Baixe Abnt nbr iso 9001-2008 e outras Notas de estudo em PDF para Design, somente na Docsity! NORMA ABNT NBR
BRASILEIRA ISO
9001
Segunda edição
28,11,2008
Válida a partir de
2812.2008
Sistemas de gestão da qualidade — Requisitos
Quality management systems — Requirements
Palavras-chave: Sistemas de gestão. Qualidade.
Descnptors: Management systems. Quality.
fes 03.12040
ISBN 972-85-07-01100-2
ASSOCIAÇÃO ' ea
BRASILEIRA Número de referência
BE NORMAS ABNT NER ISO 9001-2008
TEENIÇAS 28 páginas
& ISO 2008 - & ABNT 2008
ABNT NBRISO 9001:2008
B 50 2008
Todos os diraitas rasesvados. A meras que especificado de cutro medo, nenhuma parte desta publicação pede ser reproduzida
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E ABNT 2008
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ii 9 SO 2008 - & ABNT 2008 - Todos os dreites reservados
ABNT NBR ISO 9001:2008
Prefácio Nacional
A Associação Brasiloira de Normas Técnicas (ABNT) é o Fora Nacional de Normalização. As Normas Brasileiras,
cujo centeúdo é de responsabilidade dos Comitês Brasileiros (ABNTICB), dos Organismos de Normalização
Setorial (ABNT/ONS| e das Comissões de Estudo Especiais (ABNTICEE), são elaboradas por Comissões de
Estudo (CF), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores
eneutros (universidades, laboratórios e outros).
Os Documentos Técnicos ABNT são elaborados conforme as regras das Diretivas ABNT, Parte 2.
A Associação Brasileira do Normas Técnicas (ABNT) chama atenção para a possibilidade ce que alguns dos
elementos Geste cocumento podem ser objeto de direto de patente. A ABNT não deve ser considerada
responsável pela identifcação de quaisquer direitos de patentes.
A ABNT NBR ISO 9001 foi elaborada no Comitã Brasileiro de Qualidade (ARNT/CE-25), pala Comissão de Estudo
de Sistemas da Qualidade [CE-25:002.18). O Projeto circulou em Consulta Nacional conforme Edital nº 10,
de 14.10.2008 a 13.11.2008, com o número de Projata ABNT NER ISO 9601
Esta Norma à uma adoção idêntica, em conteúdo técnico, estrutura e redação, à ISO 9001:2008, que foi elaborada
pelo Comitê Técnico Quality management and quality assurance (ISOITC 176), Subcomitê Quality systems
(SC 2), conforme ISQUEC Guide 21-1:2005,
Esta segunda edição cancela 6 substitui a edição anterior (ABNT NBR 9001:2000), a qual foi tecnicamente
revisada.
Os detalhes das mudanças entre a edição anterior a presente edição são dados no Anexo B.
50 2008 - & ABNT 2008 - Tados as diretos reservados Y
ABNT NBR ISO 9001:2008
Introdução
0.1 Goneralidados
Convém qué a adoção de um sistama de gestão da qualidade seja uma decisão estratégica de uma organização
O projeto e a implementação de um sistema de gestão da qualidade de uma organização são influenciados por
a) seu ambiente organizacional, mudanças neste ambiente & os riscos associados com este ambiente,
bj suas necessidades que se alteram,
c) seus objetivos particulares,
d) os produtos fornecidos,
e) os processos utilizados,
f seu portee estrutura organizacional,
Não é intenção desta Norma impor uniformidade na estrutura de sislemas de gestão da qualidade ou uniformidade
ca documentação.
Os requisitos do sistema de gestão da qualidade especificados nesta Norma são complementares aos requisitos
para produtos. As infarmações ideniificadas como "NOTA" se destinam a orientar o entendimento ou esclarecer
o requisito associado,
Esta Norma pode ser usada por partes intemas e exiermas, incluindo organismos de ceriificação, para avaliar
a capacidade da organização de atender aos requisitos da cliente, os estalutários e os regulamentares, aplicáveis
ao produto e aos seus requisitos.
Os principios de gestão da qualidade declarados nas ABNT NBR ISO 9000 e ABNT NBR ISO 9004 foram levados
em consideração durante o desenvolvimento desta Norma.
0.2 Abordagem de processo
Esta Norma promove a adoção de uma abordagem de processo para o desenvolvimento, implementação
e melhoria da eficácia de um sistema de gestão da qualidade para aumentar a satisfação do cliente pelo
atendimenio aos seus requisitos
Para uma organização funcionar de manera eficaz, ela tem que determinar e gerenciar diversas atividades
interligadas. Uma alividade ou conjunto de alividades que usa recursos e que é gerenciada de fuma a pessibilitar
a transformação de entradas em saídas pode ser considerada um procssso, Frequentemente a saida de
um processo é a entrada para o processo seguinte,
A aplicação de um sistema de processos em uma organização, junto com a ideniificação, interações desses
processos e sua gestão para produzir o resultado desejado, pode ser referenciada coma a “abordagem de
processo”
Uma vantagem da abordanem de processo & o controle continuo que ela permite sobre a linação entre
os processos individuais centro do sistema de processos, bem como sua combinação e interação.
vi 15 150 2008 «2 ABINT 2008 = Todos ns direitos reservados
ABNT NBR ISO 9001:2008
Quando usada em um sistema de gestão da qualidade, esta abordagem enfatiza a importância
a)
b)
o
“)
do entendimento e atendimento das requisitos,
da necessidade de considerar us processos em Lemos de valor agregado,
da obtenção de resultados de desempenho e eficácia de processo,
da melhora continua de processos baseada em medições objetivas,
O modelo de um sistema de gestão da qualidade, baseado em uma abordagem de processo, conforme mostrado
na Figura 1, lustre as ligações dos processos apresentadas nas Seções 4 a 8. Esta ilustração mostra que
os clientes desempenham um papel significalivo na definição dos requisitos como entradas. O monitoramento
ca salisfação do cliente requer a avaliação de informações relalives à percepção do cliente sobre se a organização
atendeu aos requisitos do clients. O modelo mostrado na Figura 1 abrange lodos es requisitos desta Norma,
mas não apresenta processos sm um nivel detalhado
NOTA Adiconalmente pode ser aplicada a meiedologia conhecida como “Plen-Do-Check-Ast (PDCA) para todos os
processos, O modelo PDGA pode ser descrito resumidemente como segue:
Plan (planejar): ostabelsçor os objetivos e processos nocessários para gerar resultados de acordo com os requisitos do
aliente e com es políisas da organização
Do (fazer) implementar os processos,
Check (checar) monitorar e medir processos & produlos em relação às polilcas, aos objetivos = eos requisitos para o
proguto e relatar os resultados.
fe (agr): executar ações pera promover continuamente a melhoria do desempenho co processo.
