Relatório ponto de ebulição e curva de ebulição

Relatório ponto de ebulição e curva de ebulição

Jéssica Pereira da Silva, Nº 16

RELÁTORIO DE PONTO DE EBULIÇÃO E CURVA DE EBULIÇÃO

Tópicos em Química Experimental – 1º Módulo

Experimento sob a orientação do Professor Adriano Moraes

Técnico em Química

ETEC SuzanoSuzano, Agosto de 2012.

OBJETIVO: Determinar experimentalmente a curva de ebulição de uma mistura e de uma substância pura, comparando suas características. INTRODUÇÃO: O ponto de ebulição designa a temperatura à qual uma substancia passa do estado líquido para o gasoso.À medida que um líquido é sujeito ao aquecimento, as suas moléculas adquirem mais energia, aumentando a rapidez dos seus movimentos. À superfície do liquido ocorre a passagem de liquido a vapor. As substâncias puras possuem temperaturas de ebulição constantes enquanto as substâncias impuras, as misturas, não possuem temperaturas definidas, quanto mais impurezas, maior será a faixa de temperatura de ebulição.

MATERIAIS UTILIZADOS:

- Balança Semi- Analítica

- Bico de Bunsen

- Suporte Universal

- Tela de Amianto

- Argola

- Bagueta de vidro

- Béquer de 100 ml

- Proveta de 100 ml

- Termômetro (110°C)

REAGENTES:- Água Destilada- Cloreto de Sódio

PROCEDIMENTO A:

- Montou- se a aparelhagem.

- Colocou-se 70 mL de água destilada no béquer.

- Mergulhou-se o termômetro até o meio do líquido

- Iniciou- se o aquecimento e anotou-se a temperatura a cada 1 minuto e, após entrar em ebulição, deixou-se mais 15 minutos, anotando sempre o tempo e a temperatura correspondente.

PROCEDIMENTO B:

- Montou-se a aparelhagem conforme o procedimento A.

- Pesou-se na balança semi- analítica 20g de cloreto de sódio em um béquer de 100 mL.

- Acrescentou-se ao béquer 20g de cloreto de sódio juntamente com 70 mL de água destilada.

- Diluiu- se o sal na água.

- Iniciou- se o aquecimento e anotou-se a temperatura a cada 1 minuto e, após entrar em ebulição, deixou-se mais 15 minutos, anotando sempre o tempo e a temperatura correspondente.

RESULTADOS E DISCUSSÕES:

No procedimento A, tudo decorreu conforme o esperado. A aparelhagem foi montada de acordo com as instruções, e não ocorreu nenhum imprevisto. Durante o aquecimento da água pura (Procedimento A), pode-se observar que após a ebulição, a água manteve-se em temperatura constante, ou seja, limitou-se a atingir 100°C.

O procedimento B foi semelhante ao A, também decorreu conforme o planejado.

A mistura foi submetida ao aquecimento, e anotou-se a temperatura a cada um minuto, notando-se que o ápice do aquecimento dessa mistura foi de 107 °C.

Porém, durante o aquecimento desta mistura, notou-se que o sal concentrou-se nas extremidades do béquer, e o resultado final foi a água totalmente evaporada e todo o sal cristalizado dentro do recipiente.

Concluiu-se que no procedimento B, a quantidade de água foi insuficiente para que a mistura suportasse o aquecimento, sem que o sal ficasse cristalizado no fundo e nas extremidades do béquer.

QUESTÕES:

  1. Com os dados obtidos construir gráficos de Temperatura x Tempo (temperatura na ordenada e tempo na abscissa).

  1. O que é ponto de ebulição?

R: À temperatura a que uma substância passa do estado líquido para o estado gasoso, da-se o nome de Ponto de Ebulição.Por exemplo, a água pura passa do estado líquido para o estado gasoso à temperatura de 100°C. Diz-se por isso que o ponto de Ebulição da água pura é de 100°C.

  1. O que ocorre com a temperatura durante a ebulição de uma substância pura? E de uma mistura?

R: Durante a Ebulição de uma substância pura, a temperatura se mantém constante. Já em uma mistura, a temperatura não tem uma constante, ou seja, ela possui variações.

  1. Procure, na literatura, o ponto de ebulição de 5 substâncias puras e que sejam líquidas á temperatura ambiente.

R: Etanol - 78° C

Mercúrio- 357° C

Bromo- 59° C

Benzeno- 80° C

Metanol- 65° C

  1. Esboce o gráfico da Temperatura x Tempo para a curva de ebulição de uma mistura azeotrópica contendo 96% de álcool etílico e 4% de água (v/v). Indique no gráfico as fases de agregação da matéria correspondentes a casa trecho. Dados: PE água= 100°C; PE etanol= 78,4° C; PE da mistura azeotrópica= 78,2° C.

REFERENCIAS:

Topicos em Quimica Experimental

Marcia L. B. Sanvido e Antonio B. P. Junior

http://www.aulas-fisica-quimica.com/7q_11.html

Comentários