica da via aérea6. Caso mais de uma via aérea seja obstruída pode-se encontrar sibilos de diferentes sons, ou polifônicos7. Curiosamente, indivíduos sadios podem produzir sibilos quando exercem expirações forçadas6,7 e seus mecanismos não são totalmente elucidados5.

Em estudos revisados por Meslier et al.6 não se revelou unanimidade entre os autores na relação direta do aumento de intensidade dos sons e níveis de broncoespasmo, enquanto Pasterkamp el al.5 revelou que a sensibilidade da ausculta dos sibilos na detecção de hipereatividade brônquica foi de 50 a 75%. Outro parâmetro para suspeitar da broncoconstricção, por exemplo, é a diminuição do som auscultado sem a presença clássica do sibilo5. Esta diferença na ausculta ocorre em diminuições do VEF1 (volume expiratório forçado medido no primeiro segundo) abaixo de 10%5. Este som contínuo e musical quando gerada na via aérea superior é chamada de estridor6.

Os roncos são sons contínuos, assim como os sibilos, de diapasão baixo, com freqüência de 200 Hz ou menos6, audíveis na inspiração e na expiração produzido normalmente pelo estreitamento da via aérea com secreção.

Alguns pesquisadores6 propuseram o abandono desta nomenclatura e o uso dos termos: sibilos de alto diapasão e de baixo diapasão. As crepitações, ou estertores são sons descontínuos, apresentada de forma curta e explosiva, usualmente associada com desordens cardiopulmonares8. Popularmente são reproduzidas de uma forma didática como o som resultante do roçar de fi os de cabelo. São gerados, durante a inspiração, pela abertura súbita de pequenas vias aéreas até então fechadas e, na expiração, pelo fechamento das mesmas8. Cada crepitação resulta da abertura e fechamento de uma única via e pode ser motivada pelo aumento na retração, pelo edema e pela infl amação do tecido pulmonar8. A forma, o sincronismo, o número e distribuição regional estão associados com a severidade e o caráter da patologia subjacente. Com o processo do envelhecimento e com a perda do recolhimento elástico, as crepitações tendem a aumentar8.

As crepitações também foram encontradas em pessoas jovens e sadias quando realizavam uma inspiração profunda a partir do volume residual, mas não da capacidade residual funcional8. Este dado nos leva a crer que estes sons não são exclusivos de indivíduos com acometimento patológico e sim, também, dos volumes pulmonares envolvidos durante a ausculta8. Os alvéolos basais de um pulmão normal partindo do volume residual insufl am no fi nal de uma inspiração, já no fi nal da expiração as vias aéreas basais são as primeiras a serem fechadas. Por este motivo as crepitações aparecerão mais freqüentemente nas regiões basais nos estágios mais avançados da doença8. Estes sons podem diminuir durante várias tomadas de ausculta pulmonar, pelo fato de haver uma maior expansão do pulmão e diminuição de áreas previamente colapsadas8.

Laënnec, em seu tratado de ausculta, caracterizou as crepitações em: 1) crepitações úmidas; 2) crepitações mucosas; 3) crepitações sonoras secas; e 4) crepitações secas sibilantes8. A caracterização destes sons quanto seu caráter seco e úmido, não são mais recomendadas8. Não existe uma unanimidade entre os profi ssionais quanto esta nomenclatura e a classifi cação mais moderna é baseada no diapasão e na duração dos sons8. Os termos crepitações fi nas, para sons de alta freqüência e pequena duração e crepitações grossas, para sons com freqüência mais baixa e duração mais longa, segundo recomendações da ATS8. As crepitações fi nas ocorrem normalmente no fi nal da inspiração e não se alteram com a tosse, enquanto as grossas são precoces e se alteram com esta manobra. O tempo durante o ciclo ventilatório onde aparece o som deve ser relatado8. Podem aparecer no início, no meio, no fi nal da inspiração, na expiração ou em todo o ciclo8. Alguns fatores podem limitar a ausculta destes sons como o tipo de estetoscópio, a sensibilidade auditiva e a habilidade do examinador8.

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