Melhoria continua do sistema de gestão
da qualidade
==
= Responsabilidade
da direção
| Cliantos
T (Medição,
Dientes atoa análise é
malharia
N Realização O Produto) Seis
Requistos | intao o produto É >
A
> quimica
e sie irtemeçãa
Figura 1 — Mocela de um sistema de gestão da qualidade baseado em processo
“E ISO 2008 = ABNT 2008 - Todos os direitos reservasos vit
ABNT NBR ISO 9001:2008
4 Sistema de gestão da qualidade
4.1 Requisitos gerais
À organização deve esiabelecer, documentar, implemeniar e manter um sistama de gestão da qualidade,
e melhorar continuamente a sua eficácia de acordo com os requisitos desta Norma
A vrganização deve
a) determinar os processos necessários para o sistema de gestão da qualidade e sua aplicação por toda
aorganização (ver 1.2),
b) determinar a sequência e interação desses processos,
e) determinar critérios a métodos necessários para assegurar que a operação e o controle desses processos
sojam eficazes,
d) assegurar a cisponivildade de recursos e informações necessárias para apolar a operação e O
monitoramento desses processos,
e) monitorar, medir onde aplicável e analisar esses processos, e
f) implementar ações necessárias para atingir os resultados planejados e a melhoria continua desses processos.
Esses processes devem ser gerenciados pela organização de acordo com os requisitos desta Norma,
Quando uma organização optar por terceirizar algum processo que afete a conformidade do produto em relação
aos requisitos, a organização deve assegurar o controle desses processos. O fipo e a extensão do controle a ser
aplicado a esses processos terceirizados devem ser definidos dentro do sistema de gestão da qualidade.
NOTAS Os processos necessários para o sistema de gestão da qualidade acima referenciados incluem processos para
atividades de gestão, provisão de recursos, realização do produto e medição, análise e melhoria
NOTAZ Um “processo terceirizado” é um processo que a organização necessita para seu sistema de gestão da qualidade,
e que a omarização escolhe para ser executada por uma parte externa
NOTA3 Assegurar que o controle snbra os processos tercarizados não exima a organização da responsabilidade de estar
conforme com todos os requisitos do cliente, estatutários e requiamentares, O tipo e a extensão do controis a ser aplicado
ao processo terceirizado podem sar infuenciados por fatoras como
a) impacto potencial do processo terceirizado sobre a capacidade da organização de fornecer produlo em conformidade
com os raquisitos,
b) ograu no qual o controie do processo é compartilhado,
0) avapacidade de alingir o controle necessário por meio da aplicação de TA.
4.2 Requisitos de documentação
4.2.1 Generalidades
A documentação do sistema de gestão da qualidade deve incluir
a) declarações documentadas de uma polílica da qualidade e dos objetivos da qualidade,
b) um manual da qualidade,
c) procedimentos documentados e registros requeridos por esta Norma, &
dj ducumentos, incluindo registros, determinados pela vrganização como necessários para assegurar
o plansjamento, s operação e o controle eficazes de sous processos.
z 2150 2008 - G ABNT 2008 - Todos os direllos reservados.
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NOTA Onde o tema “procedimento documentado! aparecer nesta Norma, significa que à procedimento é estabelecido,
documentado, implementado e mantido. Um único documento pode cobrir os requisitos para um ou mais procedimentos,
Uma requisito para um procedimento documentado pode ser coberio por mais de um documento
NOTAZ A abrangência da documentação do sistema de gestão da qualidade pode diferir de uma organização pars outra
devido
a) ao porte da organização e ao lipo de atividades,
bj à complexidade dos processos e suas interações e
c) à compelência do pessoal
NOTA 3 A documentação pode estar em qualquer forma ou tipo de meis de comtinicação
4.22 Manual da qualidade
A organização deve estabelecer e manter um manual-da qualidade que inclua
a) o escopo do sistema de gestão da qualidade, incluindo detalhes e justificativas para quaisquer exclusões
(ver 1.2),
D) os procedimentos documentados estabelecidos para o sistema de ges:ão da qualidade, ou referência a eles, é
e) uma descrição da interação entre os processos do sistema de gestão da qualidade.
423 Controle do documentos
Os documentos requeridos pelo sistema de gestão da qualidade devem ser controlados. Registros são um tipo
especial de documento e devem ser controlados de acordo com os requisitos apresentados em 4.2.4.
Um procedimento documentado deve ser estabelecido para definir os controlas necessários para
aj aprovar documentos quanto à sua adequação, antes da sua emissão,
b) analisar criticamente e atualizar, quando necessário, é reaprovar documentos,
c) assegurar que as alterações e a situação da revisão atual dos documentos sejam identificadas,
d) assegurar que as versões pertnentes de documentos aplicáveis estejam disponíveis nos locais de uso,
e) assegurar que os documentos permaneçam legíveis & prontamente ideniificave's,
9) assegurar que documentos ce origem extema determinadas paia organização como necessários para o planejamento
e operação do sistema de gestão da quaidade sejam identificados e que sua distribuição seja controlada, e
0) “evitar o uso não pretendido de documentos obsoletos e aplicar identificação adequaria nos casos em que eles
forem retidos por qualquer propósito.
4.24 Controle de registros
Registros estabelecidos para prover evidência de conformidade com requisitos e da operação eficaz do sistema de
gestão da qualidade devem ser controlados,
A organização deve estabelecer um procedimento documentado para definir os controles necessários para
a Identificação, armazenamento, proteção, recuperação, retenção e disposição cos registros,
Registros devem permanecer legíveis, prontamente identificáveis e recuperáveis.
BISO 2008 O ABNT 2005 » Todos vs direitos reservados 3
ABNT NER ISO 9001:2008
5 Responsabilidade da direção
51 Comprometimento da direção
A Alla Direção deve fornecer evidência do seu comprometimento com o desenvolvimento e com a implementação
do sistema de gestão da qualidade, e com a melhoria contínua de sua eficácia
a) comunicando à organização da importância de atender aos requisitos dos clientes, como também aos
requistos estatutários e regulamentares,
bj estabelecendo a polílics da qualidade,
c) assegurando que os objelivos da qualidade são estabelecidos,
dy conduzindo as análises críticas pela direção, &
e) assegurando a disponibilidade de recursos,
3.2 Foco no cliente
A Aba Direção devo assegurar que os requisitos do cliente sejam dsterminados e atendidos com o propósito de
aumentar a satisfação do cliente (ver 7.2.1 0 8.2.1).
