1. Esta prova contém 12 questões objetivas. 2. Para cada uma das questões objetivas são apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); só uma responde adequadamente ao quesito proposto. 3. A marcação em mais de uma alternativa anula a questão. 4. Leia atentamente a questão e escolha a alternativa que julgar correta, apresentando seus respectivos cálculos. 5. As respostas a lápis ou com rasuras serão consideradas erradas. 6. Use caneta esferográfica de tinta azul ou preta para responder suas questões. 7. As questões só terão validade com a apresentação dos seus respectivos CÁLCULOS. 8. Não será permitida qualquer espécie de consulta. 9. O tempo de duração da prova é de 1h 40mim. 10. Não há perguntas a fazer. A compreensão das questões faz parte da avaliação.

Instruções:

I n s t r u ç õ e s : I n s t r u ç õ e s : I n s t r u ç õ e s :

01. A figura representa a trajetória de um caminhão de entregas que parte de A, vai até B e retorna a A. No trajeto de A até B, o caminhão mantém uma velocidade média de 30km/h; na volta de B atpe A, ele gasta 6 minutos. Determine:

a) o tempo gasto pelo caminhão para ir de A até B; b) a velocidade média do caminhão, quando vai de B até a, em km/h.

02. (UESC-2011) Racionalizar o uso da água significa usá-la sem desperdício e considerá-la uma prioridade social e ambiental, para que a água tratada nunca falte nas torneiras. Assim, se por uma torneira defeituosa cair uma gota de água a cada segundo e, em uma hora, o volume de água desperdiçado for de 0,18 litro, é correto afirmar que o volume de uma gota d’água é igual,

em m3 , a:

Turma: Única Disciplina: Física Professor: Ramon Neiva

Série: 3º Ano I Unidade

Aluno(a): Gabarito (Professor Ramon Neiva)

5,0 Valor atribuído:

32 anosanosanosanos “Pensando e Fazendo Educação de Qualidade”

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03. (UEFS-10.1) Um rio segue para o norte com uma velocidade de 6,0km/h. Um homem rema um barco, atravessando o rio, sendo de 8,0km/h para leste sua velocidade relativa à água. Desprezando-se a resistência da água e sabendo-se que a largura do rio é de 2,0km, é correto afirmar que sua velocidade relativa à Terra e o tempo gasto na travessia, em km/h e minutos, são, respectivamente, iguais a:

04. (UESC-2011) Um veiculo automotivo, munido de freios que reduzem a velocidade de 5,0m/s, em cada segundo, realiza movimento retilineo uniforme com velocidade de módulo igual a 10m/s. Em determinado instante, o motorista avista um obstáculo e os freios são acionados. Considerando-se que o tempo de reação do motorista é de 0,5s, a distância que o veículo percorre até parar, é igual, em m, a:

01) 5,004) 15,0
02) 7,005) 17,0

05. (UESB-09.2) Considere um ponto material que realiza um movimento descrito pela função horária do espaço 2tt5S−=, sendo S e t expressos no SI. Uma análise dessa função permite afirmar:

01) O ponto material muda de sentido da trajetória após 2,5s. 02) O ponto material retorna para a posição de partida após 2,5s. 03) O módulo da aceleração do ponto material é igual a 1m/s2 .

04) O ponto material descreve movimento uniformemente acelerado. 05) A função horária da velocidade é igual a v = 5 - t.

06. (UNEB-2010) Segundo um professor nos automóveis, movidos a células de combustível, o consumo de hidrogênio varia de 1,0 a 10,0 g/km rodado.

Com base nas informações do texto e a partir da análise da figura, que representa a variação da velocidade escalar, em função do tempo, de um automóvel movido a célula de combustível, é correto afirmar que o consumo máximo de hidrogênio, em g, é de:

Tempo de reação do motorista t=0,5s Como a velocidade dele é 10m/s em 0,5s ele percorre uma distância de 5,0m.

Logo a distância percorrida até parar será de 10 + 5 = 15m

Podemos afirmar que o automóvel percorreu 21km, como o consumo máximo é de 10g/km

O automóvel consumiu 210g

Obs: Tivemos que transformar o eixo horizontal pois estava em minutos multiplicando os valores por 60

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07. (UEFS-10.1) No instante em que o sinal de tráfego se torna verde, um automóvel que estava parado sai com uma aceleração de 2,0m/s2 . No mesmo ins- tante, um caminhão, viajando com uma velocidade constante de 10,0m/s, ultrapassa o automóvel. Nessas condições, a distância que o automóvel percorre a partir desse instante até alcançar o caminhão, em m, é igual a:

(A) 250,0(D) 100,0
(B) 200,0(E) 50,0

08. (UESB-2011) A Eletrostática é a parte da física que estuda as cargas elétricas em repouso, em relação a um sistema inercial de referência. Com base nos conhecimentos da Eletrostática, é correto afirmar:

01) Um corpo eletrizado pode repelir um corpo neutro. 02) A intensidade da força de ação mútua entre cargas elétricas puntiformes é diretamente proporcional ao produto dos valores absolutos das duas cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas. 03) Na região onde existe apenas um campo elétrico uniforme, uma carga negativa desloca-se com velocidade constante. 04) O trabalho da força elétrica que age sobre uma particula eletrizada, que é transportada de um ponto A até um ponto B de um campo elétrico, depende da trajetória seguida pela carga. 05) Na eletrização por atrito, os corpos atritados adquirem cargas de mesmo valor absoluto e mesmo sinal.

09. (UEFS-10.2) Quatro esferas condutoras têm, respectivamente, cargas elétricas Y, Q, Q/2 e 2Q. Colocando-se todas em contato e, depois separando-as, cada uma ficou com uma carga elétrica igual a 5Q/4. Sabendo-se que as esferas trocaram cargas elétricas apenas entre si, é correto afirmar que a carga elétrica Y, da primeira carga elétrica, era igual a:

(A) Q/2(D) 2Q
(B) Q(E) 5Q/2
07

Se o automóvel estava parado temos S0 e v0 iguais a zero

O caminhão viajando com velocidade constante

Substituindo

072

BAd

07

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10. Quatro cargas elétricas, três positivas e uma negativa, estão colocadas nos vértices de um quadrado, como mostra a figura abaixo. O campo elétrico produzido por estas cargas no centro do quadrado é representado por:

1. Duas cargas elétricas, A e B estão no vácuo, separadas pela distância de 2m, conforme mostra o esquema abaixo. Sendo QA=–4µC e QB=9µC.

Pode-se afirmar que a intensidade do vetor campo elétrico, em um ponto P, situado sobre a reta que une as cargas e 1m à direita da carga QB é igual a:

(A) 4.103 N/C
(B) 81.103 N/C

12. A figura abaixo mostra com estão distanciadas, entre si, duas cargas elétricas puntiformes, Q e 4Q, no vácuo.

Pode-se afirmar que o módulo do campo elétrico (E) é nula no ponto:

(A) A(D) D
(B) B(E) E
1

Logo como as cargas tem sinais contrario o campo elétrico resultante terá sentidos contrários logo o campo elétrico resultante será igual a 81 – 4

1

d Qkd

Qk E

Logo o campo elétrico será nulo no ponto B

(A)(D)
(B)(E)

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