5.3 Política da qualidade
A Alta Direção deve assegurar que a política da qualidade
a) “seja apropriada ao propósito da organização
b) inclua um comprometimento com o atendimento aos teguisitos e com a melhoria continua da eficácia do
sistema de gestão da qualidade,
c) proveja uma estrutura para estabelecimento e análise crítica dos objetivos da qualidade.
d) seja comunicada e entendida por toda a organização, e
e) seja anaisada criticamente para a continuidade de sua adequação.
5.4 Planejamento
1 Objetivos da qualidade
A Ala Diração deve assegurar que os objetivos da qualidade, incluindo aqueles necessários para atender aos
requisitos do produto [ver 7.1 a)l, sejam estabelecidos nas funções e nos niveis pertinentes da organização.
Os objetivos da qualidade devem ser mensuráveis e consistentes com a politica da qualidade.
542 Planejamento do sistema de gestão da qualidade
A Alta Direção deve assegurar que
a) o planejamento do sistema de gestão da qualidade seja realizado de forma a satisfazer os requisitos citados
em 4.1, bem como os objetivos da qualidade, e
b) a integridade do sistema de gestão da qualidade seja mantida quando mudanças no sistema de gestão
da qualidade são planejadas e implementadas.
4 BISO 2028 -€) ABNT 2008 - Todos os direios reservados
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6.4 Ambiente de trabalho
A organização deve determinar e gerenciar o ambiente de trabalho necessário para alcançar a conformidade
com os requisitos do produto.
NOTA O termo “ambiente de trabalho” se refere áquelas condições sob as quais o trabalho é executado, incluindo fatores
fisicos, ambientais e outros (tais como rulde, temperatura, umidade, Iluminação « condições meteorolégicas)
7 Realização do produto
74 Planejamento da realização do produto
A organização deve planejar e desenvolver Os processos necessários para a realização do produto.
O planejamento da realização do produto deve ser consistente com os requisitos de outres processos do sistema
de gestão da qualidade (ver 4.1).
Ao planejar a realização do produto, a organização dave determinar, quando apropriado:
a) “os objetivos da qualidade e requisitos para o produto;
bj anecessidade de estabelecer processos e documentos e prover recursos específicos pare o produto;
cj a verificação, validação, monitoramento, medição, inspeção a atividades de ensaio raqueridos. específicos
para o prodLro, bem coma os critérios para a aceitação do produto;
d) os registros necessários para fornecer evidência ce que os processos de realização e o produto resultante
atendem aos requisitos (ver 4.2.4).
A saida deste planejamento deve ser em uma forma adequada ac método de operação da organização.
NOTA 1 Um documento especificando os processos do sistema de gestão da qualidade (induindo os processos
de tealizeção do produto) e os recursos a serem aplicados a um produlo, empreendimento ou contrato especifico pode ser
referenciado como um plano da qualidade.
NOTAZ A organização também poda aplica os requistos apresentados em 7.3 na desenvolvimento dos processos
de realização do produto
7.2 Processos relacionados a clientes
7.21 Determinação de requisitos relacionados ao produto
A organização deve determinar
a) os reguisilos especificados pelo clients, incluindo os requisitos para entrega e para ailvidades de pós-enirega,
b) os requistos não declarados pelo cliente, mas mecessários para o uso específicado cu pretendido, onde
conhecido,
cj requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis ao produio, e
d) quaisquer requisitos adicionais considerados necessários pela organização
NOTA Ativriades pós-entrega Incluem, por exemplo, ações sob condições de garantia, obrigações contratuais, tals como.
serviços de manutenção e serviços suplementares, como reciclagem e descarte.
7.22 Análise crítica dos requisitos relacionados ao produto
A organização dove analisar criticamente os requisitos relacionados ao produto. Esta análiso crílica deve ser
realizada antes da organização assumir o compromisso de fornecer um produto para o cliente (por exemplo,
apresentação de propostas, aceitação de contratos ou pedidos, aceitação de altarações em contratos ou pedidos)
8 deve assegurar que
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aj os requisitos do produto estejam definidos,
bj os requisitos de contrato ou de pedido que difram daqueles previamente manifestados estejam resolvidos, e
c) a organização tenha a capacidade para atender aos requisitos definidos.
Devem ser mantidos registros dos resultados da análise critica e das ações resultantes da análise critica (ver 4.2.4).
Quando o cliente não formecaor uma declaração documentada dos requisitos, a organização deve confirmar os
requisitos do cliante antes da aceitação.
Quando os requisitos do procuta forem alterados. a organização deve assegurar que os documentos pertinentes
sejam revisados e que à pessoal pertinente seja conscientizado sobre os requisitos alterados.
NOTA Em algumas situações, como vendes pela intemet, uma análise critica formal para cada pedido é impraticável,
Nesses casas, a arálise critica pode compreender as informações pertinentes ao produto, como catálogos ou matarial de
propaganda.
7.2.3 Comunicação com o cliente
A organização deve determinar e implementar providências eficazes para se comunicar com os clientes
em relação a
aj informações sopre o produto,
b) tratamento de consultas, contratos ou pedidos, incluindo emendas, é
c) realimentação do cliente, incluindo suas reclamações,
7.3 Projeto e desenvolvimento
7.3.1 Planejamento de projeto e desenvolvimento
A vrganização deve planejar e controlar q projeta e desenvolvimento de produto.
Durante o planejamento do projeto e dasenvolvimento, a organização deve determinar
a) os estágios do projeto e desenvolvimento,
b) arálise critica, verificação o validação que sejam apropriadas pars cada estágio do projeto
e desenvolvimanto, e
c) asresponsabilidades e a auloridade para projeto e desenvolvimento.
A organização deve gerenciar as interfaces entre os diferentes grupes envolvidos no projeto e desenvolvimento,
para assegurar a comunicação eficaz & a designação clara de resporsabildades.
As saidas do planejamento devem ser atualizadas apropriadamente, na medida em que o projeio e o
desenvolvimento progredirem
NOTA Análise critca de projeto e desenvolvimento, verificação = validação Iêm propósitos distintos. Estas atividades
podem ser conduzidas e registradas separadamente ou em qualquer combinação, na forma adequada para o produto
ea organização
7.3.2 Entradas de projeto e desenvolvimento
As entradas relativas a requisitos de produto devem ser determinadas e registros devem ser mantidos (ver 42.4).
Essas entradas devem incluir
a) requisitos de funcionamento e de desempenho,
bj requisitos estatutários o regulamentares aplicáveis,
8 BISO 2008 - O ABNT 2008 - Todos os direilos reservados
ABNT NBR ISO 9001:2008
c) onde aplicável, informações originadas de projetos anteriores semelhantes, e
d) outros requisitos essenciais para projeto e desenvolvimento.
As entradas devem ser analisadas crilcamente quanio à suficiência, Requisitos devem ser completos, sem
ambiglidades e não conflitantes entre si.
7.33 Saidas de projeto e desenvolvimento
As saidas de projeto e desenvolvimento devem ser apresentadas em uma forma adequada para a verificação em
relação às entradas de projeto e desenvolvimento, e devem ser aprovadas antes de serem liberadas.
As saídas de projeto e desenvolvimento devem
a) atender aos requisitos de entrada para projeto e desenvolvimento,
bj fomecer informações apropriadas para aquisição, produção é prestação de serviço,
cj) conter ou referenciar critérios de aceitação do produto, e
d) especificar as caraciaristicas do produto que são essenciais para seu uso seguro e adequado.
NOTA Informações para produção e prestação de serviço podem incluir detames pars preservação do produto
7.34 Análise crítica de projeto o desenvolvimento
Análises criticas sistemáticas de projeto e desenvolvimento devem ser realizadas, em fases apropriadas, de acordo
com disposições planejadas (ver 7.3.1) para
a) avaliar a capacidade dos resullados do projeto e desenvolvimento em aiender aos requisilos, &
b) identificar qualquer problema e propor as ações necessárias.
Entre os participantes dessas análises oriticas devem estar incluidos representantes de funções envolvidas com
o(s) estágio[s) do projeto e desenvolvimento que estálão) senda analisado(s) crilicamente, Devem ser mantidos
registros dos resultados das análises criticas e de quaisquer ações necessárias (ver 4.2.4).
7.3.5 Verificação de projeto e desenvolvimento
A verificação deve ser executada conforme disposições planejadas (ver 7.3.1), para assegurar que as saldas do
projeto o desenvolvimento estojam atendendo 2os requisitos do entrada do projeto e desonvolvimento. Devem ser
mantidos registros dos resultados da verificação e de quaisquer ações necessárias (ver 4.2.4).
7.3.6 Validação de projeto é desenvolvimento
A validação do projeio e desenvolvimento deve ser executada conforme disposições planejadas (ver 7.3.1),
para assegurar que o produto resultante seja capaz de atender aos requisitos para aplicação especificada ou usa
pretendido, onde conhecido. Onde for praticável, a validação deve ser concluida antes da entrega
ou implementação do produto. Devem ser mantidos registros dos resultados de validação e de quaisquer ações
necessárias (ver 4.2.4).
7.3.7 Controle de alterações de projeto e desenvolvimento
As alterações de projeto e desenvolvimento devem ser identificadas e registros devem ser mantidos. As allerações
devem ser analisadas criiicamente, verificadas e validadas, como apropriado, e aprovadas antes da sus
implementação, A análise crítica das alterações de projeto e desenvolvimento deve Incluir a avaliação do efello das
alterações em partes componentes e no produto já entregue. Devem ser mantidos registros dos resultados
da análise critica de alterações e de quaisquer ações necessárias (ver 4.2.4).
E SO 2008 - & ABNT 2008 - Todos cs draitos resarvacos 9
ABNT NBR ISO 9001:2008
cj ter identificação para determinar sua siluação de calibração,
d) ser protegido contra ajustes que invalidariam o resultado da medição, e
e) ser protegido contra dano & deterioração durante o manuseio, manutenção e armazenamento.
Adicionalmente, a organização deve avaliar e regisirar a validade dos resultados de medições anteriores quando
constatar que o equipamento não está conforme com os requisitos: A organização deve tomar ação apropriada
no equipamento e em qualquer produto afetado
Registros dos resultados de calibração e verificação devam ser mantidos [ver 4.2.4).
Quando programa de computacor for usado no monitoramento e medição de requisitos especificados, deve ser
confirmada & sua cepacidade para atender à aplicação pretendida. Isto deve ser feito antes do uso inicial
e reconfirmado, se necessário,
NOTA A confirmação da capacitada do programa de computador para atender à aplicação pretendida incluiria,
tipicamente, sua verificação e gestão da configuração para manter sua adequação ao uso,
8 Medição, análise e melhoria
81 Generalidades
A organização deve planejar e implementar os processos necessários de monitoramento, medição, análise
e melhoria para
a) demonstrar a conformidade aos requisitos do produto,
bj assegurar a conformidade do sistema de gestão da qualidade, e
el melhorar continuamente a eficácia do sistema de gestão da qualidade.
Isto deve incluir a determinação dus métodos aplicáveis, incluindo técnicas estatísticas, e a extensão de seu uso.
8.2 Monitoramento e medição
82.1 Satisfação do cliente
Como uma das medições do desempenho do sistema de gestão da qualidade, a organização deve monilorar
informações relativas à percepção do cliente sobre se a organização atendeu aos requisitos do cliente, Os métodos
para obtenção e uso dessas Informações devem ser determinados.
NOTA Monitoramento da percepção do elianta pode incluir a cbtanção de dados de entrada de fontes, tais coma
pesquisas de satisfação do cliente, dados do clenis sobre a qualidade dos produtos entregues, pesquisa de opinião dos
usuários, análise de perda de negócios, elogios, reivindicações de garartia e relatórios ve ravendedar.
82.2 Auditoria interna
A organização deve executar auditorias intemas a intervalos planejados para determinar se o sistema de gestão da
qualidade
aj está conforme com as disposições planejadas (ver 7.1), com os requisitos desta Norma e com as requisitos
do sistema de gestão da qualidade estabelecidos pela organização, e
b) está mantido e implementado eficazmente,
Um programa de auditoria deve ser planejado, levando em consideração a situação e a importância dos processos
€ áreas a serem auditadas, bem como os resultados de auditorias anteriores. Os crilérios da auditoria, escopo,
fraquência e métodos devem ser definidos. A seleção dos auditores e a execução das auditorias devem assegurar
objetividade o imparcialidade do processo de auditoria. Os auditores não devem auditar o seu própro trabalho.
12 E ISO 2008 - O ABNT 2096 - Todos 08 diretos rasarvados
ABNT NBR ISO 9001:2008
Um pracedimento dacumentado deve ser estabelecido para definir as responsabiidades e os requisitos para
planejamento a execução de aunitorias, estabelecimento da registros e rolato do resultados,
Ragistros das auditorias « seus resultados devam ser mantidos (ver 4.2.4).
A administração responsável pela área que está sendo auditada deve assegurar que quaisquer correções e ações
corretivas necessárias sejam executadas, em tempo hábil, para eliminar não-conformidades detectadas e suas
causas. As atividades de acompanhamento devem incluir a varficação das ações exaculadas e o relato dos
resultados de verificação [ver E.5.2)
NOTA Var ABNT NER ISO 19041 para orientação.
8.23 Monitoramento e medição de processos
A organização deve aplicar métodos adequados para monitoramento 6, onde aplicável, para medição dos
processos do sistema de gestão da qualidade. Esses métodos devem cemonstrar a capacidade dos processos
em alcançar os resultados planejados. Quando os resultados planejados não [orem alcançados, correções e ações
corretivas devem ser executadas, como apropriado.
NOTA Mo determinar metodos anequados, s recomangaval que a organização considera o tpo e a extensao ca
monitoramento ou madição apropriados para cada um dos seus processos em relação aus Seus impactos sore
a conformidade com os requisitos do produto e sobre a eficácia do sistema de gestao da qualidade.
8.24 Monitoramento e medição de produto
A organização deve monitorar e medir as características do produto para verificar so os requisitos do procuto foram
atendidos. Isto deve ser realizado em estágios apropriados do processo de realização do produto, de acordo com
as providências planejadas (ver 7.1) Evidência de conformidade com os critérios de aceitação deve ser mantida.
Registros devem indicar a(s) pessoa(s) autorizada(s) a liberar o produto para entrega ao cliente (ver 4.2.4).
A liberação do produto e a entrega do serviço ao cliente não devem prosseguir até gue todas as providências
planejadas (ver 7.1) tenham sido satisfatoriamente concluídas, a menos que aprovado de outra maneira por uma
autordade pertinente e, quando aplicável, pelo cliente,
B.3 Controle de produto não conforme
A organização deve assegurar que produtos que não estejam conformes com os requisitos do produto sejam
identificados « controlados para evitar seu uso ou entrega não pretendidos. Um procedimento documentado deve
ser estabelecido para definir os controles e as responsabilidades e a autoridade relacionadas pare lidar com
produto não conforme:
Onde aplicável, a organização deve tratar os produtos não conformes por uma ou mais cas seguintes formas:
a) execução de ações para eliminar a não-cenformidade detectada;
bj autorização do seu uso, liberação ou aceitação sob concessão por uma autoridade perinente e, onde
aplicável, pela cliente;
C) axecução de ação para impedir o seu uso pretendida ou aplicação originais;
dj execução de ação apropriada aos efeitos, ou efeitos potenciais, da não-conformidade quando o produto não
conforme for identificado após entrega ou Início do uso do produto.
Quando 9 produto não conforme for conigido, este deve ser submetido à reverificação para demonstrar a
conformidade com os requisitos.
Devem ser mantidos registros sobre a nalureza das não-conformidades e quaisquer ações subsequentes
executadas, incluindo concessões obtidas (ver 4.2.4)
150 2008 - E ABNT 2008 - Todos os direitos reservados 13
ABNT NER ISO 9001:2008
8,4 Análise de dados
À organização deve determinar, coletar e analisar dados apropriados para demonstrar a adequação e eficácia do
sistema de gestão da qualidade e para avaliar onde melhoria continua da eficácia do sistema de gestão da
qualidade pode ser feita. Isto deve incluir dados gerados como resultado do moniloramento « da medição o de
outras fontas pertinentas.
A análise de dados deve fornecer informações ralelivas a
aj satisfação de clientes (ver 8.2.1),
b) conformidade com os requisitos do produto (ver 8.2.4),
c) caracteristicas e tendi
(ver8.2.30 824) €
cias dos processos e produtos, incluindo oportunidades pera ação preventiva
dj fornecedores (ver 7.4).
8.5 Melhoria
8.5.1 Melhoria continua
A organização deve continuamente melhorar a eficácia do sislema de gestão da qualidade por meio do uso da
política da qualidade, objetivos da qualidade, resultados de auditorias, análisa do dados, ações corretivas
& preventivas e análse critica pela direção.
85.2 Ação corretiva
A oirganização deve executar ações para eliminar as causas de não-conformidades, de forma a evitar sua resetição.
As ações corrotvas devem ser apropriadas aos ofaitos das não-contarmidados cotociadas.
Um procadimento documentado deve ser estabelecido definindo os requisitos para
aj análo critica do não-conformidades (incluindo reclamações do clionios),
bj determinação das causas de não-conformidades,
c) avaliação Ga necessidade de ações para assegurar que não-conformidades não vcorram novamente,
dj determinação s implementação de ações necessárias,
e) registro dos resultados de ações executadas (ver 4.2.4), e
f análise crilce da eficácia da ação corretiva executada.
8.5.3 Ação preventiva
A organização devo definir ações para efminar as causas do não-conformitiades potenciais, de forma a avitar sua
ocorrência. As ações preventivas devem ser apropriadas aos efeitos des problemas potenciais.
Um procedimento documentado deve ser estabelecido definindo os requisitos para
aj determinação de não-conformidades potenciais e de suas causas,
b) avaliação da necessidade de ações para evitar a ocorrência de não-contormidades,
e) determinação e implementação de ações necessárias,
dj registros de resultados de ações executadas (ver 4.2.4), &
e| análise critica da eficácia da ação preventiva executada:
14 BISO 2008 - E ABNT 2008 - Todos os direitos reservados
ABNT NBR ISO 9001:2008
Tabela A.1 — Correspondência entre a ABNT NBR ISO 9001:2008 e a ABNT NBR ISO 14001:2004 (continuação)
Monitoramento e medição de produto 824 14.51 | Monitoramento e medição
4.52 | Avaliação do atendimento a requisitos legais o cutras
Controle de procuto não conforme 83 4.47 |Preparação e resposta a emergências
4.5.3 | Nas-conformidage, ação corretiva e ação preventiva
Análise de dados aa 4.51 | Múniioramento é medição
Melhoria (Ululo semente) as
Melhoria continua as.1 [42 [Politica ambiental
4.3.3 | Objetivos, metas c programa(s)
46 | Análisa pela administração
Ação corretiva 85.2 [453 |Não-conformidade. ação corretiva e ação preventiva
Ação pravontiva asa [453 |Não-contormidado ação corretiva 6 ação preventiva
2 ISO 2008 -69 ABNT 2008 - Todos as direitas reservarios
17
ABNT NER ISO 9001:2008
Tabela A.2 — Correspondência entre a ABNT NBR ISO 14001:2004 e a ABNT NBR ISO 9601:2008
ABNT NER ISO 14001:2004 ABNT NBRISO 9001:2008
Introdução Intredução (Útulo somente)
41 Generalidades
02 Abordagem de processo
03 Relação com a ABNT NBR ISO 9004
04 Compatbilidade com otros sistemas de gestão
Objetiva 1 1 Escopo (titulo semente)
11 Generaídades
12 Aplicação
Referências normalvas 2 2 Referência normativa
Termos e definições 3 3 Termos e definições
Requisitos co sistama da gestão ambiental [titulo 4 4 Sistema de gestão da qualidade (titulo somente)
somente)
Requisitos gerais 44 a4 Requisitos gerais
55 Responsabilidade, autoridade « comunicação (tituh
somente)
s51 | Responsabilidade e autoridade
Política ambiental az 1 Comprometimento da direção
3 Política da qualidade
8.5.1 | Melhoria continua
Planejamento (titule somente) 43 54 Planejamento (titulo somente)
Aspectos ambientais 431 2 Foco no cliente
724 | Determinação da requisitos relacionados ao produto
722 | Análise critica dos requisitos relacionados ao
produto
Requisitos legais e outros 432 |52 Foca no cliente
724 | Determinação de requisitos relacionados ao produto
Objetivos, metas c programa(s) 433 [54.1 | Objetivos da qualidade
54.2 | Plansjamento do siztoma de gastão da qualidade
8.54 | Melhoria contínua
Implementação = operação (titulo somente) 44 7 Realização do produto (titulo somenta)
Recurses, funções, responsabildades e autoridades [441 [51 Comprometimento da direção
551 | Responsabiidade e autoridade
55.2 Representante da direção
81 Provisão de recursos
E3 Infra-estrutura
Gompetência, treinamento « conscientização 442 [621 |/Recursos humanos) Generalidades
62.2 | Compotência, troinamento « conscientização
Comunicação 443 [553 | Comunização interna
723 | Comunicação com o cliente
Documentação 444 [421 | Requistos de documentação) Generalidades
Controle de documentos 445 [423 [Controls de documentos
18
2 ISO 2008 = ABNT 2008 - Todos os éireitos reservanos
ABNT NBR ISO 9001:2008
Tabela A.2 — Correspondência entre a ABNT NBR ISO 14001:2004 e a ABNT NBR ISO 9001:2008 (continuação)
ABNT NBR ISO 14001:2004
ABNT NER ISO 9001:2008
Controle operacional 446 |74 Planejamento da realização do produto
72 Processos relacionados a clientes (Ululo somente)
724 | Determinação de requisitos relacionados ao produto
7.22 | Análise crítica dos requisitos relacionados ao
produto
7.34 | Planejamento do projeto e desenvolvimento
7.32 | Entradas do projeto o casonvolvimento
7.3.3. | Saídas de projeto « desenvolvimento
7.34 | Analise critica de projeto e desenvolvimento
7.35 |Verifização da projeto e desenvolvimento
7.36 | Validação de projeto c desenvolvimento
7.37 | Controle de altarações de projeto o
desenvolvimento
74.14 |Processo de aquisição
742 | Informações da aqusição
TAS | Verificação da produto adquirido
7.5 | Produção e prestação de serviço (titulo somente)
7.54 | Controlo do produção 4 prestação de serviço
7.52 | Validação dos processos de produção e prestação
de serviço
7.5.5 | Preservação de produto
Preparação e resposta à emegências as [83 Controle de produto não conforme
Verificação ftitulo somente) 5 8 Medição, anáise e melhoria (título somente)
Monitoramento o medição 451 |78 Controle de equipamento de monitoramento &
madição
81 (Medição, análise e melhoria) Generalidades
8.2.3 | Monitoramento e medição de processos
8.2.4 | Manitaramanto e medição de produto
B4 — | Análise de dados
Avaliação do aiendimento a requisitos legaiseoulos [4.5.2 [8.2.3 | Moniloramento e medição de processos
8.2.4 | Monileramento e medição de produto
Não-conformidade, ação corretiva e ação preventiva [45.3 [83 | Controle de produto não conforme
A4 | Anáiiso da dados
852 | Ação corretiva
8.5.3 | Ação preventva
Controle de registros 4.24 | Controle de registros
Auditoria interna 8.22 | Auditoria intema
Análise pela administração 48 51 Comprometimento da direção
5.6 | Análise critica pela direção (tulio somenie)
564 | Generalidades
5.5.2 | Entradas para a análise crítica
58.3 |Saidas da análisa crítica
8.5.4 | Melhoria continua
SO 2008 -D ABNT 2008 - Todas os diretos reservados
19
ABNT NBR ISO 9001:2008
Tabela B.1 — Alterações entre a ABNT NBR ISO 9001:2000 « a ABNT NBR ISO 9001:2008 (continuação)
ABNT NER ISO 9001:2000
Seção Nº
Parágrafo!
Figurar
Tabela/
Kota
jo
JAjou
Bolsas
(9)
Texto emendado
Parágrafo 1
D+
D+
recentes da referido documento [incluindo emendas
ABNT NBR [50 MdN;a50G200S, Sistemas de gestão da qualidade
Fundamentos e vocabulário
Frase 1
D+=a
Para às eíciios deste documenta, aplicam-se os temos o definições
da ABNT NER [SO 9000
Parágrafo 23
De saguiniac iamos usadas nscia NBR ISO-O004 para dacorvara
41
aj
a) leleatifcardoterminar 08 procassos necessários para o ssstema do
gesto da qualidade e sua eplicação por loca a organização (ver 1.2),
a
e)
e) monitorar, medir quando aplicável e analisar esses processos, e
41
Parágrafo 4
Quando um organização optar par terceirizar adquis-ews
elgum processo que afeis a conformidade da produto em relação sos
requisitos. a brganização deve assepurar o conirola desses processos
ge gestão de qualidade,
Nota 1
Dea
NOTA? Compsgue Os processos necessários pera 9 sistema de
gestão da qualidado acima fstaronciados istsees InciLom processos
Fara aliviados da gastãa, pro
e medição, enálisa e melhoria
o da meursos, realização do produto
41
Novas Notas 2 & 3
NOTAZ Um processo lartesizado é denificado comg aquele
necessário para o sismo de qustão da qualidade da cruapgação
E
Eorbm ascolnido para ser exoeutade par uma parte extorma à
grognização
NOTAR Assegurar que o cortrole sobre as processos tergs los,
Em EF E star cont
ger influenciados par felores como
a) impagio potencial do processo lerceiizado sobre a capacidade da
bjo grauno qual o controle para o processo é comparilhado,
gl à tapacidade de atipoir o controle nesessário po: meio da aplicação
421
cj prececimentos documentados & ragustras requercos por esta
Norma, &
2
BISO 2008 “E ABNT 2008 - Todos na direitos reservados.
ABNT NBR ISO 9001:2008
Tabela B,1 - Alterações entre a ABNT NBR ISO 9001:2000 e a ABNT NBR ISO 9001:2008 (continuação)
ABNT NBR ISO 9001:2000
Soção Nº
Parágrafo!
Figural
Tabela!
Nota
(A) ou
entenda
(Dj
Texto omendado
424
DaA
o) documentos rasessácias, nchúndo registros, determinados pela
organização como pecesságias para assagurar o planejamento, a
operação &O ComICIa ENCAZES C& SEUS processes
421
E ã ” -
421
Neta 1
NOTA 1 Gndea isemo “procedimento documentado” apa
nesta Morra, sgnifca que a procedimento é estabelecida,
documentado, mplementado e mantido. Lim
estrir os requisitos para um ou mais procedimentos.
423
n
T] assegurar que ducumentos da origem externa dajerminados
paia amgarização como nesessários para o planejamento e
rEcáD O 5 ão gs qu sejam
ientficados + qua sua distribuição seja controlada, e
424
Parágrafo 1
Dra
Regisiros dsverse-psabelecicos emendas para prover evidência
de conformidade com requisitos e da operação eficaz do sistema de
gestão da qualidade dasomosroontalaios, Regestess saver
A organização di ser um procedimento documentado deva
escaslabolagado para definir os cantolas necessários pera a
identificação, armazenemsrto, proteção, recuperação, beemaha
retenção e disposição dos registros,
Registos davem permanecar legíveis, proniamento idonificáveis e
recuparáveis.
Parágrato 1
A Alla Direção deve indicar um membro da administração osémeia da
que, Independentemente de outras responsabilidades,
deva ter rasporsabilidade e autoridade para
621
Faragralo 1
Nova Neta
D+A
Copan AS nossuas que we, executam atividades que afetam a
assediado conformidade com os reguisifos. do prociuto dese-devem ser
compatsste competantes, com base em educação, treinamento,
hablidede a experiência epropriados.
m plos 7 OS requisitos do produto poga
e a giras, Indiretarmer: il
inaias pesscas qe
desormporta-dacempanham qualguar tarafa dentro do sistema da
estao da qu: e
titulo
D+A
Competência, Leinamento e conscientização epstasmento.
aj&b)
a) determinar a compatancia necessária para as pessoas e passei
nus sxacuis axacutam trabalhos que afetam aqualidodo-do
pradesto q conformidade com os requisitos do produto,
b) ande eplcával, fsmeser provar trenamento ou lomar outras ações
para eetsiascr as aoccsmaados do sompstarmo gincira
stência
sa
e
e) serviços de spoia (tais como gisiémas de transnorie, de
comunicação ou de informação)
84
Nova Nota
NOTA — O termo ambiente de trabalho” se relere âquelas
condições cobre as queis 9 Areberho É execu ado, Inciuindo fatores
iluminação s condições rhetsarelágicas
A
c) a verificação, valiação, monitoramento, medição, inspeção
« atividades de ensaio requerdos, especificos para o
produto, bem: como es ertórios pera a aecitação do produto;
BS0 2008 - GABNT 2008 - Todos os direitos reservados
23
ABNT NBR ISO 9001:2008
Tabela B.1 - Alterações entre a ABNT NBR ISO 9001:2000 e a ABNT NBR ISO 9001:2008 (continuação)
ABNT NBR ISO 9001:2000
Seção Nº
Parágrafo!
Figurar
Tabela/
Nota
Adicionar
(A) ou
binediaã
(0)
Texto emendado
724
e
Nova Nota
DA
D+A
5) as requisitos estaisiários e regulamentares eeiesiamados galicáveis
aa produto,
d) quaisquer requisios adicionais determinados considerados
necassáros pela organização.
NOIA Atividades pós-entrega incluem. por exemplo ações sob
condições de garanta, obngações contretuais, tais como serviços de
manutenção e servi lementeres, coma reciclagem é desca
T34
Nova Nota
NOTA Análise critica de projeto é desenvolvimento. verificação &
validação têm propósitos distintos, Estas atividades podem ser
conduzidas e registradas senarademente nu em qualquer combinação,
pa Gr oa
Taz
Parágrafo 2
D+A
Essas Ag entradas devem ser analisadas crilicamente quanto
à adequação auficiência. Requisitos devem ser completos, sem
ambigóidades « não conflitantes entre si.
733
Parágrafo 1
D+ã
As saidas de projeto e desenvolvimento. diem ser apresentadas de
Ea a vorificação
era raleçõo dpi de poefuio cssbavoivimea dia soe
aprovadas artes de serem Iberadas.
33
bj
D+A
fomecer informações apropriadas para aquisição, produção e pasa
famiacimonta prestação de serviço,
733
Nova Nota
A
NOTA Informações para produção e prestação de serviço podem
Incluir detalhes para preservação da produto,
737
Paragrafos 142
Mucar no
texto
Agora
parágrafos
unidos
“As alterações de projeto e cesenvolvimenio devem ser identificadas &
registros devem ser martias. As alterações devem ser analisadas
criticamente, u as « validadas, como apropriado, u aprovadas
antes da sua implementação À análise crítica das alterações de
projeto e desenvolvimento deva incluir a avaliação do efeito das
alierações em partes componentes e no produto já entregue, Devem
ser mantidas ragistrus das resultados da enálisa critica cs alterações
e de quaisquer ações necessárias (var 4.2.4)
a
D+A
d) adisponibilidade e uso de dispositivo equipamento de
tmenitoramenio é medição,
f
fa implementação sa de atividades de liberação, entrega
é aliidadacdo pós-antrega da produto,
Parágrafo |
D+A
À organização deve validar quaisquer processos de procução &
estação de serviço onda a saída resultante não possa
ser verificada por manitoramente ou medigão aubsequerto leseisolui
uaicquacprcaspac ando acdaLadacaccá quam aparaatac-donsio
apa pracuto asteja 2, como cansaquiência, deficiências tornem-se
aparentes somente depois que o produto estiver am uso ou o serviço
tepha-iver sida ahitregua.
Paregrafo 2
A organização deve Identificar a situação do produto no que se refere
aos requisitos de monitoramento e de medição ao langada reaização
7.53
Parágrafo 3
D+A
Quanto & rastreabilidade é far um requisito, a organização deve
controlar e-sagisisas a identiicação univoca ásisa do produto & manter
Jegisttos (ver 4.2.4)
T54
Parágrafo 1
Frasa 3
Nota
D+A
Se qualquer propriedade co cilente for perdida, danificada ou
considerada inadequada para USO, lets
doem cor mantsco cogiços gor jo deve 1 algo
este fato e manjer registros (vor 4.7.4)
NOTA Propriedade do cliente pode incluir proprisdade intelectual
& dados pessoais
24
GISO 2008 - D ABNT 2008 - Todos os direitos reservados
ABNT NBR ISO 9001:2008
Tabela B.1 = Alterações entre a ABNT NBR ISO 9001:2000 e a ABNT NBR ISO 9001:2008 (continuação)
ABNT NER ISO 9001:2000 Parágrafo! jo
Seção Nº Figura/ (A) ou
Tarada! õ Texto emendado
Nota (D)
BM B Dra b) confermidade com os requisitos do produto quseE-ats Luci 62.40,
o A c) exactarísticas e tendências das processos e pradutos, Incluindo
oportunidades para ação proveniiva juar E 2.36 824) a
e A d) fammecadores juar aj
8.5.2 Parágrafo Dra A organzação deve executar ações comelius para alminar as causas
de não-conformicades, de forma a evitar sua repetição
852 Parágrafo? D+A As ações comeivas devem ser apropriados 0os efeitos das não
Esc d conformidades exespiradas deinclaras
8.5.2 ó A 5) análiao crítica da afsácia da ação corrotiva axocutada
85.3 e A &) análise ertica da alicácia da ação proveniva executada
Anexo A Todo D+A Alualizado para raflotira ABNT NR ISO 8001-2008 vorsus a
ABNT ASR [50 14001:2004
Anexo B Todo Dra Atualizado para refietir a ABNT NBR [50 S001:2008 versus a
ABNT NBR ISO 8001:2000
Bibliografia Referências novas) D+A Alualizada para refetir nova norma [incluindo a ABNT NBR 150 9004,
e alforadas
atualmento sob ravinão), novas adições de normas ou normas
canceladas,
E 50 2008 - & ABNT 2008 - Todos os diraitos reservados
21
ABNT NBR ISO 9001:2008
Bibliografia
NJ ISO 9004 — 1) Managing for the sustained success of an organization — A quality management approsch
21 ISO 10001:2007, Quality management — Customer salisfaction — Guidelines for complaints handing in
organizations
(3 ABNT NBR ISO 10002:2004, Gestão da qualidade — Saiisfação de clientes — Diretrizes para o lralamento
de reclamações nas organizações
[4] ISO 10003:2007, Quality management — Customer satisfaction — Guidelines for dispute resolution
extornal to organizations
(5] ABNT NBR ISO 10005:2007, Sistemas de gestão da qualidade — Diretrizes pera planos da qualidade
tel ABNT NER ISO +0006:2006, Sistemas de gestão da qualidade — Diretrizes para a gestão da qualidade
em empreendimentos
71 ABNT NBR ISO 10007:2005, Sistemas de gestão da qualidade — Diretrizes para a gestão de configuração
[8] ABNT NER ISO 10012:2004, Sistormas de gestão de medição — Requisitos para 0 processo de medição e
equipamento de medição
tg] ABNT ISOITR 10013:2002, Diretrizes para a documentação de sistema de gestão da qualidade
[0] ABNT NBR ISO 10014:2008, Gestão da qualidade — Diretrizes para percepção de beneficios financeiros e
econômicos
[11] | ABNT NBR ISO 10015:2001, Gestão da qualidade — Diretrizes para treinamento
[12] ABNT ISO/TR 10017:2005, Guias sobre técnicas estatísticas para a ABNT NBR [SO 9051:2000
[3] ABNT NBR ISO 10019:2007, Diretrizes para a seleção de consultores de sistema de gestão da qualidade &
uso de seus serviços
[14] ABNT NBR ISO 14001:2004, Sistemas de gestão ambiental — Especificação e diretrizes para uso
[15] ABNT NBR ISO 19011:2002, Diretrizes para auditorias de sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental
[16] | IEC 60300-1:2003, Dependability management — Part 1: Dependability management systems
7] -IEC 611502005, Design review
[18] ISQUEC 90003:2004, Softwaro engineering — Guidelines for the application of ISO 9000:2000 te computer
sofiware
H9] Princípios de gestão da qualidade?) ISO, 2001
20] SO 9000 - Selection and use”, [502005
Bi] ISO 9001 for Small Businesses — What ia do; Advice irom ISOYTC 1763, ISO, 2002
[22] ISO Management Systems!
(23] Referência de web sites:
tio: unww-moveto/chz5
htto tva iso org
hoy tes To ora
htto:!/wwy iso orq/tc! 7b/scz
ht rg/to 1 7611509001 AuditnaPrachicesGroup
1 A ser publicada (Revisão da IS0 8004:2000).
é) Disponivel no site Irtp:// wma iso.org e no ABNT/CE-25.
3) A ser atualizado para alnhar com a ABNT NBR ISO 8001:2008
4) Uma publicação bimensal que fomece informações compreersivas dos desenvolvimentos intemacionais relaivos
às normas ce sistema de gestão da ISO Ineiul notícias sobre sua implementação por diversas organizações ao redor do mundo.
Disponivel na Secretaria Central da ISO (saesúniso.org).
28 BS0 2008 - E) ABNT 200E - Todas os direitos reservados